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Dia do Musicoterapeuta

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Dia do Musicoterapeuta

15 de Setembro

Em abril de 1991, Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo, decretou a data de 15 de setembro como o Dia do Musicoterapeuta. Logo a comemoração foi estendida para o resto do país.

A definição clássica diz que Musicoterapia é a utilização da música e/ou algum de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

Dia do Musicoterapeuta

Como funciona?

A Musicoterapia é uma intervenção terapêutica não-verbal, cujo objeto formal de estudo é o comportamento sonoro do indivíduo. Através de testes e entrevistas procura-se estabelecer um quadro da “história sonora” do paciente. A partir disto, busca-se desenvolver o processo terapêutico adequado para cada caso.

A Musicoteria atua nas áreas de educação especial, reabilitação, psiquiatria, geriatria, obesidade, depressão, fobia, dependência química, doenças terminais, ansiedade, stress, patologias, dificuldade de aprendizagem, acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em escolas, creches e outras instituições, atendimento em escolas para crianças com hiperatividade e déficit de atenção, acidente vascular-cerebral, etc.. A atividade também tem obtido resultados exemplares na condução do trato com os idosos e no aprofundamento da vivência do processo criativo e das relações interpessoais.

Onde estudar

O Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, oferece curso superior em Musicoterapia, com 4 anos de duração. O Ingresso é realizado semestralmente e o exame de vestibular inclui provas de habilidade específica em música (teoria e prática instrumental), e entrevista pessoal.

Fonte: www.cbm-musica.org.br; União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM); lproweb.procempa.com.br

Dia do Musicoterapeuta

15 de Setembro

O que é Musicoterapia ?

A musicoterapia é uma terapia expressiva, predominantemente não-verbal, onde o musicoterapeuta usa a música, os sons, os instrumentos musicais e outros componentes sonoro-musicais com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que buscam ajuda para tratar ou prevenir alguma enfermidade.

Através da criatividade, da expressividade e da espontaneidade, trabalha as emoções, os afetos, a cognição e as relações do indivíduo.

O musicoterapeuta é um profissional da saúde, graduado capacitado para contribuir na recuperação e reabilitação da saúde e na prevenção de doenças.

Dúvidas Frequentes

1- Para realizar o tratamento em musicoterapia o paciente precisa saber música ou saber tocar algum instrumento? 
Não. Para realizar o tratamento o paciente deve estar apenas disposto e ter vontade de ser ajudado.

2 – Durante o tratamento o paciente aprenderá música ou aprenderá a tocar algum instrumento? 
Não. O objetivo da musicoterapia é produzir efeitos terapêuticos e não pedagógicos. Se o paciente tem vontade de aprender música deve procurar um profissional habilitado para o ensino musical.

3 – Existe algum tipo de música própria para cada problema do indivíduo? 
Não. Não existe “receita musical”, ou seja, não existe um tipo de música para cada problema. O trabalho em musicoterapia é realizado sempre de acordo com a história sonoro-musical do paciente que é coletada no inicio do tratamento através de entrevista. Durante esta entrevista o paciente fala ao musicoterapeuta, principalmente , sobre as músicas e os sons que fizeram e fazem parte da sua vida. A partir de então, o musicoterapeuta, que tem formação específica para realizar este trabalho, inicia os procedimentos terapêutico

4 – Quanto tempo demora um tratamento de musicoterapia? 
Não existe um tempo definido de duração do tratamento. O que define este tempo é a melhora do paciente de acordo com os objetivos que foram definidos no inicio do tratamento.

Tratamento

Com a ajuda do musicoterapeuta, aspectos emocionais, sociais, relacionais e cognitivos são trabalhados através de canções, melodias, ritmos, movimentos, sons e instrumentos musicais.

