Breaking News

Dia da Pizza

PUBLICIDADE

Dia da Pizza

10 de Julho

A origem mais aceita está localizada na Roma antiga, onde costumava fazer pão de forma circular e, depois de cozinhar, cortava-se em porções como com as pizzas atuais. Então, é possível deduzir que a origem da pizza é devido à adição de ingredientes extras sobre este tipo de pão.
Os gregos antigos cobriam pão plano com óleo, ervas e queijos. Os romanos desenvolveram a placenta, um pão plano espalhado com queijo e mel com sabor a folhas de louro.
A pizza moderna foi desenvolvida em direção ao século XVII na cidade de Nápoles , onde existem as primeiras referências documentais sobre as origens de um tipo de bolo com tomate. Em 1889, o queijo foi adicionado.
Dizem que, na época do rei Fernando I (1751-1825), a rainha proibira a pizza no tribunal. Mas Fernando, que o fascinou, zombou da ordem disfarçando-se como um plebeu para visitar secretamente um bairro pobre em Nápoles, onde esta comida estava preparada. Ao longo do tempo, ele confessou seu gosto e a pizza se tornou um grande sucesso em toda a Itália.

A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Conta-se que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, uma massa de farinha, água e sal que vai ao forno bem forte. A ele eram acrescidos ervas e alho. Essa mistura era chamada de Piscea.

A variação das coberturas foi se amadurecendo com o passar dos anos, até que o tomate chegou a Europa trazido por Cristóvão Colombo e daí para frente o pomodoro foi incorporado totalmente à receita. Houve época em que essa iguaria era comida no café da manhã e vendida por ambulantes.

À medida que se tornou mais popular, erguiam-se barracas onde era vendida a massa em formatos diferenciados, de acordo com o pedido do cliente. O primeiro pizzaiolo da história foi Don Rafaelle Espósito, proprietário de uma famosa pizzaria de Nápole, a Pietro il Pizzaiolo.

Don Rafaelle ficou famoso a partir do verão de 1889, quando foi cozinhar no palácio Capodimonte para os soberanos rei Humberto I e sua rainha Margherita de Sabóia, que estavam em visita à Cidade. O pizzaiolo, para prestar uma homenagem à rainha, resolver fazer a pizza com as cores da bandeira italiana – branco, vermelho e verde.

A rainha gostou tanto da pizza que Don rafaelle a batizou com o seu nome. Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana. Os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo.

Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.

Fonte: es.wikipedia.org/www1.uol.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.