Breaking News
Home / Geografia / Guerra Civil

Guerra Civil

PUBLICIDADE

Sabe-se que ao longo da história da humanidade, muitas guerras foram traçadas, colocando em jogo o futuro político, social, econômico e cultural de diversos países.

Atualmente vê-se ainda conflitos isolados em alguns territórios, mas que em geral são controlados, mediados ou reforçados pelas ações impostas pelas comunidades internacionais que não necessariamente se envolvem nestes conflitos, a exemplo da Organização das Nações Unidas.

Mas todos conflitos armados podem ser classificados como uma Guerra Civil? Bom, os estudiosos das ciências humanas, em especial, os historiadores, sociólogos e geógrafos dizem que não. Mas o que de fato é levado em conta? Quais são os motivos e as dimensões?

O que se verifica geralmente nos estudos relacionados as diversas Guerras Civis, são 3 elementos ou características básicas para uma possível classificação. Cabe-se lembrar que os estudos não são estáticos, portanto, sempre há atualizações por parte dos pesquisadores. No que se refere a Guerra Civil, identificam-se três conjuntos de forças.

O primeiro diz respeito aos conflitos armados, ou seja, aqueles onde os dois grupos na disputa pelo território ou pelo poder, usam os mais variados tipos de armas, objetivando cada qual derrotar o seu adversário, não restando dúvida que se trata de exercício violento.

O segundo elemento envolve o conjunto de forças predominantemente estruturados pela própria sociedade, ou seja, que há a participação dos civis, que podem, por exemplo, somar forças ou não juntos as instituições militares, desencadeando os conflitos visando unicamente os seus interesses.

Já o terceiro diz respeito aos objetivos dessas lutas, que podem ser diversos e ganharem vários sentidos e rumos, isto é, seja para a manutenção de políticas internas e externas ao território, na busca pela independência política, ou pela tomada do poder estatal e governamental, mudando até mesmo as estruturas econômicas e culturais de uma nação.

A duração destas guerras civis são também variáveis, pois depende daquilo que é conquistado, como é remediado e de quais as perspectivas futuras para a sociedade, uma vez que ela é a mais afetada por esses conflitos.

Guerra Civil
Guerra Civil Americana

Desde 1945 estima-se que mais de 25 milhões de pessoas, incluindo crianças e idosos, já morreram guerras civis por todo o mundo. Além disso, sabe-se que muitas pessoas que não envolvidas diretamente veem-se obrigadas a deixarem seus lares para sobreviver.

Exemplifica-se essas Guerras com alguns exemplos: Guerra Civil Russa (1917-1921), Guerra Civil Paraguaia (1947), Guerra Civil Coreana (1950-1953), Guerra Civil Vietinamita (1954-1975), Guerra Civil do Sri Lanka (1983-2009),Guerra Civil Americana (1861-1865) Guerra Civil Síria, Iraquiana e Líbia (2011-presente).

Ainda há controvérsia entre os estudiosos a respeito dos conflitos armados no território brasileiro durante a história do país, alguns dizem que Guerra de Farrapos (1835-1845) e Guerra de Canudos (1896-1897) configuram-se como Guerras Civis, não tendo, portanto, uma consonância no pensamento.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Zona Costeira

PUBLICIDADE Não existe uma definição comum ou única do que constitui uma “zona costeira”, mas …

Biomas antropogênicos

Biomas antropogênicos

PUBLICIDADE Definição Biomas antropogênicos oferecem uma nova maneira de compreender nosso planeta vivo, descrevendo a maneira …

Geodésico

Geodésico

PUBLICIDADE Definição Geodésico é referente à geometria das superfícies curvas, nas quais as linhas geodésicas substituem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.