Breaking News
Home / História Geral / Isolacionismo

Isolacionismo

O que é

PUBLICIDADE

O isolacionismo é uma doutrina de política externa que combina um não-intervencionista política militar e de nacionalismo econômico ( o protecionismo ).

Isolacionismo norte-americano

Isolacionismo tem sido a pedra angular da política externa dos Estados Unidos.

Em 1823 foi erguida uma doutrina do presidente James Monroe.

Isolacionismo norte-americano desapareceu com a intervenção dos Estados Unidos na Grande Guerra , para renascer na década de 1920 e 1930.

O ataque a Pearl Harbor pelo Império do Japão de 1941, é fatal.

Esta política aparece no iníciode xxi th século pertencem ao passado, embora uma corrente marginal persistir.

Isolacionismo Japonês

Sakoku, literalmente “país fechado”) é o nome dado à política isolacionista japonês, estabelecido durante o período Edo (especificamente entre 1641 e 1868 ) por Tokugawa Iemitsu , Shogun da dinastia de Tokugawa . O termo Sakoku foi criado no xix º século .

A política de isolamento começou com a expulsão do clero, e pelas limitações de portas abertas para os estrangeiros, a proibição de entrada ou saída do país para qualquer japonês, sob pena de expulsão da morte, de todos os estrangeiros e destruição de navios capazes de navegar os mares altos

Conceito

A política externa de um Estado não querer tomar parte nos assuntos internacionais. (Essa atitude foi caracterizada, em 1823 [Doutrina Monroe] no final do século XIX , a política externa dos Estados Unidos, que perdeu o interesse na Europa e recusou qualquer interferência deste último nos assuntos americanos. Esta atitude prevaleceu novamente entre as duas guerras mundiais).

Fonte: www.larousse.fr/fr.wikipedia.org

Isolacionismo

Política

Isolacionismo é a política aplicada nas relações externas de um Estado que não pretende participar na vida política internacional fora da empresa por que ele considera ser diretamente envolvidas, o isolacionismo parece estar confinada principalmente ao político e de forma alguma exclui relações com outros estados em outras áreas.

Ao formular, em 1796, o princípio do isolacionismo como uma regra de conduta da política externa dos Estados Unidos, George Washington, disse em efeito: “Nossa principal regra de conduta na frente de nações estrangeiras devem ser expandir nosso relacionamento negócios com eles, tendo como poucas políticas como relatórios possíveis. “No entanto, se no final da XVIII ª século e ao longo do XIX º século a prática deste princípio de ação era possível, a importância crescente da economia ea sua cada vez maior sobreposição na política internacional são Tal distinção parece difícil de justificar, no momento presente.

Além disso, seus defensores que o isolacionismo americano atribuída a um valor relativo e excluídos antes de quaisquer assuntos europeus.

Assim, a “doutrina” enunciado pelo Presidente Monroe em sua mensagem de 02 de dezembro de 1823 o Congresso dos Estados Unidos faz princípios isolacionistas para proteger a América contra as potências europeias, e argumenta que qualquer tentativa da Europa para ampliar seu próprio sistema para uma nova porção do hemisfério ocidental é perigoso para a paz ea segurança dos Estados Unidos.

Posteriormente, a política de intervenção no Extremo Oriente também não foi considerado incompatível com o isolacionismo.

O Isolacionismo

Isolacionismo é uma categoria de políticas externas institucionalizados por líderes que afirmaram que os melhores interesses de seus países foram mais bem servidos por manter os assuntos de outros países à distância, bem como um termo usado, às vezes de forma pejorativa, em debates políticos.

A maioria dos isolacionistas acreditam que limitar o envolvimento internacional mantém seu país de ser envolver em conflitos perigosos e de outra forma indesejáveis.

Alguns isolacionistas rigorosos acreditam que o seu país está melhor servido por mesmo evitando acordos comerciais internacionais ou outros pactos de assistência mútua.

Definição

Chamado isolacionista atitude de um país ou um povo que tenta isolar-se do resto do mundo, por medo de más influências ou conflitos externos.

O isolacionismo pode ser diplomática (recusa de se envolver em uma aliança), econômico ( o protecionismo ) ou cultural (falta de interesse em culturas estrangeiras).

Isolacionismo se opõe à intervencionista atitude de um país que escolhe para influenciar os assuntos internacionais , intervindo em conflitos sempre que pode.

Exemplo: De 1920 a final de 1930, o Estados Unidos adotaram uma atitude isolacionista: eles se recusaram a participar do campeonato e se envolver em conflitos que agitavam a Europa. Durante a Guerra Fria, no entanto, começaram a dirigir o bloco ocidental, demonstrando intervencionismo.

Observação: Um país completamente isolacionista na vida econômica na autarquia.

Fonte: www.assistancescolaire.com/www.universalis.fr

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Políticas Sociais

Políticas Sociais

PUBLICIDADE Definição Política social é um termo que é aplicado a várias áreas da política, geralmente …

Políticas Públicas

Políticas Públicas

PUBLICIDADE Definição A política pública é o guia de princípios para a ação tomada pelos poderes executivos …

Gerontocracia

Gerontocracia

PUBLICIDADE Definição Um estado, sociedade ou grupo governado por pessoas idosas. O que é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.