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Constantinopla

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Construído no século VII aC, a antiga cidade de Bizâncio provou ser uma cidade valioso tanto para os gregos e romanos. Porque ele estava deitado no lado europeu do Estreito de Bósforo, o Imperador Constantino compreendeu a sua importância estratégica e sobre a reunificação do império em 324 CE construiu sua nova capital lá – Constantinopla.

Constantinopla

A antiga capital chamada Bizâncio, ou chamada ainda no imperio Bizantino de Constantinopla e atualmente chamada de Istambul, foi o centro mais poderoso depois do declínio do império Romano.

A cidade era considerada um ponto de vital importancia no mundo por centenas de anos com lutas sangrentas por poder e várias rebeliões.

Inicialmente restringida dentro das muralhas construidas por Septimus Severus, a cidade cresceu e se expandiu até as muralhas de Theodosius.

Conseqüentemente, Constantinopla, como a Roma antiga se tornou uma cidade localizada em sete colinas.

Fundação de Constantinopla

O reinado de Constantino I, o Grande (324-337), estabelecido após um longo período de instabilidade política, foi marcado por dois acontecimentos importantes que viriam a transformar o carácter do império Romano: o reconhecimento da Cristandade e a fundação de Constantinopla.

O primeiro levou ao desenvolvimento explosivo da arte monumental cristã e à gradual transformação da igreja cristã numa instituição de estatuto oficial, que se desenvolvia em paralelo e entrelaçadamente com a autoridade imperial, formando em conjunto os dois maiores pólos de poderes na vida do Império.

Constantinopla foi fundada no local onde uma antiga colónia grega da cidade-estado de Megara, chamada Byzantion, estava localizada.

O programa de construções ambicioso da nova residência imperial foi planeada segundo a cidade modelo de Roma, com a Agora, as avenidas, o hipódromo, as igrejas e os banhos públicos.

Com a sua inauguração, o centro de gravidade do Império foi transferido para oriente. Aí, a cultura grega e a tradição helénica eram predominantes, tendo obtido, no entanto, um carácter particular na aproximação do Próximo Oriente, durante um longo período de coexistência com civilizações orientais. Construída num local estratégico e extremamente fortificada pelos imperadores, permaneceu intacta até 1204, quando foi tomada e saqueada pelos latinos durante a quarta cruzada.

A nova capital, continuamente embelezada pelos diversos governantes e aristocratas ambiciosos, com edifícios profanos, luxuriantes, e cristãos tornou-se para o milénio seguinte renovado pela sua riqueza e a sua primazia artística no mundo europeu medieval. Permaneceu sem dúvida o centro radiante da vida política, económica e cultural imperial de onde vinham todas as tendências, a esfera de influência de Bizâncio era bem maior do que as suas fronteiras políticas.

Muralhas da Cidade

As muralhas foram construídas no século V, possuem uma série de torres e fossos e é considerada uma das maiores fortalezas da época do cristianismo.

As muralhas tem uma extensão de aproximadamente 30 km. A primeira vez que eles foram ultrapassados foi em 1200 quando os aliados Bizantinos das forças da quarta cruzada invadiram a cidade, depondo o imperador e colocando em seu lugar um rei do seu próprio grupo. A segunda vez que a cidade foi invadida foi em 1453 pelo sultão Mehmet – o Conquistador.

A tão famosa tomada de Constantinopla pelo Imperio Otomano. Em 1980 parte dos muros foram renovados. Hoje você poderá apreciar cerca de 7 quilômetros desta muralha que uma vez protegeu a cidade contra seus inimigos.

Torre de galata

A torre de galata foi construída ao redor de 528 A.C. Ela foi chamada de “Grande Bastão” pelos bizantinos e “Torre de Jesus” pelos Genovêses. Hoje o que você pode ver é a construção que foi feita pelos Genovêses que se estabeleceram em Istambul entre o século 14 e 15. A torre pegou fogo e foi destruida mas foi restaurada durante o império otomano.

