Dia de São Marcelino Champagnat

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06 de Junho

Oração para pedir graça, por intercessão de São Marcelino Champagnat

São Marcelino Champagnat, durante a vossa vida caminhastes na presença de Deus, cheio de fé e profunda confiança filial na proteção de Maria, e fostes misericordioso para com o próximo, cheio de amor e carinho pelos pobres e pequeninos, os prediletos de Deus.

Por isso, com grande confiança nos dirigimos a vós. Consegue-nos do Senhor a graça… (citar o pedido).

Isso vos pedimos para a glória de Deus, nosso Pai querido.

Amém.

São Marcelino Champagnat, rogai por nós!

Oração à Champagnat

São Marcelino, rogai por nós;

fazei-nos perseverantes no bem;

fazei frutificar o trabalho de nossas mãos

em favor do evangelho,

para que sigamos sempre

os passos de Jesus e de Maria.

“Tudo a Jesus por Maria,

Tudo a Maria para Jesus.”

Amém.

Chamado para mudar a educação do seu tempo

O Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat, nasceu na França em 1789 e viveu a infância durante a Revolução Francesa. Após esse período, a situação escolar degradou-se por completo. Champagnat sofreu as consequências nefastas dessa época.

Durante seus estudos no seminário, em Lyon, sentiu a necessidade de formar educadores, capazes de minorar a situação da juventude que estava mergulhada na ignorância, na degradação moral e social. Fundou para tanto, em 1817, em La Vallà, o Instituto dos Irmãos Maristas, início de um estilo marista de educar, hoje difundido em 77 países.

Champagnat era um homem cujo pensamento ia além das ideias educacionais do seu tempo, demonstrando ser um excepcional educador da juventude. “Juntamente com seus jovens discípulos, que formou em sua Casa de Formação de l’Hermitage, elaborou e aperfeiçoou um sistema de valores educativos, ao implementar e adaptar as mais eficazes abordagens pedagógicas de sua época”.

Cronologia de São Marcelino Champagnat

Dia de São Marcelino Champagnat

1789 – 20 de maio: nascimento de Marcelino Champagnat.

1792 – supressão das Ordens Religiosas, entre elas a dos Irmãos das Escolas Cristãs.

1799 – Marcelino começa a escolaridade formal com resultados negativos.

1800 – João Baptista Champagnat deixa de ser presidente, mas é eleito membro do Novo Conselho Municipal.

1804 – Marcelino Champagnat descobre a sua vocação sacerdotal.

1805 – Marcelino ingressa no Seminário Menor de Verrières.

1813 – Marcelino Champagnat entra no Seminário Maior de Lião.

1814 – Festa da Epifania: Marcelino recebe a tonsura, as ordens menores e o subdiaconado.

1815 – No dia 23 de Junho Marcelino é ordenado diácono pelo bispo de Grenoble, juntamente com João Claúdio Colin e João Maria Vianney.

1816 – Ordenação sacerdotal de Marcelino Champagnat, no dia 22 de julho. No dia seguinte 12 seminaristas fazem a promessa a Nossa Senhora de Fourvière de criar a Sociedade de Maria.

1817 – no dia 2 de Janeiro, Marcelino Champagnat instala os dois primeiros postulantes maristas numa casa de La Valla.

1818 – Fundação da casa de Marlhes.

1821 – Depois das festas da Páscoa Marcelino Champagnat encontra-se com o Vigário Geral que o recrimina por ter fundado uma Congregação dedicada à educação. Há também acusações e denúncias da Universidade.

1823 – O “Lembrai-vos” na neve e a “salvação” em casa dos Donnet.

1824 – No dia 13 de maio, faz-se a bênção da primeira pedra para a construção do Eremitério.

1825 – Os Irmãos Maristas de Marcelino Champagnat instalam-se no Eremitério. Marcelino Champagnat esgotado pelas visitas às escolas cai gravemente enfermo.

1828 – durante as férias, Marcelino muda de método de leitura.

1831 – 18 de abril: ordem real que regulamenta as condições de ensino para os religiosos.

1832 – 16 de outubro: entrada de Pedro Aleixo Labrosse que será o segundo Superior Geral do Instituto.

1833 – Marcelino Champagnat conta com 82 Irmãos que ensinam em 19 escolas a 2.000 alunos. Tem 22 postulantes que recebem o hábito religioso.

1836 – reconhecimento oficial pela Santa Sé dos Padres maristas. O Padre Colin é o Superior Geral. Marcelino Champagnat é nomeado Superior do Instituto dos Irmãos. No dia 24 de dezembro, os primeiros missionários maristas partem para a Oceânia.

1839 – Eleição do sucessor de Marcelino Champagnat: é o Irmão Francisco Rivat.

1840 – No dia 6 de junho, Marcelino Champaganat morre no Erimitério.

Desde 2 de janeiro de 1817, o Fundador tinha 421 Irmãos, professos ou noviços, dos quais 92 o tinham abandonado, 49 tinham morrido na Congregação. Quando morreu o Fundador havia, pois, 280 Irmãos. Tinham-se fundado 53 escolas, das quais se fecharam 5, ficando 48.180 Irmãos davam educação cristã a 7.000 alunos aproximadamente.

 

06 de Junho

Marcelino Champagnat nasceu no dia 20 de maio de 1789, época em que se iniciava a Revolução Francesa, na aldeia de Marlhes, localidade onde predominava o analfabetismo. Sua mãe e sua tia despertam nele uma fé sólida e devoção religiosa, e também serviram de modelos para a afirmação de seus primeiros passos como cristão. Seu pai era agricultor e tinha grau de estudo avançado para aquela época..

Dia de São Marcelino Champagnat

O desenvolvimento intelectual do jovem Marcelino Champagnat foi bastante atribulado devido à falta de professores competentes, mas seu pai lhe ensinou qualidades como honestidade, lealdade, perseverança e verdade.

