Breaking News
Home / Calendário Comemorativo / Dia do Repórter

Dia do Repórter

PUBLICIDADE

 

16 de Fevereiro

Um repórter é um jornalista cuja atividade principal é a coleta e apresentação de informações sobre um determinado evento. Entre as pessoas envolvidas nessa atividade, é possível distinguir os casos seguintes:

A base de “repórter”, um jornalista que está no terreno para desenvolver pesquisas, gerando informações resumidas, ou fazer um relatório. Na imprensa, possivelmente, vários repórteres podem trabalhar na mesma pesquisa, e artigo e finalmente ser escrito por outro jornalista.

Dia do Repórter
Ele fareja a informação, sempre em busca de uma boa reportagem. Para a tarefa, não mede esforços.

Com a pauta na mão, entrevista as fontes, pesquisa os dados e checa tudo o que pode servir na hora de redigir a matéria.

Já adivinhou de quem estamos falando? Não? Então vamos dar mais uma dica. No início de carreira, ele é chamado de “foca”, que significa profissional inexperiente no cargo, novato, recém-saído da faculdade.

Aquele que se deslumbra com as primeiras tarefas que recebe; que deixa passar detalhes importantes.

Com o tempo ele vai largando aos pouquinhos a vida de “foca” para se aventurar na profissão com as próprias pernas.

Estamos falando do repórter, responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas ou em programas jornalísticos de rádio e televisão. Desde a fase de pesquisa até a redação.

Tem também o repórter que não redige as matérias, mas se encarrega de abastecer o veículo de comunicação com imagens do fato a ser noticiado.

É ele o repórter fotográfico, se trabalha em jornal impresso, e cinematográfico, caso atue em televisão.

E o repórter de internet, responsável por escrever para sites de conteúdo.

Para ser um repórter, é necessário primeiramente cursar a faculdade de Jornalismo. Depois, é pernas pra que te quero e bom trabalho.

Dia do Repórter

 

Quando Gutenberg inventou a imprensa há mais de 500 anos, por certo não imaginava o quanto revolucionaria o mundo. Com o advento dos tipos móveis, os livros começaram a sair da clausura dos mosteiros e passaram a ser impressos (daí o nome) em uma escala cada vez maior.

Dia do Repórter

Ao longo dos anos, com o conhecimento se tornando acessível a um número maior de pessoas, começaram a surgir também outros formatos narrativos. Assim, os livros contariam as histórias, o passado. O jornal surge para relatar os acontecimentos mais recentes. O termo imprensa deixa de ser apenas a “máquina impressora” e passa a designar os meios de comunicação de massa.

Dentro deste contexto, a figura do repórter merece destaque. Personagem que surge com os jornais impressos, o repórter é o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias. Hoje eles estão em todas as mídias, seja o jornal, a TV, o rádio, e até mesmo a Internet.

Na busca pela verdade, o repórter desempenha o trabalho de um verdadeiro investigador. Mas não basta descobrir a informação. É preciso saber contá-la através de uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público.

Fonte: es.wikipedia.com/www.ibge.br/www2.portoalegre.rs.gov.br

Veja também

Dia dos Pais

Dia dos Pais, Brasil, Família, Mundo, Amigo, Papel, Origem, Importância, Paternidade, Comemoração, Dia dos Pais

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal, Origem, Árvore, Presépio, Simbologia, Velas, Guirlanda, Estrela, Papai, Noel, História, Cartões, Comidas, Ceia, O Que é Símbolos do Natal

Paráfrase ao Pai Nosso

Paráfrase Pai Nosso, Orãção, Natal, Significado, Jesus, Cristo, Criador, Salvador, São Francisco de Assis, Céus, Santificado, O Que é Paráfrase Pai Nosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.