A torre de galata se sobressae em 140 metros do Corno Dourado, foi cena de eventos interessantes. Durante o tempo de Sultão Murat IV, Hezarfen Ahmet Çelebi- que é conhecido por ter feito várias tentativas de voar a Okmeydani, prendeu asas aos seus braços em uma ocasião na tentativa de voar da torre de galata. Ele teve sucesso e os ventos de Bosforos o levaram a um outro distrito de Istambul chamado Uskudar.

Nestes mesma época algumas pessoas amarravam cordas e desciam da torre, subindo novamente pelas mesmas cordas. Eventualmente, isto se tornou um tipo de competição.

A torre de galata também foi usada como uma prisão na época do de Sultão Suleyman e depois se tornou dormitórios miltares dos ottomanos. Mais tarde ela foi usada como um tipo de farol.

A tão famosa tomada de Constantinopla pelo Imperio Otomano. Em 1980 parte dos muros foram renovados. Hoje você poderá apreciar cerca de 7 quilômetros desta muralha que uma vez protegeu a cidade contra seus inimigos.

Cronologia

326 Constantine escolhe Bizâncio como a nova capital do Império e renomeia Constantinopolis
395
Morte de Teodósio. Separação permanente do império. Arcádio sucede ao imperador, no leste. Honório imperador do Ocidente.
396
Alaric o visigodo derrapagens península balcânica.
408
Arcádio morre, Teodósio II, de 7 anos, sucede-lhe.
434
Rugila, rei dos hunos, morre. Attila logra-lo.
441
Attila cruza Danúbio e invade Trácia
443
Attila faz um acordo com Teodósio II
447
segunda invasão de Átila.
449
segundo a paz de Átila.
450
Teodósio II morre. Marcian sucede e pára subsídio para Átila.
453
Átila morre. Theodori II, rei dos visigodos
454
derrubada do poder Hun pelos bárbaros submetidas
456
Aspar o Alan é “poder por trás do trono” no leste
457
Marcian morre. Aspar o Alan faz Leo imperador
465
Queda da Aspar o Alan
467
Leo nomeia Antêmio Augustus ocidental
468
Leo envia grande expedição neaval sob Basiliscus para esmagar Geiseric, que destrói
474
Leo morre, sucedido por criança Leo II. Leo II morre. Zeno Isaurian acceeds ao trono.
475
Usurpação de Basilisco. Zeno escapa para a Ásia.
476
Odoacro vence Roma e se oferece para governar como vice-rei do Augustus oriental. Fim do império ocidental.
477
Queda de Basilisco. Restauração de Zeno
478-482
Guerra de Zeno com ostrogodos, sob Kign Teodorico o Amal e Teodorico Estrabão
483
Tehodoric reconhecido como mestre dos soldados
484
Revolta dos Leontius na Síria
489
Teodorico invade Itália para suplantar Odoacro
491
Odoacro, derrotado, estende em Ravenna. Anastácio consegue Zeno
493
Odoacro capitula e é assassinado. Teodorico Rei da Itália, vice-rei nominalmente
502
guerra persa de Anastácio
518
Justin consegue Anastácio ao trono
526
Teodorico morre, sucedido por Athalaric.
527
Adesão e casamento de Justiniano
529
Código de Justiniano
530
incursões persas Vitória de Belisário em Daras.
532
Nika motins, reprimidos por Belisário. Paz com Partia
533
Belisário oblitarates a Vandal Unido
534
Código revisto de Justiniano. Athalaric morre, sucedido por Theodahad
535
Belisário na Sicília
536
Theodahad deposto e morto. Wittiges eleito. Belisário captura e prende Roma.
537
Wittiges sitia Roma, Franks invadir o norte da Itália.
538
Wittiges buys de francos por ceder-lhes a Provence Roman
539
Belasarius sitia Wittiges em Ravenna.
540
Fall of Ravenna. Belisário deixa Itália
541
