Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Internacional das Crianças

Dia Internacional das Crianças

01 de Junho – Dia Internacional das Crianças

PUBLICIDADE

O Dia Internacional das Crianças foi comemorado pela primeira vez em 01 de junho no ano de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial. Os países pertencentes a Europa e ao Oriente entraram em crise como consequência da guerra, e com isso a população sofreu diretamente com esse fato, e isso acabou sendo ainda mais grave para as crianças dessas regiões.

Na época, a população de forma geral estava preocupada em reconstruir a sua vida em todos os aspectos, porém o lado educacional das crianças ficava de lado, pois conseguir uma moradia e se alimentar era mais importante naquele momento. Então no ano de 1946 a Organização das Nações Unidas (ONU) tentou intervir nessa situação, de modo que isso fosse mudado e os direitos das crianças fossem garantidos.

Com isso, no ano de 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres solicitou que a ONU criasse um dia dedicado às crianças do mundo todo. A partir disso ficou estabelecido que em 01 de Junho seria comemorado o Dia Internacional das Crianças. Desse modo, tem-se os 10 Direitos das Crianças:

1 – Todas as crianças, independentemente de cor, sexo, língua, religião ou opinião, têm os direitos a seguir garantidos.

2 – A criança será protegida e terá desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social adequados.

3 – Crianças têm direito a nome e nacionalidade.

4 – A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica.

5 – Crianças deficientes terão tratamento, educação e cuidados especiais.

6 – A criança precisa de amor e compreensão.

7 – A criança terá direito a receber educação, que será gratuita pelo menos no grau primário.

8 – As crianças estarão, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9 – A criança será protegida contra qualquer crueldade e exploração. Não será permitido que ela trabalhe ou tenha ocupação que prejudique os estudos ou a saúde.

10 – Toda criança terá proteção contra atos de discriminação.

Mas apenas no ano de 1959 esses direitos foram devidamente legalizados e registrados em papel e chamados de “Declaração dos Direitos das Crianças”.

Dia Internacional das Crianças

É importante ter consciência que apesar dos direitos descritos por essa declaração, isso não acontece de forma integral na prática, devido à desigualdade presente no mundo, a situação de cada país, e a falta de um órgão que fiscalize de fato a prática desses direitos.

Em 1989 a ONU criou o documento “Convenção sobre os Direitos da Criança” que versa sobre um conjunto de leis de proteção às crianças. No ano de 1990 essa convenção se tornou lei mundial.

Portal São Francisco

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.