Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro

Importância do livro

PUBLICIDADE

Um livro é extremamente essencial para o desenvolvimento educacional.
O livro inserido logo no começo da vida de uma criança, auxilia em seu desenvolvimento, melhorando as capacidade intelectuais, a criatividade, a comunicação, a cultura entre outros.
A criança interpreta e compreende o mundo com maior facilidade.

A inserção do livro deve ser iniciada o quanto antes na vida de uma criança, criando o hábito da leitura desde cedo.

( Por Portal São Francisco)

O Dia Mundial do Livro é uma celebração internacional realizada, a fim de promover a leitura, a publicação e a proteção da propriedade intelectual através dos direitos autorais. Internacionalmente, é promulgada pela UNESCO , que começou a promulgar a primeira em 1995 . Ela é realizada todos 23 de abril desde1996 em vários países, e em 2008 mais de uma centena.

Dia Mundial do Livro

Em vários países de língua espanhola , como Cuba , este dia é comemorado como o Dia do idioma , diferente do Dia Internacional da língua materna realizada em 21 de fevereiro.

História

Dia Mundial do Livro
Der moderne Buchdruck ( A imprensa ), escultura quarto (de seis) que pode ser visto na exposição Berliner Walk of Ideas , por ocasião da Copa do Mundo de 2006.

Em 23 de abril foi escolhido como Dia Mundial do Livro e Direitos Autorais, porque corresponde à morte do escritor Miguel de Cervantes, William Shakespearee Inca Garcilaso de la Vega , na mesma data no ano de 1616 (embora ele realmente não é : Cervantes morreu em 22 e foi sepultado em 23, enquanto Shakespeare morreu em 23 de abril … o calendário juliano , que corresponde a 03 de maio do calendário gregoriano ). Neste dia também morreu William Wordsworth (em 1850 ) e Josep Pla (em 1981 ). A International Publishers Association propôs essa data para a Unesco , com o objetivo de promover a cultura e a proteção da propriedade intelectual através de direitos autorais . A Conferência Geral da UNESCO adotou em Paris em novembro 15 de 1995 , de modo que a partir dessa data 23 de abril é o “Dia Mundial do Livro e do Dia de Direitos Autorais”.

Na Espanha

Alfonso XIII assinou o decreto real em 06 de fevereiro de 1926 pelo qual, formalmente, o Festival do Livro de espanhol, a ser realizada na data então acreditava que ele nasceu Cervantes , em 7 de outubro . A idéia original era Valenciana escritor Vicente Clavel Andrés , propondo que a Câmara do Livro de Barcelona, que foi aprovada em março de 1925, propondo que a entidade será realizada em outubro de cada ano, a data de nascimento de Cervantes, coincidindo com o primeiro ano, com a Exposição Livro de espanhol em Buenos Aires. Logo depois, em 1930 , definitivamente, que estabelece a data de 23 de abril como o Dia Mundial do Livro. A celebração rapidamente criou raízes na Espanha, especialmente em cidades onde as universidades, de Barcelona, espalhados em toda a Catalunha, embora o nome policial foi reduzida lentamente, para coincidir com o dia do santo padroeiro, conhecido como Dia de São Jorge (dia de São Jorge), embora não em outras áreas da Espanha universidade o partido permaneceu com menor ou até mesmo desapareceram. Com o tempo, tornou-se tradicional na Catalunha e troca de presentes rosas e livros entre casais e entes queridos nesse dia, tornando-se um dos dias mais célebres populares. Esta tradição foi um dos argumentos usados pela UNESCO a declarar 23 de abril Dia Mundial do Livro .
Na Espanha isso é levado em conta para a data anual de Cervantes Prêmio, o maior prêmio dado aos autores hispânicos.

Capital Mundial do Livro

Em 2001 , por iniciativa da UNESCO foi nomeado Madrid Capital Mundial do Livro. Desde então, a cada 23 de abril de capitais ao redor do mundo têm sido aceitar esta honra, realizada ao longo do ano diversas atividades culturais relacionadas aos livros. Em 2002 ele atuou como Alexandria , Nova Deli , em 2003 , Antuérpia , em 2004 , Montreal , em 2005 , Turim em 2006 , Bogotá em 2007 , Amsterdam em 2008 , em Beirute , em 2009 , Ljubljana em 2010 , Buenos Aires em 2011, Yerevan em 2012 e Bangkok em 2013 . A partir de 23 de abril de 2012 Yerevan é escolhida como a Capital Mundial do Livro, permanecendo no cargo até a mesma data em 2013 para ser substituído por Bangkok .

A comissão de seleção é composto por representantes da Associação Internacional de Editores ( IPA ), o Internacional Booksellers Federation ( IDF ), a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas ( IFLA ) e da UNESCO.

Referências

1. 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e Direitos de autor
2. a b c Vincent inventou cravo rosa
3. Um Valência, Vicente Clavel, inventou Dia do Livro
4. A ideia para esta celebração teve origem na Catalunha
5. a b 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e Direitos de autor
6. Site Oficial da Capital Mundial do Livro 2012
7. Dias Nacionais no Chile

Fonte: es.wikipedia.org

 

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.