Breaking News
Home / História Geral / Calvinismo

Calvinismo

PUBLICIDADE

O Calvinismo – A Salvação Pelo Trabalho

O teólogo francês João Calvino (1509-1564) estudou as ideias de Lutero e as radicalizou, sob forte influência do Suíço Huldrych Zwingli (1484-1531) também luterano, adaptou a ideia de predestinação na vida das pessoas. Se um trabalhador for honesto e com isto ficar rico, é sinal de ser um abençoado de Deus. A riqueza do trabalho justo é sinal de salvação.

Tal ideia teve ampla aceitação entre a burguesia endinheirada que buscava uma nova religião. As idéias de Calvino reafirmavam a teoria da salvação pela fé e levava ao radicalismo da Predestinação. Baseava no trabalho, na poupança, na honra dos compromissos, era a base da ética capitalista.

João Calvino
João Calvino

As ideias de Calvino logo ganharam vários países na Europa, visto que ocorria com o crescimento das atividades mercantis e de comércio. E grupos de burgueses se organizavam em seus países para converter mais fiéis ao calvinismo. Na Escócia serão chamados de Presbiterianos, na Inglaterra de Puritanos e na França de Huguenotes. Em todos estes lugares ocorreram massacres e mortes de ambos os lados, sendo que na França no dia 24 de agosto de 1572, aconteceu a Noite de São Bartolomeu onde católicos massacraram milhares de Huguenotes.

Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.