Breaking News
Home / História Geral / Calendário Inca

Calendário Inca

PUBLICIDADE

Calendário Inca
Calendário Inca

Assim, pouco se sabe sobre o calendário usado pelo Inca que dificilmente se pode fazer uma declaração sobre o assunto para que a opinião contrária não pode ser encontrado.

Alguns trabalhadores no campo mesmo afirmar que não havia um calendário formal, mas apenas uma simples contagem de lunações.

Uma vez que nenhuma linguagem escrita foi usada pelo Inca, é impossível verificar declarações contraditórias feitas por cronistas coloniais.

Acredita-se amplamente que a quipos do Inca contêm anotações de calendário, mas nenhuma demonstração satisfatória de que isso é possível.

Quipu ou khipu estavam gravando dispositivos usados ??no Império Inca e as suas sociedades antecessoras na região andina. Um quipu geralmente consiste de fios coloridos girou e dobraram de lhama ou alpaca cabelo ou algodão cordas com valores numéricos e outros codificados por nós em um sistema posicional de base 10. Quipus pode ter apenas alguns fios, mas alguns têm até 2.000 fios.

A maioria dos historiadores concorda que o Inca teve um calendário com base na observação, tanto do Sol e da Lua, e sua relação com as estrelas.

Os nomes dos 12 meses lunares são registrados, bem como sua associação com as festividades do ciclo agrícola; mas não há qualquer sugestão do uso generalizado de um sistema numérico para a contagem do tempo, apesar de um sistema decimal quinary, com os nomes dos números, pelo menos, superior a 10.000, foi utilizado para outros fins. A organização do trabalho, com base em seis semanas após nove dias sugere uma maior possibilidade de uma contagem por tríades que poderiam resultar em um mês para cumprir de 30 dias.

A menor unidade de este calendário era uma contagem numérica de três dias, que, interagindo com uma contagem semelhante de 10 dias, formadas por 30 dias padrão “mês”. Cada terceiro ano era composto por 13 luas, os outros tendo 12. Isso formou um ciclo de 37 luas e 20 destes ciclos constituídos por um período de 60 anos, que foi subdividida em quatro partes e poderia ser multiplicado por 100 A período de 20 meses é também mencionado. Embora o relato do chibchas sistema não pode ser aceito pelo seu valor nominal, se houver alguma verdade em tudo isso é sugestivo de dispositivos que podem ter sido também utilizados pelo Inca.

Em uma conta, é dito que o Inca deus Viracocha criou um ano de 12 meses, cada um começa com a Lua Nova, e que o seu sucessor, Pachacuti, encontrando confusão em relação ao ano passado, construiu as torres solares, a fim de manter um verificar o calendário.

Desde Pachacuti reinou menos de um século antes da conquista, pode ser que as contradições e da exiguidade de informações sobre o calendário Inca são devido ao fato de que o sistema ainda estava em processo de ser revisto quando os espanhóis chegaram pela primeira vez.

Apesar das incertezas, mais pesquisas, deixou claro que, pelo menos em Cuzco, a capital do Inca, havia um calendário oficial do tipo sideral-lunar, com base no mês sideral de 27 1/3 dias. Ela consistia de 328 noites (12 27 1/3) e teve início em junho 8/9, coincidindo com o surgimento helicoidal (o pôr do sol nascente logo depois) das Plêiades; terminou na primeira lua cheia após o solstício de junho (solstício de inverno para o hemisfério sul).

Este calendário sideral-lunar ficou aquém do ano solar por 37 dias, o que, consequentemente, eram intercalados.

Esta intercalação, e, portanto, o lugar do sideral-lunar no ano solar, foi fixado, seguindo o ciclo do Sol, uma vez que “fortalecido” para o verão (dezembro) solstício e “debilitado” depois, e observando um ciclo semelhante em a visibilidade das Plêiades.

