Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia da Atividade Física

Dia da Atividade Física

PUBLICIDADE

 

Atividade Física

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios ao nosso corpo.

Auxilia no controle do peso

Beneficia os ossos e as articulações

Diminui a ansiedade

Auxilia na saúde do coração

Diminui o risco de várias doenças, como pressão alta, colesterol alto entre outras.

Dia da Atividade Física

Na medicina humana, a atividade física compreende uma série de movimentos do corpo, resultando em maior gasto de energia do que a taxa de metabolismo basal.

A atividade física deve ser recomendada, principalmente aeróbicos, como andar de bicicleta.

Efeitos da atividade física

A atividade física regular está associada a um menor risco de doença cardiovascular, doença coronariana , acidente vascular cerebral e mortalidade cardiovascular.

A atividade física, não só aumenta o consumo de calorias , mas também o metabolismo basal, que pode permanecer elevado após 30 minutos de atividade física moderada. A taxa metabólica basal pode aumentar em 10% por 48 horas após a atividade física. A pesquisa indica que a diminuição do apetite após a atividade física é maior em indivíduos que são obesos do que em pessoas com um peso corporal ideal.

Dia da Atividade Física

Uma redução de calorias na dieta juntamente com a atividade física pode conduzir à perda de gordura corporal de 98%, ao passo que se apenas uma redução de calorias na dieta perde 25% da massa corporal magra, isto é, o músculo e menos do que 75% de gordura.

Por outro lado, o abuso de atividade física, sem planejamento e monitoramento pode ser destrutivo. De envelhecimento celular precoce, emocional e físico, enfraquecendo o sistema imunológico.

Benefícios da atividade física

A prática de atividade física, de forma sistemática e regular deve ser tomado como um elemento significativo na prevenção, desenvolvimento e reabilitação da saúde, a melhoria da posição do corpo, fortalecendo os músculos das costas, a prevenção de doenças como a diabetes, a hipertensão, entre outros.

Dia da Atividade Física

Em geral, as vantagens da prática de atividades físicas podem ser vistos nos seguintes aspectos:

No nível organizacional: Aumento da flexibilidade e mobilidade articular. Uma maior coordenação, habilidade e capacidade de resposta. Ganho muscular que se traduz em um aumento do metabolismo, o que por sua vez provoca uma diminuição na gordura corporal (prevenção da obesidade e as consequências). Resistência do corpo à fadiga aumentada (cansaço).

A nível cardíaco: Um aumento é observado na resistência orgânica, melhora a circulação, a regulação do pulso e diminuição da pressão arterial.

Nos pulmões: melhoria é visto no pulmão e oxigenação subsequente. Aumento da capacidade, a operação de alvéolos pulmonares e a pressão arterial de troca, melhora a eficiência do coração e reduz o risco de arritmia cardíaca (batimentos cardíacos irregulares).

Um nível metabólico: diminui a produção de ácido láctico, a concentração de triglicerídeos, colesterol, ajuda a reduzir e manter um peso saudável, normaliza a tolerância à glicose (açúcar) aumenta a capacidade de utilizar a gordura como fonte energia, a ingestão de calorias, a concentração de colesterol bom e melhora o funcionamento de insulina.

Ao nível da coagulação sanguínea.

A nível neuro-endócrino: Eles produzem endorfinas (hormônios ligados à sensação de bem-estar), diminui a produção de adrenalina. Ao nível do sistema nervoso: Melhora o tônus muscular, reflexos e coordenação muscular.

A nível gastrointestinal: a função intestinal melhorada, ajudando a prevenir o câncer de cólon.

Um nível de músculo-esquelético: aumenta a força, o número de terminais no sangue em músculo esquelético, melhora a estrutura, a função e a estabilidade dos ligamentos, tendões, articulações e melhora a postura. O desenvolvimento da força muscular, que por sua vez determina um aumento da resistência óssea prevenindo a osteoporose.

A nível psíquico: Melhoria da auto-estima da pessoa, aumenta a capacidade de força de vontade e auto-controle, melhora a memória, estimula a criatividade e capacidade emocional, reduz a ansiedade, stress, agressividade e depressão.

Consequências da inatividade física

Dia da Atividade Física

A inatividade física é agora muito comum na sociedade e constitui um fator de risco para uma grande lista de doenças.

A inatividade física foi definida como a falta de atividade física de moderada a vigorosa.

Falta de atividade física também resulta em:

O ganho de peso por desequilíbrio entre receitas e despesas de calorias, que pode atingir níveis classificados como obesos.

Elasticidade e diminuição da mobilidade articular, hipotrofia muscular, diminuição da habilidade e capacidade de resposta.

Desaceleração da circulação com consequente peso e edema, e desenvolvimento de veias dilatadas ( varizes ).