Chosroes invade Síria e sacos de Antioquia. Godos, liderados por Totila, começam reconquista da Itália.
542
paralisia geral causada pela grande praga
544
Belisário enviado à Itália com a força fraca
545
Cinco anos trégua com Persia
546
Totila captura e evacua Roma
547
Belisário reoccupies Roma
548
Belisário lembrou. Totila domina Itália
550
tropas de Justiniano ocupar Andaluzia. Terceira Guerra persa.
552
Narses enviado para recuperar Itália. Queda de Totila na batalha de Tagina. Introdução de silk-verme da China.
553
Última posição e aniquilação dos ostrogodos
554
Narses shattes uma invasão Frank
555
Narses governa a Itália de Ravenna
561
Fim da guerra persa
565
Mortes de Justiniano e Belisário. Imperador Justin II.
566
avaros e lombardos no Danúbio
568
lombardos sob Alboin invadir a Itália
569
Nascimento de Mohammed
572
persa renovou guerra
573
lombardos mestres do norte da Itália e das províncias do sul, embora sem um rei.
578
Tibério consegue Justin II
582
Maurice consegue Tiberius
584
Authari eleito Lombard Rei
590
Gregório Magno papa. Agilulfo Lombard Rei.
591
Adesão de Chosroes II na Pérsia por ajuda de Maurice. Fim da guerra persa.
595
Guerras de Maurice com avaros e outros sobre o Danúbio
602
Mutiny e usurpação de Focas, Maurice mortos.
604
Morte de Greagory Grande
606
Chosroes II invade a Síria como vingador do Maurice. Expansão contínua do poder persa.
609
Revolta de Heráclio o mais velho na África
610
Focas é derrubado pelo Heráclio o mais jovem. Heráclio imperador.
614
Chosroes II completa conquista da Síria, tendo Jerusalém, levando fora da verdadeira cruz
616
conquista persa do Egito
620
persa superação Ásia Menor
621
O império oriental dedica-se a uma guerra santa contra Partia
622
Primeira campanha persa de Heráclio, que divide forças partas da Síria e da Ásia Menor
623-627
campanhas vitoriosas de Heráclio dentro e fora da Mesopotâmia
626
persas e Avars sitiantes Constantinopla são completamente repelidos
627
vitória decisiva de Heráclio em Nínive. A carta de Mohammed para Heráclio
628
Fall of Chosroes II. End of War Pérsico, todas as possessões romanas restaurada
632
Morte de Mohammed. Abu Bekr Primeira Khalif. Primeira Expedição sírio.
634
derrota romana em Yermak
635
Queda de Damasco
636
Queda de Antioquia. Heráclio evacua Síria.
637
Queda de Jerusalém.
640
Amru invade o Egito
641
Heráclio morre. Imperador Constâncio II. Amru leva Alexandria
642
Império Persa terminou na batalha de Nehavend
646
Alexandira recuperou e perdeu novamente.
649
Início da frota sarraceno no Mediterrâneo.
651
Moawiya começa invasão da Ásia Menor
652
vitória Naval de Abu Sarh off Alexandria
655
vitória Naval de Constans II em Phoenix
658
campanhas Constans II contra eslavos
659
Trégua entre Moawiya e Constans II
662
Constans II invade Itália
663
Constans II se aposenta da Itália para Syracuss
664
Constans II organiza campanhas em África
668
Constans II mortos. Constantine Pogonatus imperador. Renovação da guerra com Moawiya. Sucessos sarracenos na Ásia Menor
673
segundo cerco de Constantinopla. Saracens repelido
673-677
derrotas do Saracens por Constantine
678
Moawiya forçado a fazer as pazes com Constantine
681
Concílio de Constantinopla condena Monothelite heresia. Roma reconciliado.
685
Constantine morre. Imperador Justiniano II.
Bem-sucedida campanha de 691 Justiniano II na Bulgária
A campanha de 693 Justiniano II na Cilícia
695
