Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Mundial do Escoteiro

Dia Mundial do Escoteiro

PUBLICIDADE

 

23 de Abril

Em 22 de fevereiro de 1857 nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, sexto filho de um eclesiástico, professor em Oxford. Mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Fundador do Escotismo.

Dia Mundial do Escoteiro
Símbolo do Escoteiro

escoteiro é o que podemos chamar de cidadão exemplar. Honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo. Um de seus lemas é “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”. Parece um mote que deveria se estender a toda a sociedade, não é?

Jovens que prezam a Natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

A partir do momento em que ingressa no movimento escoteiro, o jovem integra uma equipe ou patrulha, quando então desenvolverá a capacidade de trabalhar em grupo e para o bem do grupo.

Quando entra no movimento escoteiro, o jovem deve fazer a seguinte promessa diante do grupo:

“Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira.” Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.

O escotismo está aberto a todos, independente de raça ou credo. Mantém contato com todas as Nações, para discutirem o que podem fazer para melhorarem cada uma delas através das pequenas ações do dia-a-dia.

“O escotismo é um movimento…em movimento”!O Dia 23 de abril foi escolhido como o dia Mundial do Escoteiro em Homenagem a São Jorge

Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o “Dia Mundial do Escoteiro“. Esta data foi escolhida em homenagem ao Santo escolhido por Baden-Powell como padroeiro dos escoteiros, desde o início do Movimento.

“São Jorge nasceu na Capadócia no ano 303 da nossa era. Alistou-se como soldado de cavalaria aos 17 anos, e cedo se tornou conhecido por sua bravura. Conta a lenda que, numa determinada ocasião chegou a uma cidade chamada Salém, perto da qual vivia um dragão que diariamente devorava alguém escolhido por sorteio.

No dia em que São Jorge chegou lá a sorte havia caído sobre a filha do rei, Cleolinda. São Jorge resolveu que ela não devia morrer, e então foi atacar o dragão que vivia num pântano nas proximidades, matando-o”.

“Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.

“O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira”:

A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:” Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira.”

A Lei Escoteira é a seguinte:

“O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.

O Escoteiro é leal.

O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.

O Escoteiro é cortês.

O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

O Escoteiro é obediente e disciplinado.

O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

O Escoteiro é limpo de corpo e alma.”

 

O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907, na Inglaterra, realizado pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, com um grupo de vinte rapazes. Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como:

Firmeza de caráter

Autoconfiança

Espírito comunitário

Valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.

Dia Mundial do Escoteiro

Baden-powell escreveu e ilustrou o primeiro manual do escoteiro, o Escotismo para rapazes. O símbolo escolhido, a flor-de-lis, já havia sido usado em seu regimento militar, quando lutou na África do Sul, em 1887, e na guerra de 1899. Até 1910, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, porém, nessa época, surgiu a organização das bandeirantes, destinada às moças.

O sucesso do escotismo espalhou-se por todo o mundo, atraindo milhares de jovens. As estimativas mais recentes contam cerca de dez milhões de escoteiros, espalhados por mais de cem países.

O escotismo chegou ao Brasil em 1910. Em 4/11/1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil.

A hierarquia dos escoteiros respeita a faixa etária de seus membros. Os meninos de 7 a 11 anos de idade pertencem à categoria dos lobinhos. Os de 11 a 15 anos tornam-se escoteiros.

A partir dos 16 anos, passam a ser seniores, responsáveis pelo ensino e pela guia dos iniciantes.

Ao serem admitidos, todos os escoteiros se comprometem a seguir os regulamentos da organização. Assim, recebem o uniforme e os ensinamentos práticos previstos no manual de Baden-Powell.

Além da formação moral e cívica, o escoteiro aprende atividades práticas como:

armar acampamentos, orientar-se pela bússola, fazer vários tipos de nós e prestar primeiros socorros.

Seu lema “Sempre alerta” traduz o espírito do escoteiro de estar atento às necessidades do próximo e pronto para a boa ação diária.

História

O escotismo, ou escoteirismo, foi fundado pelo general britânico Lord Robert Baden-Powell (1857-1941), que escreveu e ilustrou o Primeiro Manual do Escoteiro, em 1908. É uma organização mundial de educação extra-escolar para meninos e jovens que busca disseminar o espírito comunitário, valorizar a ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.

Através da recreação, o escotismo alcança a sua principal finalidade: ajudar os jovens a se desenvolver física, intelectual, social e espiritualmente.

Uma ajuda não custa nada

Conta-se que um dia, em 1909, em Londres, um visitante americano chamado William Boyce se perdeu no meio da neblina. Aproximou-se dele um menino, perguntado se podia lhe ser útil em alguma coisa.

