Dia Nacional de Adotar um Animal

PUBLICIDADE

As civilizações foram se sucedendo, muitos hábitos, costumes foram se alterando, mas o abandono de animais atravessou o tempo e continua a ser praticado.

Dia Nacional de Adotar um Animal

A conscientização, união e o conhecimento são as armas lícitas de luta que devemos utiliza-las, de maneira que seja possível conquistar espaços e garantir as mudanças que almejamos ver na sociedade.

O abandono de um animal é um ato cruel e degradante, demonstração clara, de falta de caráter e incapacidade para assumir compromissos, e caracteriza-se num crime.

Para fortalecer o conceito de que cada cidadão deve ser responsável pelo seu animal, a Fundação Animal Livre apoia esta campanha educativa , que visa comemorar no dia 4 de outubro , o Dia Nacional de Adotar um Animal, através da qual é possível estabelecer uma mobilização em prol do direito dos animais.

É um convite para que aconteça um amplo debate, na tentativa de trocar o problema do abandono pela oportunidade da adoção responsável. Além disto, esta iniciativa presta uma justa homenagem á São Francisco de Assis , um exemplo de protetor dos animais, que nesta oportunidade tem seus princípios e valores ressaltados.

O grande desafio dos centros urbanos que visam a melhoria da qualidade devida enfocando a ética, é conseguir implantar e fortalecer a idéia, de que o bem estar animal não pode mais ser considerado como um ato de caridade e sim como uma obrigação legal, por isto é preciso incentivar as atitudes voltadas para promover as boas ações em prol dos animais e não simplesmente acreditar que com esmola é possível amenizar este grave problema.

Para mudar a sociedade é preciso que as pessoas mudem individualmente e, acreditem que com esta postura estarão caminhando na direção certa, aprimorando a conduta moral no que diz respeito ao relacionamento com os animais.

A população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem , em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem, não podem continuar sendo abandonados. Esta situação requer a urgência de unir esforços da comunidade, para que se obtenha o controle de natalidade, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a posse e responsabilidade dos animais de estimação.

Comemorado pelo 13o.ano consecutivo, o Dia Nacional de Adotar um Animal, já conseguiu através de iniciativas individuais e do apoio de entidades sérias, um resultado surpreendente, ocorreram muitas adoções e aproximação de muitas pessoas á causa dos animais.

A defesa do direito dos animais se faz estimulando a cidadania, o desejo de fortalecer a responsabilidade social , e não apenas como um ato filantrópico. Precisamos combater a causa e não ficar se preocupando apenas em controlar as consequências. É preciso estimular a idéia que a proteção dos animais se faz através da conscientização, ou seja , é preciso aprender a trocar o D de Doação pelo B de Boa ação.

Através de esmolas , jamais veremos os animais sendo respeitados na sociedade , é preciso incentivar as atitudes coerentes e responsáveis para conseguir valorizá-los e garantir-lhes uma condição de vida digna.

O engajamento das escolas, nesta campanha em defesa dos direitos dos animais, também tem um papel relevante, pois permitirá que as crianças passem a trazer consigo um compromisso ético para com o estes seres indefesos, combatendo as atitudes do comportamento agressivo, criando uma sociedade melhor para todos.

Esta nas mãos de cada um, que se dispõe a ajudar os animais a possibilidade de encontrar a solução, se souber compartilhar suas idéias, estimulando a posse responsável e o controle de natalidade.

Nesta causa não existe vencer, mas sim convencer seus semelhantes a serem mais sensíveis e unidos em prol dos animais.

Colabore , participe , faça a diferença:

– Divulgando esta proposta para seus amigos, nas escolas, nas igrejas, enfim ecoando no coração das pessoas. Através de cartazes confeccionados com muito carinho e criatividade, voce podera divulgar em vários locais públicos, clinicas veterinárias e pet shops , que 4 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal.