Justiniano II deposto e exilado. Leôncio imperador.
698
Saracens cinally capturar Carthage. Leôncio deposto Tibério III imperador.
705
retorno e resoriation de Justiniano II. Reinado de terror para 711.
711
Philippicus mata Justiniano II e usurpa coroa. Saracen frota toma posse da Sardenha.
711-715
Saracens invadida Ásia Menor
713
Queda de Philippicus. Imperador Anastácio II.
715
Queda de Anastácio II. Teodósio III imperador.
716
Suleiman prepara ataque concessão sobre o império. Revolta de Leo Isaurian.
717
Teodósio III abdica em favor de Leo III. Moslemah sitia Constantinopla por mar e terra. Leo III derrota frota.
718
Saracens reforçada. Leo III despedaça sua frota, cruza o Bósforo e corta-los a partir do leste. Búlgaros avançar e derrotar um exército sarraceno. Moslemah retira. Restos de Saracen grande frota destruído em uma tempestade.
719
Campanhas de expulsar Saracens da Ásia Menor.
726
Leo III proíbe o culto às imagens, mas não pode impor edital na Itália. Violação violenta com o Papa Gregório II.
727
derrota sarraceno em Nicéia leva-os da Ásia Menor.
729
Exarch Eutychius marcha sobre Roma.
730
Liutprand impõe pacificação da Itália
A frota de 732 Leo III para subjugação da Itália destruído por tempestades.
741
imperador Leão III sucedido por Constantino V Copronymus
753
Iconoclast Conselho de Constantinopla
755
Primeira Guerra Bulgar de Consantine V
761
Constantine começa a perseguição dos monges
764
Segunda Guerra Bulgar de Constantino
775
Leo IV sucede Constantino V
780
Constantino VI sucede Leo IV. Reação Iconodule sob regência de Irene
784
Saracens extorquir tributo de Irene
786
Haround al-Raschid califa
790
Constanine VI toma o controle de golpe de Estado.
797
Irene depõe e cega Constantino VI
802
Irene deposto. Nicéforo imperador.
811
Nicéforo morto em campanha Bulgar.
812
Adesão de Michael. O reconhecimento do western Sacro Império Romano.
813
Michael deposto por Leo V da Armênia
820
Leo V assassinado. Adesão de Michael II
827
Saracens de Tunis invadem a Sicília e começar sua conquista.
829
Theophilus sucede Michael II
831
Mamun invade Capadócia. A partir de prolongada foi entre império e califado.
842
Saracens na Sicília capturar Messina. Michael III o bêbado, com idades de quatro, consegue Teófilo. Quatorze anos Regency de Theodora.
855
Michael III assume o controle de Constantinopla
857
Michael III depõe Inácio e faz Photius patriarca, denunciado pelo papa Bento III.
859
Fall of Enna completa Saracen conquista da Sicília
861
Conversão de búlgaros ao cristianismo
863
Papa Nicolau I excomunga Patricarch Photius.
866
Sínodo em Constantinopla condena hereies da Igreja Latina. Indenização Permanente da Latina e igrejas gregas.
867
Murder of Michael III. Basil, o primeiro imperador macedônio da dinastia macedônia.
876
Basil ocupa guerra sarraceno no sul da Itália
878
Saracens tomar Syracuse, completando conquista da Itália
886
Leo VI, o Sábio consegue Basil
912
Constantine VII Porphyrogenitus sucede Leo VI
919
Romanus co-imperador com o menino Constantino VII
945
Romanus deposto. Constantino VII único imperador
959
Constantine VII morre. Imperador Romanus II.
961
Crete recuperado do Saracens para o império. Campanha sírio.
963
Romanus II morre. Nicéforo Focas imperador, com as crianças Basil II e VIII Cosntantine
965
Nicéforo recupera Chipre do Saracens
968
Nicéforo recupera Antioch
969
