Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Aniversário de Campo Grande

Dia do Aniversário de Campo Grande

PUBLICIDADE

 

26 de Agosto

Ano de fundação: 1899

Um mineiro chamado José Antônio Pereira viajou para o Mato Grosso em busca de terras férteis. No local onde hoje é o Horto Florestal de Campo Grande, construiu sua casa na confluência de dois córregos – denominados Prosa e Segredo. Era o ano de 1872.

Tempos depois, em 1877, é construída a primeira igreja, de pau a pique e telhas de barro.

Em 1879, novos mineiros chegam ao local e através de posses vão construindo fazendas na região. O vilarejo cresce rapidamente para, em 1899, ser elevado à categoria de distrito.

A pecuária se desenvolve.

Mas é, em 1914, com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligando as bacias do Paraná e do Paraguai, que a cidade progride de fato.

Também a ligação com a Bolívia, através do Porto Esperança, e com o Paraguai, através de Ponta Porã, atraiu imigrantes libaneses, árabes, armênios e japoneses, dando forte impulso ao comércio e à agricultura.

A urbanização começa na década de 20.

Nos anos 60 surgem prédios, avenidas e novos bairros.

É eleita a capital do novo estado de Mato Grosso do Sul, em 1977.

PECULIARIDADES

Campo Grande tem uma escola – Escola Estadual Maria Constança de Barros – que possui o formato arquitetônico de um livro aberto. Ela foi projetada na década de 50, por Oscar Niemeyer.

Os orelhões da cidade são decorados com a fauna do pantanal: garças, araras, jacarés, toda a bicharada espalhada, tomando conta dos telefones.

Campo Grande também é conhecida pelos freqüentes relatos de aparições de OVNIs. A revista UFO, inclusive, é publicada na cidade.

Características da cidade

Dia do Aniversário de Campo Grande
Cidade de Campo Grande

Campo Grande é uma cidade com avenidas largas, que se cruzam de norte a sul e de leste a oeste, delineando uma paisagem urbana que faz lembrar um tabuleiro de xadrez.

Também conhecida como “Cidade Morena” – por causa de seu solo avermelhado – é o portal de entrada para quem deseja conhecer o Pantanal.

É ainda uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes japoneses vindos da Ilha de Okinawa, e conhecida, pelos ufólogos, como um lugar de aparição de OVNIs.

Sua cultura, ao contrário de cidades mais antigas como Cuiabá e Corumbá, se encontra em estágio de formação, com pouco mais de um século.

A construção da identidade campo-grandense passa por inúmeras influências, desde os indígenas até as migrações internas mais recentes.

A cultura de Campo Grande, na verdade, é a cultura do sul do antigo Mato Grosso, com forte influência guarani e também dos mineiros, paulistas e sulistas.

26 de Agosto

Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 111 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.

A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas. Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena.

A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. O aquífero Guarani passa por baixo da cidade Campo Grande está localizada equidistante dos extremos norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso do Sul, fator que facilitou a construção das primeiras estradas da região, contribuindo para que se tornasse a grande encruzilhada ou polo de desenvolvimento de uma vasta área. É considerado o mais importante centro impulsionador de toda a atividade econômica e social do estado, posicionando-se como o de maior expressão e influência cultural, sendo também o polo mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977. Em 1950, o município concentrava 16,3% do total das empresas comerciais de Mato Grosso do Sul; em 1980, este número subiu para 24,3% e, em 1997, a 34,85%.

Também registrou crescimento populacional acima da média nacional nos anos 1960, 70 e 80. Hoje, a cidade possui dimensões e características próximos aos de uma metrópole, com uma população próxima a 800 mil habitantes. Segundo pesquisa feita em 2006 pela revistaExame, Campo Grande é a 28ª melhor cidade do Brasil em infraestrutura, fator decisivo na atração de investimentos.

História

Em 21 de junho de 1872 José Antônio Pereira chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos – mais tarde denominados Prosa e Segredo – onde hoje é o Horto Florestal.