Transtornos abrangentes do desenvolvimento (Rett, autismo, Aspenger e outros);

• Deficiências (síndrome de Down, paralisia cerebral e outras);
• Geriatria (Parkinson, Alzheimer, depressão e demências em geral);
• Psiquiatria infantil e adulta / Dependência química;
• Pacientes neurológicos (coma, afasias, AVE e outros distúrbios neurológicos);

Prevenção

• Adultos (Autoconhecimento, auto-estima e prevenção do estresse )
• Gestantes (Gestantes e casais – Fortalecimento do vínculo afetivo com o bebê através da música)
• Bebês (0 a 3 anos – Desenvolvimento social, emocional e cognitivo na primeira infância)
• Crianças (dificuldade na escola, de relacionamento)
• Idosos (Homens e mulheres a partir dos 60 anos – Emoções e afetos no envelhecimento saudável)

Fontes: Centro Benenzon de Musicoterapia; www.centrodesaude.al.ms.gov.br

Dia do Musicoterapeuta

15 de Setembro

A musicoterapia é a utilização da música e elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, é um processo destinado a facilitar, promover comunicação, relacionamento, aprendizagem, movimento, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender o físico, emocional, mental, social e cognitiva.

Atualmente, a terapia para saúde através da música se espalhou pelo mundo. Até o momento, temos desenvolvido estudantes de graduação e pós-graduação.

Espanha tem sido, tradicionalmente, um país que tem permanecido muito atrás na promoção e desenvolvimento desta terapia, mas foi limitado a certos estudos, ensaios ou o desempenho isolado de certas pessoas. Em Barcelona, em 1976, surge Associação Espanhola de Musicoterapia com Professor Abimael Guzman. O primeiro país de língua espanhola, que teve uma carreira de musicoterapia foi a Argentina, onde, em 1967, ele criou esta corrida no Universidad del Salvador, em Buenos Aires.

Musicoterapia profissional desenvolva ambos os setores públicos e privados em ambos os grupos e abordagens individuais. Os métodos de trabalho variam de acordo com a população e as escolas e construções teóricas que sustentam o trabalho de musicoterapeutas.

O que faz um musicoterapeuta?

“O musicoterapeuta é um profissional com conhecimento e identidade, tanto na música e na terapia, e integra todas as suas habilidades a partir da disciplina de musicoterapia para estabelecer um apoio sócio-emocional através da música em um quadro adequado, a fim de promover ou restaurar a saúde das pessoas com quem trabalha, atendendo aspectos físico, emocional, mental, social, cognitivo e promove mudanças significativas em si. ” (Bruscia K., 1997, Definindo Musicoterapia, Salamanca Ediciones Amaru).

A musicoterapeuta implementa dispositivos específicos para a admissão, monitoramento de descarga e tratamento em musicoterapia. Bem-estar emocional, saúde física, interação social, habilidades de comunicação e capacidade cognitiva são avaliadas e consideradas por meio de procedimentos específicos improvisação clínica música, imagens música receptivo, criando canções técnica vocal clínica e terapêutica , entre outros. No processo, o musicoterapeuta registra as alterações e promove expressiva, receptiva e relacional, que representam a evolução do tratamento. Nas sessões de terapia de música, instrumentos musicais usados, músicas editadas, gravações, o corpo de som, voz e outros materiais de áudio.

A musicoterapia não acredita que a música pode curar a si mesmo e não há receitas musicais gerais para se sentir melhor.

Benefícios da musicoterapia para os idosos

• Cognitiva. A musicoterapia, neste caso, de apoio à aprendizagem, melhorar a orientação para a realidade, aumenta a capacidade de atenção e concentração e mantém ou melhora as habilidades verbais e de comunicação.
• Física. A musicoterapia, neste ponto, ajuda a manter a mobilidade articular e força muscular aumenta. Também promove o relaxamento, reduz a agitação e os níveis de ansiedade diminuem.
• Sócio-emocional. Musicoterapia aumenta a interação social e de comunicação, reduz e previne o isolamento e melhorar as habilidades sociais e auto-estima.
• Espiritual. A musicoterapia facilita oportunidades de reflexão sobre temas importantes de interesse para os idosos.

Benefícios da musicoterapia para mulheres grávidas

Quando o bebê ainda está no útero, ouve clássicos como Mozart, Bach e Vivaldi, relaxa o seu ritmo cardíaco, de acordo com muitos especialistas têm observado. A música pode ajudar as mulheres grávidas a superar seus problemas e começa a ter um bebê saudável. Muitas mulheres, durante a gravidez, podem sofrer carga emocional negativa que resulta em desconforto, insegurança em si ou o ambiente, medo, frustração e sentimento de fracasso, que são transmiti-la às crianças, tornando as pessoas inseguras. A musicoterapia pode oferecer tanto para a mãe e a criança, calma e auto-controle.