assassinatos John Zimisces Nicéforo II e torna-se co-imperador. Russos sob Sviatoslav invadir Bulgária e Trácia.
971
Zimisces derrota russos. Tratado russo.
975
campanha síria de John Zimisces
976
Zimisces morre. Basil II reina até 1025.
1014
Basil II destrói o exército Bulgar
1.017
aventureiros Norman na Itália participar contra os bizantinos, no sul.
1018
Fim do primeiro reino Bulgar
1022
campanhas de armênios de Basil II
1025
Basil II morre. Constantino VIII único imperador
1028
Constantino VIII morre. Zoe com Romanus II sucede
1034
Romanus III morre. Zoe com Michael VI
1042
Michael IV morre. Zoe com Constantino IX
1054
Theodora imperatriz no Cosntantinople
1057
Isaac Comnenus imperador
1059
Isaac Comnenus aposentar. Constantino X Ducas imperador.
1067
Romanus IV co-imperador com Michael VII
1071
Romanus IV derrotado em Manzikert por Alp Arslan
1073
Sulayman leva Nicéia
1076,
os turcos seljúcidas aproveitar Jerusalém.
1077
Sultanato de Roum estabelecido em Nicéia
1078
Nicéforo II depõe Michael VII Ducas
1081
Alexius Comnenus depõe Nicéforo II Robert Guiscard sitia Durazzo e derrotas bizantinos
1095
Alexius apela para Urban II no Concílio de Piacenza. A Primeira Cruzada proclamada no Concílio de Clermont.
1096
Crusade montar em Constantinopla
1097
Crusaders invadir a Ásia Menor, tomar Nicéia, atravessar a Taurus, seguro Edessa, sitiar Antioch
1098
Crusaders tomar Antioquia. Fatimidas recapturar Jerusalém dos turcos seljúcidas.
1099
Crusaders capturar Jerusalém. A partir do Reino Latina.
1119
John II sucede Alexius
1143
Manuel sucede João II
1146
Segunda Cruzada
1148
Colapso da Segunda Cruzada
1180
Morte de Manuel. Sucessão de Alexius II Comnenus
1183
Usupration de Andronicus Comnenus
1185
Andronicus mortos. Isaac Angelus imperador.
1187
Saladino captura de Jerusalém
1189
Terceira Cruzada
1192
Tratado de Richard e Saladin termina Terceira Cruzada
1195
Aleixo Ângelo depõe Isaac.
1202
Quarta Cruzada monta em Veneza, desviados em Constantinopla
1203
Primeira captura de Constantinopla. Isaac ‘restaurado’.
1204
Second captura e saque de Constantinopla. Crusaders dividir os espólios, Veneza, tendo a parte do leão. Baldwin de Flanders imperador
1205
Baldwin mortos em guerra búlgaro. Henry de Flanders consegue.
1206
Theodore Lascaris imperador grego em Nicéia
1216
Morte de Henrique de Flanders. Adesão de Peter de Courtenay
1222
John III Ducas imperador em Nicéia
1229
João de Brienne imperador conjunta com Baldwin II de Courtenay em Constantinopla
1.237
Adiantamento de João III Ducas na Trácia. Morte de João de Brienne
1246
John III Ducas leva Tessalônica
1254
Morte de D. João III Ducas.
1259
usurpação da coroa por Michael VIII
1261
Michael VIII captura Constantinopla, restaurando grego e terminando império Latina.
1282
Andronicus II sucede Michael VII
1.288
turcos otomanos na Ásia Menor sob Othman
1303
Andronicus II leva em seu serviço Grande Empresa dos catalães
1328
Morte de Andronicus II. Adesão de Andronicus III
1341
Andronicus II morre, sucedido por João V
1347
John Cantacuzenus imperador conjunta
1354
Cantacuzenus abdica. John V único imperador.Turcos ocupar Gallipoli
1.361
turcos capturam Adrianópolis
1391
Adesão de Manuel II
1425
Manuel II morre. Adesão de João VI
1148
John VI morre. Adesão de Constantino XI
1451
Adesão de Mohammed, o Conquistador, no leste
1453
Queda de Constantinopla a Maomé, o Conquistador. A morte de Constantino XI.