-Cada aliado que se disponha ajudar, será sempre uma grande conquista e aumentará a possibilidade de diminuirmos o número de animais abandonados.

– A sua entidade poderá realizar eventos de manifestação de apoio e assim, fortalecer a sua participação neste processo de valorização e respeito ao animal na sociedade.

Fonte: dianacionaldeadotarumanimal.blogspot.com.br

Dia Nacional de Adotar um Animal

Dia Nacional de Adotar um Animal
Vininha F. Carvalho (*)

Todo mundo consegue fazer a diferença como um protetor dos animais, mas a dúvida é: como? Algumas posturas, que podem e devem ser adotadas em seu dia-a-dia tornarão suas atitudes produtivas. A vontade de ajudar nos impulsiona a levantar e ir a luta, não esperando apenas que as oportunidades cheguem até nós. Nos permite tomar iniciativas criativas e sensatas , compreender que a responsabilidade social é algo que precisa ser desejado e conquistado. A defesa do direito dos animais se faz estimulando a cidadania.

Agregar valores é uma proposta de aprendizado, é sinônimo de fortalecer e crescer. O dia 4 de outubro, é dedicado a São Francisco de Assis, o verdadeiro protetor dos animais. Não consigo vislumbrar, um dia melhor que este, para aproximarmos as pessoas dos princípios que envolvem a adoção responsável dos animais abandonados domésticos. O objetivo desta data, é permitir que as pessoas se envolvam com a causa dos animais, mantendo um contato próximo com os problemas mais viáveis de serem solucionados. A partir daí elas serão aos poucos envolvidas, e num processo natural de evolução, irão buscando resolver problemas mais complexos, que necessitam de conhecimentos mais aprofundados.

Precisamos conscientizar. Mostrar que o problema dos animais abandonados tem solução, que isto não está relacionado diretamente com a existência deles , por isto eliminá-los não resolve nada, precisamos sim, alterar a maneira que o ser humano os vê dentro da sociedade.É preciso mudar as atitudes para rever os conceitos.Eles são regidos pelas leis da natureza, onde lhes é concedido o direito á vida. O ser humano, criou tantas leis, que hoje esta perdido na sua essência. A partir do momento que as pessoas começarem a compartilhar riquezas interiores , aprendendo a SOMAR , tudo começara a mudar.

Analisando a “magia”escondida na palavra SOMAR, se invertermos as letras ficará RAMOS, que significa subdivisão do caule da árvore. São Francisco de Assis, representa aqui a árvore, a seiva, e o Dia Nacional de Adotar um Animal é um dos ramos, que irá florescer nos corações sensíveis, permitindo que os frutos sejam colhidos por todos que merecem cuidar da semente, gerando raízes profundas , possibilitando que os animais desfrutem de uma condição digna de vida na sociedade.

Adotar um animal exige responsabilidade do dono e um compromisso com a vida deste ser indefeso. O abandono precisa ser encarado como um ato desprezível.O trato dispensado ao animal caracteriza o perfil do caráter da pessoa que o adotou.

Eu idealizei esta data, que esta sendo comemorada pelo 9º. ano consecutivo, para incentivar a adoção dos animais abandonados. Existem muitos animais abandonados à espera da oportunidade de serem adotados . Uma chance de encontrar um lar , onde encontrará carinho e segurança . O Dia Nacional de Adotar um Animal, propõe que a adoção, seja vista como uma opção na hora de adquirir um animal, sem preconceitos. Neste dia também precisamos fazer um trabalho de conscientização, ressaltando a importância da posse responsável e da castração, como uma maneira de garantirmos o bem-estar dos animais.

Os protetores independentes e as entidades poderão neste dia realizar eventos de manifestação de apoio aos princípios da adoção e da posse responsável, e assim, marcar a sua participação neste processo de valorização do animal na sociedade.