Ainda na infância, Marcelino chegou a trabalhar na granja de seus pais, e não voltou mais a escola depois de ter visto professores maltratando um aluno. Durante esse período ele descobre a vocação para sacerdote.

Em 1805, Marcelino Champagnat responde generosamente ao chamado de Jesus e ingressa no Seminário Menor de Verriéres. Depois de alguns anos ele passa a integrar o Seminário Maior de Lyon (ambos na França) recebendo a formação ideológica e espiritual.

Em julho de 1816, Marcelino Champagnat fazia parte de doze seminaristas que foram promovidos para a criação da Sociedade de Maria formada por sacerdotes, irmãos, irmãs, religiosos e leigos.

Ao ser ordenado sacerdote Marcelino Champagnat foi coadjutor da Vila de La Valla, na França.

A pobreza cultural do local lhe impressionou muito assim que chegou lá, como as escolas que atraiam poucos interessados que desejavam aprender.

No ano seguinte, Marcelino Champagnat se reúne com seus dois primeiros discípulos e criam a Fundação dos Irmãos Maristas. A partir deste instante passou a ensinar aos meninos pobres o cristianismo.

Passavam-se os anos e Marcelino Champagnat ainda criou uma escola para o povoado de La Valla, onde o foco de estudo era a religião. Em junho de 1840, com 51 anos de idade vem a falecer com uma doença que já tomava conta de seu corpo e sua mente.

Devido à fragilidade por conta da doença que lhe enfraquecia foi eleito para seu lugar o Irmão Francisco Rivat. Champagnat deixou o Ordenado com 290 irmãos distribuídos em 48 escolas primárias.

Canonização

No dia 18 de abril de 1999, na praça São Pedro no Vaticano, Vossa Santidade o Papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat, e é reconhecido como Santo da Igreja Católica. São Marcelino Champagnat é padroeiro da educação e dos professores.

 

06 de Junho

São Marcelino Champagnat Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas

Marcelino Champagnat, padre marista francês, é o fundador do Instituto dos Irmãos Maristas das Escolas ou Irmãozinhos de Maria. O encanto que sua pessoa produz não nasce de uma primeira impressão, mas de uma presença continuada e singela. Como Maria de Nazaré, age com discrição. Sua riqueza interior é profunda e são contagiosos seu dinamismo pessoal, sua alegria, sua espiritualidade mariana e sua confiança em Deus. As crianças e os jovens são seus amigos e lhe manifestam um carinho especial. Os irmãos, que tanto os ama, são os herdeiros de seu espírito. Seu itinerário de fé o conduz até as primícias do amor, pois é nisto que consiste a santidade.

As raízes de uma história

Rosey é uma aldeia do município de Marlhes, França. Lugar de montanha, muito atraente, mas de restritas condições de desenvolvimento humano e com poucas condições para a cultura e o relacionamento; a vida é rude. O calendário marca o ano da Revolução Francesa: 1789. No dia 20 de maio, Maria Teresa Chirat, casada com João Batista Champagnat, dá à luz a seu nono filho. No dia seguinte, 5ª feira da Ascensão, o bebê é levado à pia batismal e passa a chamar-se Marcelino José Bento. Vislumbra-se a aurora de uma nova época. O Antigo Regime desfaz-se em pedaços. João Batista, o pai do menino, homem aberto, acolhedor, compreensivo e com espírito de iniciativa, toma o pulso da história participando em primeira fila. Possui elevado nível de instrução para seu tempo. Sua letra é impecável, sua facilidade de falar em público, assim como sua capacidade de direção, são provas de suas qualidades. Exerce diversas funções e cargos como juiz de paz e obtém o primeiro lugar na votação para delegado. Dedica-se com esmero em suas atuações públicas. Mesmo servindo os ideais revolucionários, nos quadros dos jacobinos, partido de extrema esquerda, dá prioridade às realidades concretas de seu povo, salvaguardando os interesses de seus habitantes.

Enquanto se sucedem estas ocorrências políticas, Marcelino convive estreitamente com sua mãe que se dedica ao comércio de telas e encaixes, tendo que completar seus ganhos com a agricultura e os trabalhos do moinho. Maria Teresa é, na vida de seu esposo, um instrumento de moderação e equilíbrio. Seu temperamento e sobretudo a energia e a clarividência em relação à economia familiar e à educação dos filhos, facilitam-lhe a tarefa: educa com esmero seus filhos, acentuando os valores da piedade, do trato social e do espírito sóbrio. Sua tia, Luísa Champagnat, é religiosa de S. José, expulsa do convento pela Revolução. A influência que deixa no jovem através de orações, lições e bons exemplos é tão profunda que, com certa freqüência, Marcelino a relembra com agrado e gratidão. Com a idade de seis anos, um dia, pergunta-lhe: “Tia, que é a revolução? É uma pessoa ou um animal?” Em seu ambiente é quase impossível subtrair-se ao palpitar da História.

A educação de Marcelino é realizada no cruzamento das novas idéias, trazidas por seu pai, e a espiritualidade profunda e tradicional, transmitida por sua mãe e sua tia. No seio da família, os problemas do mundo são vividos em toda a sua agudeza, recebendo uma solução moderada, porém positiva e sempre favorável às pessoas mais que às ideologias. Respira o sentido da fraternidade vivendo lado a lado com suas irmãs e irmãos.

Uma ferida luminosa

Deus se serve amiúde das páginas obscuras de nossa história e das feridas que a vida produz em nós para fazer surgir uma fonte de luz. Marcelino vive uma situação escolar muito deficiente. Duas experiências negativas lhe produzem um forte impacto.

