Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia Mundial do Compositor

Dia Mundial do Compositor

15 de Janeiro

PUBLICIDADE

Dia Mundial do Compositor

Composição musical é uma arte. O compositor é o profissional responsável por essa arte. Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra, muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos, sociológicos, estéticos e filosóficos.

A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem tarefa de revelar a cultura através de suas obras. Pode ser considerado um repositório do seu universo sócio-cultural. No Brasil, cada região tem suas músicas típicas, que caracterizam o povo e a cultura de cada lugar. O compositor consegue, através da melodia e da letra, transmitir, com precisão e beleza, os traços que individualizam cada cultura.

A música é sempre manipuladora das mais íntimas sensações – individuais ou coletivas – e de todo o mecanismo das emoções. A música eleva, inspira, comove; mas também pode deprimir, agitar, conturbar. Cabe ao compositor traçar caminhos.E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética.

Heitor Villa-Lobos foi o maior compositor das Américas. Compôs cerca de 1.000 obras. Foi através dele que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. Outros nomes como: Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc.são talentos que enriqueceram a linguagem musical do país.

Fonte: lproweb.procempa.com.br

Dia Mundial do Compositor

Um compositor é uma pessoa que cria música, seja pela notação musical ou tradição oral, para interpretação e performance, ou através da manipulação direta de material sonoro como a música eletroacústica.

Dia Mundial do Compositor

História

O nível de distinção entre compositores e outros músicos varia, o que afeta questões como direitos autorais e a deferência dada a interpretações individuais de uma determinada peça de música. No desenvolvimento da música clássica europeia, a função de compor música, inicialmente, não ter uma importância muito maior do que a de realizá-lo.

O termo “compositor” é muitas vezes usado para se referir a compositores de música instrumental, tais como aqueles encontrados em clássico, jazz ou outras formas de arte e música tradicional. Na música popular e folclórica, o compositor é geralmente chamado de compositor, já que a música geralmente toma a forma de uma canção.

Desde meados do século 20, o termo se expandiu para acomodar criadores de música eletroacústica, em que os compositores criam diretamente o material sonoro em qualquer um dos diversos meios de comunicação eletrônicos. Isto é distinto da composição instrumental, onde o trabalho está representado por uma nota musical para ser interpretado por executantes.

Fonte: en.wikipedia.org/wiki/Composer

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.