Fonte: www.roman-empire.net/www.business-with-turkey.com

Constantinopla

Constantinopla, Império Otomano Turquia

Constantinopla foi a capital do Império Otomano até ao seu desaparecimento em 1923.

Atualmente, sobre esta cidade assenta uma outra, Istambul. Foi capital do Império Bizantino, ou de Bizâncio como também é conhecido, posteriormente do Império Otomano e atualmente, com outro nome, Istambul, é a capital honorífica da Turquia, pois a capital oficial é Ancara.

Constantinopla deve o seu nome ao Imperador Constantino, o homem que reconstruiu a cidade, que a fez renascer das suas ruinas, tendo respeitado a cultura aí existente.

Construiu-a à imagem e semelhança de Roma e durante séculos foi tratada de forma privilegiada, tendo sido tal a sua semelhança com Roma que chegou a ser chamada de Nova Roma.

No século XV, Constantinopla caiu nas mãos dos turcos otomanos, momento no qual os historiadores põem ponto final à Idade Média na Europa.

A partir daí, um novo conflito instala-se, o da Igreja Católica com a Igreja Ortodoxa, pois não queriam coexistir no mesmo local pois ambas eram intolerantes em relação às restantes religiões.

Bizantinos e otomanos lutaram durante anos e anos, durante décadas, pelo poder não apenas de Constantinopla, mas de todo o Império até aí Bizantino.

Constantinopla, o local onde os Otomanos tomaram o poder aos Bizantinos, foi a capital do Império até 1922, ano no qual o Império Otomano, após anos de decadência, caiu definitivamente.

Fonte: turquia.costasur.com

Constantinopla

Sede máxima do Império Bizantino

Constantinopla
Cruzadas colaboraram para a queda do Império Bizantino

Chamavam assim a cidade de Constantino: a Maçã de Prata.

Desde 11 de maio de 330, ela fora a sede máxima do Império Romano do Oriente, depois simplesmente designado de Império Bizantino.

O imperador, que se convertera ao cristianismo, sentindo a decadência do lado ocidental dos seus domínios, decidira escolher um outro sítio mais seguro para servir de sua capital.

Nos onze século seguintes à sua refundação, ela, rebatizada de Constantinopla – hoje Istambul -, foi uma das mais esplendorosas metrópoles da transição da Época Clássica para a Medieval. Esquina do mundo de então, vanguarda da cristandade na fronteira da Ásia Menor, para ela afluiu gente de todos os cantos.

De longe, tratava-se do maior centro financeiro, mercantil e cultural de toda aquela parte do globo, a referência viva de um império que no seu apogeu chegou a ter 34,5 milhões de habitantes.

De certo modo, Constantinopla foi no seu tempo uma espécie de mistura de Nova York com Jerusalém. Isto é, uma metrópole que conciliava perfeitamente os negócios e um intenso comércio com os assuntos da fé e da religião. Onde o luxo ostensivo da corte imperial e do patriciado local convivia com a pobreza e mesmo com a miséria, o ouro e os trapos circulando por perto um do outro.

Enquanto o Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, é extinto em 476, o domínio bizantino estende-se por vários séculos, abrangendo a península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e o nordeste da África.

O apogeu do Império Bizantino ocorre no governo de Justiniano (483-565) que, a partir de 527, estabelece a paz com os persas e concentra suas forças na reconquista dos territórios dos bárbaros no Ocidente. Justiniano constrói fortalezas e castelos para firmar as fronteiras e também obras monumentais, como a Catedral de Santa Sofia. Ocupa o norte da África, derrota os vândalos e toma posse da Itália. No sul da Espanha submete os lombardos e os visigodos. Estimula a arte bizantina na produção de mosaicos e o desenvolvimento da arquitetura de igrejas, que combina elementos orientais e romanos.

O Império Bizantino é atacado pelos turcos nos séculos XI e XII, mas estes fracassam na tentativa de tomada do Império em virtude da desagregação feudal.

Desde 1055 que os turcos tinham a direção política do mundo muçulmano e, com a dinastia otomana, fora adotado o título de sultão para o monarca. Os territórios ocupados eram divididos em feudos militares, administrados por governadores ou paxás.

