Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Zootecnista

Dia do Zootecnista

PUBLICIDADE

 

13 de Maio

No dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, era criado o primeiro curso de Zootecnia no país. Desde criança ouvimos falar que o Brasil “é um país agrícola” ou “é o celeiro do mundo” ou ainda “é o país do futuro”.

Apesar de tantos problemas sociais e econômicos, parece que o novo século está trazendo bons ares ao país e, como não poderia deixar de ser, é através, principalmente, do campo.

Um terço da riqueza produzida no país tem origem no campo.

Nestas quase quatro décadas de existência do Curso de Zootecnia, os Zootecnistas já formados, sem dúvida alguma, têm apresentado relevantes contribuições ao avanço social e econômico do nosso país, através do fomento à nossa pecuária e ao desenvolvimento produtivo dos nossos rebanhos, bem como estudando alternativas de produção racional de diferentes espécies animais, nas mais variadas condições.

Atualmente, são cerca de 11.000 profissionais formados e já existem mais de 50 faculdades espalhadas no país.

Os números mostram uma categoria com amplas possibilidades de fortalecimento das suas bases, pela manutenção de uma firme atuação, tanto na iniciativa privada, quanto no setor público, juntamente com outras profissões das Ciências Agrárias.

Na atualidade, é dispensável frisarmos a evolução da Zootecnia como ciência, uma vez que, rotineiramente, a sociedade tem tido contato com os avanços da genética animal, dos sistemas intensivos de criação, do acentuado crescimento da Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura de Corte e Leite, que são as mais expressivas mantenedoras de postos de trabalho e renda no meio rural.

Têm avançado também os conhecimentos na área de alimentação, nutrição e manejo geral dos animais de interesse econômico e social, com respeito ao meio ambiente como patrimônio às futuras gerações.

O que faz

O profissional de zootecnia trabalha em todas as etapas do sistema de produção animal: alimentação, atividades de melhoramento genético, reprodução, controle da qualidade do produto final – carne, leite, ovos e seus derivados. Também realiza pesquisas de nutrição e alimentação, acompanhando a fabricação e o controle da qualidade de rações, vitaminas e produtos de higiene e saúde para o animal. A atuação profissional do zootecnista é regulada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Áreas de atuação

Nutrição e alimentação animal, indústria de alimentação, iniciativa pública e privada, prestando assistência técnica e praticando extensão rural. Pode ainda atuar em seu próprio negócio ou seguir na área de pesquisa. O campo de trabalho do zootecnista expande-se também às áreas de proteção e conservação de animais silvestres, estímulo ao ecoturismo e agroturismo.

Especialização

O grau acadêmico do zootecnista corresponde ao de bacharel, o que o habilita a desenvolver estudos de pós-graduação, tanto de especialização (Latu sensu), como de mestrado ou doutorado (Strictu sensu). Destacam-se, neste sentido, segundo avaliações da Capes, os cursos de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual Paulista – campus de Jaboticabal, Escola Superior de Agricultura “Luís de Queiroz” da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Maringá.

Objeto de Estudo

Zootecnia é a ciência aplicada,que estuda e aperfeiçoa os meios de promover adaptação econômica do animal ao ambiente criatório, e deste àquele.

Ao zootecnista compete

Estudar processos e regimes de criação dos animais domésticos e em domesticação (silvestres)

Avaliar geneticamente o rebanho;

Selecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução;

Determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos;

Pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais

Planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais visando o conforto e funcionalidade;

Supervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais;

Determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento.

Supervisão técnica das exposições oficiais de animais.

Acompanhar preços;

Comprar e vender animais.

O que faz o Profissional Zootecnistas

São profissionais responsáveis pelo estudo da nutrição e alimentação dos animais, aprimoramento genético, controle da reprodução, profilaxia de doenças, visando o aumento daprodução e melhoria da qualidade dos produtos deorigem animal.

O bacharel em zootecnia administra e planeja a economia rural de modo a organizar a criação de animais numa propriedade tais como

Bovinos

Caprinos

Ovinos

Equinos

Suínos

Aves

Peixes

Animais Silvestres entre outros.

Com o objetivo deaumentar a produtividade, melhorando a qualidade e garantindo a sanidade dos rebanhos.

Campo de Atuação

Dia do Zootecnista

Fazendas

Granjas

Fábricas de ração

Empresas de laticínios

Laboratório

Órgãos governamentais

Instituições de pesquisa e escolas

Frigoríficos

Grandes agroindústrias

Empresas avícolas

Cooperativas de criadores

Empresas de consultoria

Indústrias de abate

Zoológicos

Fonte: Universidade Católica de Goiás/www.fiocruz.br/www.ufrb.edu.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.