Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Internacional do Combate às Drogas

Dia Internacional do Combate às Drogas

PUBLICIDADE

 

26 de Junho

Dia Internacional do Combate às Drogas

Uma droga é qualquer substância que, quando inalado, injetado, fumado, consumido, absorvido através de um remendo na pele, ou dissolvido sob a língua, causa uma mudança fisiológica temporária (e muitas vezes psicológica) na corpo.
Na farmacologia, uma droga farmacêutica, também chamada de medicamento, é uma substância química usada para tratar, curar, prevenir ou diagnosticar uma doença ou promover o bem-estar.

Os medicamentos psicoativos são substâncias químicas que afetam a função do sistema nervoso central, alterando percepção , humor ou consciência.  Incluem álcool , um depressor (e um estimulante em pequenas quantidades), e os estimulantes nicotina e cafeína. Esses três são os medicamentos psicoativos mais amplamente consumidos em todo o mundo  e também são considerados drogas recreativas, uma vez que são utilizados para o prazer e não como fins medicinais. Outras drogas recreativas incluem alucinógenos, opiáceos e anfetaminas e alguns destes também são usados ​​em ambientes espirituais ou religiosos. Algumas drogas podem causar dependência  e todas as drogas podem ter efeitos colaterais.

Tradicionalmente, drogas foram obtidas através da extração de plantas medicinais , mas mais recentemente também por síntese orgânica. Os medicamentos farmacêuticos podem ser usados ​​por uma duração limitada, ou regularmente, para transtornos crônicos.

A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.

Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.

Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.

Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.

Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um “problema de polícia”.

Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.

Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, “Vida Sim, Drogas Não”.

Saiba como agir – Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.

A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.

Fonte: en.wikipedia.org/UFGNet

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.