Sua tia ensina-lhe os rudimentos da leitura com resultados decepcionantes. Seus pais decidem enviá-lo ao professor em Marlhes, Bartolomeu Moine. No primeiro dia em que vai à escola, por ser excessivamente tímido, o professor o chama para perto de si com o fim de fazê-lo ler. Enquanto está indo, outro aluno se antecipa e lhe toma o lugar. O professor aplica sonora bofetada no intruso e manda-o para o fundo da sala. Este ato de brutalidade produz um trauma ao recém chegado, aumentando-lhe o medo. Revolta-se interiormente: ” não voltarei à aula de um professor assim; ao maltratar sem razão este menino, mostra-me o que está me esperando; por qualquer coisa poderá tratar-me assim; não quero, por isso, receber dele aula e menos ainda castigos”. Apesar da insistência da família, não volta à escola. O primeiro dia de aula é também o último.

Depois deste fracasso escolar, aprende a vida na escola de seu pai. Acompanha-o em qualquer lugar que vá e realiza todos os trabalhos necessários para a manutenção de uma granja. Entrega-se com entusiasmo a todas estas ocupações, movido por seu temperamento dinâmico, seu amor ao trabalho manual, seu espírito de iniciativa, seu sentido prático e sua força física. Marcelino possui, além disso, um bom caráter. As mães, que dão mais valor à sabedoria do que à cultura, o propõem como modelo para seus filhos. Ao mesmo tempo, cresce em piedade e em virtude na escola de sua mãe e de sua tia, recebendo, aos onze anos, a primeira comunhão e o sacramento da confirmação.

Outro fato que ocorreu numa sessão de catequese o impressiona profundamente. Um sacerdote, cansado das traquinagens de um rapaz, repreende-o e dá-lhe um apelido. O rapaz não pára e seus colegas usam o apelido para ridicularizá-lo. Na saída, continuam. Seu agastamento estimula a agressividade de seus colegas. O rapaz, em conseqüência, torna-se arredio e fechado em si mesmo. Anos mais tarde, Marcelino dirá: “Ai tendes o fracasso da educação: um menino condenado, por seu caráter mal formado, a converter-se em suplício para sua família e vizinhança. E tudo isto por causa de uma atitude de impaciência que poderia ter sido evitada facilmente”.

A fundação do Instituto dos Irmãos Maristas será sua resposta de fé às carências e à situação escolar da França que adquire caracteres dramáticos. No ano de 1792 são suprimidas todas as congregações religiosas. A instrução pública é nula. A juventude tem diante de seus passos o caminho da ignorância e do desacerto. Poucos anos depois o século XIX abrirá suas portas. Será o século da escola para a qual Marcelino contribuirá de maneira notável.

Sua vocação: “vencerei já que Deus o quer”

A falta de sacerdotes é evidente. Urge fomentar vocações e fundar seminários. Um sacerdote quer recrutar alunos para o seminário. O pároco o encaminha à família Champagnat. João Batista não pode conter seu espanto ao saber do motivo da visita: “Nenhum de meus filhos jamais manifestou o desejo de ir ao seminário”. Ao contrário de seus irmãos que recusam o convite, Marcelino fica em dúvida. O sacerdote, com um pouco mais de conversa, fica encantado com a singeleza, modéstia e caráter franco e aberto de Marcelino: “Filho, tens que estudar e ser sacerdote. Deus o quer”. Marcelino então decide ir ao seminário. Sua opção jamais será revogada.

Sua vida toma outro rumo. Seus projetos, vinculados ao comércio e aos negócios, vão por águas abaixo. A determinação de ir ao seminário exige outros requisitos: aprender Latim, além de ler e escrever em Francês. Sua língua materna e habitual é uma variante do ocitano: o franco-provençal. Seus pais, antevendo as dificuldades, tentam dissuadi-lo. Tudo inútil. Sua determinação está clara: será sacerdote.

João Batista, seu pai, morre repentinamente. Marcelino tem 15 anos. Volta aos estudos. Recuperar, nesta idade, o tempo perdido torna-se uma empresa gigantesca. Vai à escola de Benito Arnaud, seu cunhado. Apesar do esforço de ambos, os progressos são escassos. O cunhado tenta dissuadi-lo. E informa disso a mãe de Marcelino. Apesar das dificuldades, ele persiste e aprofunda sua vocação. Reza com freqüência a São Francisco Regis e vai com sua mãe ao santuário mariano de La Louvesc. A decisão é irrevogável: “Quero ir para o seminário. Terei êxito em meu propósito, já que Deus me chama”.

O caminho do sacerdócio

Marcelino ingressa no Seminário Menor de Verrières. Ao início, não se comporta bem e é convidado pelo reitor a ficar em casa e não voltar ao Seminário. Marcelino passa por maus momentos. Supera esta etapa com a ajuda direta da mãe – que falecerá ao completar Marcelino 20 anos – e orienta as energias em função de seu projeto de vida. Luta ardorosamente para conseguir a ciência e a piedade. Seu comportamento, avaliado como “regular” no sexto ano, progride até obter a classificação de “muito bom “. É nomeado vigilante de dormitório. Esta tarefa intensifica seu sentido de responsabilidade e lhe permite subtrair horas de sono para dedicá-las ao estudo.

Realiza progressos notáveis em sua piedade e na ação apostólica entre os companheiros, dois dos quais se inscrevem nas páginas da História: João Cláudio Colin, fundador e superior geral da Sociedade de Maria, e João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars. Anima os desestimulados. Suas resoluções de retiro, que terminam com uma oração, são seu documento autográfico mais antigo. Além de esforçar-se por uma vida espiritual mais intensa e profunda, promete ao Senhor “instruir os que ignoram teus divinos preceitos e ensinar o catecismo a todos sem distinção de ricos e pobres”. Durante as férias, assim procede reunindo as crianças de sua aldeia.

