Breaking News
Home / História Geral / Isolacionismo

Isolacionismo

PUBLICIDADE

Isolacionismo – Conceito

A política externa de um Estado não querer tomar parte nos assuntos internacionais. (Essa atitude foi caracterizada, em 1823 [Doutrina Monroe] no final do século XIX, a política externa dos Estados Unidos, que perdeu o interesse na Europa e recusou qualquer interferência deste último nos assuntos americanos. Esta atitude prevaleceu novamente entre as duas guerras mundiais).

Isolacionismo – Definição

Chamado isolacionista atitude de um país ou um povo que tenta isolar-se do resto do mundo, por medo de más influências ou conflitos externos.

O isolacionismo pode ser diplomática (recusa de se envolver em uma aliança), econômico ( o protecionismo ) ou cultural (falta de interesse em culturas estrangeiras).

Isolacionismo se opõe à intervencionista atitude de um país que escolhe para influenciar os assuntos internacionais, intervindo em conflitos sempre que pode.

O isolacionismo é a decisão de um país de se separar dos assuntos internacionais para se concentrar exclusivamente em seus próprios interesses.

É uma política externa que exige envolvimento zero nas questões de outras nações

Exemplo: De 1920 a final de 1930, o Estados Unidos adotaram uma atitude isolacionista: eles se recusaram a participar do campeonato e se envolver em conflitos que agitavam a Europa. Durante a Guerra Fria, no entanto, começaram a dirigir o bloco ocidental, demonstrando intervencionismo.

Observação: Um país completamente isolacionista na vida econômica na autarquia.

Isolacionismo – O que é

Isolacionismo

O isolacionismo é uma doutrina de política externa que combina um não-intervencionista política militar e de nacionalismo econômico ( o protecionismo ).

Isolacionismo norte-americano

Isolacionismo tem sido a pedra angular da política externa dos Estados Unidos.

Em 1823 foi erguida uma doutrina do presidente James Monroe.

Isolacionismo norte-americano desapareceu com a intervenção dos Estados Unidos na Grande Guerra, para renascer na década de 1920 e 1930.

O ataque a Pearl Harbor pelo Império do Japão de 1941, é fatal.

Esta política aparece no iníciode xxi th século pertencem ao passado, embora uma corrente marginal persistir.

Isolacionismo Japonês

Sakoku, literalmente “país fechado”) é o nome dado à política isolacionista japonês, estabelecido durante o período Edo (especificamente entre 1641 e 1868 ) por Tokugawa Iemitsu, Shogun da dinastia de Tokugawa.

O termo Sakoku foi criado no xix º século.

política de isolamento começou com a expulsão do clero, e pelas limitações de portas abertas para os estrangeiros, a proibição de entrada ou saída do país para qualquer japonês, sob pena de expulsão da morte, de todos os estrangeiros e destruição de navios capazes de navegar os mares altos.

Isolacionismo – Resumo

Isolacionismo

Isolacionistas são americanos que se opõem ao envolvimento dos Estados Unidos nas relações exteriores. Pessoas com esses sentimentos existem desde a fundação da nação.

Durante o final do século XIX e o início do século XX, seu número cresceu e eles se tornaram cada vez mais vocais.

Geralmente, os isolacionistas se opõem ao envolvimento dos Estados Unidos nos assuntos de outros países porque isso supostamente enfraquece os Estados Unidos.

Os isolacionistas querem que os Estados Unidos sejam autossustentáveis, em vez de depender de outras nações para alimentos e outros tipos de suprimentos.

Eles afirmam que o envio de forças militares dos Estados Unidos para o exterior deixa a nação mais fraca e menos capaz de derrotar um ataque em solo americano. Para garantir a sobrevivência dos Estados Unidos, os isolacionistas afirmam que o foco do governo deve estar nos cidadãos em casa, e não em outras nações.

Isolacionistas existiram em todas as guerras internacionais envolvendo os Estados Unidos. Alguns americanos se opuseram à Guerra de 1812, temendo que os laços econômicos dos EUA com a Grã-Bretanha diminuíssem. Alguns americanos também se opuseram à Guerra Hispano-Americana, acreditando que era antipatriótica forçar as opiniões e estilo de vida dos Estados Unidos sobre Cuba. Outras pessoas temiam a exportação contínua de empregos dos EUA para esta ilha, deixando menos empregos disponíveis para os cidadãos dos EUA. Antes da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial, muitos americanos acreditavam que o envolvimento dos Estados Unidos nesses conflitos resultaria na morte de milhares de soldados americanos e enfraqueceria a capacidade dos Estados Unidos de se defenderem.

Isolacionistas existiam nos Estados Unidos, inclusive em Ohio. Um dos mais famosos de Ohio a endossar essa política foi Norman Thomas. Thomas foi o candidato do Partido Socialista à presidência dos EUA em seis ocasiões diferentes. Ele acreditava que o envolvimento em assuntos internacionais resultaria nas mortes desnecessárias de soldados dos EUA, na perda de empregos dentro dos Estados Unidos e no enfraquecimento das defesas militares dos EUA e da economia dos EUA.

Para espalhar essas ideias isolacionistas, Thomas ajudou a estabelecer o America First Committee, uma organização que incentivou o governo dos Estados Unidos e as empresas americanas a concentrar suas atividades nos Estados Unidos, em vez de em outros países.

O próprio Thomas se opôs ao envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial, mas após o ataque japonês a Pearl Harbor em 1941, ele apoiou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Com o advento da Guerra Fria no final dos anos 1940, Thomas denunciou o comunismo, mas também encorajou os Estados Unidos a retornarem ao isolacionismo.

Fonte: www.larousse.fr/fr.wikipedia.org/www.assistancescolaire.com/www.universalis.fr

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.