O homem disse que sim, explicando que pretendia encontrar um endereço no centro da cidade. “Vou levá-lo até lá”, disse o garoto, porém o homem já puxava do bolso dinheiro para uma gorjeta quando o menino disse: “Não, obrigado, eu sou um escoteiro. Não aceitaria nada por dar uma ajuda”.

O homem ficou conhecendo ali, através do menino, o que era um escoteiro e foi levado a conhecer Lord Baden-Powell e a sede do Escotismo Britânico.

Boyce foi para os Estados Unidos levando os princípios de que tomou conhecimento e fundou Os Escoteiros da América. Dali em diante, grupamentos de escoteiros apareceram por todo o mundo, inclusive de meninas.

A flor-de-lis

A flor-de-lis, a insígnia que representa o escotismo, já havia sido usada por Baden-Powell em seu regimento militar, quando lutou na Índia, em 1897.

Ela é encontrada sob várias formas em inúmeras associações de escoteiros pelo mundo, simbolizando os princípios do escotismo, as virtudes que devem ter os escoteiros, principalmente estar sempre alertas e prontos para a boa ação diária.

Aqui encontram-se informações sobre o Escotismo no Brasil, propósito, método, princípios e promessa do escoteiro e do lobinho. Já aqui encontra-se tudo sobre o prêmio Scout Merit on the World Wide Web, o prêmio oferecido aos melhores websites sobre Escotismo.

Pra quem gosta de expedições, é só dar um clique, aqui no site, no ícone Testando e conhecer o Manual de Sobrevivência na Selva.

Você quer ser um escoteiro?

Para participar do movimento escoteiro como membro juvenil não existe nenhuma lista de pré-requisitos, basta ter entre 7 e 21 anos. De acordo com sua faixa etária você participará das atividades de uma seção do Grupo Escoteiro, que é o local onde são realizadas.

Veja em que seção, você pode participar:

Se você tem entre 7 e 10 anos, você vai ser um lobinho e terá a oportunidade de fazer novos amigos, participar de um montão de atividades diferentes e aprender um monte de coisas novas. Você vai conhecer a Jângal, que é uma floresta, e as histórias dos animais que vivem lá, como o urso Baloo, a pantera Bagheera e a foca Kotick.

Se você tem de 11 a 14 anos, você será um escoteiro ou uma escoteira. Terá a oportunidade de aprender e fazer coisas diferentes, muitas delas dentro de um grupo de amigos que formam a “patrulha”. Vai poder conviver com a natureza, ajudar o próximo e uma infinidade de outras atividades. Se você tiver um interesse especial por alguma área de conhecimento, poderá se desenvolver e até ser reconhecido por isso.

Se você tem de 15 a 17 anos, você será um sênior ou uma guia. Através de atividades em grupo com outros jovens da mesma idade que a sua, você terá a oportunidade de explorar uma série de desafios, aprender a se conhecer e a entender melhor o mundo em que vivemos.

Se você tem de 18 a 21 anos incompletos e se sente a necessidade de servir a comunidade em um ambiente de amigos com a mesma faixa etária, você vai gostar de saber que o escotismo pode lhe propor esta experiência. Você vai poder dedicar uma parte do tempo elaborando pesquisas, sugerindo projetos que podem e, via de regra, são implementados com sucesso. Além de tudo isso, terá a oportunidade de conhecer pessoas e fazer amigos.

 

HINO ALERTA

Ra-ta-plan, do arrebol, Escoteiros vede a luz!
Ra-ta-plan, olhai o sol do Brasil que nos conduz!

Alerta, ó Escoteiros do Brasil, alerta!
Erguei para o ideal os corações em flor!
Ó mocidade ao sol da Pátria já desperta,
À Pátria consagrai o vosso eterno amor!

Por entre os densos bosques e vergéis floridos
Ecoem as nossas vozes de alegria intensa
E pelos campos fora, em cânticos sentidos,
Ressoe um hino ovante à nossa Pátria imensa!
Alerta! Alerta! Sempre Alerta!
Um-dois, um-dois!

Ra-ta-plan, do arrebol, Escoteiros vede a luz!
Ra-ta-plan, olhai o sol do Brasil que nos conduz!

Unindo o passo firme à trilha do dever,
Tendo um Brasil feliz por nosso escopo e norte.
Façamos o futuro em flores antever
A nova geração, jovial, confiante e forte!

Mas se algum dia, acaso, a Pátria estremecida
De súbito bradar: Alerta! Ó Escoteiros!
Alerta respondendo, à Pátria nossas vidas
E as almas entregar, iremos, prazenteiros!
Alerta! Alerta! Sempre Alerta!
Um-dois, um-dois!

Ra-ta-plan, do arrebol, Escoteiros vede a luz!
Ra-ta-plan, olhai o sol do Brasil que nos conduz!

Fonte: Escotismo/www.paulinas.org.br/www.ibge.gov.br/www.escoteiro.com.br

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.