Marcelino entra no Seminário Maior de Lião, dirigido pelos sulpicianos, com 24 anos. O escudo de armas do seminário é o monograma mariano que, anos mais tarde, será adotado pela Sociedade de Maria em geral e pelos Pequenos Irmãos de Maria em particular. Os três anos de Teologia, preparatórios à ordenação sacerdotal, constituem um tempo privilegiado para o fervor, a madureza, a amizade, o ideal apostólico e os projetos de fundação. Os anos anteriores a sua ordenação sacerdotal lhe servem para realizar três tarefas: sua maturação humana e espiritual, a aquisição de um nível satisfatório em seus estudos – partindo de uma base acadêmica quase inexistente, fato que aumenta suas dificuldades e põe à prova sua constância – e a amizade com o grupo de companheiros, estimulados pelo amor à Virgem e tendo em vista o desejo partilhado de fundar uma congregação religiosa.

Ingressa um novo seminarista: João Cláudio Courveille que afirma ter sido curado milagrosamente em 1809 e ter ouvido, em Puy, uma voz interior que o impele a fundar a Sociedade de Maria. Junto a ele, é constituída uma equipe de seminaristas para esta finalidade. Marcelino, recrutado pelo próprio Courveille, está entre eles. Uma certa clandestinidade e o ideal de um projeto esperançoso enchem de entusiasmo suas reuniões. O projeto compreende padres (e irmãos leigos), irmãs e ordem terceira. No entanto, Marcelino tem suas preocupações particulares: quer fundar uma congregação para o ensino. A necessidade imperiosa de educação naquele momento histórico e a lembrança do que lhe havia custado instruir-se subjazem em sua decisão: “precisamos de irmãos”. Sua proposta não encontra eco no grupo por não estar previsto no projeto inicial. Mas ele insiste: “Precisamos de irmãos”. Finalmente, concordam em que ele o realize: “Encarregue-se você dos irmãos já que a idéia é sua”. Cláudio Maria Bochard, um dos vigários gerais, também alimenta desejos de fundar sua congregação e verá no projeto de Marcelino uma ameaça ao seu.

No dia 22 de julho de 1816, Marcelino é ordenado sacerdote junto com muitos de seus companheiros de seminário e de projeto fundacional. Doze deles, Marcelino entre eles, sobem em peregrinação ao Santuário Nossa Senhora de Fourvière para colocarem-se sob a proteção de Maria. Depois da missa, João Cláudio Courveille lê um texto de consagração que pode ser considerado o primeiro ato oficial, embora de caráter privado, da Sociedade de Maria, assim como a data de fundação. As tarefas pastorais os dispersaram pela imensa diocese de Lião.

Com os olhos abertos

Marcelino antecipa a metodologia do “ver, julgar e agir”. Anos mais tarde, em carta dirigida à rainha Maria Amélia, recorda sua época de coadjutor em La Valla: “Elevado ao sacerdócio em 1816, fui enviado a um município da região de Saint-Chamond (Loire). O que vi com meus próprios olhos nesta região, no tocante à educação dos meninos e adolescentes, me relembrou as dificuldades que eu também tive em minha infância por falta de educadores. Apressei-me, portanto, em levar a efeito o projeto que tinha de formar uma associação de irmãos educadores para os municípios pobres, rurais onde, na maioria dos casos, a penúria não permitia haver Irmãos das Escolas Cristãs. Dei, aos membros desta nova associação, o nome de Maria, persuadido de que só este nome já atrairia grande número de alunos. Um êxito rápido, apesar da falta de recursos materiais, justificando minhas conjecturas, superou minhas esperanças […]. O governo, ao nos autorizar, facilita, de maneira singular, nosso desenvolvimento. A religião e a sociedade obterão grande proveito com isso”.

Quando chega a La Valla, ao divisar o campanário da Igreja, prostra-se de joelhos e confia ao Senhor e a Maria, que a chama de Boa Mãe, sua tarefa apostólica. La Valla está encravada numa bela paisagem da zona montanhosa do Pilat. A paróquia está abandonada, lamentavelmente. Para renová-la, traça uma regra de vida pessoal. Concede importância à vida de oração, ao estudo diário da Teologia e à preocupação pastoral: “Procurarei, especialmente, praticar a mansidão e, para levar mais facilmente as almas a Deus, tratarei com suma bondade a todos”.

A mudança só será possível a partir do estudo da realidade paroquial. Não demora em fazê-lo. O abandono em que se encontram os meninos acentua seu cuidado por eles através da catequese, da educação e da instrução. Seu trato afetuoso dá preferência à recompensa e ao estimulo antes que ao castigo, praticamente não utilizado por ele. Demonstra suas atenções para com os adultos por meio de homilias e pelo sacramento da confissão. No entanto, seus privilegiados são os enfermos e os pobres. Um jovem, João Maria Granjon, trava amizade com Marcelino e o acompanha em algumas de suas visitas aos doentes. Será o primeiro irmãozinho de Maria. O uso deste diminutivo, para Marcelino, tem uma profunda conotação espiritual de simplicidade e humildade. Um fato ocorrido no dia 28 de outubro de 1816 é decisivo para concretizar seu sonho. Atende um jovem de 17 anos, chamado João Batista Montagne, moribundo, na zona de Palais. Impressiona-o profundamente suas carências a respeito da vida. Dá-se conta da ignorância que ele tinha dos mistérios da fé. Horas depois, o jovem falece. Champagnat não pode mais ficar de braços cruzados. Naquele mesmo dia comunica a João Maria Granjon seus projetos e o papel que ele, João Maria, poderia desempenhar. É urgente realizá-lo. A proposta de Marcelino sobre a necessidade de irmãos adquire caracteres dramáticos. Cinco dias depois aparece-lhe um jovem, João Batista Audras, para expor-lhe suas inquietudes vocacionais. Marcelino propõe-lhe vir viver com João Maria Granjon.

