Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia da Ginástica Artística

Dia da Ginástica Artística

30 de Janeiro

PUBLICIDADE

Dia da Ginástica Artística

Ginástica artística é uma disciplina de ginástica. Historicamente, como uma forma de exercício físico, a ginástica originou na pré-história. Em Atenas no ano de 1896, tornou-se um esporte olímpico praticado apenas por homens. Já nos Jogos Olímpicos de Amsterdã em 1928 permitiu a participação das mulheres.

Desde meados do século XX, esta disciplina começou a ser praticada na forma que é conhecido atualmente. Embora, inicialmente, era um esporte masculino, ginástica artística é uma prática mais comum de mulheres.

As apresentações são geralmente ginásticas artísticas individuais e têm uma duração média de trinta a 90 segundos em aparelhos, são feitos diferentes competições e separados em masculino e feminino.

Ginástica artística é um esporte de avaliação e é necessária justamente por causa da apreciação dos juízes para avaliar a apresentação de cada ginasta. O caminho para se qualificar é alcançado através de muito estudo e experiência, uma vez que nenhum dispositivo que possa medir a eficácia de cada participante, de forma precisa e imediata.

Ginástica Artística entre homens e mulheres têm suas próprias especificações, por isso são classificados de forma diferente e independente. Ambos, ginástica artística dos homens como as mulheres têm o seu próprio código de pontos gerados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que rege as regras oficiais para a participação em qualquer evento. O código é o que faz as diretrizes com as deve guiar um treinador para preparar o ginasta, também mostra os pontos que deve saber que o competidor participar sem desvantagens, uniforme e, honestamente, mas a maioria é o guia para o julgamento de exercícios.

Quatro dos aparelhos de ginástica artística: trave de equilíbrio, barra horizontal, piso e barras assimétricas

Ginastas

Características Físicas

A força, a mobilidade, a flexibilidade, a coordenação muscular, independentemente da formação, são críticos para o sucesso de um ginasta. A genética é crucial para a existência desses recursos e ficar na forma elegida.Para preparar um ginasta há três fases, com várias etapas.

Primeira fase: cerca de até 10 anos de idade. “Descobrem capacidades através da ginasta fitness” além de ensinar os fundamentos técnicos do esporte.

Segunda etapa: Cerca de 10 a 15 anos de idade. Ele inclui um “período inicial de formação especializada” em adição para a preparação dos “movimentos mais complexos e caracteres psíquicos.” Após um período de treinamento especializado “o ensino é realizado e combinações de movimentos mais difíceis.”

Terceira etapa: Cerca de 16 a 19 anos de idade. Nesta fase final, em “melhorar a preparação física”, além de continuar os “elementos de formação de grande dificuldade”.

Modalidades

As competições oficiais de ginástica costumam ter três modos, tanto no masculino e no feminino:

-No geral individual
-Dispositivos finais individuais
-Equipe

Na competição individual geral, cada ginasta compete em todos os aparelhos para coroar um único campeão. Na parte final de 24 ginastas com melhor pontuação na fase de qualificação. A pontuação final de cada ginasta é obtida pela soma da pontuação obtida em cada aparelho.

Em finais por aparelhos individuais, o melhor atleta é definido para cada dispositivo.

Na competição por equipes, envolvendo as oito equipes com as melhores pontuações durante a pré-eliminatória.

Bibliografia

• Ginástica Federação Mexicana (2005). “Programa Nacional Obrigatório”.
• Hayhurst, Brian (1983). Ginástica Artística. Barcelona: Parramón. ISBN 84-342-0326-X
• Huguet e Parellada, Jordi (1989). Coleção Sports 92. Ginástica. Barcelona. ISBN 84-87254-15-2

Fonte: es.wikipedia.org/wiki/Gimnasia_art%C3%ADstica

Dia da Ginástica Artística

30 de Janeiro

Há registros de práticas de acrobacias semelhantes aos movimentos da ginástica no Egito Antigo, mas a maior parte dos relatos considera a Grécia Antiga como o berço do esporte. Os gregos praticavam exercícios para manter o corpo em forma, como recurso preparatório para a prática de outros esportes e também para o aperfeiçoamento físico dos militares. Após a sua popularidade na Grécia, a ginástica voltou à cena na Europa no período do Renascimento, entre os séculos XIV e XVI.

Dia da Ginástica Artística

O boom do esporte ocorreu séculos mais tarde pelas mãos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, considerado o “pai da ginástica”. Em 1811, o alemão criou a primeira escola para a prática do esporte ao ar livre. Seu objetivo era preparar fisicamente a juventude alemã para o enfrentamento do exército de Napoleão Bonaparte. O ideal contagiou outros países europeus.

Passada a guerra, a prática da ginástica foi considerada perigosa por seu teor revolucionário e Jahn foi perseguido e preso. Foram duas décadas de perseguição. Neste período, muitos ginastas alemães disseminaram o esporte em outros países. O Brasil foi um dos contemplados. Foram mais de duas décadas de proibição. Em 1881, foi fundada a Federação Europeia de Ginástica (FEG).

A ginástica faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896, quando cinco países disputaram títulos individuais. Em Amsterdã 1928, as mulheres competiram pela primeira vez, mas o programa feminino só foi desenvolvido em Helsinque 1952, com sete eventos. Nesse tempo, era chamada de Ginástica Olímpica. Depois, com a inserção da Rítmica (Los Angeles 1984) e do Trampolim (Sidney 2000) nos Jogos, passou a ser chamada de Ginástica Artística.

Hoje pode ser considerada a mais popular entre as sete modalidades da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), já que é bastante conhecida pelos bons resultados conquistados pelos brasileiros.

Depois de referências como Cláudia Magalhães e João Luiz Ribeiro, primeiros brasileiros a participarem de uma edição dos Jogos Olímpicos, em Moscou 1980, outros grandes nomes podem ser lembrados; Luisa Parente, que ganhou os Jogos Pan-americanos Havana1991 e participou dos Jogos Olímpicos Seul 1988 e Barcelona1992, entre tantos outros ginastas importantes; Daiane dos Santos foi a primeira ginasta do Brasil a conseguir uma medalha de ouro em campeonatos mundiais; os irmãos Diego e Daniele Hypolito, ícones da modalidade no país.

Fonte: timebrasil.cob.org.br/esportes/ginastica-artistica

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.