Participe do Prêmio ” Uma Boa Iniciativa Mobiliza” , mais informações: ( www.animalivre.org.br)

4 de outubro – Dia Nacional de Adotar um Animal

Plante a semente da caridade e colha os frutos do amor!

(*) Vininha F. Carvalho é ambientalista e presidente da Fundação Animal Livre.

Fonte: www.qualinter.com.br

Dia Nacional de Adotar um Animal

4 de Outubro Dia Nacional de Adotar um Animal

Dia Nacional de Adotar um Animal

O respeito ao direito dos animais, assim como as riquezas naturais, precisam também, passarem a ser encarados como potenciais turísticos, pois demonstra que existe no local, um alto grau de civilidade.

Ao mencionarmos os direito dos animais, e qual a importância de preservá-los , faz-se necessário pensarmos sobre o papel da sociedade na regulamentação de nosso convívio e na contribuição para o relacionamento harmonioso e o bem-estar social, através das leis e das campanhas de conscientização.

O debate sobre a valorização e o respeito ao direito dos animais teve seu crescimento acentuado na segunda metade do século XX, fruto da conscientização de parte da humanidade em relação a necessidade de garantir a eles uma condição de vida digna.

Devemos ter em mente que, além de uma simples preocupação ecológica, a proteção dos animais também incide fortemente no equilíbrio da comunidade e na prática do turismo responsável.

Para que cada vez mais pessoas se envolvam com a causa dos animais, no dia 4 de outubro , é comemorado como Dia Nacional de Adotar um Animal, uma campanha educativa que promove ações positivas em favor dos animais.

Esta data que esta sendo comemorada pelo 13o. ano consecutivo, visa conscientizar e mostrar que o problema dos animais abandonados tem solução, que isto não está relacionado diretamente com a existência deles, por isto eliminá-los não resolve o problema, precisamos sim, alterar a maneira que o ser humano os vê dentro da sociedade. É preciso mudar as atitudes para rever os conceitos.

Idealizado pela ambientalista e presidente da Fundação Animal Livre (www.animalivre.org.br) , Vininha F.Carvalho, incentiva a adoção dos animais abandonados.

“Existem muitos animais abandonados à espera da oportunidade de serem adotados. Uma chance de encontrar comida, um teto, saúde e carinho. Enfim, de encontrar uma família, que possa tratá-los com respeito e dignidade”, afirma Vininha.

Neste data, também deverão ser realizadas atividades , em várias localidades, ressaltando a importância da posse responsável e da esterilização , como uma maneira para promover o bem-estar dos animais.

As relações com os animais são espelho das nossas próprias relações e recriamos o seu mundo a imagem e semelhança do nosso, por isto , a proteção do direitos dos animais deve refletir nossa responsabilidade social, reforçando nosso compromisso com a preservação da natureza.

O movimento ambientalista e de proteção aos Direitos dos Animais demonstra a preocupação com a integridade do planeta, pois precisamos salvá-los enquanto ainda é tempo, incentivando as pessoas a promoverem o turismo responsável e o exercício da cidadania.

Como participar:

Divulgando esta proposta para seus amigos, nas escolas, nas igrejas, enfim ecoando no coração das pessoas. Através de cartazes confeccionados com criatividade, poderá divulgar em vários locais públicos, clinicas veterinárias e pet shops.

Cada aliado que se disponha ajudar , será sempre uma grande conquista e aumentará a possibilidade de diminuirmos o número de animais abandonados.

As entidades protetoras e os protetores independentes poderão realizar eventos de manifestação de apoio e assim, estarão fortalecendo a sua participação neste processo de valorização e respeito ao animal na sociedade.

Del Valle Editoria
assessoria@animalivre.com.br

Fonte: revistaecoturismo.com.br

Veja também

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla PUBLICIDADE O Dia Nacional de Conscientização sobre …

Dia do Espírito Santo

Dia do Espírito Santo PUBLICIDADE Dia 31 de maio celebramos o dia do Espírito Santo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.