Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Calendário Gregoriano  Voltar

Calendário Gregoriano

O Calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte dos países ocidentais. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano.

Depois do decreto, o Papa Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.

O calendário gregoriano é o que atualmente usamos e distingue-se do juliano porque:

Omitiram-se dez dias (5 a 14 de Outubro de 1582).
Corrigiu-se a medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2424999 dias solares.
Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro.
Poucos anos seculares se consideram bissextos, só aqueles que sejam divisíveis por 4 e não sejam terminados em duplo zero exceto os divisíveis por 400. Deste modo evita-se o desfasamento de um dia em cada cem anos.
O Ano bissexto ocorre a cada quatro anos após o último ano bissexto. O primeiro ano bissexto do séc. XXI foi 2004.

Meses do ano

O Calendário gregoriano está dividido em 12 meses:

No. Mês Dias
1 Janeiro 31
2 Fevereiro 28 ou 29
3 Março 31
4 Abril 30
5 Maio 31
6 Junho 30
7 Julho 31
8 Agosto 31
9 Setembro 30
10 Outubro 31
11 Nevembro 30
12 Dezembro 31

Mnemónica

Existe uma canção que se utiliza como regra mnemónica para recordar o numero de dias de cada mês: "Trinta dias traz Setembro, com Abril, Junho e Novembro. Vinte e oito só traz um e os demais trinta e um".

Uma outra versão: "Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro. Fevereiro Vinte e oito tem. Se for bissexto, mais um lhe dêem. E os mais que sete são, trinta e um todos terão".

Outra regra mnemónica: cerrar o punho da mão direita e contar com um dedo da mão esquerda. Os nós salientes representam os meses de 31 dias, e os ocos entre nós os meses inferiores a 31 dias. O primeiro nó (o do dedo indicador) representa Janeiro e por ser saliente equivale a 31 dias. O oco próximo (entre os nós do indicador e dedo médio) representa Fevereiro e por ser oco tem menos de 31 dias, neste caso 29 ou 28 dias. O segundo nó (do dedo médio) representa Março e por ser saliente equivale a 31 dias, e assim sucessivamente até chegar a Julho, representado pelo nó do dedo mendinho, que por ser saliente equivale a 31 dias. Logo se começa de novo a conta desde o nó do dedo indicador, que desta vez representará Agosto e por ser saliente equivale a 31 dias. Continua-se a conta até chegar a Dezembro, representado pelo nó do dedo anular, que por ser saliente diz-se que tem 31 dias.

Fonte: pt.wikipedia.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal