Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Bombeiro

Dia do Bombeiro

PUBLICIDADE

 

2 de Julho

Dia do Bombeiro

Bombeiro Brasileiro

Dedicação. Esta é a palavra mais apropriada para definir a profissão “bombeiro”. Eles que são treinados para salvar vidas, considerados por muitos como verdadeiros “anjos-da-guarda”, hoje o dia é totalmente dedicado a eles, é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro.

Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, era o badalar dos sinos, que alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas, provando que realmente a União faz a Força.

Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear a esses profissionais. Nada mais justo que eles tenham um dia comemorativo à profissão que escolheram, sendo que estão inteiramente engajados no desejo de servir bem à comunidade.

O que faz o bombeiro?

Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes, palestras em escolas, entre outros. Também fornecem treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras. São essenciais nas praias; como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. Ufa! E ainda, realizam busca e salvamento em matas e florestas. Auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais! Uma profissão de muitas atribuições.

Cotidianamente, os bombeiros arriscam suas vidas pela vida do próximo; são, praticamente, “anjos do fogo”.

02 de Julho

Bombeiro é a pessoa que se dedica a extinguir incêndios, tradicionalmente usando bombas hidráulicas, que foram usados para tirar água de poços, rios ou qualquer outro depósito perto da cena do acidente. É atribuído ao imperador Augusto que criou o primeiro departamento de fogo em Roma.

Funções

Dia do Bombeiro
Bombeiros resgataram ocupante de um acidente de veículo em Zaragoza.

Dia do Bombeiro
Desmatamento por fogo da Generalitat da Catalunha, em La Escala (Gerona).

Uma vez que os bombeiros do século XX são uma organização dedicada a ações além de combate a incêndios, tais como:
– Prevenção e controle de incêndios ;
– Incidentes Cuidados materiais perigosos ;
– Em alguns países, pré-hospitalar ( paramédico );
– Resgatar pessoas em caso de emergência;
– Resgate em montanha e trabalho em altura;
– Resgata em enchentes, inundações, terremotos ;
– Assistência e salvamento em acidentes de trânsito ;
– Gestão e controlo de derrames de produtos químicos e desastres;
– Controle da prevenção no edifício (suporte técnico);
– Controle de incidentes menores (remoção de favo de mel, árvores caídas);
– Outros créditos difíceis de categorizar;
– Formação da comunidade de auto-ajuda para risco e primeiros socorros.

Então, os bombeiros têm veículos que não têm equipe só para apagar o fogo, mas também para ajudar em outras emergências.

Organização

Dia do Bombeiro
Fogo Villa Alemana, Chile.

02 de Julho

No dia 2 de julho de 1856, foi assinado por D.Pedro II, o decreto nr. 1.775, que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil. Nesta época, ao som do badalar dos sinos, os incêndios eram apagados “mão-a-mão”, ou seja, era feita uma corrente de pessoas, ficando a primeira na beira de um poço enchendo os baldes de água e as demais, passando adiante. Neste trabalho, eram engajadas todas as pessoas, velhos, moços e até crianças.

Dia do Bombeiro

Os primeiros 10 bombeiros foram treinados a trabalhar precariamente, em um carro puxado por cavalos onde carregavam as pipas d”agua.

Somente em 1887 é que os bombeiros passaram a receber equipamentos de boa qualidade, entre eles uma bomba com mangueira. Já em 1891, houve um aumento considerável no efetivo de homens, e até 50 aparelhos telefônicos foram instalados para facilitar e agilizar o serviço.

Além da cavalaria, foram também adquiridas seis bicicletas para fazer a ronda.

Nesta época, utilizavam-se cornetas para fazer os alarmes.

Na atualidade, os bombeiros desenvolvem muitas outras funções, além do combate ao fogo.

Eles socorrem vítimas de catástrofes naturais, resgatam cães e gatos presos em árvores ou telhados, e também atendem chamados para capturar animais soltos que oferecem perigo à população, como leões que fogem de circo, cobras, aranhas, etc…

Como “anjos da guarda” não têm folga, os bombeiros trabalham 24 horas por dia e comemoram o dia 2 de julho trabalhando.

02 de Julho

“Indivíduo preparado para prevenção, busca e salvamento e combate e extinção de Incêndio”

O que é ser um Bombeiro?

Os bombeiros são os profissionais das forças de segurança, sejam civis ou militares, como soldados, cabos, sargentos ou oficiais, responsáveis pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas – de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes – e pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios. Enfim esse profissional atua em diversas situações de desastres e catástrofes, além de realizar a perícia e investigação sobre sua origem..

Quais as características necessárias para ser um Bombeiro?

