Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Diabético

Dia do Diabético

PUBLICIDADE

 

Dia do Diabético

Diabetes é uma doença crônica e incurável que ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou suficiente , levando a um excesso de açúcar no sangue. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas , que ajuda as células do corpo a usar a glicose (açúcar) nos alimentos. As células precisam dessa energia para funcionar corretamente.

O açúcar se acumula na corrente sanguínea e é excretado na urina.

Eventualmente, o açúcar elevado no sangue causado por quantidades excessivas de glicose no sangue leva a uma variedade de complicações, particularmente para os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Existem diferentes tipos de diabetes: pré – diabetes , tipo 1 , tipo 2 , diabetes gestacional (gravidez) e outros tipos.

O que é

Quando comemos nosso corpo transforma grande parte do alimento em açúcar ou glicose que o sangue levará para células do corpo como fonte de energia. Para que a glicose entre nas células ela precisa de um hormônio chamado de insulina. O pâncreas produz a insulina no nosso corpo, a insulina ajuda o açúcar entrar nas células controlando  sua taxa no sangue.

O pâncreas do diabético não produz insulina suficiente e com isso a glicose não consegue entrar nas células e o nível no sangue se eleva.

Com tempo essa taxa alta no sangue irá provocar vários danos ao organismo.

Tipos

Existem 2 tipos de diabetes. O tipo 1 aparece normalmente na infância ou na adolescência, e é menos comum.

O tipo 2 representa 90% dos casos e está associado ao estilo de vida e a predisposição genética do paciente. Alimentação incorreta, falta de atividades físicas, obesidade e a genética são fatores que desencadeiam a doença.

A Data

Dia 27 de junho é o Dia Internacional do Diabético. A comemoração nasceu com o objetivo de promover a conscientização da sociedade – desde médicos, ONGs e o governo até a população em geral – sobre a doença e as formas de tratamento. A primeira celebração ocorreu em 14 de novembro de 1991. A nova data proposta pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em outubro de 1921.

A Diabetes mellitus é uma doença metabólica, responsável pelo aumento anormal do açúcar no sangue. Como sabemos, a glicose (açúcar) é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações.

Infelizmente, ainda não há cura para o diabetes, porém há vários tratamentos disponíveis. Mas seguir o tratamento de forma regular é fundamental, proporcionando saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Segundo projeção internacional, a população de doentes diabéticos em nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.

Fonte: www.diabete.qc.ca/www.colegiosaofrancisco.com.br/ proweb.procempa.com.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.