Dia do Padre

PUBLICIDADE

Ser sacerdote é ser verdadeiramente abençoado e escolhido por Deus. Sem dúvida, só uma pessoa com Deus ao seu lado pode realizar muitas coisas como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como só um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.

Ser padre não é tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor, exige um chamado, força e fé. Grande fé. O padre é uma pessoa sujeita a tentações, fraquezas e sentimentos e emoções. Sim, em alguns casos, as limitações humanas nem sempre são superadas, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda em tempos de angústia.

O pastor precisa de nós como nós precisamos dele. Precisa do nosso apoio, cooperação e compreensão; Ele precisa do nosso amor, da nossa amizade e das nossas orações. Ele precisa que oremos e peçamos a Deus para santificá-lo, apoiá-lo e confortá-lo nos momentos de fraqueza; que Deus lhe dê coragem e coragem para continuar com confiança e alegria em seu trabalho.

Este dia deve ser cheio de ação de graças e louvor pelo sacerdote que temos. Deve ser um dia de abraços calorosos e fraternos, sinceros “obrigados” e de celebração. Ter um sacerdote em nossas comunidades é uma benção de Deus e isso precisa ser celebrado com muito amor e alegria, muitas felicidades a todos os sacerdotes. Que Deus te abençoe e te guarde, hoje e sempre.

04 de Agosto

Dia do Pároco ou dia do Padre, o importante é homenagear estes sacerdotes da fé e da religião que cuidam das pessoas. Eles são os administradores de uma paróquia e da orientação espiritual da sua comunidade. Então para você que frequenta sua paróquia do seu bairro aproveite o dia de hoje e parabenize estes homens de bem.

Dia do Padre

PARA QUEM QUER SEGUIR O SACERDÓCIO:

Segundo o adorado Papa João Paulo II na sua Exortação Apostólica Dar-vos-ei Pastores segundo o meu Coração”, o padre tem que possuir 5 qualidades essenciais:

1° Ser homem, física e psicologicamente, sadio.

2° Ser pessoa de oração e piedoso, deve ter devotamento filial aos pais. Um padre deve ter um devotamento filial para com Deus nosso Pai Maior.

3° Ser uma pessoa culta. A formação intelectual de um Padre exige um mínimo de 7 anos de estudos universitários, incluindo as Faculdades de Filosofia e de Teologia, além da comprovada competência pastoral.

4° Ser um verdadeiro pastor e conhecer os verdadeiros problemas que assolam a humanidade dentro de uma visão eclesiástica coerente.

5° Ser um elemento de equipe, que saiba viver em comunidade e para a comunidade.

Vejamos quem é o Padre:

É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.

Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos.

O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio.

O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho.

Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho.

Deve guiar por bons caminhos, orientando nas dificuldades e prevenindo quando necessário. Deve defender seus irmãos dos lobos modernos que devoram os menos esclarecidas e dos ladrões que atacam, que confundem e dispersam o único rebanho do Senhor.

Padre é o homem de Deus que deve estar no meio do povo: nas Paróquias, nas Pastorais, nos Seminários, nos Hospitais, nas Escolas e Faculdades, nos Meios de Comunicação Social, nas Comunidades Inseridas e entre os mais pobres e marginalizados… É um sinal de que o Reino de Deus existe entre nós.

Onde nascem as vocações?

Na família que reza unida;

Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos;

Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé;

Nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentivador das vocações…

Eis a nossa mensagem para que tenhamos mais padres:

Vamos rezar sempre pelas vocações;

Façamos de tudo para incentivar os jovens e adolescentes para que sigam essa vocação;

Vamos falar bem da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens…

Vamos implantar em nossa comunidade o trabalho vocacional, instituindo um casal ou uma equipe que se interesse pelas vocações, que promova, incentive e oriente os adolescentes e jovens a participarem dos encontros
vocacionais;

Façamos de tudo para criar na comunidade um clima favorável ao o surgimento das vocações. Este é um trabalho conjunto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas, pelas famílias, pelo Movimento Serra e
demais movimentos, pelos que animam a liturgia e grupos de reflexão. Todos somos responsáveis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II, nos ensina: “Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar”. Devemos chamar sempre. Que tal fazermos algo concreto pelas vocações em nossa comunidade? O que poderemos fazer?

Dia do PadreSão João Maria Vianney – Padroeiro do Clero

No seminário, embora fosse considerado um exemplo de devoção piedosa, teve dificuldade em acompanhar seus estudos filosóficos e religiosos.

Apesar da desconfiança de seus superiores, São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal.

