Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Nacional da Adoção

Dia Nacional da Adoção

25 de Maio

PUBLICIDADE

Adoção é um processo pelo qual uma pessoa assume a paternidade de outra pessoa, geralmente uma criança, do pai ou pais biológicos ou legais, e, ao fazê-lo, transfere permanentemente todos os direitos e responsabilidades, juntamente com a filiação , do pai ou pais biológicos.

Ao contrário da tutela ou de outros sistemas concebidos para o cuidado dos jovens, a adoção visa a uma mudança permanente de status e, como tal, requer o reconhecimento da sociedade, seja por meio de sanções legais ou religiosas. Historicamente, algumas sociedades promulgaram leis específicas que governam a adoção; onde outros tentaram conseguir a adoção por meios menos formais, notadamente através de contratos que especificam direitos de herança e responsabilidades parentais sem uma transferência de filiação. Os sistemas modernos de adoção, surgidos no século XX , tendem a ser regidos por estatutos e regulamentos abrangentes.

A adoção ou filiação adotiva é entendida como o ato legal por meio do qual um vínculo de parentesco é criado entre uma ou duas pessoas, de tal forma que estabelece uma relação de paternidade e / ou maternidade entre eles.
Há muito tempo, a adoção foi vista como um ato de caridade, a adoção de hoje em dia é uma solução para que as crianças possam retornar para ter uma família e os casais ou os candidatos podem viver e desfrutar da experiência de ter um filho.

Antes de adotar, deve haver um processo de reflexão, deixando pouco tempo para passar, porque não é apenas uma questão de carinho.

Além disso, dada a função de proteção à criança a que responde, as obrigações de cuidar da criança adotada são assumidas. Procure em todos os momentos os melhores interesses da criança.
As leis estabelecem requisitos mínimos a serem adotados, dentre os quais são comuns:
Uma idade mínima do adotante que geralmente excede a idade de maioria e, às vezes, uma idade máxima.
Capacidade total de exercer direitos civis.
Não seja um tutor no exercício do adotado.
A adoção tem três tipos: completo, simples e integrativo.
A adoção plena tem o mesmo efeito que a filiação por natureza, e geralmente o adotante deve atender aos padrões mais elevados do que a simples adoção, onde não é nenhuma substituição automática de nomes ou criança adotada ocupa um lugar semelhante na ordem de sucessão testamentário com os filhos naturais.

25 de Maio

Em 1996, representantes dos 14 Grupos de Apoio à Adoção existentes no Brasil se reuniram em Rio Claro, interior de São Paulo, no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, nos dias 24 e 25 de maio.

Na ocasião, os grupos elegeram o dia 25 de maio como o Dia Nacional da Adoção. Seis anos depois, o projeto de lei foi sancionado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Nasceu assim, oficialmente, o DIA NACIONAL DA ADOÇÃO.

Dia Mundial da Adoção

A adoção é uma experiência humana que demanda de todos os envolvidos, em suas múltiplas expressões, uma abertura permanente para o debate, para o estudo, para a troca de idéias e de experiências.

Os mitos precisam ser enfrentados e as verdades melhor compreendidas pelo conjunto da sociedade. Entendida como um direito da criança que perdeu a proteção de seus pais biológicos de ter uma família, a adoção é um processo que necessita de aperfeiçoamento contínuo em todas as suas etapas.

Necessita, também, de uma rede de apoio permanente, a fim de que pais e filhos adotivos não se sintam sozinhos na sua experiência particular de família constituída pelos laços do afeto e não pelos laços de sangue.

O principal entrave para solucionar o problema da adoção no Brasil não está exclusivamente na demora do poder Judiciário.

A maioria das pessoas cadastradas deseja uma criança sem ter problemas de saúde, da cor branca, do sexo feminino e recém nascida.

A Justiça encontra dificuldade para encaixar os casos com idades acima de oito anos, do sexo masculino, morenas, mulatas ou negras, pertencente a grupo de até quatro irmãos.

Sem dúvida, a adoção de uma criança maior reserva desafios ousados e um leque de possibilidades de satisfação, desde que a família possa ter a retaguarda pedagógica na troca de experiências dentro da participação em Grupos de Apoio à Adoção.

É importante lembrar que “A adoção não é a última maneira de se ter um filho, mas sim, outra forma de ser pai, de ser mãe”.

Fonte: es.wikipedia.org/GAATA ; Uol

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.