Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Arquiteto

Dia do Arquiteto

PUBLICIDADE

 

11 de Dezembro

Um arquiteto é alguém que adora projetar e é especificamente treinado e licenciado para trabalhar no planejamento e projeto de edifícios. As facetas do papel de um arquiteto são tão variadas e fascinantes quanto seu trabalho; São profissionais que lideram o processo de criação de espaços funcionais, desde o conceito e design até a plena realização desses projetos.

A arquitetura é uma arte que trabalha de mãos dadas com a ciência para projetar lugares onde as pessoas possam viver, comer, trabalhar e brincar. Como líder de vários projetos, de algo tão pequeno quanto um complemento à casa de alguém, a algo tão grande quanto um hospital, um campus universitário ou um bairro inteiro, o papel de um arquiteto é unir as idéias criativas e as visões dos arquitetos. cliente e tenha em mente as necessidades daqueles que estarão usando o novo espaço.

Na função de design, um arquiteto é contratado por um cliente para produzir projetos detalhados de um conceito ou ideia que o cliente deseja trazer à realidade. Além de precisar de idéias de design criativo, essa parte do papel envolve muito conhecimento técnico e responsabilidade. Existe a necessidade de cumprir com os regulamentos de construção e segurança, regulamentos e restrições locais de planejamento. Dependendo do projeto, pode haver leis em torno da preservação do ambiente local ou de qualquer parte histórica de um edifício. Reuniões regulares com clientes são importantes para estabelecer requisitos e discutir propostas detalhadas de design. Também é importante liderar a equipe de profissionais que trabalharão nesta etapa do projeto, incluindo engenheiros , projetistas e financiadores..

 Dia do arquiteto

Profissional

Um arquiteto é o profissional que está a frente da construção ou da reforma de edifícios e que, ao esboçar uma planta, preocupa-se não só em determinar os materiais a serem usados, mas também com o espaço disponível.

Para o arquiteto, levar em conta a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação é tão importante quanto o cálculo da obra.

Já em relação a ambientes externos, ele pode planejar e organizar o crescimento de cidades e bairros. Exemplo clássico é Brasília, que foi projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Outro exemplo é a cidade de Belo Horizonte, projetada em 1893 por engenheiros e arquitetos da Comissão Construtora e finalizada em 1895.

Para quem pensa em seguir carreira de arquiteto, é bom saber as possibilidades de trabalho nessa área para se decidir de vez ou mudar de ideia.

Veja o que você pode fazer:

Arquitetura de interiores: Organizar o interior de um ambiente, definindo a distribuição dos objetos de acordo com a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética;
Comunicação visual:
Criar a identidade visual de empresas ou produtos, desenhando logotipos e embalagens;
Desenho industrial:
Projetar objetos, móveis, eletrodomésticos, para serem produzidos em escala industrial;
Paisagismo e ambiente:
Organizar espaços abertos, como jardins e parques, combinando as plantas para conseguir determinado efeito estético;
Edificação e construção:
Projetar, acompanhar e coordenar a construção de casas e edifícios, opinando sobre o material a ser utilizado e no controle de prazos e custos;
Luminotécnica:
Planejar a iluminação de grandes espaços, conforme a finalidade, uma exposição de quadros, por exemplo;
Restauração de prédios:
Atuar na recuperação de casas e edifícios antigos, mantendo suas características originais;
Urbanismo:
Planejar uma cidade ou bairro.

A Profissão de Arquiteto

A função arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem.

Para isso o profissional de arquitetura tem que levar em conta aspectos técnicos, históricos, culturais, estéticos e hoje em dia cada vez mais ambientais também.

A arquitetura é uma carreira que une a formação artística e humana com a engenharia, a matemática e o cálculo. É uma profissão em que tanto a beleza quanto a utilidade são levadas em conta.

Organizando o espaço e desenvolvendo novos desenhos e estruturas urbanas os arquitetos são de importância fundamental para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

Grade Básica do Curso de Arquitetura:

Desenho
Cálculo
CAD
Planejamento Arquitetônico
Plástica e Estética
Estatística
Sistemas Estruturais
Hidráulica
Física
Arquitetura estrutural

Pontos Positivos da Profissão de Arquiteto:

Devido ao crescimento econômico geral, aumento da classe média ( hoje maioria da população do Brasil ) e crescimento das cidades de médio porte, os administradores tem feitos grandes investimentos no planejamento urbano.

Há também boas oportunidades em arquitetura de interiores e planejamento urbano-ambiental, nestas cidades.

Pontos Negativos da Carreira em Arquitetura:

Ao contrário do que ocorre nas cidades médias, na grandes cidades Brasileiras que não apresentam tanto crescimento (pelo menos não de modo organizado ), a falta de oportunidades tem levado muitos arquitetos formados a atuar em áreas secundárias tais como projetistas de AutoCAD ou então em lojas de decoração ou materiais de construção.

Arquitetura

Um arquiteto projeta casas e prédios residenciais, comerciais e industriais. Também pode projetar outras obras, como pontes e viadutos, e trabalhar em reformas de casas, em urbanismo (ou seja, no planejamento da cidade), em paisagismo (criando parques e áreas ajardinadas para a cidade) e na decoração de interiores.

Mas há várias outras chances de trabalho legais: por exemplo, um arquiteto pode se especializar em projetar maquetes e trabalhar criando estações interplanetárias para filmes de ficção científica!

Quando projeta uma construção, um arquiteto deve pensar na estética (ou seja, na beleza da obra), na funcionalidade (projetar de acordo com a função que a obra tem, se vai ser um prédio para ensino ou para residência de idosos, por exemplo), na segurança, nos custos e nas necessidades das pessoas que vão utilizá-la.

O dia-a-dia de um arquiteto é, em geral, passado no escritório atendendo clientes, criando projetos, escrevendo relatórios. Outra parte do dia é passada no local da obra, para verificar se está tudo bem.

O arquiteto pode ser autônomo (ou seja, trabalha para si mesmo e não tem chefe), cooperativado (ou seja, fazendo parte de uma cooperativa, um grupo de vários arquitetos), sendo funcionário do Governo ou empregado em um escritório de arquitetura.

Hoje, o arquiteto trabalha basicamente com a ajuda do computador. Um bom arquiteto deve ter atenção aos detalhes, boa capacidade de ouvir sugestões e críticas, capacidade de planejamento, criatividade, facilidade para matemática, ótimo raciocínio espacial e sensibilidade artística.

Quem quer ser arquiteto tem que cursar a faculdade de Arquitetura que dura, mais ou menos, cinco anos. Lá, ele vai estudar estética, desenho, projeto arquitetônico e urbanístico, história da arquitetura, história da arte, cálculo e várias outras matérias.

Fonte: www.sokanu.com/www.ibge.gov.br/www.guiadacarreira.com.br/www.mingaudigital.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.