Breaking News
Home / História Geral / História do Tênis

História do Tênis

PUBLICIDADE

Segundo Lucena (2009), existem relatos que, em 1800 surgiram os primeiros sapatos com solado de borracha, chamados de Plimsoll, específicos para praia. O processo de vulcanização da borracha, desenvolvido no ano de 1839, foi utilizado, inicialmente por Charles Goodyear para melhorar a qualidade dos pneus fabricados por sua empresa. A partir da daí, algumas indústrias passaram a produzir calçados mais confortáveis.

Na costa leste dos Estados Unidos começaram a surgir as primeiras linhas de produção para prática de esportes. Em 1920 surgiu o primeiro calçado de corrida, ainda mais leve e confortável, criado por Adolph Dassler, que foi um sapateiro alemão que fundou a empresa de materias esportivos Adidas, o nome adidas é referente ao seu apelido que era (Adi). Ainda em Lucena (2009), pudemos ver que,

”Na década de 50, o tênis se popularizou entre os jovens e se transformou em um dos símbolos da juventude rebelde. A partir da década de 80, com a valorização dos esportes e dos trajes esportivos incorporados à moda, o tênis recebeu ainda mais prestígio, saindo das academias para ganhar as ruas.

Desde sua criação, o tênis sofreu diversas modificações e, de um simples calçado de borracha e tecido, se transformou em um agregado de tecnologia e estilo, demasiadamente associado aos esportes e ao segmento de streetwear.

Assim como qualquer outro acessório de moda, o tênis recebe influência das tendências das temporadas, ganhando as passarelas de grandes marcas como: Nike, Adidas, Puma, Mizuno, Diadora, Ecko, Olympikus, All Star, Fila entre outras, disputam o mercado do calçado mais popular do universo. ”

Histórico sobre o surgimento do tênis

Tênis surgiu no século XIX, entre as décadas 1860 e 1870, uma espécie de sapatilha em couro com fechamento por meio de cadarço, utilizada na prática do ciclismo.

Por volta de 1873, o couro já começa a ser substituído por tecidos e, em 1890, surge a primeira fábrica especializada em calçados esportivos. Já no início do século XX, por volta de 1920, surge o primeiro tênis específico para a prática da corrida.

Este tênis consistia em um calçado fechado, com o conceito de ser leve e confortável geralmente produzido em couro (natural ou sintético) ou tecido, fechamentos por cadarços, os modelos de maior desempenho com sistemas de amortecimento que absorvem o impacto e o transformam em impulso.

Alguns modelos possuem até mesmo sistemas computadorizados que se auto-adaptem ao peso e tipo de caminhada do usuário. Esta pesquisa teve como objetivo escrever sobre a origem e preferências do tênis.

Desde a pré-história, quando nasceu no homem das cavernas a necessidade de proteger os pés e também das condições climáticas, pudemos ter acesso a leituras que nos mostraram que nunca um produto evoluiu tanto ao longo do tempo, comparado com a mesma evolução de outros produtos industrializados de uso pessoal.

A origem dos tênis

tênis pode, na verdade, traçar suas origens na Revolução Industrial no século XIX.

A descoberta da lona e da borracha vulcanizada, junto com o advento da produção em massa, fez com que os sapatos estivessem agora mais disponíveis comercialmente.

Os sapatos ou tênis de borracha também eram muito mais baratos em comparação com os calçados feitos à mão individualmente.

O primeiro tênis

Tênis

O primeiro par de tênis tinha parte superior de lona e sola de borracha. Projetados e fabricados no início do século 19, os sapatos foram concebidos para a Marinha britânica quando em seus conveses escorregadios.

Quando os sapatos chegaram ao mercado em 1892, eram conhecidos como plimsolls.

Os sapatos receberam então o nome de tênis porque não faziam barulho ao caminhar. Eles também não tinham sapato direito ou esquerdo. Esse design permaneceu até o final dos anos 1960, quando diferentes designs de tênis tornaram-se populares à medida que outras empresas faziam suas versões.

Isso faz do tênis e calçado esportivo original da história. Mas uma coisa é certa; o par original está muito longe do que temos hoje. Os tênis de hoje são feitos para o jogador de tênis, e outros sapatos são feitos para acomodar outros esportistas como os corredores.

