Dia do Pastor

PUBLICIDADE

 

10 de Junho

Dia do Pastor

“E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” I Pedro 5.4.

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10.11.

No dia 10 de junho, comemora-se o Dia do Pastor. Mas o que é ser um pastor? A Palavra de Deus diz que pastor é aquele que cuida das ovelhas e diz que Jesus é o Sumo Pastor.

Dia do Pastor

Pastor é aquele que zela, que procura o bem estar, que escuta, que quer bem.

Pastor é aquele que não mede esforços para ir atrás, apenas de uma ovelha do rebanho que tenha se perdido.

Pastor é aquele que muitas vezes se priva de prazeres comuns, em prol da ovelha. Que doa seu tempo, sua vida e até mesmo seu dinheiro.

Pastor é aquele que muitas vezes trás a marca da dor pela perda de um irmão querido e na face sobriedade que possa consolar aqueles dele esperam tirar forças.

Pastor é aquele que muitas vezes sufoca o gemido é amigo e pra muitos é pai!

O pastor, procura ser o exemplo dos fiéis, procura ser justo e nunca ser instrumento de peso para a ovelha.

O pastor sabe que a recompensa pelas noites mal dormidas, pelos aconselhamentos, pelas privações financeiras… vem do Senhor.

O pastor AMA as ovelhas e por isso se doa por elas. O pastor reflete Jesus!

Dentre tantos personagens bíblicos citados na Bíblia que exerceram o pastoreio, podemos citar o pastor de uma grande igreja – Moisés.

A Palavra de Deus relata que ele foi o homem mais manso da terra, no entanto frente a obstinação de um povo rebelde, teve uma atitude precipitada que lhe impediu de entrar na terra prometida.

Mais adiante no episódio do Bezerro de Ouro, Moisés intercedeu pelo povo junto ao Senhor e num ato de amor extremo, disse ao Senhor que preferia que o seu nome fosse tirado do livro da vida, a ver o povo dizimado! Ref:. Exôdo 32.32.

Moisés amou o povo! Jesus o Sumo Pastor amou a humanidade e se entregou por ela! A pessoa que vive verdadeiramente o chamado pastoral é capaz de dar sua própria vida pela ovelha!

Por isso e tantas outras qualidades atribuídas aos verdadeiros pastores, não apenas felicitações, mas gratidão!

Senhor, louvamos-Te pela vida de homens e mulheres de Deus que doam as suas vidas em prol das boas novas e de suas ovelhas. Guarda-os o Pai do perigo e prospera-os oh Pai para louvor do Teu nome. Porque aquele que é chamado pastor, bem como as responsabilidades atribuídas é precioso aos Teus olhos. Pedimos que guarde também sua família e que as bênçãos mais doces, mais especiais lhe sejam atribuídas.
Louvamos-Te porque um dia enviaste o Sumo Pastor das nossas almas para nos salvar e nos libertar.

Em nome d’Ele – Jesus Cristo, oramos

Amém.

10 de Junho

“A função do pastor é guiar suas ovelhas”.

É assim que a maioria dos pastores traduziriam o seu papel em uma comunidade.

Essa orientação se dá, sobretudo no campo espiritual, o que torna necessária uma formação adequada e total dedicação à prática do amor ao próximo.

Dia do Pastor

Um pastor possui várias funções, entre elas o serviço da liturgia e a difusão do Evangelho.

Também é sua tarefa a explicação e a defesa dos princípios cristãos e sua correta aplicação aos problemas do cotidiano, bem como a prática de atos de caridade.

Como em todas as atividades desenvolvidas pelo homem, há sempre pessoas ruins e pessoas boas, como há profissionais bons e ruins.

Neste 10 de junho, com certeza é desejo daqueles que desempenham bem sua função, comemora-la, mas também refletir sobre aqueles que se aproveitam do título de pastor para o próprio bem.

10 de Junho

A PROPÓSITO DO DIA DO PASTOR

Instituído pela CBB há muitos anos, o Dia do Pastor servia no passado a que as igrejas lembrassem e homenageassem seus antigos pastores que no seu pastorado serviram o Senhor e abençoaram Seu povo.

Mais tarde, o Dia do Pastor também passou a ensejar o reconhecimento por parte das igrejas do trabalho dedicado de seus obreiros do presente, mediante programas em que participavam ovelhas de todas as idades, sempre agradecidas ao seu pastor.

