Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Mundial do Alzheimer

Dia Mundial do Alzheimer

PUBLICIDADE

A doença de Alzheimer, é uma doença neurodegenerativa crônica que normalmente começa lentamente e piora ao longo do tempo. É a causa de 60% a 70% dos casos de demência.O sintoma inicial mais comum é dificuldade em lembrar eventos recentes ( perda de memória de curto prazo ). À medida que a doença avança, os sintomas podem incluir problemas de linguagem , desorientação (incluindo facilmente perda), mudanças de humor , perda de motivação, não gerenciamento assuntos de autocuidado e comportamentais.  À medida que a condição de uma pessoa diminui, eles geralmente se retiram da família e da sociedade.  Gradualmente, as funções corporais são perdidas, levando finalmente à morte.  Embora a velocidade da progressão possa variar, a expectativa de vida média após o diagnóstico é de três a nove anos.
A causa da doença de Alzheimer é pouco conhecida.

Cerca de 70% do risco é considerado genético, com muitos genes geralmente envolvidos. Outros fatores de risco incluem história de lesões na cabeça, depressão ou hipertensão arterial. O processo da doença está associado a placas e emaranhados no cérebro. Um diagnóstico provável é baseado no histórico da doença e testes cognitivos com imagem médica e exames de sangue para descartar outras causas possíveis.  Os sintomas iniciais são muitas vezes confundidos com o envelhecimento normal.  O exame do tecido cerebral é necessário para um diagnóstico definitivo. O exercício mental e físico , e evitar a obesidade pode diminuir o risco de DA. No entanto, a evidência para apoiar essas recomendações não é forte.  Não há medicamentos ou suplementos que diminuam o risco.

Dia Mundial do Alzheimer

Em 21 de setembro é o Dia Mundial de Alzheimer, uma data escolhida pela Organização Mundial de Saúde ea Federação Internacional de Alzheimer. O objetivo desta celebração é para conscientizar sobre a doença e divulgar informações, solicitando o apoio e a solidariedade do público em geral, instituições e órgãos governamentais.

O que é a doença?

A doença de Alzheimer é uma doença progressiva, degenerativa e irreversível, que causa prejuízo, desorientação e eventual morte intelectual. Nomeado após Alois Alzheimer, neurologista alemão que, em 1907, descreveu os sintomas de uma mulher de 48 anos, como um sério problemas de memória e as características neuropatológicas da doença de Alzheimer.

A doença começa insidiosamente com fraqueza, dores de cabeça, tontura e insônia leve. Irritabilidade e perda de memória grave. Os doentes queixam-se amargamente sobre os seus sintomas. A doença é ocasionalmente associado apoplégico ataque súbito seguido por hemiplegia. A perda progressiva da memória e da mente aparece mais tarde, com mudanças bruscas de humor, que vão desde a euforia leve e hypchondriasis exagerada, a doença leva à letargia e comportamento da criança. As diferentes características dos pacientes com paralisia geral, por um padrão organizado de comportamento e capacidade de raciocínio geral. (Dr. Alois Alzheimer)

No Brasil 

Estima-se que, atualmente, existam no Brasil cerca de 700 mil pessoas com a Doença de Alzheimer (DA). Neste dia 21 de setembro é lembrado o dia mundial da doença, considerada um dos problemas neurológicos que mais afetam a população mundial. Contudo, muitas pessoas ainda apresentam muitas dúvidas em relação ao mal e como ele afeta os portadores.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o mal é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível e não faz parte do processo normal de envelhecimento. No entanto, quanto mais cedo for iniciado o tratamento e o acompanhamento médico, mais chances há de se reduzir a progressão do problema.

Em razão disso, é importante que se conheçam os sinais que podem indicar a presença da DA. Confira os 10 indícios mais comuns do mal, segundo a ABRAz:

Dia Mundial do Alzheimer

1. Perda de memória que afeta as relações pessoas

O esquecimento ocorre com mais frequência, sem que seja possível lembrar-se, por exemplo, de nomes, telefones, compromissos.

2. Dificuldade para executar tarefas domésticas

Atividades simples e rotineiras, como acender e apagar o fogão, são esquecidas, podendo oferecer risco.

3. Problemas com vocabulário

Ocorre o esquecimento de palavras comuns, podendo acontecer até a substituição por outras totalmente inadequadas.

4. Desorientação no tempo e espaço

Há dificuldade para localizar-se dentro da própria casa, em um determinado cômodo ou, ainda, para localizar a própria casa na rua onde vive.

5. Incapacidade para julgar situações

Caracterizada pela diminuição ou perda do senso crítico, levando a pessoa a ter comportamentos não usuais ou estranhos frente a outras pessoas.

6. Problemas com raciocínio abstrato

Quando existe , por exemplo, dificuldade para entender e controlar o próprio dinheiro, talão de cheques ou cartão bancário.

7. Colocar objetos em lugares errados

A pessoa guarda, por exemplo, o relógio no açucareiro ou um ferro elétrico na geladeira.

8. Mudanças de humor ou comportamento

Observam-se comportamentos de calma seguidos de choro ou sinais de raiva, sem nenhuma razão aparente.

9. Transformações de personalidade

A pessoa passa a demonstrar medo, complexo de perseguição, desconfiança ou confusão, por exemplo.

10. Perda de iniciativa

A pessoa torna-se muito passiva, necessitando de estímulos para voltar a se envolver em alguma atividade.

Fonte: en.wikipedia.org/www.me.gov.ar/zerohora.clicrbs.com.br

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.