Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Geólogo

Dia do Geólogo

PUBLICIDADE

Dia do Geólogo

29 de Maio

Um geógrafo é um cientista e pesquisador cujo campo de estudo é a geografia , o estudo das atividades humanas e inter-relações na superfície terrestre e sua composição física.
Embora os geógrafos sejam historicamente considerados como pessoas que fazem mapas , este é realmente um campo de estudo da cartografia, um subconjunto da geografia.

O geógrafo é capaz de estudar não apenas os detalhes geográficos de forma regional ou sistemática, mas também o impacto do ser humano sobre o meio ambiente e a influência da geografia na vida e atividades humanas e biológicas.

O principal objetivo do estudo é o espaço geográfico , considerado como uma construção social. Ou seja, criado a partir da inter-relação do ser humano em um determinado território ao longo da história.

profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.

Classifica-se em geral em geografia física, que concerne ao ambiente físico da Terra (atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera) e geografia humana, o estudo das pessoas e suas atividades. Em ambas há ênfase na análise espacial, qual seja, o estudo das localizações e dos padrões.

geografia aborda tanto as ciências físicas quanto as sociais, valendo-se de sua metodologia e de seu conteúdo, e também contribuindo para os mesmos.

Pode ser subdividida em diversas outras disciplinas especializadas, como, por exemplo, a geomorfologia, que constitui o estudo científico da origem e evolução dos acidentes geográficos; a geografia populacional, aplicada em municípios, estados e União.

29 de Maio

Dia do Geógrafo
Geógrafo

Profissional de Geografia pode atuar no ensino fundamental ou médio, em empresas públicas e privadas, prefeituras, secretarias de Estado ou como autônomo. Caso seja pós-graduado, pode atuar em universidades como pesquisador ou professor.

A profissão foi regulamentada (Lei no 6664) em 1979 e, para exercê-la, é preciso ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA. Entre as atividades desenvolvidas pelo geógrafo, está o estudo dos aspectos físicos da Terra – atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera – e da organização espacial da sociedade, suas inter-relações, economia, bem como seu modo de apropriação da natureza.

O mercado de trabalho nesta área tem crescido em função da necessidade da presença do profissional de geografia nos planos diretores do município e nas comissões de meio-ambiente.

História

Os chineses foram os primeiros geógrafos dos quais se tem notícia. O primeiro compêndio geográfico da China foi elaborado no século IV a.C. e uma enciclopédia geográfica chinesa de 200 capítulos data de 993 d.C.

Dia do Geógrafo
Geógrafo

Dos radicais gregos “geo” e “graphos”, que significam terra e escrever, surgiu a palavra Geografia. Ela se define como uma ciência que abrange o estudo da superfície da Terra, a fim de descrever e analisar os fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do nosso planeta. Esta superfície apresenta quantidades equilibradas de minerais, água, diversos solos, vida animal e vegetal, além de uma infinidade de detalhes que mudam com o tempo. A relação entre esses diferentes componentes da superfície é o objeto de estudo da Geografia.

Geografia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, inicialmente, foi chamada de história natural ou filosofia natural. Teve seu início na Grécia antiga, terra de origem da filosofia e das ciências humanas. Porém, este estudo não teve muita importância até o seu ressurgimento, durante o Renascimento e com os grandes exploradores dos séculos XIV e XV. Desde então, a Geografia foi se desenvolvendo até se tornar uma especialidade.

No Brasil, a Geografia só passou a ser matéria das Instituições de Ensino Superior após a Revolução de 30. Nesta ocasião, foram criados os cursos superiores de Geografia e História, nas faculdades de Filosofia e também nos cursos de Administração e Finanças. Atualmente, a Geografia é uma ciência e um instrumento de extrema importância para toda a sociedade.

A dinâmica e complexidade do mundo moderno, exigem pleno reconhecimento dos espaços físicos ocupados pelo homem e como a sua atuação influi na mudança das paisagens. Milton Santos, um dos geógrafos de mais expressividade no Brasil, define a importância dessa ciência em poucas palavras: “O papel da Geografia é explicar as relações que se estabelecem, ao longo da História, entre a Humanidade e o Planeta e a constituição das paisagens e espaços resultantes”.

Dia do Geógrafo

A Geografia é o estudo da natureza do meio ambiente físico e humano.

A geografia passou a ser considerada uma disciplina acadêmica distinta no final do século 19, apesar de suas origens serem bem mais antigas – o primeiro compêndio geográfico da China foi elaborado no século 4º a. C. e uma enciclopédia geográfica chinesa de 200 capítulos data de 993.

A natureza do estudo geográfico tem mudado grandemente nos últimos cem anos, tendendo a uma abordagem regional e descritiva para uma abordagem quantitativa e científica.