A United States Rubber Company (Companhia de Borracha dos Estados Unidos) começou a fazer sua marca de tênis em 1916. O calçado era de lona com sola de borracha, conhecido como Keds. No ano seguinte, a Converse Rubber Company teve sua versão conhecida como sapato All-Star.

No entanto, o estilo encontrou mudanças mínimas. Foi só na década de 1960 que muitos designers começaram a melhorar o padrão de calçados esportivos por meio de experimentação.

O designer principal durante esse tempo foi Bill Bowerman.

Bill era o treinador da Universidade de Oregon. Ele planejou projetar um tênis leve, usando náilon em vez de lona, para oferecer mais tração ao jogador.

Ele queria criar um sapato que tivesse uma sola interna macia para atender ao conforto do corredor.

Tênis

Por meio dessas melhorias, Bill criou uma empresa que hoje é conhecida como Nike. Ele deu à empresa o nome da deusa grega da vitória.

Empresas como a Puma e a Adidas começaram a desenvolver sua versão aprimorada do tênis de acordo com as necessidades do jogador.

Eventualmente, as estrelas do tênis se envolveram no processo de design e fabricação, fazendo com que o modesto tênis ganhasse impulso. Hoje, o tênis tem uma sensação e aparência totalmente diferentes, seguindo seu desvio da versão original.

O nome tênis

Tênis

sapato com sola de borracha, comumente conhecido como tênis, foi batizado pela Marinha Britânica.

Os marinheiros da frota britânica precisavam de sapatos que não escorregassem ou escorregassem nas superfícies molhadas para usar no convés. Isso foi em 1800.

Os aristocratas ricos então começaram a usar os sapatos para praticar o esporte mais popular da época, o tênis. Isso deu origem ao nome de tênis.

Em 1839, a borracha vulcanizada foi usada para fazer as solas dos tênis da Charles Goodyear, tornando-os mais resistentes ao calor e estáveis.

Isso deu origem ao primeiro calçado esportivo até que os Keds foram introduzidos em 1900, e mais tarde o All-Star em 1917. A Adidas fez sua versão em 1931, mas em 1930, eles introduziram couro para a parte superior em vez de lona.

A Adidas impulsionou o crescimento da experimentação com materiais para calçados. Fiel à sua forma, em 1970, a Adidas tinha um tênis com cano em malha, camurça na biqueira e sola de poliuretano, tornando o tênis mais respirável, durável e confortável.

Em 1980, a Nike deu origem ao novo Nike Air Trainer 1 com mais apoio lateral, um elevador de calcanhar e um alça para prender o pé durante o movimento lateral. As empresas então começaram a desenvolver sapatos mais sustentáveis, estáveis e confortáveis para o jogador.

Por que tênis

Nós os chamamos de tênis porque os ricos começaram a jogar tênis com esses tênis. Havia necessidade de calçados que não danificassem a quadra de tênis e ainda proporcionassem conforto.

Isso é o que esses sapatos ofereciam. Agora, todos os outros calçados esportivos se originam do tênis.

A propagação dos tênis

No final do século 19, mais empresas de borracha estavam engajadas na produção de tênis. Um deles era uma pequena empresa de calçados chamada Goodyear, que fabricava sapatos de borracha e lona. Agora, é claro, a Goodyear se tornou uma empresa conhecida principalmente por seus pneus de borracha.

Outra empresa de fabricação de calçados de borracha, a Keds, foi fundada em 1916 e se tornou a primeira empresa a fabricar e vender tênis com preços mais acessíveis para as massas.

Em 1920, o sapateiro alemão Adi Dassler começou a produzir calçados esportivos feitos à mão em sua casa. Quando seu negócio cresceu, Dassler estabeleceu sua nova empresa, a Adidas. Onze anos depois, a Adidas se tornou uma das marcas de calçados mais reconhecidas internacionalmente hoje.

Na verdade, algumas fontes até dizem que a Adidas lançou o calçado esportivo mais cobiçado do mundo. Jessie Owens, a renomada estrela do atletismo, usava um par de tênis Adidas no momento histórico de ganhar nada menos que 4 medalhas de ouro durante os Jogos Olímpicos de 1936.

O sucesso da Adidas e a competição entre irmãos fizeram com que a empresa Puma surgisse em seu lugar. O irmão do fundador da Adidas, Rudi Dass, abriu esta empresa, que também é especializada em calçados esportivos.