No dia 14 de agosto de 1875, José Antônio Pereira enfim retornou com sua família (esposa e oito filhos), escravos e outros, num total de 62 pessoas. No primeiro rancho, que havia construído, encontrou Manoel Vieira de Sousa (Manoel Olivério) e sua família, provenientes de Prata, que ali haviam chegado atraídos pelas notícias dos campos de Vacaria, juntamente com seus irmãos Cândido Vieira de Souza e Joaquim Vieira de Souza e alguns empregados, um dos quais Joaquim Dias Moreira (Joaquim Bagage). A região e a vila se desenvolviam em razão do clima e da privilegiada situação geográfica. Isso atraiu habitantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Nordeste, entre outros.

Depois de cansativas e insistentes reivindicações (também devido a sua posição estratégica, e sendo passagem obrigatória em direção ao extremo sul do Estado, Camapuã ou ao Triângulo Mineiro), o governo estadual promulgou a resolução de emancipação da vila e a elevou à condição de município, ao mesmo tempo mudando o seu nome para Campo Grande, em 26 de agosto de 1899, tendo como primeiro prefeito Francisco Mestre (até 1º/11/1904).

A comarca foi criada em 1910, sendo seu primeiro juiz de direito Arlindo de Andrade Gomes e seu primeiro promotor público, Tobias de Santana. As ideias modernizadoras dos primeiros administradores influenciaram várias áreas, da pecuária ao urbanismo, e foi traçada a zona urbana com avenidas e ruas amplas e arborizadas.

Outro fator de progresso para o município e para o estado de Mato Grosso foi a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da RFFSA (atual Novoeste), em 1914, ligando as bacias dos rios Paraná e Paraguai aos países vizinhos: à Bolívia (emCorumbá) e ao Paraguai (em Ponta Porã).

Finalmente foi concretizada em 11 de outubro de 1977, pela Lei Complementar nº 31, a criação de um novo estado (o Mato Grosso do Sul), cuja capital seria Campo Grande.

Geografia

Localização

O município de Campo Grande está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no centro de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Campo Grande).

Geograficamente, o município de Campo Grande se situa próximo da fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia. Localiza-se na latitude de 20º26’34” Sul e longitude de 54°38’47” Oeste. Está equidistante dos extremos norte, sul, leste e oeste e se situa a 1 134 km de Brasília.

Geografia física Solo

Os tipos de solos originais que constituem o município são:

Latossolo vermelho escuro: solos minerais profundos e bem drenados;

Latossolo roxo: solos profundos, bem drenados e com baixa suscetibilidade a erosão;

Areias quartzosas: solos minerais, não hidromórficos, textura arenosa, pouco desenvolvido e com baixa fertilidade natural;

Solos litoicos: solos rasos, muito pouco evoluídos, apresentam teores baixos de materiais primários de fácil decomposição. Topografia e altitude Apesar de ser uma cidade serrana, apresenta topografia plana e a Formação Serra Geral é constituída pela sequência de derrames basálticos, ocorridos entre os períodos Jurássico e Cretáceo, na Era Mesozoica. Estas rochas efusivas estão assentadas sobre arenitos eólicos da Formação Botucatu e capeadas pelos arenitos continentais, fluviais e lacustres. Sua menor altitude é 590 metros e a maior é de 801 metros, tendo altitude média de 695 metros.

Clima, temperatura e pluviosidade

Possui temperaturas bastante variáveis durante o ano. Predomina o clima tropical com estação seca, com duas estações muito bem definidas: quente e úmida no verão e menos chuvosa e mais amena no inverno. Nos meses de inverno a temperatura pode cair bastante, em certas ocasiões pode chegar a quase 0°C com geadas ocasionais e leves. Precipitação média de 1 225 mm ao ano, com variações durante certos anos (para mais ou para menos). A amplitude térmica é relativamente elevada devido à pouca influência da maritimidade (a cidade está muito distante do oceano).