Por causa das guerras externas e civis e das Cruzadas, porém, Bizâncio continua se enfraquecendo. Em 1203 Constantinopla é tomada pela Cruzada e sofre o maior saque de relíquias e objetos de arte que a história da Idade Média registra. O Império Bizantino é repartido entre os príncipes feudais, originando os diversos Estados monárquicos. Sob assédio constante dos turcos desde 1422, Constantinopla finalmente cai em 29 de maio 1453, marcando o fim do Império Romano do Oriente.

Fonte: www.unificado.com.br

Constantinopla

Constantinopla: a queda da última estrela do Império Bizantino

A tomada pelos otomanos da capital, Constantinopla, mais tarde batizada de Istambul, marcou o fim da Idade Média e abriu o caminho para uma era de descobrimentos.

Os presságios para os bizantinos no dia 24 de maio de 1453 eram os piores possíveis. Nesse dia, um eclipse lunar lembrou a todos os que resistiam ao cerco otomano, imposto pelo sultão Maomé II desde o dia 6 de abril, que uma antiga profecia estava para se cumprir. A lenda dizia que a bela Constantinopla (atual Istambul, na Turquia), a jóia do Oriente e capital do Império Bizantino, resistiria a seus inimigos enquanto a Lua brilhasse firme no céu.

Para o desespero da população, os sinais da desgraça que estava para se abater sobre os homens do imperador Constantino XI não pararam por aí. No dia seguinte, um ícone da Virgem Maria se espatifou no chão durante uma procissão e, na seqüência, uma chuva de granizo inundou as ruas, encharcando os mais de 22 km de muralhas que protegiam a cidade.

Para muitos, a culpa era da política de reaproximação com as nações católicas do Ocidente promovida pelo imperador e iniciada ainda no reinado de seu pai, João VIII. Preocupado com o isolamento de seu império desde o cisma entre as igrejas católica e ortodoxa, em 1054, Constantino não podia imaginar que, ao exigir uma anuidade de Maomé para sustentar um príncipe otomano prisioneiro em Constantinopla, estava dando início a sua própria destruição. Pois o sultão considerou a cobrança da taxa uma afronta pessoal e imediatamente começou os preparativos para iniciar o cerco.

A princípio, a população acreditava que a capital resistiria sem problemas. Localizada sobre o estreito de Bósforo, que limita os continentes asiático e europeu, em direção à Anatólia, e rota de ligação ente Turquia e Ásia e entre os mares Negro e Mediterrâneo, a cidade batizada em homenagem ao imperador Constantino I já havia resistido a mais de 20 ataques – de hunos, búlgaros, russos, germânicos e avaros. Só havia caído uma vez, durante a Quarta Cruzada, em 1204, quando foi saqueada e incendiada por três dias, mas foi retomada pelos bizantinos em 1261, que dominaram toda a península Balcânica. “A verdade, contudo, é que o império havia sobrevivido, porém bem mais pobre e sem o apoio da Igreja Católica, limitando seus territórios à cidade de Constantinopla e a uma porção do Peloponeso”, diz Jill Diana Harries, professora de história antiga da Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Diante do inevitável embate, Constantino decidiu apelar à Europa católica, com quem vinha costurando acordos desde sua coroação, em 1449. Recebeu muitas promessas que, se fossem cumpridas a tempo, poderiam ter mudado o rumo da história. O papa Nicolau V disse que mandaria navios recheados de mantimentos e armas, mais a presença do cardeal Isidro com 300 arqueiros napolitanos. Já os venezianos se comprometeram com o envio de cerca de 900 soldados e mais 16 navios com suprimentos. Enquanto os bizantinos esperavam, os otomanos – para quem a tomada de Constantinopla era uma estratégica para o domínio dos Bálcãs e da parte oriental do Mediterrâneo – reuniam um exército de quase 100 mil homens.

