Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Nacional da Alfabetização

Dia Nacional da Alfabetização

PUBLICIDADE

Alfabetização é fundamental para nos ajudar a entender nosso mundo. Desde o momento em que acordamos até o momento em que dormimos, estamos constantemente fazendo o sentido do mundo ao nosso redor.

Alfabetização tem sido tradicionalmente pensada como leitura e escrita. Embora esses sejam componentes essenciais da alfabetização, hoje nossa compreensão da alfabetização abrange muito mais.

A alfabetização é a capacidade, confiança e vontade de se envolver com a linguagem para adquirir, construir e comunicar o significado em todos os aspectos da vida diária . A linguagem é explicada como um sistema de comunicação social e culturalmente construído.

A partir do momento em que a criança nasce, sua jornada de alfabetização começa. As habilidades de alfabetização de crianças são nutridas por suas famílias e comunidades. Exemplos são:

  • o bebê sorrindo ou chorando para comunicar suas necessidades a um dos pais
  • a criança formando suas primeiras palavras
  • uma criança pequena interpretando os símbolos ao seu redor
  • um pré-escolar cantando uma música e
  • um pai e filho rindo sobre uma história

Quando as crianças entram no sistema escolar, há um forte foco no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. As crianças se envolvem em oportunidades de aprendizagem que as fazem interagir com muitas formas diferentes de texto, em formulários impressos e digitais, usando palavras, recursos visuais e gráficos. Alunos começam a aprender:

  • as regras da linguagem
  • como adquirir informações, avaliá-las e usá-las eticamente
  • como construir significado a partir de vários tipos de texto e
  • como se comunicar efetivamente

À medida que os alunos passam pelo sistema escolar, eles continuam a refinar todas as suas habilidades fundamentais à medida que exploram uma ampla variedade de textos e tecnologias. A vasta quantidade de informação disponível através da impressão e da Internet e a capacidade de comunicar com públicos amplos e variados em todo o mundo expandiram as formas como os nossos alunos lêem e comunicam. Alfabetização para nossos alunos hoje também significa prepará-los para serem consumidores críticos e éticos de informações.

Alfabetização é tradicionalmente definida como a capacidade de ler e escrever. No mundo moderno, esta é uma maneira de interpretar a alfabetização. Uma interpretação mais ampla é a alfabetização como conhecimento e competência em uma área específica.

O conceito de alfabetização evoluiu em significado. O significado do termo moderno foi expandido para incluir a capacidade de usar linguagem, números, imagens, computadores e outros meios básicos para entender, comunicar, obter conhecimento útil, resolver problemas matemáticos e usar os sistemas de símbolos dominantes de uma cultura.

Dia Nacional da Alfabetização

Dia 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização. Instituído em 1966, o dia escolhido homenageia a data da criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930.

Sabemos que a alfabetização é um processo contínuo e que há vários tipos de alfabetização (e vários analfabetismos…) em diferentes sistemas de comunicação. No entanto, hoje é um dia para lembrarmos com mais atenção desse processo fundamental para o desenvolvimento crítico pleno de cada cidadão, e refletirmos sobre a importância de passar essa habilidade adiante.

Fonte: education.alberta.ca/www.w3.ufsm.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.