Os efeitos da música no comportamento

A influência de cada um dos elementos de música na maioria dos indivíduos é como se segue, embora como mencionado anteriormente neste artigo, é impossível prever o efeito que a música pode produzir num indivíduo. De acordo com o desenvolvimento da musicoterapeuta norueguês Dr. Even Ruud,uma experiência musical ou resposta significativa a música é totalmente manchada pelo biografia musical do ouvinte, ou seja, sua situação histórica ou cultural específico. A partir desta perspectiva, a experiência que você experimenta ao ouvir música não é uma resposta universal naturais ou música, mas uma maneira de se relacionar com a cultura, uma maneira de construir uma identidade pessoal. Pesquisa em psicologia e show musical antropologia que a música é percebida e é respondida individualmente ou em correspondência com certas normas culturais. O significado da música extraído para cada pessoa atribuídos valores e ações decorrentes de sua influência, não são previsíveis no etnocêntrica sentido implícito na maioria das pesquisas sobre os efeitos da música.

Horário: às vezes lentos, entre 60 e 80 batimentos por minuto, levantou as impressões de dignidade, de calma, de sentimentalismo, serenidade, ternura e tristeza. Os tempos rápidos de 100-150 batimentos por minuto, impressões levantar feliz, emocionante e vigoroso.

Ritmo: ritmos lentos induzem paz e serenidade, e, geralmente, produzem a ativação do motor rápida e a necessidade de exteriorizar sentimentos, mas também pode causar stress.

Harmonia: É o som de vários sons ao mesmo tempo. Um conjunto é chamado de acorde. Os acordes consonantes são associados com equilíbrio, descanso e alegria. Os acordes dissonantes são associadas com ansiedade, desejo, preocupação e agitação.

Matiz: principais modos são geralmente alegre, brilhante e divertido, fazendo com que a extroversão dos indivíduos. Modos menores têm conotações diferentes em sua expressão e influência. Eles evocam o íntimo, melancolia e sentimentalismo, favorecendo a introversão individual.

Altura: notas altas muitas vezes agem sobre o sistema nervoso causando aumento da agilidade e reflexos. Eles também ajudam a acordar ou nos tirar de um estado de exaustão. O ouvido é sensível a notas muito altas, de modo que, se eles são muito intenso e prolongado pode danificar e até mesmo causar danos ao sistema nervoso descontrolado. Os efeitos sonoros graves são sombrias, visão pessimista ou extrema tranquilidade.

Intensidade: é um dos elementos de música que influenciam o comportamento. Assim, um som ou música suave pode irritar se o volume é maior do que uma pessoa pode suportar.

Instrumentação: instrumentos de corda, muitas vezes evocar o sentimento de seu som expressivo e penetrante. Enquanto instrumentos de sopro conhecidos por seu poder alegre e animada, dando as composições de caráter brilhante, solene, majestosa. Os instrumentos de percussão são caracterizados por poder rítmico, libertadora e que incita a ação e movimento.

A influência da música no desenvolvimento da criança

A música é uma arte e uma linguagem de expressão e comunicação que atinge o ser humano em todas as suas dimensões, desenvolvendo e cultivando o espírito, a mente e o corpo. Através da música, pode educar a criança. Também é muito importante que a criança / a música se relaciona com a atividade, jogo, movimento e alegria, de modo a ajudá-lo a expressar de forma espontânea e emocionalmente sensações musicais.

Música como comunicação e linguagem expressiva não requer atividades especiais. É um recurso que deve ser reforçado e desenvolvido a partir de uma idade precoce, digamos assim psicólogos como Davison e Hargreaves , alegando que a música é uma das atitudes mais valiosa tipo humanístico e não uma habilidade isolada ou altamente especializado, sendo o primeiro estágio da infância propício para o seu desenvolvimento. É quando as crianças / como estabelecer seus primeiros contatos com os elementos musicais através de instrumentos simples, voz e seu próprio corpo, adquirindo técnicas que lhe permitirá usar a música como linguagem e meio de expressão.

Além disso, essas experiências da infância têm grande importância para moldar a personalidade. As experiências musicais ativas são os meios ideais para promover o desenvolvimento intelectual, físico, sensorial e afetivo-emocional dos filhos. A experiência deste tipo de experiência impacto amplo e favorável em outros objetivos educacionais. Por exemplo: as mesmas técnicas básicas de atenção, a inibição, concentração, imaginação, criatividade, controle motor, etc. Desenvolvido em música, são essenciais para o resto da aprendizagem nas diferentes classes de conhecimento.