29 de Maio

No que consiste a profissão de Geógrafo?

A Geografia é o campo do conhecimento que busca a compreensão do espaço produzido pela sociedade, suas contradições e desigualdades, as relações de produção que nela se desenvolvem e a apropriação que essa sociedade faz da natureza. Cabe à Geografia explicar como as sociedades produzem o espaço de acordo com seus interesses, em determinado momento histórico, salientando que este processo implica numa transformação contínua da natureza e do espaço. O geógrafo é o profissional que se preocupa com o estudo da organização da sociedade e sua relação com a natureza, no sentido de conhecê-la melhor, tratando-a com uma visão preservacionista.

Qual a diferença entre geólogo e geógrafo?

O geólogo é um profissional que estuda a Terra, sua constituição física e sua história evolutiva, é uma ciência ligada à área das Ciências Exatas e da Terra. Já o geógrafo estuda a sociedade humana em suas relações com o espaço natural. É ligado à área das Ciências Sociais e Humanas.

Qual o campo de atuação para o profissional formado em Geografia?

O geógrafo, atuando como autônomo ou na empresa pública ou privada, elabora relatórios, laudos, perícias, participa de licenciamentos ambientais, integra equipes multidisciplinares nos projetos sócio-econômicos urbanos e rurais e em projetos ambientais. Por exemplo: estuda os aspectos físicos da Terra, analisa dados sociais e econômicos de uma população, estuda os ecossistemas, busca prevenir impactos ambientais ao levantar informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, entre outros. Pode também atuar como professor nas escolas de ensinos Fundamental e Médio.

Qual o diferencial do curso de Geografia da UNISANTOS?

O curso de Geografia da UNISANTOS é, atualmente, direcionado para duas áreas de atuação profissional: o ensino (Licenciatura) e a pesquisa (Bacharelado).

A formação de professores para atuação nos ensinos Fundamental e Médio tem sido a tônica principal do Curso, que é pioneiro na região, e vem contribuindo de forma praticamente ininterrupta para a habilitação de profissionais dedicados ao ensino da Geografia no litoral paulista.

O Bacharelado em Geografia nasceu como prosseguimento à Licenciatura, assentado no aproveitamento de créditos e disciplinas cursadas no processo de formação de professores, porém introduzindo uma nova formação profissional, visando à qualificação do engenheiro geógrafo.

Dessa forma, a ênfase em análise ambiental foi incorporada ao perfil do profissional formado por esta Instituição, através da introdução de novas disciplinas à grade curricular e de uma nova postura teórico-metodológica no trato com o meio ambiente.

Quais as vantagens do Bacharelado?

Além de ter uma formação específica direcionada à pesquisa nas questões ambientais, e daí estender seus estudos para o Mestrado ou Doutorado, o bacharel pode exercer a profissão mediante o registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo.

A ênfase em Análise Ambiental se dá devido a preocupação com a destruição da natureza?

A Geografia sempre se preocupou com a questão ambiental e fazer a análise do ambiente (Análise Ambiental) sempre foi uma metodologia própria da Geografia.
Essa análise propicia a obtenção de uma visão global das relações das sociedades humanas com a natureza, dentro de uma perspectiva absolutamente dinâmica e dialética nos aspectos culturais, sociais, econômicos e naturais.
A ênfase que o curso de Geografia da UNISANTOS oferece destaca a atuação e a responsabilidade do geógrafo face às questões que envolvem a degradação da natureza e do homem, sempre pautadas por uma ética cristã.

29 de Maio

No dia 29 de maio comemora-se o dia do geógrafo. No Brasil, o Geógrafo é o profissional que fez o Bacharelado em Geografia, legalmente habilitado através da Lei 6664/79, no qual remete-se ao registro no CREA- Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura- de seu estado.

A diferenciação profissional entre um Geógrafo e um Professor de Geografia é que o Geógrafo possui habilitação para emissão de pareceres técnicos, desde que regularmente associado ao CREA, assim como para a elaboração de EIA/RIMA, podendo também prestar concursos públicos para quadros estatais que precisem de bacharelados.

Já o professor de Geografia é o profissional que tem titulação de Licenciado em Geografia, podendo exercer legalmente apenas as funções de docência, do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental (antigas 5ª a 8ª série), e todo o Ensino Médio.

Para lecionar no Ensino Superior, tanto o licenciado quanto o bacharel, o requisito é um curso de mestrado, não necessariamente na Geografia, mas também nas áreas afins. A obrigatoriedade fica por conta de cada edital de concurso ou da política interna das universidades.