Fundador dos Irmãos Maristas

Já tomou conhecimento do suficiente. Em seu interior ressoam as palavras de Maria: “Fazei tudo o que ele disser” e passa decididamente à ação. Tem 27 anos e nem sequer passaram seis meses de sua ordenação sacerdotal. No dia 2 de janeiro de 1817, João Maria Granjon, com 23 anos, e João Batista Audras, de 14 anos e meio, ocupam a pequena casa que Marcelino alugou em La Valla. Entremeiam oração, trabalho e estudo. Sua ocupação manual consiste na fabricação de pregos, para, com isto, prover a sua manutenção. Marcelino dá-lhes lições de leitura e escrita e zela por sua formação de religiosos educadores. Novos jovens incorporam-se ao projeto, entre eles Gabriel Rivat (Irmão Francisco) que será o primeiro superior geral.

Depois de preparar adequadamente os irmãos, funda uma escola em Marlhes. O irmão Luís é seu primeiro diretor. Apesar de sua juventude e inexperiência, o resultado obtido em tão pouco tempo torna-se patente a todos. Técnicas elementares alimentam todo um estilo educativo, proporcionado por Marcelino: partilhar a vida com os jovens, amá-los e conduzi-los a Jesus sob a proteção maternal de Maria. As fundações se sucedem de forma paulatina mas constante. As vocações não são suficientes para atender aos numerosos pedidos de abertura de novas escolas.

Toda pessoa que progride humana e espiritualmente passa sempre por uma “noite escura” que lhe serve de purificação em suas motivações e de embasamento na essência de sua fé e de sua vida. Alguns setores da sociedade não vêem com bons olhos os projetos do fundador, sua persistência em levá-los a bom termo e sua freqüente ocupação em trabalhos manuais. Recebe censura de Bochard, que o deixa entregue à própria sorte. Marcelino entrevista-se com o vigário geral da arquidiocese. Põe-no a par de sua comunidade e pede-lhe o parecer sobre a obra, declarando-lhe que está disposto a deixar tudo se ele achar que esta é a vontade de Deus. Põe-se à sua disposição para ser transferido, se for o caso. Esta atitude elimina todas as reservas de seus superiores.

A escuridão da noite tem também raios de luz. Sua confiança na “Boa Mãe” lhe permite encontrar um refúgio seguro em meio a uma tempestade de neve ao visitar um irmão enfermo. Ante a escassez de vocações, sua confiante oração à Virgem encontra uma resposta inesperada com a chegada de oito aspirantes. Uma mudança na cúria diocesana, com a substituição de Bochard, anima sua fundação e recebe autorização para adquirir nova casa. Ajudado economicamente por Courveille, compra, a baixo preço, já que é terreno rochoso, uma propriedade às margens de Gier.

Uma casa edificada sobre rocha

A construção é feita em condições muito duras, suavizadas pela piedade e relações fraternas, o que permite que se realize em menos de meio ano. As pessoas da vizinhança ficam assombradas, já que as dificuldades oferecidas pelo pedregal são enormes. Vêem o jovem sacerdote arremangar a batina e carregar as pedras mais pesadas. Gostam de ouvir, ao passarem pela estrada, os cantos da comunidade. Trata-se de uma casa edificada sobre rocha: Nossa Senhora de L’Hermitage.

O ano de 1825 é uma das épocas mais angustiosas, porque entrecruzam-se problemas legais e financeiros, a par de sua enfermidade e as intrigas de Courveille, que passa a morar com ele em L’Hermitage. Apesar de tudo, Marcelino confia em Maria, seu recurso ordinário.

A autorização legal do Instituto é um problema que não será resolvido em vida. Procura, sem encontrá-la, uma solução definitiva e convincente. Isto custa-lhe dores de cabeça, tramitações burocráticas, visitas e viagens. Entretanto, preocupa-se muito mais de sua obra que de sua legalização.

Courveille considera-se o superior dos irmãos e procura seu reconhecimento: as manobras e a política à socapa encontram resistência. Consegue submeter, à votação, a escolha de superior, porém os irmãos escolhem Marcelino, que encara, com profundo espírito de fé e humildade, as intrigas de seu companheiro de sacerdócio. Inclusive, Marcelino chega a propor uma segunda eleição, depois de sugerir aos irmãos que as pessoas que o cercam são mais qualificadas do que ele. Ganha outra vez quase a unanimidade.

É admissível que estes acontecimentos o façam sofrer muito, embora nada exteriorize. Courveille, respeitado e considerado por Marcelino como superior do grupo de congregações maristas, não reconhece o resultado e passa a um ataque quase frontal por meio de cartas, práticas e argumentação com o fim de persuadir. Esta situação angustiosa e o enfraquecimento de sua saúde, devido a suas numerosas viagens para visitar as comunidades, colégios e moribundos, em condições climáticas adversas, lançam Marcelino no leito da enfermidade, de tal forma que, em poucos dias, perde-se toda a esperança de salvá-lo. O Instituto está em perigo de desaparecer. Sobrevem o desalento. A forma de governo empregada por Courveille, com medidas impositivas e drásticas, contrasta com o estilo de Marcelino com o qual estavam acostumados: retidão e bondade. As águas voltam, lentamente, ao seu leito. Continuam, porém, em tom menor, as agitações de Courveille, que abandona L’Hermitage e retira-se para a trapa de Aiguebelle.