Hidrografia

Situa-se sobre o divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai. O Aquífero Guarani passa por baixo da cidade, sendo capital do estado detentor da maior porcentagem do Aquífero dentro do território brasileiro. O município não tem grandes rios, sendo cortado apenas por córregos, ribeirões e rios de pequeno porte.

Seguem as informações sobre a hidrografia:

Bacia: Rio Paraná

Sub-bacia: Rio Pardo.

Rios: Anhanduí e Anhanduizinho

Córregos: Prosa, Segredo, Sóter, Pindaré, Vendas, Botas, Buriti, Lagoa, Imbirussu, Ceroula, Serradinho, Cabaça, Cascudo, Bandeira, Bálsamo, Brejinho, Poção, Formiga, Desbarrancado, Olho D’água, Cabeceira, Pedregulho, Nascente, Lageado e Guariroba.

Vegetação

Com um conjunto geográfico uniforme, localiza-se na zona subtropical e pertence aos domínios da região fitogeográfica da savana e árvores caducifóleas. Sua cobertura vegetal autóctone apresenta-se com as fisionomias de savana arbórea densa, savana arbórea aberta, savana parque e savana gramíneo lenhosa (campo limpo), além das áreas de tensão ecológica representadas pelo contato savana/floresta estacional e áreas das formações antrópicas.

Os tipos de vegetação originais do município são:

Cerrado: caracteriza-se por árvores baixas, de troncos retorcidos e cascas grossas, espalhadas pelo terreno.

Florestas ou matas: caracteriza-se pelo predomínio de árvores altas que crescem bem próximas umas das outras.

Campos: caracteriza-se pela formação de plantas rasteiras, predominando o capim e a grama.

Geografia política

Fuso horário Está a -1 hora com relação a Brasília e -4 com relação a Greenwich. Área Ocupa uma superfície total de 8 096,051 km², ocupando 2,26% da área total do Estado. A área urbana totaliza 154,45 km² segundo a Embrapa Monitoramento por Satélite. Subdivisões Campo Grande possui os distritos de Anhanduí e Rochedinho. Na sede são 74 bairros. Arredores Faz divisa com os municípios de Jaraguari, Rochedo, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo. Demografia Desde a sua fundação, a cidade de Campo Grande tem crescido de maneira razoavelmente constante, com uma população de mais de 750 mil habitantes (ou 31,77% do total estadual) e cerca de 90 hab/km², sendo o terceiro maior e mais desenvolvido centro urbano da região Centro-Oeste e a 24ª maior cidade do Brasil em2008, segundo o IBGE. Entre seus moradores é possível encontrar descendentes de espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos. A qualidade de vida de Campo Grande acabou atraindo também muitas pessoas de outros estados do Brasil, especialmente dos estados vizinhos (São Paulo, Paraná e Minas Gerais) e do Rio Grande do Sul.

Condição social

Abastecimento hidráulico

A água que é consumida vem principalmente dos córregos Lageado e Guariroba. Educação O total de crianças na escola é de 87,12% e o analfabetismo é de 8,4%. Energia elétrica Desde 2001 uma usina termelétrica inaugurada no município utiliza o gás natural boliviano trazido pelo Gasoduto Brasil-Bolívia.

Dia do Aniversário de Campo Grande
PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS DE CAMPO GRANDE – MS

Dia do Aniversário de Campo Grande
MAIS UMA VISTA DO PARQUE DAS NAÇÕES INDÍGENAS

Dia do Aniversário de Campo Grande
PRAÇA DAS ARARAS

Dia do Aniversário de Campo Grande
MORADA DOS BAÍS – CENTRO DE CAMPO GRANDE

Dia do Aniversário de Campo Grande
RELÓGIO CENTRAL

Dia do Aniversário de Campo Grande
OBELISCO

Dia do Aniversário de Campo Grande
VISTA DO CENTRO A PARTIR DO HORTO FLORESTAL

Dia do Aniversário de Campo Grande
ESTÁDIO PEDRO PEDROSSIAN

Fonte: www.ibge.gov.br/www.labre-ms.org.br/

 

 

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.