Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia de Santa Luzia

Dia de Santa Luzia

PUBLICIDADE

Dia de Santa Luzia

13 de Dezembro

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.

Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do seculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.

Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Fonte: www.cancaonova.com

Dia de Santa Luzia

Santa Luzia, como se lê nas Atas, pertencia a uma família rica de Siracusa. A mãe dela, Eutíquie, ficou viúva e havia prometido dar a filha como esposa a um jovem concidadão. Luzia, que tinha feito voto de conservar-se virgem por amor a Cristo, obteve que as núpcias fossem adiadas, também porque a mãe foi atingida por uma grave doença. Devota de santa Águeda, a mártir de Catânia, que vivera meio século antes, Luzia quis levar a mãe enferma em visita à tumba da Santa. Desta peregrinação a mulher voltou perfeitamente curada e por isso concordou com a filha dando-lhe licença para seguir a vida que havia escolhido; consentiu também que ela distribuísse aos pobres da cidade os bens do seu rico dote. O noivo rejeitado vingou-se acusando Luzia de ser cristã ao procônsul Pascásio. Ameaçada de ser exposta ao prostíbulo para que se contaminasse, Luzia deu ao procônsul uma sábia resposta: “O corpo se contamina se a alma consente.”
O procônsul quis passar das ameaças aos fatos, mas o corpo de Luzia ficou tão pesado que dezenas de homens não conseguiram carregá-lo sequer um palmo. Um golpe de espada pôs fim a uma longa série de sofrimentos, mas mesmo com a goela cortada, a jovem continuou a exortar os fiéis a antepor os deveres para com Deus àqueles para com as criaturas, até que os companheiros de fé, que faziam um círculo em volta dela, selaram o seu comovente testemunho com a palavra Amém.

Testemunham-lhe a antiga devoção, que se difundiu muito rapidamente não só no Ocidente, mas também no Oriente. O episódio da cegueira, ao qual ordinariamente chamam a atenção as imagens de Santa Luzia, está provavelmente vinculado ao nome: Luzia (Lúcia) derivada de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui a Santa Lúcia ou Luzia a função de graça iluminadora.

Fonte: www.bompastor.org.br

Dia de Santa Luzia

Vida

Nascida em Syracuse, em seguida, cidade provicia Sicília romana.

Lucia certamente significa “Luz para o Mundo”. Foi educada na fé cristã. Dedicou sua vida a Deus e fez um voto de virgindade. Sua mãe estava doente, o compromisso de se casar com um jovem pagão e ela, para se livrar desse compromisso, convenceu a ir para orar no túmulo de Agatha da Sicília, a fim de curar sua mãe. Lucia pediu para a liberação do compromisso, que ela dedicou sua vida a Deus e doar sua fortuna para os pobres. Sua mãe concordou.

Dia da Lembrança

Desde tempos imemoriais tem sido a de St. Lucia como Padroeira dos problemas de visão. Seus devotos em agradecimento por curas oferecidas como oferta votiva de ouro ou os olhos de prata. Os católicos, ortodoxos e luteranos escandinavos celebram a sua festa em 13 de dezembro.

Dia de Santa Luzia
Lucy de Syracuse

Veneração dos restos

Segundo a lenda, o bizantino General George Mariace transferiu o corpo de Santa Lúcia de Siracusa de Constantinopla (1039), para reduzir o período de invasão da cidade de Siracusa pelos sarracenos. Durante a Quarta Cruzada (1204), o Duque de Veneza, Enrico Dandolo, em Constantinopla os restos mortais da Santa, leva a Veneza para o mosteiro de St. George, e em 1280, faz a transferência para a igreja dedicada a ela em Veneza.

St. Lucia Syracuse salvou muitas vezes em momentos dramáticos como carestias, terremotos, guerras e interveio em outras cidades como Brescia, graças à sua intercessão, foi lançado a partir de uma grande miséria. Em 1955, a pedido expresso do Cardeal Patriarca Roncalli (futuro Papa João XXIII), o rosto da santa foi coberto com uma máscara de prata.

O sarcófago de vidro exposto sob o altar está na Igreja dos Santos Geremias e Lucia. Em muitos mapas de Veneza, continha apenas a Igreja de San Geremia nome na praça de mesmo nome. Os restos mortais do santo foram transferidos para a igreja em 1861, quando foi demolido dedicado a construir a estação de trem, que leva o mesmo nome e sua revelação foi em São Vicente de Paulo de Faseras.

Referências

http://blog.arcadina.com/fotografia/santa-lucia-patrona-de-los-fotografos/
Ottavio Garana: Santa Lucia di Siracusa . Siracusa, 1955
Von Gembloux Sigeberto: Acta Sanctae luciae , ed. Tino Licht, Heidelberg 2008 (= Editiones Heidelbergenses 34), ISBN 978-3-8253-5368-1
Maria-Barbara von Stritzky: Lexikon der und der Heiligenverehrung Heiligenstadt . Dois. Band. Herder, Freiburg i. B. 2003, ISBN 3-451-28190-2
Otto Wimmer, Melzer Hartmann, Josef Gelmi (Bearb.): Lexikon der Namen und Heiligenstadt . Nikol, Hamburgo 2002, ISBN 3-933203-63-5
http://es.wikipedia.org/wiki/Luc%C3%ADa_de_Siracusa

Fonte: es.wikipedia.org

Dia de Santa Luzia

Oração para todos os dias

Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os Vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.
Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus. E Deus com milagre extraordinário Vos devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar Vossa virtude e Vossa fé.
Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a Vós…
(Faça a sua intenção)
Para que protegeis as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.
Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, da fé, pelos quais eu posso ver meu Deus e aprender os seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.
Santa Luzia, rogai por nós.

Fonte: www.padrereginaldomanzotti.org.br

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.