Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Calendário Comemorativo / Dia Mundial do Alzheimer

Dia Mundial do Alzheimer

PUBLICIDADE

A doença de Alzheimer, é uma doença neurodegenerativa crônica que normalmente começa lentamente e piora ao longo do tempo. É a causa de 60% a 70% dos casos de demência.O sintoma inicial mais comum é dificuldade em lembrar eventos recentes ( perda de memória de curto prazo ). À medida que a doença avança, os sintomas podem incluir problemas de linguagem , desorientação (incluindo facilmente perda), mudanças de humor , perda de motivação, não gerenciamento assuntos de autocuidado e comportamentais.  À medida que a condição de uma pessoa diminui, eles geralmente se retiram da família e da sociedade.  Gradualmente, as funções corporais são perdidas, levando finalmente à morte.  Embora a velocidade da progressão possa variar, a expectativa de vida média após o diagnóstico é de três a nove anos.
A causa da doença de Alzheimer é pouco conhecida.

Cerca de 70% do risco é considerado genético, com muitos genes geralmente envolvidos. Outros fatores de risco incluem história de lesões na cabeça, depressão ou hipertensão arterial. O processo da doença está associado a placas e emaranhados no cérebro. Um diagnóstico provável é baseado no histórico da doença e testes cognitivos com imagem médica e exames de sangue para descartar outras causas possíveis.  Os sintomas iniciais são muitas vezes confundidos com o envelhecimento normal.  O exame do tecido cerebral é necessário para um diagnóstico definitivo. O exercício mental e físico , e evitar a obesidade pode diminuir o risco de DA. No entanto, a evidência para apoiar essas recomendações não é forte.  Não há medicamentos ou suplementos que diminuam o risco.

Dia Mundial do Alzheimer

Para receber um diagnóstico de Alzheimer, a pessoa deve ter experimentado um declínio na função cognitiva ou comportamental e desempenho em comparação com a forma como eles eram anteriormente. Esse declínio deve interferir em sua capacidade de funcionar no trabalho ou em atividades usuais.

O declínio cognitivo deve ser visto em pelo menos duas das cinco áreas de sintomas listadas abaixo:

1. Reduzida capacidade de absorver e lembrar de novas informações, o que pode levar, por exemplo, a:

perguntas repetitivas ou conversas
extravio de pertences pessoais
esquecendo eventos ou compromissos
se perdendo em uma rota familiar
2. Deficiências no raciocínio, tarefas complexas e julgamento, por exemplo:

baixa compreensão dos riscos de segurança
incapacidade de gerenciar finanças
baixa capacidade de decisão
incapacidade de planejar atividades complexas ou sequenciais
3. Habilidades visuoespaciais prejudicadas que não são, por exemplo, devido a problemas de visão. Estes poderiam ser:

incapacidade de reconhecer rostos ou objetos comuns ou de encontrar objetos em visão direta
incapacidade de usar ferramentas simples, por exemplo, para orientar as roupas para o corpo
4. Fala, leitura e escrita prejudicadas, por exemplo:

dificuldade em pensar em palavras comuns enquanto fala, hesitações
erros de fala, ortografia e escrita
5. Mudanças na personalidade e comportamento, por exemplo:

mudanças de humor fora do caráter, incluindo agitação, apatia, retraimento social ou falta de interesse, motivação ou iniciativa
perda de empatia
comportamento compulsivo, obsessivo ou socialmente inaceitável
Se o número e a gravidade dos sintomas confirmarem demência, os seguintes fatores podem confirmar a doença de Alzheimer.

um início gradual, ao longo de meses a anos, em vez de horas ou dias
uma acentuada piora do nível normal de cognição do indivíduo em áreas específicas
Se os sintomas começarem ou piorarem ao longo de horas ou dias, você deve procurar atendimento médico imediato, pois isso pode indicar uma doença aguda.

A doença de Alzheimer é mais provável quando a perda de memória é um sintoma proeminente, especialmente na área da aprendizagem e da recuperação de novas informações.

Problemas de linguagem também podem ser um sintoma inicial importante, por exemplo, lutando para encontrar as palavras certas.

Em 21 de setembro é o Dia Mundial de Alzheimer, uma data escolhida pela Organização Mundial de Saúde ea Federação Internacional de Alzheimer. O objetivo desta celebração é para conscientizar sobre a doença e divulgar informações, solicitando o apoio e a solidariedade do público em geral, instituições e órgãos governamentais.

O que é a doença?

A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, degenerativa e irreversível, que causa prejuízo, desorientação e eventual morte intelectual. Nomeado após Alois Alzheimer, neurologista alemão que, em 1907, descreveu os sintomas de uma mulher de 48 anos, como um sério problemas de memória e as características neuropatológicas da doença de Alzheimer.

A doença começa insidiosamente com fraqueza, dores de cabeça, tontura e insônia leve. Irritabilidade e perda de memória grave. Os doentes queixam-se amargamente sobre os seus sintomas. A doença é ocasionalmente associado apoplégico ataque súbito seguido por hemiplegia. A perda progressiva da memória e da mente aparece mais tarde, com mudanças bruscas de humor, que vão desde a euforia leve e hypchondriasis exagerada, a doença leva à letargia e comportamento da criança. As diferentes características dos pacientes com paralisia geral, por um padrão organizado de comportamento e capacidade de raciocínio geral. (Dr. Alois Alzheimer)

No Brasil 

Estima-se que, atualmente, existam no Brasil cerca de 700 mil pessoas com a Doença de Alzheimer (DA). Neste dia 21 de setembro é lembrado o dia mundial da doença, considerada um dos problemas neurológicos que mais afetam a população mundial. Contudo, muitas pessoas ainda apresentam muitas dúvidas em relação ao mal e como ele afeta os portadores.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o mal é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível e não faz parte do processo normal de envelhecimento. No entanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento e o acompanhamento médico, mais chances há de se reduzir a progressão do problema.

Em razão disso, é importante que se conheçam os sinais que podem indicar a presença da DA. Confira os 10 indícios mais comuns do mal, segundo a ABRAz:

Dia Mundial do Alzheimer

 

Fonte: en.wikipedia.org/www.medicalnewstoday.com/www.me.gov.ar

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.