Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Nacional da Mamografia

Dia Nacional da Mamografia

PUBLICIDADE

 

05 de Fevereiro

No dia  5 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia.

O exame da mamografia deve ser realizado a partir dos 40 anos, caso o paciente tenha histórico dessa doença na família, o exame deve ser realizado antes.

Diagnosticado o câncer mais comum entre as mulheres, utiliza-se a mamografia como ferramenta primordial no diagnóstico precoce que vem aumentando a sua incidência nos últimos 30 anos como método mais eficaz; quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial a estratégia é mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.

A mamografia é um exame de radiografia que serve para visualizar a região interna das mamas, e deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, salvo aquelas com idade inferior a isso que tem indicação do médico ginecologista.

O exame é solicitado pelo médico que atende nas Unidades de Saúde da Família de cada bairro ou pelo médico ginecologista que faz acompanhamento dessas mulheres. Após o pedido médico os exames são agendados por telefone logo em seguida.

Dia Nacional da Mamografia

A mamografia é um exame de raio-x que serve para visualizar a região interna das mamas, segundo o Hospital do Câncer A.C Camargo o uso de exames preventivos aumentou bastante o número de casos de câncer identificados antes de causar sintomas.

O sintoma mais comum de câncer de mama feminino é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Por isto, é importante seguir as orientações médicas.

Entre os sintomas existe também:

• Inchaço em parte do seio

• Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades na pele, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja

• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro)

• Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama

• Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo

• Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro)

• Um caroço nas axilas

Mas não podemos esquecer que também existe o câncer de mama masculino, esse aparece de forma semelhante ao câncer de mama feminino, o tumor no homem é assintomático na sua fase inicial. O sintoma mais comum é o aparecimento e rápido crescimento de um nódulo (caroço) na mama.

Outros sintomas podem ser:

• Retração ou edema da pele;

• Secreção pelo mamilo;

• Dor que só aparecerá em fases mais avançadas da doença.

Não espere a dúvida procure um médico e previna-se!

Maria Auxiliadora dos Santos é Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical

 

5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia. Instituído a partir do Projeto de Lei da Senadora Maria do Rosário (PT-RS), a data objetiva sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

 

Fonte: www.arturnogueira.sp.gov.br/Fonte: www.fsindical.org.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.