Desejo de servir a população e salvar vidas, excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas, são requisitos indispensáveis para quem pretende se tornar bombeiro.

Características desejáveis

Autocontrole

Boa disposição física

Boa saúde

Capacidade de cumprir ordens e determinações

Capacidade de decisão

Capacidade de lidar com a visão de sangue e de pessoas acidentadas

Capacidade de lidar com situações adversas

Capacidade de liderança

Capacidade de pensar e agir sob pressão

Coragem

Disciplina

Equilíbrio emocional

Habilidade para trabalhar em equipe

Raciocínio rápido

Resistência física

Qual a formação necessária para ser um Bombeiro?

Existem dois tipos de bombeiros: os militares e os civis, ou brigadistas particulares. As exigências de qualificação para ser um bombeiro militar variam de estado para estado, mas, em geral, o candidato a bombeiro precisa ser brasileiro, ter certificado de reservista (no caso dos homens) e ensino médio completo. A idade mínima é de 18 anos. A altura mínima é de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres; na maioria dos estados, os candidatos a oficiais devem ser solteiros. É imprescindível não ter antecedentes criminais. Para algumas funções é necessário saber dirigir ou, no caso de salva-vidas, saber nadar. Para ser oficial, é preciso cursar uma escola superior de formação e aperfeiçoamento.

Há três escolas de nível superior para formação de oficiais-bombeiros no país: no Rio, em São Paulo e em Brasília. Existem cursos de formação de soldados, cabos e sargentos bombeiros em todos os estados e alguns cursos de aperfeiçoamento de oficiais. O candidato a bombeiro pode ingressar na corporação como soldado ou como oficial. Para ambos os cargos, o recrutamento é feito através de concurso público.

Para ser um bombeiro civil, ou brigadista particular, é necessário realizar um bom Curso de Formação de Bombeiro Civil Profissional. O brigadista partiicular atua em empresas públicas e privadas, escolas, comunidades etc, na prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros..

Principais atividades

O bombeiro é um profissional que trabalha nas situações de perigo. Um bombeiro profissional está apto a realizar as seguintes

Funções:

Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;

Realizar serviços de busca e salvamento;

Prestar primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente;

Realizar perícia de incêndio;

Prestar socorro no caso de inundações, desabamentos ou catástrofes, sempre que haja ameaça de destruição de patrimônio, vítima ou pessoa em iminente perigo de vida;

Fiscalizar o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndios em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais;

Desenvolver campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando a despertar a consciência dos cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios;

Orientar a comunidade sobre o cuidado com piscinas, acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores e até insetos e cobras;

Em caso de mobilização do Exército, cooperar no serviço de defesa civil.

Áreas de atuação e especialidades

Esta é uma profissão com uma área de atuação bastante restrita. Alguns bombeiros fazem trabalhos extras e trabalham com salva-vidas em estabelecimentos privados como clubes ou hotéis, ou então dando cursos básicos não profissionalizantes para amadores e realizando palestras.

Mercado de trabalho

Por ser uma profissão de risco, o mercado de trabalho está sempre aberto aos bons profissionais. No setor público, o bombeiro é selecionado por meio de concurso público. Já a quantidade de vagas varia de estado para estado, pois depende da visão dos governantes sobre a importância da segurança pública. As mulheres têm boas perspectivas, os contingentes femininos estão crescendo por toda parte. No setor privado, o profissional deve ter uma boa formação e será facilmente absorvido pelo mercado de trabalho. A prevenção de incêndios e acidentes é uma boa área, constantemente em crescimento.

Curiosidades

Em 1851 ocorre um incêndio na Rua do Rosário (atual Rua XV de Novembro), que foi apagado com uma bomba emprestada por um francês, o que evidenciou a necessidade da criação de um órgão de controle. Então em 1856 surge o Corpo de Bombeiros da Corte (atual Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro).

Em 1880 é criado, oficialmente, o Corpo de Bombeiros e em 1909 é criada a primeira legislação para a prevenção de incêndios.

Em 1932 mulheres são empregadas no Corpo de Bombeiros.

Em 1951 entra em funcionamento a primeira Escola de Bombeiros, e em 1979 o telefone 193 é inaugurado.

Em 1990 é colocado em prática o serviço de resgate; em 1997 é lançado o Manual de Fundamentos dos Bombeiros.

Atualmente, o trabalho dos bombeiros abrange os mais variados campos, desde incêndios à acidentes, enchentes, resgates, desastres naturais e humanos, etc.

 

Fonte: www.jornaltribuna.com.br/es.wikipedia.org/www2.portoalegre.rs.gov.br/www.jornaltribuna.com.br/www.brasilprofissoes.com.br

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.