Lesões e suporte do sistema, má postura, devido ao subdesenvolvimento do respectivo, tonificação dos músculos.

Tendência para doenças crônico-degenerativas, como hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.

Sensação frequente de cansaço, desânimo, desconforto, baixa auto-estima relacionada com a imagem corporal.

Diminui o nível de concentração.

Doenças do sistema nervoso.

A economia da família começa a ser afetada, porque uma pessoa com essas condições investe entre 25% e 30% de sua renda no tratamento e gestão da sua doença.

Referências Bibliográficas

1. a b c d ESCOLA Castellón, JL DE LA CRUZ PEREZ ROMERO, C. e Corrales MARQUEZ, R.. atividade física e doenças (em espanhol). Um Med Interna (Madrid) [online]. 2003, vol.20, n.8 [citado em 2010-01-05], p. 43-49. ISSN 0212-7199.
2. mão Serra, Lluís (2006). Javier Aranceta Bartrina. ed (em espanhol) . Nutrição e saúde pública: métodos, bases científicas e aplicações (2 ª edição). Elsevier , Espanha. pp 330. ISBN 8445815288 .
3. Majem Serra, Lluís (2006) (em espanhol) . atividade física e saúde: enKid Study . Elsevier , Espanha. pp Dois. ISBN 8445817205 .
4. a b Atalah S., Eduardo et al. padrões alimentares e de atividade física em escolares da Região de Aysén (em espanhol). Rev. chil. pediatria. [Online]. 1999, vol.70, n.6 [citado em 2010-01-05], p. 483-490. ISSN 0370-4106. doi: 10.4067/S0370-41061999000600005.
5. KRAMER, Veronica et al. atividade física e potência aeróbia: O que influencia fatores de risco cardiovascular clássicos e emergentes? (em espanhol). Rev. Marrow. Chile [online]. De 2009, vol.137, n.6 [citado em 2010-01-05], p. 737-745. ISSN 0034-9887. doi: 10.4067/S0034-98872009000600002.
6. Martinez-Yuste, Julio Mateos (2004) (em espanhol) . Você pode curar . Mandala Publishing. pp 26-27. ISBN 8488769903 .

 

Dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares,diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso e com base no programa Agita Mundo (realizado desde 1997, na época somente em São Paulo), a Organização Mundial de Saúde instituiu esta data para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos.

O programa Agita Mundo acredita que a prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que o cidadão deixe de ser sedentário. Estes trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada.

Pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar e dançar são alguns dos exercícios físicos sugeridos. Além disso, o programa incentiva que algumas atividades do dia-a-dia sejam feitas com mais frequência como: subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras.

 

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física

Embora seja considerada regra ideal para que procura ter uma vida saudável, muitas pessoas adotam a prática de atividades físicas em sua rotina apenas no verão. Conheça os benefícios da realização de exercícios no 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividades Físicas.

Lembrando que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 6 de abril como Dia Mundial da Atividade Física.

 

Como Começar

Não faça atividades físicas em jejum e beba água antes, durante e depois.
Atividade em grupo ou com um amigo ajuda a manter o estímulo.
Dê preferência a lugares apropriados, como parques, praças e centros esportivos.
Consulte um profissional de atividade física antes de fazer exercícios mais rigorosos ou aumentar o tempo dos que você já faz.
Use roupas leves e prefira as horas mais frescas do dia.
Não use plásticos em volta do corpo. Eles aumentam a desidratação e a temperatura corporal.
Alimente-se de mais frutas, verduras e legumes.
Prefira sucos ou água a refrigerantes.
Use sempre o filtro solar.

Como começar agora mesmo:

Evite elevadores e use mais as escadas.
Junte uma turma para jogar vôlei, peteca, futebol ou fazer caminhada.
Leve o seu cachorro para passear.
Estacione o carro mais longe ou desça em um ponto de ônibus mais distante, para você andar um pouco mais.

Benefícios

A atividade física tem inúmeros benefícios: melhora a qualidade do sono, aumenta a tolerância ao estresse, facilita a perda de peso, evita a obesidade, é bom para o coração, dá uma sensação de bem estar, diminui sintomas depressivos e ansiosos, melhora o controle do apetite, diminui a frequência de gripes, resfriados e infecções respiratórias, fortalece os músculos, reduz os riscos de osteoporose, entre outros.

O que você ganha?

Fortalece os músculos.
Melhora a qualidade dos ossos.
Melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea.

O que você evita, controla e diminui?

Doenças cardiovasculares
Ansiedade e depressão
Obesidade e diabetes
Osteoporose
Alguns tipos de câncer

Fonte:es.wikipedia.org/ www.endocrino.org.br/apsredes.org

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.