Fonte: Encyclopedia Britannica

Calendário Inca

Você vai se surpreender ao saber que o calendário Inca foi elaborado, usado e se aproximavamde nosso calendário atual.

Eles usaram um calendário solar cerca de 365 dias, ou dias, embora os meses começou em dezembro.

Em seguida, eles também tinham um calendário lunar, que foi um ano 328 dias.

Dois Calendários

Como acabei de mencionar os Incas tinham dois calendários.

Um deles era um calendário civil ou dias ( tempo solar), e outro era do calendário ou da noite lunar do calendário tempo.

A hora do dia ou Calendário Solar

O calendário de tempo do dia foi baseado no ciclo solar.

Eles contaram cerca de 365 dias neste calendário.

Este calendário era usado para atividades econômicas, como a agricultura, a mineração, a guerra ea construção.

Este calendário foi muito importante para povo Inca, uma vez que dependem deste para fixar os dias do plantio.

Eles tinham torres em leste e oeste de Cusco.

Eles tinham alguns processos de detalhe, onde a olhar para as torres de determinado local da praça principal de Cusco, eles verificaram que sol o dia levantou-se sobre a torre leste e situado na torre ocidental, para marcar o dia de plantio de milho e batatas, e que dia sol se levantou entre as torres para marcar o dia da semeadura geral.

O tempo de noite ou Calendário Lunar

Este era o utilizado para marcar os dias dos todos os festivais.

Uma vez que este calendário era baseado na lua tinha apenas 328 dias.

O que significava que doze meses de 27,33 dias.

Desde mês lunar é realmente de 28 dias, para que coincida com os meses lunares.

Então, eles tinham cerca de 37 dias de diferença entre os dois calendários. Ainda não se sabe, se esta diferença era de alguma importância para os Incas.

Meses Inca

Agora vamos discutir os meses no calendário Inca. Aqui vou discutir tanto o tempo do dia e calendário noite.

Primeiro Mês

Calendário do dia Presente: dezembro
Inca Lunar Mês: Capaq Raymi
Inca mês solar: Coca Plantio

O primeiro mês foi, na verdade, começou em nosso atual dezembro. Foi chamado Capaq Raymi, como o Capaq Raymi festival ocorreu neste mês. Capaq Raymi significa Grandes Festas do Sun. Eles sacrificaram ouro, prata e vidas a dom Capaq Raymi foi marcado com o calendário lunar. Conforme calendário solar este foi o mês de Coca Plantar.

Poucos outros rituais ocorreu neste mês. Cerimônia de puberdade do menino foi realizada neste mês. Homenagem das províncias foi trazido para o estado Inca e religião para Cusco neste mês.

Segundo mês

Calendário do dia presente: janeiro
Inca Lunar Mês:
Camay Quilla
Inca mês solar:
Capina de campos

Os Inca fizeram o seu jejum e penitência neste mês. Eles ofereceram sacrifícios a Viracocha e cobriram seus corpos com cinzas. Além disso, algumas partes da puberdade cerimônias foram realizadas para este mês em relação ao mês anterior.

Terceiro Mês

Calendário do dia Presente: fevereiro
Inca Lunar Mês:
Hatun-pucuy
Inca mês solar:
Colheita de batata e outros tubérculos

Cerimônias foram realizadas para aumentar o milho e outras culturas.

Quarto mês

Calendário do dia Presente: Março
Inca Lunar Mês:
Pacha-pucuy
Inca mês solar:
Colheita de batata e outros tubérculos

Foram realizadas cerimônias para assegurar que as culturas curado adequadamente. Outras cerimônias foram realizadas, onde as pessoas se privaram de sal e frutas.

Quinto mês

Calendário do dia Presente: abril
Mês Inca Lunar:
Ayruhua
Inca mês solar:
Proteger campo de milho de cervos, raposas.

Foram realizadas cerimônias em honra do rei inca.