No entanto, o padre não estava autorizado a confessar, pois era considerado incapaz de orientar os fiéis.

No entanto, ele logo se tornou um dos grandes sacerdotes da Igreja e o padroeiro dos párocos.

São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859.

Antes da canonização do Papa Pio XI, a cidade onde ele morava, Ars, já era um centro de peregrinação.

Parabéns aos nossos padres!

Oração pelos sacerdotes

Senhor Jesus Cristo que, para

testemunhar-nos o vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio

católico, a fim de permanecerdes entre nós, pelo ministério

dos padres, enviai-nos santos sacerdotes.

Nós vos pedimos por aqueles que estão conosco, à frente da nossa comunidade, especialmente pro pároco da nossa paróquia.

Pedimos pelos missionários que andam pelo mundo, enfrentando cansaço, perigos e dificuldades, para anunciar a Palavra da Salvação.

Pedimos pelos que se dedicam ao serviço da caridade, cuidando das crianças, dos doentes, dos idosos e de todos os que sofrem e estão desamparados.

Pedimos por todos aqueles que estão a serviço do vosso Reino de justiça, de amor e de paz, seja ensinando, abençoando ou administrando os sacramentos da salvação.

Amparai e confortai, Senhor, aqueles que estão cansados e desanimados, que sofrem injustiças e perseguições pelo vosso nome ou que se sentem angustiados diante dos problemas.

Fazei que todos sintam a presença do vosso amor e a força da vossa Providência. Amém.

04 de Agosto

O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto, em homenagem a São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars.

No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia.

Mesmo com a desconfiança de seus superiores, São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal.

Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis.

No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos.

São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859.

Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI, a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.

NOVICIADO

O Jovem, seguindo Jesus, vive uma experiência de fé ao estilo de Santo Inácio e seus primeiros companheiros. Conhece mais profundamente a Companhia e esta ajuda-o no discernimento e amadurecimento de sua vocação. Depois de dois anos de atividades e experimentos, o noviço compromete-se com o Senhor através dos votos de pobreza, castidade e obediência.

JUNIORADO

O jovem Jesuíta aprofunda a opção firmada com os votos religiosos, aliando à intensa vida de estudo a vida comunitária, a atividade apostólica e a vida espiritual, para anunciar um Jesus que seja resposta às inquietações do mundo de hoje. Dura normalmente dois anos. A partir desta etapa, diversifica-se a formação para padres e irmãos.

FILOSOFIA

O jesuíta continua buscando uma maior identificação humana e religiosa. Analisa nossa realidade em seus fundamentos últimos, com rigor e senso crítico. Entra em diálogo com as ideologias e demais fenômenos de nossa cultura e civilização, como instrumentos aptos para dar razão à fé cristã e à própria vocação, contribuindo na construção do Reino. Sua duração é de três anos.

MAGISTÉRIO

O jesuíta, identificado com Cristo e preparado para o diálogo com o mundo de hoje, deve fazer uma prática que o integre ao corpo apostólico da Companhia, ou permita conhecer-se mais, testemunhar sua fé e conhecer melhor os destinatários de sua missão. Esta experiência se realiza nas diversas obras da Companhia e dura normalmente dois anos.

TEOLOGIA

Com formação adquirida, preparando-se de maneira mais imediata para receber a ordenação presbiteral, o jesuíta estuda Teologia, ciência que busca a resposta do Evangelho e da Tradição católica às interrogações do mundo de hoje, em vista da construção de uma sociedade de justiça e de paz. Sua duração é de três anos.

TERCEIRA PROVAÇÃO

Após alguns anos de trabalho como padre ou irmão, e antes de ser acolhido pública e definitivamente pela Companhia, o jesuíta faz uma experiência renovando o grande amor que um dia lhe permitiu nela entrar. Durante seis meses faz uma síntese de todo o processo da formação vivido até o momento.

FORMAÇÃO PERMANENTE

Sobretudo no nosso tempo, em que as circunstâncias se encontram submetidas a uma mudança e a uma evolução rápida, um apostolado adequado exige de nós um processo de formação permanente.

Fonte:nejmiaziz.com.br/ www.sav.org.br/UFGNet/www.cancaonova.com.br/www.jesuitas.com.br/

Veja também

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICIDADE A bondade é um comportamento marcado por características éticas, uma disposição agradável e uma …

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla PUBLICIDADE O Dia Nacional de Conscientização sobre …

Dia do Espírito Santo

Dia do Espírito Santo PUBLICIDADE Dia 31 de maio celebramos o dia do Espírito Santo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.