Um estilo de educação baseado no amor e na exigência

Marcelino quer que os irmãos maristas sejam de categoria única e que não haja distinção de classe entre eles. Constitui, este projeto de fraternidade, um sinal se antecipação e de progresso. A trajetória pessoal de Marcelino Champagnat e sua postura frente aos eventos mais relevantes da história permitem observar que sua obra está nascendo adaptada aos tempos modernos. Nas fundações, sempre pede autorização à hierarquia religiosa e ao poder civil. Demonstra, assim, sua vontade de “educar bons cristãos e bons cidadãos”. Embora muitos fundadores procedam de famílias conservadoras, Marcelino vive, desde sua infância, o pulso da Revolução e de mudança. Outros estão contra o governo; ele quer colaborar. Um deputado do Parlamento explica esta atitude: “nunca funda sem o beneplácito da autoridade pública”. Assim procedendo evita conflitos. Mantêm-se sempre à margem da política de partido e dentro das orientações da Igreja.

Marcelino desperta nos irmãos atitudes educativas. Em vez da circunspecção, sugerida como primeira virtude de um educador em outras congregações de ensino, Marcelino propõe a singeleza e a bondade, a autenticidade e a abertura. Insiste também no espírito de família, na benevolência, na devoção a Maria, expressa mais em atos do que em palavras, no trato bondoso dos alunos, no espírito de trabalho e no ideal de educação religiosa bem profunda que deve sublinhar a relação com Deus na confiança. Estas qualidades configuram uma modalidade educativa peculiar.

Não se trata de uma revolução nos métodos pedagógicos, cuja importância não se discute, mas de uma forma de enfocar a vida, de visualizar a educação, de orientar as pessoas, de conduzir a madureza… Trata-se de atitudes profundas, a cujo conjunto chamamos de estilo. Por isso, não é de estranhar que os pedidos de abertura sejam sempre superiores às possibilidades de aceitá-las. A dedicação chega, inclusive, a superar as deficiências que porventura pode haver em nível acadêmico.

Diz com freqüência: “Não posso ver uma criança sem que me assalte o desejo de ensinar-lhe o catecismo e dizer-lhe o quanto Jesus Cristo a ama”. Sente a necessidade de educar a fé através da cultura: “Se se tratasse apenas de ensinar a ciência profana aos meninos, os irmãos não fariam falta; seriam suficientes os professores para esta tarefa. Se pretendemos apenas dar-lhes instrução religiosa, limitar-nos-ía-mos a ser apenas catequistas, reunindo-os uma hora diária para fazê-los recitar a doutrina. Porém, nossa meta é bem superior: queremos educá-los, isto é, dar-lhes a conhecer seus deveres, ensinar-lhes a cumpri-los, infundir-lhes espírito, sentimentos e hábitos religiosos, fazê-los adquirir as virtudes de um bom cristão. Não conseguiremos isto se não formos pedagogos, se não vivermos com as crianças e sem que elas estejam muito tempo conosco”. Tudo isto constitui um projeto de educação integral a partir de uma ótica cristã.

O estilo educativo de Marcelino mergulha suas raízes em sua espiritualidade. O amor a Jesus e a Maria é a fonte inspiradora de sua pedagogia. Seu lema é: “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus”. Não adere, por exemplo, às influências de seu tempo no tocante aos castigos corporais, muito freqüentes naquela época. Sua contribuição pedagógica e educativa centra-se na visão religiosa da vida e das pessoas, num profundo sentido comum, na capacidade prática de enfrentar as diversas situações que se apresentam, na pedagogia da presença, como a melhor forma de prevenção, e de preferência pelos mais pobres e abandonados.

Um projeto de vanguarda

Outras instituições religiosas exigiam de seus membros que fossem de três em três para formar uma comunidade e que cobrassem mensalidades determinadas. Marcelino, com o propósito de chegar a cobrir as necessidades mais urgentes, permite que vão dois a dois; admite, inclusive, a possibilidade de ir só um irmão, porém com o dever de reunir-se e conviver em comunidade com outros. Pergunta-se: Diante da impossibilidade em que se encontram tantos municípios rurais para suprir as necessidades de mais de dois professores, dever-se-ia vacilar entre deixá-los sem meios de educação ou então ministrá-la por meio de dois irmãos, apesar de oferecerem menos garantias que três ? Seria interessante para a religião e para a sociedade que se duvidasse disso? Seu ardor apostólico não tem fronteiras. Não quer que a falta de recursos econômicos seja impedimento para que os meninos recebam educação. Por isso, esforça-se por diminuir os custos por meio de trabalho na própria horta, de cobrança de alguns alunos e da volta dos irmãos a L’Hermitage quando a escola não funciona.

Marcelino Champagnat vive a mística na ação. “Se o Senhor não edifica a casa, em vão se cansam os construtores”, é seu salmo preferido. Nele, os fatos que brotam de uma espiritualidade apostólica profunda falam mais que as palavras. Seus escritos são raros, uma centena de cartas, pouco mais. Impelido pelo espírito e pela necessidade, prepara alguns jovens para realizar um projeto de educação cristã dentro de uma vida religiosa laical. Quando a vida lhe vai diminuindo e novos membros solicitam ingresso em seu Instituto, convence-se de que deve proporcionar-lhe uma Constituição. A ação antecipa-se à palavra. As normas surgem da experiência. Os irmãos maristas herdarão sua espiritualidade mariana e seu estilo pedagógico, a singeleza de trato e seu dinamismo apostólico em favor dos meninos e dos jovens, especialmente os mais desassistidos.