Sexto mês

Calendário do dia Presente: maio
Mês Inca Lunar:
Ayruhua
Inca mês solar:
Milho colhido

Eles gostaram da celebração do milho colhido. Festa de Aymara foi apreciado com canto, bebendo e dançando.

Sétimo mês

Calendário do dia Presente: junho
Inca Lunar Mês:
Inti Raymi
Inca mês solar:
batatas grandes foram colhidas e outras plantadas

Eles se o festival Inti Raymi . Inti Raymi festival foi o maior festival do ano. Pessoas de todo império Inca se mudou para Cusco durante este festival. Este festival é encenada todos os anos nos dias atuais.

Oitavo mês

Calendário do dia Presente: julho
Inca Lunar Mês:
Chahua – huarquiz
Inca mês solar:
Armazenamento de batatas e outras culturas

Eles gostaram festival da colheita e cerimônias em relação a irrigação.

Nono mês

Calendário do dia Presente: agosto
Mês Inca Lunar:
Yapaquiz
Inca mês solar:
Plantio das culturas de milho e de batata

Sacrificado foram feitas a todos os deuses neste mês, especialmente para aqueles que estavam relacionados à força da natureza. Festa da lavoura foi conduzida. A terra era cultivada para a próxima estação de crescimento.

Mês Décima

Calendário do dia Presente: setembro
Inca Lunar Mês:
Coya Raymi
Inca mês solar:
Plantio das culturas de milho e de batata

Esta grande festa tempo para lua foi comemorado. Além disso, este é o mês da purificação. Cusco é purificado. No processo de purificação nobres sacrificados.

Ídolos sagrados de vencido foram levados para Cusco para prestar homenagem ao rei. Eleventh Mês

Calendário do dia Presente: outubro

Mês Inca Lunar: Kantaray
Inca mês solar: nada específico

Esta foi a estação mais seca do ano. Então, eles realizavam cerimônias onde eles caçam para o seu Deus para chuva.

Décimo segundo mês

Calendário do dia Presente: novembro
Mês Inca Lunar:
Ayamarca
Inca mês solar:
irrigação dos campos de milho

O festival de mortos foram realizadas neste mês. Eles trouxeram os corpos dos mortos para a praça principal da cidade. Mas não foram os cadáveres.

Eles realmente carregava as múmias de apenas reis mortos. Múmias estavam vestidos em panos valiosos. Em seguida, eles foram oferecidos alimentos. As pessoas cantavam e dançavam em torno dessas múmias em praça principal.

Fonte: www.machupicchu-inca.com

Calendário Inca

O calendário Inca tinha 12 meses de 30 dias, a cada mês tem o seu próprio festival. (O ano inca começou em dezembro, e começou com Capac Raymi, o magnífico festival.)

O calendário Inca possuía 12 meses, respeitando o seguinte aspecto: enquanto o ano era solar, os dias eram lunares.

Não há muita documentação precisa sobre o calendário incaico, já que essa cultura passou por maior destruição por parte dos conquistadores.

O conhecimento preciso das constelações levou a impressionantes semelhanças com as figuras usadas pelos criadores do Zodíaco para representá-las, e com os signos zodiacais.

O observatório de Cuzco era o responsável pela base do calendário incaico: possuia oito torres voltadas para o nascente e outras oito apontando para o poente, com alturas desiguais (duas pequenas intercaladas entre duas bastante altas).

Sua sombra projetada no terraço ao redor permitia aos observadores imperiais definir a exata situação dos solstícios, enquanto as colunas zodiacais (curiosamente semelhantes ao zodíaco caldeu) permitiam definir os equinócios.

Comparação do calendário inca com o Zodíaco 
Signo incaico  Significado  no Zodíaco 
Tarruca Animal veloz e dotado de chifres Capricórnio
Mirku-Kcoyllur Estrelas juntas Gêmeos
Chackana Balança Balança
Mama-Hana Mãe do céu Virgem
Miki-Kiray Tempo da água Aquário

Fonte: www.novomilenio.inf.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.