Felizmente o Dia do Pastor não teve o mesmo destino de outras efemérides que se transformaram em incentivo a um consumismo desvairado. Pouca gente se lembra de comprar um presente e oferecer ao Pastor. Aliás, isso não faz muita diferença. O presente que conta mesmo é a resposta pronta e jubilosa do povo de Deus à palavra pregada, à orientação ministrada, aos desafios à fidelidade e ao cumprimento da missão como cristãos no mundo.

Pensando bem, o Dia do Pastor presta-se a três propósitos, em relação ao próprio pastor.

O Dia do Pastor serve para lembrar o privilégio de ser Ministro da Palavra.

Nenhum de nós merecia a chamada divina e o privilégio de cooperar com Deus, no pastoreio de Seu povo. Não são os anjos que houve por bem escolher como mensageiros e expositores de Sua Palavra, ainda que isso eles desejassem, e muito. Deus nos escolheu, e nos provisionou, e nos permitiu o preparo em escola teológica e o labor prático nas igrejas, para o ministério que hoje exercemos.

Mais importante do que outra qualquer atividade ou empresa dos homens, porque não se prende aos limites do espaço e do tempo, o Ministério Pastoral lida com valores eternos e apresenta resultados muito além do tempo curto de nossas vidas. Aquelas pessoas que aqui conduzimos a Jesus Cristo ou para cujo crescimento nosso ministério contribuiu, começam a viver aqui e adentram as portas da eternidade. Nossa obra jamais será destruída, porque edificada sobre a Rocha que é Jesus Cristo.

O Dia do Pastor serve para reafirmar a responsabilidade que nos assiste

Privilégio impõe responsabilidade. O Ministério Pastoral envolve enorme responsabilidade: diante de Deus, que nos chamou em Cristo, diante da Igreja a que servimos, diante da sociedade humana que espera sejamos exemplares de verdadeiros cristãos, diante da verdade e dos absolutos do Evangelho.
Não são as glórias do mundo, a riqueza material ou a notoriedade que nos fascinam. Mas, sim, o cumprimento cabal de nossa missão, e a certeza, no fim de nosso ministério, de havermos combatido o bom combate, acabado a carreira e guardado a fé.

Incumbe-nos conduzir pessoas ao Salvador, pois fomos chamados a ser pescadores de gente. Também nos cabe fazer os crentes crescerem na graça, e a amadurecerem no conhecimento do Senhor, tendo por alvo e medida a estatura do Varão Perfeito, Jesus Cristo.

Incumbe-nos transmitir a mensagem e cumprir o ministério da reconciliação (2Co 5.18-19). E que oportuna e imperativa é essa mensagem, num mundo de violência e dividido como o nosso!

O Dia do Pastor presta-se a que lembremos e reafirmemos as exigências do Ministério da Palavra

Sim, o Ministério da Palavra, que é excelente em sua essência, apresenta importantes exigências:
Ele requer que cada um de nós se ache fiel.

Ele requer que cada um de nós tenha profundo e crescente conhecimento da Palavra de Deus e do Deus da Palavra. Do Deus Pai, e Filho e Espírito Santo.

Ele requer santidade de vida e compromisso, num mundo que zomba da pureza e dos valores espirituais e morais.

O Ministério Pastoral requer integridade, diante da sociedade, de nós mesmos e de nosso Deus.

O Ministério Pastoral requer o cultivo das disciplinas espirituais, pari passu com o compromisso com a excelência acadêmica. Oração, leitura da Palavra, seu estudo e meditação nela, solitude e outras disciplinas devem constituir marcas de nossa vida pessoal, como obreiros do Senhor.

O Ministério Pastoral requer relacionamentos saudáveis: com Deus, com a família, com as ovelhas, com as pessoas, pois a excelência de nossos relacionamentos glorifica o nome do Senhor e decisivamente contribui para a eficácia de nossa liderança pastoral. Costumo falar dos relacionamentos do pastor como relações humanas redentivas.

Indagará você, colega, como Paulo outrora: “Para estas coisas, quem é idôneo”?

A nossa capacidade vem de Deus.

Que Ele tenha compaixão de nós e habilite ao exercício de nosso ministério, de modo a podermos afirmar como Paulo aos coríntios:

“Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus”. (2Co 1.12 NVI).

Deus abençoe todos os Pastores neste seu Dia!

Fonte: www.getsemani.com.br/UFGNet/www.opbb.org

Veja também

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla PUBLICIDADE O Dia Nacional de Conscientização sobre …

Dia do Espírito Santo

Dia do Espírito Santo PUBLICIDADE Dia 31 de maio celebramos o dia do Espírito Santo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.