Essas experiências são muito sugestiva música e diversão para as crianças / as, pois eles estão de acordo com os seus interesses, tanto de lazer e educar de uma forma natural. Manipulando materiais musicais, acessando através deles e passando organização perceptual da imagem visual para a representação mental e auditiva e simbolização, que influenciam a educação da criança / a decisiva.

O objetivo da educação musical é que as crianças / desenvolver o seu potencial como expressar a diversidade ea riqueza de seu mundo interior, dando formas novas e variadas seu pensamento estimulante motor, a sua sensibilidade e criatividade emocional. Assim, as atividades de expressão musical deve ser projetado para desenvolver filhos / as de todas as possibilidades psicofisiológica, afetivo, emocional, personalidade, cognitivo e social.

Possibilidades psicofisiológicas

Música contribui para:

– Desenvolver a coordenação motora com o movimento de associação e dissociação , equilíbrio , corrida , etc. – Desenvolver a discriminação auditiva aprender sons e ruídos , lembrando-se, reproduzir-se.
-Adquirir habilidades e corporais meios de expressão, instrumental, gráficos, melódicas. 
– Desenvolver habilidades de fala e de linguagem por meio de articulação, vocalização, controle de voz e música. 
– Monitorar a respiração e as partes do corpo envolvidas na fonação e canto. 
– Para proporcionar experiências enriquecedoras musicais a partir do ponto de vista físico e psicológico.
Possibilidades personalidade afetiva, emocional e cognitivo: Música contribui para:
– Melhorar a auto-estima e personalidade através da auto-realização.
– Desenvolver padrões de comportamento que facilitam a integração social. 
– Liberar energia reprimida e obter equilíbrio pessoal através ritmo.
– Aumentar os valores emocionalmente afetivas e estéticas através da música. 
– Desenvolver a capacidade da inteligência e da imaginação, memória, atenção, compreensão, conceitos, concentração e agilidade mental.

Objetivos da musicoterapia para trabalhar com pessoas com deficiência

Segundo Lacarcel, J. (1995): Há dois objetivos principais da aplicação terapêutica da música sobre as pessoas com deficiência:
• Melhorar o afeto , o comportamento , as habilidades perceptivo-motoras, personalidade e comunicação .
• Melhorar as funções psicofisiológicas, como a respiração e o ritmo cardíaco e restauração dos ritmos biológicos através da música.
Relativamente a melhorias psicofisiológico:
• Perceptivomotrices Desenvolvimento poderes que permitem às organizações uma compreensão do espaço, do tempo e do corpo.
• Favorecer o desenvolvimento psicomotor da coordenação motora e oculomotor, controle motor, equilíbrio , marcha, lateralidade , tom.
• Integração e desenvolvimento do esquema corporal.
• Desenvolvimento sensorial e perceptual.
• Desenvolvimento de discriminação auditiva.
• Aquisição de competências e de meios de expressão: corpo, instrumentais, gráficos, espaço, melódicos, de cores , temporários.
• Desenvolvimento da fala e expressão oral, através da articulação, vocalização, acentuação , controle de voz e expressão.
• Proporcionar à criança experiências musicais ricas que estimulem a atividade mental, física e emocional.

Sobre o aspecto afetivo, emocional e personalidade

• Sensibilização dos valores estéticos da música.
• Consciência afetiva e emocional.
• Aproxime-se para o mundo do som, estimulando o interesse.
• Fortalecimento da auto-estima e personalidade através da auto-realização.
• Desenvolvimento de padrões de comportamento correto.
• Desenvolvimento da atenção e da observação da realidade.
• Aumentar a confiança e auto-estima.
• Estabelecer ou restabelecer relações.
• Socialmente integrar a pessoa.

Referências

1. Ruud, Even (2000) “As estradas da musicoterapia” Bonum Editorial, BA Inglês Título Original: “Musicoterapia e sua relação com as teorias atuais de tratamento” (1990)
2. Ruud, Even (2000) “As estradas da musicoterapia” Bonum Editorial, BA Inglês Título Original: “Musicoterapia e sua relação com as teorias atuais de tratamento” (1990)

Fonte: es.wikipedia.org

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