Marcelino: um coração sem fronteiras

Marcelino envia irmãos à Oceania, ansioso por poder ir também com eles porque sente profundo espírito missionário, porém deve ir a Paris para pleitear a legalização do Instituto. Sua vida espiritual alcança grau relevante: “Encontro-me tão unido a Deus nas ruas de Paris como nos bosques de L’Hermitage”. Diante das dificuldades da autorização legal, reage assim numa carta: “Tenho sempre uma grande confiança em Jesus e Maria. Conseguiremos nosso objetivo, não tenho dúvidas, apenas não sei quando… Não esqueça de dizer, a todos os irmãos, quanto os amo e quanto sofro por estar longe deles…”

Vai chegando o momento decisivo, sua saúde não permite ter muitas esperanças. Realiza a eleição de seu sucessor como superior geral. Os irmãos elegem em 1839 o Irmão Francisco. A vida do Instituto segue um ritmo trepidante com numerosas vocações que se apresentam. Ainda encontra tempo e energias para pregar um retiro a alunos. Sua piedade e bondade que transparecem em seu rosto, marcado pela fraqueza e pela dor, conquistam o coração de todos eles, que exclamam: “Este sacerdote é um santo”. Deus está com ele. Deixa resolvidos todos os assuntos temporais, para o que recorre a um notário, já que as propriedades da congregação estão em seu nome. Dita seu testamento que distila uma espiritualidade altíssima e uma sensibilidade apurada. Duas frases: “Oxalá se possa afirmar dos Irmãozinhos de Maria o que se dizia dos primeiros cristãos: vede como se amam… É o desejo mais vivo de meu coração nestes últimos instantes de minha vida. Sim, meus queridos irmãos, escutai as últimas palavras de vosso Pai que são as de nosso amado Salvador: amai-vos uns aos outros; e uma terna e filial devoção a nossa boa Mãe vos anime em todo o tempo e circunstância. Fazei-a amar em toda parte tanto quanto vos seja possível”. Jesus, Maria e José encontram-se no centro de seu coração e de sua oração. No sábado, 6 de junho de 1840, vigília de Pentecostes, pouco antes do amanhecer, Marcelino entrega sua alma a Deus na idade de 51 anos. A realidade que deixa é evidente mas seu projeto é ainda mais ambicioso: “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos”. Hoje quase 5.000 irmãos maristas e numerosos leigos realizam o carisma de Marcelino em 75 países.

No dia 29 de maio de 1955, Marcelino ocupa a glória de Bernini, por ocasião de sua beatificação, sob o Pontificado de Pio XII e, no dia 18 de abril de 1999, Marcelino é canonizado pelo Papa João Paulo II. Este Papa, no dia 20 de setembro de 2000, ano do Grande Jubileu, benze a escultura de S. Marcelino Champagnat que passa a fazer parte dos santos fundadores de ordens religiosas, representados na Basílica de São Pedro.

Fé e amor esculpidos para sempre

Traços de são Marcelino na escultura de Deredia

A escultura reflete a fortaleza e a decisão de Marcelino, que leva sobre seus ombros o peso da infância com ternura e delicadeza. Estas suas atitudes antropológicas adquirem toda sua dimensão cristã pela força da cruz que sustenta com sua mão esquerda. As crianças, especialmente os pobres e marginalizados, precisam de uma relação educativa que lhes proporcione segurança e amor. Assim o entendeu Marcelino e assim o irradia a estátua, com reminiscências da imagem do Bom Pastor. O jogo de pés e mãos traduzem a trama afetiva, que é o terreno preparado para receber a Palavra de Deus e a ação educativa. A criança sobre os ombros se apoia na cabeça do Santo adquirindo uma perspectiva superior para ver a vida e seu pé descansa seguro na mão direita de Marcelino. Por outra, a figura inferior do grupo escultórico se apoia no pé de Champagnat, como referência pessoal, enquanto o livro aberto aponta as oportunidades educativas de que goza e seu olhar vai configurando um modo próprio de ver a vida.

A humildade e a simplicidade de Marcelino se expressam através da mensagem da estátua. Não há sobrecarga de elementos senão traços essenciais. A escultura permite observar o mistério mais sublime da fé cristã ao representar a unidade do amor na trindade de pessoas. Todo o mais é acidental. A obra não pode ser diferente. Descreve em cada sinal o retrato do personagem e cada volume harmoniza com o conjunto. A luz esvai-se suave e cândida sobre a roupagem sem alterar aquela unidade com o universo que Miguel Ângelo e Marcelino sonharam.

Bibliografía

M. CHAMPAGNAT, Cartas, Luis Vives, Zaragoza 1996; J.B. FURET, Vida de José B. Marcelino Champagnat. Luis Vives, Zaragoza 1990; Ir. SILVESTRE, CRÓNICAS MARISTAS IV, Memorias, Luis Vives, Zaragoza 1990; S. SAMMON, San Marcelino Champagnat. Vida y misión, Instituto de Hermanos Maristas, Roma 1999; R, MASSON, Marcelino Champagnat, las paradojas de Dios, Luis Vives, Zaragoza 2000; ESCORIHUELA, MORAL, SERRA, El educador marista. Luis Vives, Zaragoza 1983; G. MICHEL, Champagnat, Ed. Salesiana, Asunción 1994; V. DEL POZO, Yo y la revolución, Ed. Barath, Madrid 1985; F. ANDRES, Padre de hermanos, Luis Vives, Zaragoza, 1990; INSTITUTO MARISTA, Misión Educativa Marista. Un proyecto para hoy, Edelvives, Madrid 1999; P. ZIND-A. CARAZO, Tras las huellas de Marcelino Champagnat, Provincia Marista, Chile 1999; M. A. DORADO, El pensamiento educativo de la Institución marista, Ed. Nau llibres, Valencia 1984.