Apesar de nos últimos anos o próprio modo capitalista de produção ter contribuído para a segmentação do conhecimento, há uma tendência no mercado de trabalho onde é importante ter a capacitação de analisar a totalidade dos fenômenos de maneira interdisciplinar. Dessa forma o Geógrafo acaba sendo um importante profissional cada vez mais designado para coordenar equipes multidisciplinares devido a sua formação abrangente. Contudo, os Geógrafos vem nesta última década, ganhando considerável espaço no mercado de trabalho no Brasil e no mundo, em função principalmente de novas tecnologias, que estão sendo aliadas para a conversão e produção de trabalhos em meio digital. Frente ao Mercado de trabalho Atual no Brasil, alguns profissionais compartilham informações em comum, são estes os : Geógrafos, Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, principalmente.

A profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.

29 de Maio

O que é ser geógrafo?

Ser geógrafo é fazer Geografia

A geografia passou a ser uma disciplina acadêmica no final do século XIX.
Sua origem é bem mais antiga.
Remonta dos povos primitivos.
Recebeu contribuições dos chineses, árabes, egípcios, incas e todos os outros.
A principal contribuição veio dos gregos.ia

Tornou-se ciência na modernidade.
Na Europa.
Durante a constituição dos países.
Sob influência do Renascimento.
Incorporou o método cartesiano de ver o mundo.
Privilegiou a descrição.

No século XX – renovou-se.
Incorporou a quantificação e a crítica.
Privilegiou a dialética.

“Nada é permanente além da mudança”

Heráclito, 540-480 a.C.

O geógrafo

Segundo o CREA, a palavra geógrafo designa todos os profissionais que cursaram o Bacharelado em Geografia.

No entanto, ao longo dos anos, uma série de entidades – sejam estudantis, sejam profissionais – vêm contestando isso.

A Coneeg (Confederação Nacional das Entidades de Estudantes de Geografia) e a AGB (Associação dos Geógrafos do Brasil) consideram como sendo geógrafos todos os que, tendo sido formados em Geografia e atuam na área.

Portanto, licenciados ou bacharéis são geógrafos.

Não há pesquisa em geografia sem a aplicação da mesma, inclusive através da docência

Não existe ensino da geografia sem que ocorra uma pesquisa aprofundada para que o seu ensino se dê de forma crítica, laica e enriquecedora.

O Profissional de Geografia

Os profissionais da Geografia, enquanto bacharéis, são regulamentados pelo Sistema CONFEA/CREA.

Os professores de Geografia são regulamentados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

O professor de geografia, portador da licenciatura, deverá se inscrever na Coordenadoria de Ensino do MEC para poder exercer o magistério.

O geógrafo, portador do bacharelado, deverá se inscrever no CREA.

O CREA engloba também engenheiros, agrônomos, arquitetos, tecnológicos, geólogos, meteorologistas e agrimensores e técnicos de Ensino Médio de áreas afins. O Conselho a nível federal chama-se Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CONFEA, que junto com os Conselhos Regionais dos diversos estados, formam o que denominamos de Sistema CONFEA/CREA.

A lei que regulamentou a profissão do Geógrafo, é a lei 6.664 de 26 de junho de 1979 e também a lei 3.194.

Afinal, o que é ser geógrafo?

“É um sábio que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos”.

O geógrafo 

Pequeno Príncipe de Saint Exupéry

O que é ser geógrafo no século XXI?

Um profissional capaz de interpretar a realidade, fazendo a análise do espaço da natureza e da sociedade.

Um profissional que considera que “nada é permanente além da mudança”

A mudança

“A mudança começa por mim mesmo que,
como motor e reflexo, crio o futuro no presente
e o coletivo no pessoal em processo dialético.
A pureza desse futuro reluz
na pureza dos meios imediatos escolhidos
para realizá-lo aqui e agora”.

Leonardo Boff

Ser geógrafo

Ser geógrafo é fazer a mudança e começar por si mesmo.

É pesquisar, descrever, analisar, correlacionar, interpretar, refletir e ensinar respeitando a vida, a natureza e a sociedade, não como coisas e seres desfrutáveis, mas como seres dignos de respeito, como semelhantes.

Ver cada coisa com importância e cada coisa como parte de um todo, o cósmos.

Geógrafos franciscanos

Realizam em si a mudança que desejam para a sociedade.

Vivenciam e acalentam suas idéias no fundo de seu coração e enriquecem-as com espiritualidade .

Utilizam o método dialético e o pensamento complexo, ou seja, buscam a reconciliação entre a espiritualidade, as exigências do pensamento e o rigor científico.

Fonte: es.wikipedia.org/www.fsa.br/www.ufg.br/www.paulinas.org.br/iivairr.sites.uol.com.br/www.unisantos.br/ www.ufal.edu.br/www.unifra.br

 

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.