Em 1908, a Converse foi fundada para fabricar calçados com sola emborrachada para clientes de qualquer sexo e idade. Mas foi somente em 1915 que a empresa começou a fabricar tênis. Vinte anos depois, a Converse lançou um novo estilo de calçado. Eles foram feitos originalmente para o campeão de tênis Jack Purcell.

Desde então, esses sapatos encontraram seu caminho para as estrelas de Hollywood, bem como para as gangues de “bad boy”, quebrando muito além do propósito atlético dos sapatos. Um exemplo é James Dean em “Rebel Without a Cause”. Este filme realmente desencadeou a moda dos tênis entre os jovens telespectadores.

Tênis – A Ascensão Rápida

Na década de 1950 e na era do “baby boomer” (pessoa nascida entre 1946 e 1964 na Europa, Estados Unidos, Canadá ou Austrália.), a popularidade dos tênis cresceu a um ritmo sem precedentes.

Os tênis estavam se tornando mais populares, especialmente entre crianças e adultos jovens. Na verdade, esse tipo específico de calçado foi frequentemente criticado como um símbolo de rebelião. O ídolo da Matinee, James Dean, representava aqueles jovens rebeldes em seu estilo de vida e também em seu estilo de vestir preferido. Ele era frequentemente fotografado vestindo jaquetas, jeans e tênis brancos.

A cara dos calçados esportivos deu uma guinada diferente na década de 1970. Por causa do desenvolvimento da medicina esportiva, especialmente em podologia, as empresas começaram a fabricar calçados esportivos projetados para um esporte específico.

Agora podemos encontrar uma grande variedade de calçados com características especialmente desenvolvidas para esportes como tênis, basquete, futebol, corrida, etc.

Tênis – Resumo

Tênis

Os tênis eram sapatos leves de lona com sola de borracha, introduzidos pela primeira vez na última metade do século XIX.

Eles surgiram quando muitos esportes sociais estavam se tornando moda e imediatamente se tornaram populares entre os jovens ativos.

Embora muitas vezes chamados de tênis por causa do esporte que também crescia em popularidade no final dos anos 1800, os calçados esportivos de lona receberam muitos outros nomes, como plimsoll, tênis, e até mesmo tênis criminosos, porque as solas de borracha permitem um silêncio fuga para criminosos.

Botas de couro leves foram usadas na maioria dos esportes até que uma descoberta científica em meados de 1800 abriu caminho para a introdução de um novo tipo de calçado esportivo.

Charles Goodyear (1800–1860), um fabricante americano de borracha, desenvolveu um processo para aquecer borracha chamado vulcanização. A vulcanização tornou a borracha mais flexível e resistente, e também permitiu que ela se fixasse permanentemente a outros materiais, como tecido. Uma vez que essa nova borracha estava disponível, os fabricantes de calçados começaram a usá-la para criar novos tipos de solas de borracha.

Em 1868, uma lona resistente e sapato de borracha foram lançados.

Os fabricantes do sapato chamavam-no de sandália de croquet e recomendavam-no para o croquet de jogo de gramado, jogado com bolas e marretas, popular entre os jovens da moda das classes altas.

A sandália de croquet era vendida por seis dólares o par, um preço alto demais para a maioria dos trabalhadores pagar, então o sapato novo foi usado principalmente pelos ricos no início. No entanto, em 1873, o Catálogo da Sears and Roebuck começou a oferecer um tênis esportivo de lona com sola de borracha por apenas sessenta centavos o par, e o tênis estava a caminho da popularidade em massa.

Em 1893, a influente revista de moda Vogue relatou a popularidade dos novos e estilosos calçados esportivos de lona para mulheres.

O final dos anos 1800 foi marcado por um amplo interesse em esportes como croquet, tênis e golfe, todos praticados por homens e mulheres.

Na Grã-Bretanha, as mulheres até começaram a jogar o taco nacional e o jogo de bola, críquete.

O novo sapato de lona e borracha, leve e seguro, era perfeito para todos esses jogos.

Na Inglaterra, os novos sapatos eram chamados de plimsolls, ou plimmies, porque as linhas nas laterais da sola de borracha pareciam linhas de plimsoll pintadas nas laterais dos navios para mostrar o quão pesado o navio podia ser carregado. (Samuel Plimsoll foi o ministro do governo que primeiro decidiu os limites de peso dos navios.).

Fonte: tennisconnected.com/faef.revista.inf.br/www.si.com/shoeadviser.com/didyouknowfashion.com

 

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.