 

06 de Junho

MARCELINO CHAMPAGNAT (1789-1840)

Presbítero da Sociedade de Maria
Fundador do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria
Irmãos Maristas das Escolas

Marcelino Champagnat nasce a 20 de maio de 1789, em Marlhes, aldeia de montanha no Centro-Leste da França. A Revolução acaba de estourar. Ele é o nono filho de uma família cristã. Sua educação é essencialmente familiar. Sua mãe e sua tia religiosa, expulsa do convento, despertam nele fé sólida e profunda devoção a Maria. Seu pai, agricultor e comerciante, possui instrução acima da média; aberto às idéias novas, desempenha um papel político na aldeia e na região. Transmite a Marcelino a habilidade para os trabalhos manuais, o gosto pelo trabalho, o senso das responsabilidades e a abertura às idéias novas.

Quando Marcelino está com 14 anos, um padre o visita e lhe faz descobrir que Deus o chama à vocação sacerdotal. Quando Marcelino, de quase nenhuma escolaridade, vai se meter a estudar, “porque Deus o quer!”, o seu ambiente, sabedor de suas limitações, procura dissuadi-lo. Os anos difíceis do Seminário Menor de Verrières (1805-1813) são para ele uma etapa de verdadeiro crescimento humano e espiritual.

No Seminário Maior de Lião, tem por colegas João Maria Vianney, futuro cura d’Ãrs, e João Cláudio Colin, que será o fundador dos Padres Maristas. Junta-se a um grupo de seminaristas que projeta fundar uma Congregação que abrange padres, religiosas e uma Ordem Terceira, levando o nome de Maria – a “Sociedade de Maria” – para cristianizar a sociedade. Impressionado pelo abandono cultural e espiritual das crianças da campanha, Marcelino sente a urgência de incluir nessa Congregação Irmãos para a educação cristã da juventude: “Não posso ver uma criança sem sentir o desejo de fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a amou”. No dia seguinte de sua ordenação (a 22 de julho de 1816), esses neo sacerdotes vão consagrar-se a Maria, colocando seu projeto sob sua proteção no santuário de N.S.a de Fourvière.

Marcelino é enviado como coadjutor na paróquia de Lã Valla. A visita aos doentes, a catequese das crianças, o atendimento aos pobres, o acompanhamento da vida cristã das famílias, são as atividades do seu ministério. Sua pregação simples e direta, a profunda devoção a Maria e seu zelo apostólico, marcam profundamente os paroquianos. A assistência a um adolescente de 17 anos, às portas da morte e sem conhecer Deus, o perturba profundamente, impelindo-o a executar logo o seu projeto.

A 2 de janeiro de 1817, apenas a 6 meses de sua chegada a Lã Valla, Marcelino, o jovem coadjutor de 27 anos, reúne seus dois primeiros discípulos: a Congregação dos Irmãozinhos de Maria, ou Irmãos Maristas, nasce na pobreza e humildade, na total confiança em Deus, sob a proteção de Maria. Além de garantir seu ministério paroquial, forma seus Irmãos, preparando-os para a missão de mestres cristãos, de catequistas, de educadores dos jovens. Vai viver com eles.

Apaixonado pelo Reino de Deus, consciente das imensas carências da juventude e educador nato, Marcelino faz desses jovens camponeses sem cultura apóstolos generosos. Sem tardar abre escolas. As vocações vêm, e a primeira casa, apesar de aumentada pelo próprio Marcelino, torna-se logo pequena demais. As dificuldades são numerosas. O clero em geral não compreende o projeto desse jovem padre inexperiente e sem recursos. Mas as populações rurais não cessam de pedir Irmãos para garantir a instrução cristã das crianças.

Marcelino e seus Irmãos participam na construção de sua nova casa para abrigar mais de cem pessoas e que levará o nome de “Nossa Senhora de l’Hermitage “. Em 1825, livre da função de coadjutor, pode dedicar-se inteiramente à sua Congregação: à formação e acompanhamento espiritual, pedagógico e apostólico dos seus Irmãos, à visita das escolas, à fundação de novas obras.

Marcelino, homem de fé profunda, não cessa de procurar a vontade de Deus na oração e no diálogo com as autoridades religiosas e com seus Irmãos. Bem consciente de suas limitações, conta apenas com Deus e a proteção de Maria, a “Boa Mãe”, o “Recurso Habitual”, a “Primeira Superiora”. Sua grande humildade, seu senso profundo da presença de Deus, fazem-lhe superar, com muita paz interior, as numerosas provações. Reza amiúde o Salmo 126: “Se o Senhor não constrói a casa”, convencido de que a Congregação dos Irmãos é obra de Deus, obra de Maria. “Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria para Jesus” é sua divisa.

“Tornar Jesus Cristo conhecido e amado” é a missão dos Irmãos. A escola é o meio privilegiado para essa missão de evangelização. Marcelino inculca a seus discípulos o respeito, o amor às crianças, a atenção aos mais pobres, aos mais ingratos, aos mais abandonados, especialmente os órfãos. A presença prolongada entre os jovens, a simplicidade, o espírito de família, o amor ao trabalho, o agir em tudo do jeito de Maria, são os pontos essenciais de sua concepção educativa.
Em 1836, a Igreja reconhece a Sociedade de Maria e lhe confia a missão da Oceania. Marcelino pronuncia seus votos como membro da Sociedade de Maria. Envia três Irmãos com os primeiros Padres Maristas missionários nas ilhas do Pacífico. “Todas as dioceses do mundo entram em nossos planos”, escreve.

As providências concernentes à autorização legal de sua Congregação exigem dele muito tempo, energia e espírito de fé. Não cessa de repetir: “Quando temos Deus a nosso favor, quando depositamos nele nossas esperanças, nada é impossível”.

A doença prevalece sobre sua robusta constituição. Esgotado pelo trabalho, morre aos 51 anos de idade, a 6 de junho de 1840, deixando aos seus Irmãos esta mensagem: “Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos Irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: ‘Vejam como eles se amam!'”.

Fonte: www.maristas.org.br/www2.portoalegre.rs.gov.br/www.champagnat.org/www.vatican.va

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