Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia da Ecologia

Dia da Ecologia

5 de junho

PUBLICIDADE

Dia da Ecologia

No Dia cinco de junho comemora-se o Dia da Ecologia e Meio Ambiente. É necessário salientar que o equilíbrio entre homem e a natureza é importante para que tenhamos uma vida sadia.

Toda vez que o homem desrespeita a natureza, devasta as florestas, destrói animais, polui rios, está inconscientemente se auto- destruindo.

A natureza quando maltratada, se volta contra o homem, causando-lhe inúmeros prejuízos. Respeitada, é aquela mãe carinhosa que oferece tudo em abundância.

O ar puro, as águas limpas, as verdes florestas, os animais – tudo isso é condição essencial para nossa sobrevivência.

Ecologia é, portanto, o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o Meio Ambiente em que vive.

Meio Ambiente é a natureza que nos cerca, a terra, o ar, a água, as plantas, os animais, o homem.

A nossa Constituição diz que todo Cidadão tem direito a um Meio Ambiente saudável, mas também, temos o dever de preservá-lo para os presentes e futuras gerações (Artigo 225 da Constituição Federal).

Então, para preservar a natureza é necessárias a participação, organização e mudança de atitude de cada um de nós.

Sabemos da importância do Saneamento básico na nossa vida e do seu grande valor para o Meio Ambiente. E defendê-lo e preservá-lo é nosso dever, pois estamos preservando as presentes e futuras gerações.

É importante também que participemos de movimentos que promovam Educação Ambiental. È dever de todo cidadão consciente preservar a vegetação às margens dos rios e nascentes.

Respeitar a natureza é respeitar a vida. A sustentabilidade ambiental é a utilização da natureza como equilíbrio, garantindo as nossas necessidades e das gerações futuras.

Preserve a Natureza. Preserve a Vida.

5 de junho

Dia da Ecologia

Dia 05 de junho, comemora-se além do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia da Ecologia.

A palavra Ecologia é formada pela junção de duas palavras gregas, oikos (casa) e logos (ciência). Logo, define-se Ecologia como o conjunto das ciências que se dedicam ao estudo das interações dos seres vivos com o seu ambiente.

Os ecossistemas são conjuntos de seres vivos habitantes de um local – a flora, a fauna e os microrganismos, juntamente com os fatores físicos que compõem o ambiente – a atmosfera, o solo e a água.

Esses ecossistemas estão relacionados em um ciclo vital, a chamada cadeia alimentar, responsável pelo equilíbrio do ambiente.

Podemos representar a cadeia alimentar em forma de pirâmide, onde a base é constituída de alimentos vegetais (seres autotróficos) e as camadas subsequentes são compostas por predadores (seres heterotróficos) primários, secundários e terciários. O topo da pirâmide é composta pelos decompositores, que desempenham um papel fundamental para a ciclagem de nutrientes.

A Ecologia, foi dividida por Schroter, em 1896 e 1902, em dois grandes ramos:

Auto-ecologia: é o ramo da ecologia que estuda a influência dos fatores externos sobre o animal e o vegetal, ou sobre uma espécie determinada. É, por assim dizer, o estudo individual de um organismo, ou de uma espécie, em que é posta em destaque a sua biologia e o comportamento que apresenta na adaptação a um meio determinado.

Sinecologia: estuda os grupos de organismos associados entre si, quer dizer, o estudo das comunidades naturais, incluindo animais e vegetais.

A tendência atual é a de considerar a ecologia dividida em quatro subdivisões, não tendo em conta nem a auto-ecologia nem a sinecologia.

Essas quatro subdivisões são:

Ecologia das Espécies

Ecologia das Populações

Ecologia das Comunidades

Ecologia dos Ecossistemas

A divisão da ecologia pode basear-se em vários critérios, como por diferentes ambientes, ecologia marinha, ecologia de água doce, ecologia terrestre.

Há ainda a divisão por critérios taxonômicos: ecologia de insetos, ecologia de crustáceos, ecologia de plantas. A divisão da ecologia é vantajosa pois facilita o seu entendimento, mas sempre deve-se pensar sempre nas “diversas” ecologias com um todo.

5 de junho

Dia da Ecologia

“Se as cidades forem destruídas e os campos forem conservados, as cidades ressurgirão, mas se queimarem os campos e conservarem as cidades, estas não sobreviverão.” Benjamin Franklin

Juntamente com o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de Junho, comemora-se o Dia da Ecologia.

Ao pé da letra, ecologia significa “estudo da casa”, pois vem da junção de duas palavras gregas, “oikos”, casa e “logos”, estudo. Ecologia basicamente refere-se ao estudo da relação dos seres vivos com o meio ambiente.

Um ecossistema é formado pela fauna, flora, microorganismos e pelos componentes físicos do local, que são a atmosfera, o solo e a água. Os ecossistemas em conjunto formam a cadeia alimentar, uma relação de sobrevivência, em que a base é formada pelos vegetais, que produzem seu próprio alimento, depois pelos animais que se alimentam de outros animais, podendo ser predadores primários, secundários ou terciários e, por último, pelos decompositores.

Em um primeiro momento, a ecologia, era dividida em dois ramos principais, a auto-ecologia que estudava as influências externas sobre um animal ou vegetal específico e a sinecologia que estudava as comunidades naturais, ou seja, os animais e vegetais que viviam no mesmo ambiente.

Atualmente, a ecologia divide-se em ecologia das espécies, ecologia das populações – formadas por organismos da mesma espécie -, ecologia das comunidades – conjunto de todas as populações – e ecologia dos ecossistemas. Também podemos dividi-la por ambientes como ecologia marinha, de água doce e também por critérios de taxonomia, como ecologia das plantas e ecologia dos anfíbios.

5 de junho

Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho, assim como o Dia do Meio Ambiente.

O dia é importante para gerar discussões e reflexões sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Origem do Dia da Ecologia

O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, a fim de tratar sobre assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas, a conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.

Fonte: www.inhumas.go.gov.br/www.achetudoeregiao.com.br/www.sustentabilidade.philips.com.br/www.calendarr.com/

 

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Dia da Infância

PUBLICIDADE A infância é a faixa etária que vai do nascimento até a adolescência. De …

Dia do Pi

Dia do Pi

PUBLICIDADE 14 de março – Dia do Pi Pi ou p. O Dia do Pi …

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.