Breaking News
Home / História Geral / Economia Aberta

Economia Aberta

PUBLICIDADE

Definição

Economia de mercado, na maior parte livre de barreiras comerciais e onde as exportações e importações formam uma grande porcentagem do PIB.

Nenhuma economia é totalmente aberta ou fechada em termos de restrições comerciais, e todos os governos têm graus variados de controle sobre os movimentos de capital e trabalho.

O grau de abertura de uma economia determina a liberdade de um governo em buscar políticas econômicas de sua escolha e a suscetibilidade do país a ciclos econômicos internacionais.

A Economia Aberta é uma economia que permite o livre fluxo de entrada e saída de bens, serviços, capital e pessoas. O oposto de uma economia fechada.

A Economia aberta

Hoje em dia, praticamente todos os países do mundo são considerados uma economia aberta. Isto significa que o país irá negociar com o resto do mundo, sendo estas bolsas medidas em termos de exportações líquidas. Ao analisar as economias abertas, é importante entender algumas coisas sobre os países que estão sendo analisados, como o volume de comércio que eles têm, seu crescimento econômico, sua taxa de inflação e desemprego, etc.

A abertura de uma economia deve ser medida considerando múltiplas variáveis. Por exemplo, todos os países são considerados economias abertas em algum grau, mas nem todos permitem a livre movimentação de capital através das fronteiras.

Neste caminho de aprendizado, aprenderemos a analisar uma economia aberta de um ponto de vista puramente econômico, observando suas exportações líquidas e seu balanço de pagamentos.

O que é uma Economia Aberta?

Economia aberta
Economia Aberta

Uma economia aberta é uma economia em que o comércio internacional ocorre.

A maioria das nações ao redor do mundo tem economias abertas e muitas nações dependem fortemente do comércio internacional para atingir as metas econômicas e sociais.

Como regra geral, as economias abertas são vistas como mais fortes do que as economias fechadas nas quais o comércio internacional não ocorre, e esse tipo de economia tende a ser melhor para empresas, investidores e cidadãos individuais.

Para a economia global, entretanto, as economias abertas podem se tornar problemáticas, porque quando um grande parceiro comercial experimenta dificuldades econômicas, ela pode ter um efeito cascata em todo o mundo, em vez de ficar confinada apenas àquela nação, como seria em uma economia fechada.

Em uma economia aberta, tanto as importações quanto as exportações são permitidas, e elas podem consumir uma grande parte do produto interno bruto total da empresa em qualquer ano.

As importações dão aos cidadãos de um país acesso a produtos e serviços fornecidos por outras nações, o que permite maior liberdade do consumidor, porque as pessoas têm uma gama mais ampla de opções.

As exportações permitem que empresas e cidadãos invadam outros mercados para encontrar novos compradores para seus produtos.

Nações com economias abertas geralmente têm mais acesso a crédito, porque podem contar com fontes internacionais e domésticas para obter fundos.

Os cidadãos também têm mais opções em termos de investimento e serviços bancários, porque podem optar por ultrapassar suas fronteiras nacionais com seus fundos, empresas e ideias. Isso, por sua vez, promove o intercâmbio entre duas ou mais economias, o que cria força econômica mútua entre os parceiros comerciais.

As economias abertas também podem ser usadas para forjar laços políticos.

Muitos países têm leis que visam promover uma economia aberta e minimizar as restrições às importações e exportações. Grupos de nações como os signatários do Acordo de Livre Comércio da América do Norte podem, de fato, ter leis de livre comércio construídas diretamente em tratados e acordos internacionais, para garantir que os membros não mudem mais de idéia e alterem as regulamentações do comércio internacional.

O termo “ pequena economia aberta ” é usado para se referir a uma nação que tem uma economia aberta, mas não muita influência econômica, porque sua economia é tão pequena em comparação com parceiros comerciais.

Quando pequenas economias abertas enfrentam problemas financeiros, como recessões e inflação, por exemplo, isso não tem um impacto muito grande no comércio internacional como um todo, porque sua fração do comércio total que ocorre anualmente é insignificante.

Qual é a diferença entre uma economia aberta e fechada?

Economia aberta
Economia Aberta

A diferença entre uma economia aberta e uma economia fechada está nas políticas de um país no comércio internacional e nos mercados financeiros.

Uma economia aberta permite que seus negócios e indivíduos negociem com empresas e indivíduos em outras economias e participem de mercados de capitais estrangeiros.

Uma economia fechada impede que seus negócios e indivíduos interajam com as economias estrangeiras em um esforço para permanecer isolado e auto-suficiente.

A distinção básica entre uma economia aberta e uma economia fechada diz respeito ao fato de o governo de um país permitir que seus cidadãos participem do mercado global.

A interação com países estrangeiros é a base do comércio internacional.

A negociação entre países ocorre por meio da exportação ou venda de bens e serviços pelas partes em um país e pela importação ou compra desses bens e serviços pelas partes em outro país. Superficialmente, a capacidade de conduzir o comércio através das fronteiras internacionais pode parecer um luxo e não uma necessidade, mas a capacidade é extremamente importante para a saúde da economia de um país.

O comércio internacional expande o mercado de bens e serviços, permitindo que as empresas empreguem mais pessoas para produzir uma quantidade de bens que excede a demanda em seu país de origem.

Fonte: www.businessdictionary.com/www.wisegeek.org/financial-dictionary.thefreedictionary.com/policonomics.com/lexicon.ft.com

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Políticas Sociais

Políticas Sociais

PUBLICIDADE Definição Política social é um termo que é aplicado a várias áreas da política, geralmente …

Políticas Públicas

Políticas Públicas

PUBLICIDADE Definição A política pública é o guia de princípios para a ação tomada pelos poderes executivos …

Gerontocracia

Gerontocracia

PUBLICIDADE Definição Um estado, sociedade ou grupo governado por pessoas idosas. O que é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.