“As forças otomanas contavam com um grande bônus: os cerca de 12 mil janízaros, guerreiros de elite dos sultões. Em sua origem, eram crianças cristãs capturadas pelos turcos como escravas, convertidas ao islamismo e treinadas para a guerra”, conta Harries.

A ajuda que não vinha

Em paralelo, o sultão Maomé ordenou a construção de uma fortaleza ao norte de Constantinopla.

Isso porque ali ficava o calcanhar de Aquiles da cidade: as muralhas ao longo do Corno de Ouro, o canal que separava Constantinopla da vila de Pera e que os bizantinos haviam fechado com uma enorme corrente de ferro para controlar a aproximação de navios. A recém-construída fortaleza otomana tinha por objetivo exatamente bloquear a ajuda que viria das duas entradas do mar de Mármara, que separa os mares Negro e Egeu, valendo-se para tanto de três canhões no ponto mais estreito do Bósforo e mais de 120 navios em Dardanelos e Mármara.

Quando em 6 de abril de 1453 o canhão de 8 m dos turcos deu seu primeiro disparo, Constantino soube que o cerco começara. E começara mal, já que as muralhas de Constantinopla não estavam preparadas para resistir a esse tipo de ataque e começaram a ceder em vários pontos, sendo reconstruídas diariamente após o anoitecer. Ainda esperando a ajuda do Ocidente chegar, os bizantinos receberam uma injeção de ânimo após duas vitórias sucessivas.

Na primeira, em 12 de abril, conseguiram expulsar o almirante búlgaro Suleimã Balthoglu do Corno de Ouro. No dia 18, repetiram a façanha, contendo os otomanos no vale do Licos ao usar principalmente o fogo grego, uma substância que se inflamava ao contato com a água (provavelmente cal viva) e era lançada das muralhas sobre o inimigo. Como resultado, a primeira parte da ajuda cristã conseguiu chegar por mar no dia 20. “Essa derrota enfureceu o sultão, que humilhou Baltoghlu publicamente e o dispensou de seu serviço”, fala Gregory Warden, historiador e professor da Universidade Southern Methodist do Texas, nos EUA.

A essa altura, o resto da ajuda prometida pelas nações cristãs era essencial – só que não havia sinal de navios no horizonte. Constantinopla estava chegando ao fim de sua capacidade de resistência.

Vendo as dificuldades em controlar o Corno de Ouro, Mohamed agiu diferente: mandou construir, em maio, uma estrada de rolagem e puxar seus navios por terra, onde seriam reposicionados de forma a impedir os consertos nas fortificações da cidade. Constantino ordenou então um contra-ataque. “Mas o sultão mantinha espiões bem treinados, que localizaram os invasores e os mataram antes que o ataque fosse efetivado. Em represália, o imperador bizantino decapitou mais de 200 prisioneiros otomanos, atirando seus corpos pelas muralhas”, diz Warden. Sentindo a fraqueza de seu inimigo, o sultão fez uma proposta. Se Constantino entregasse a capital, os cristãos seriam poupados.

Magnânimo, Maomé ainda deu uma alternativa: o pagamento em dinheiro. Sem caixa desde o saque realizado pelos cruzados, o imperador foi obrigado a dizer não à última chance de paz que teria.

O dia da queda

A recusa de Constantino foi o fator decisivo para o sultão decretar que, na manhã de 29 de maio, Constantinopla cairia. Na noite anterior, os otomanos descansaram. Um silêncio inédito nos 54 dias de cerco se fez sobre a cidade. “Para tentar quebrar o clima de mal-estar e desânimo que se abatia sobre a população, os sinos das igrejas da cidade badalaram sem descanso durante todo o dia”, afirma Warden. Quanto o ataque turco veio, os bizantinos lutaram bravamente usando suas melhores armas e homens. A estratégia otomana, porém, era outra. Depois de cansarem seus inimigos por horas, colocaram em ação o exército turco profissional, mais os temidos janízaros. Junto com eles, veio o gigantesco canhão que iniciara a batalha.

No primeiro tiro, um pedaço da muralha veio ao chão. “Contudo, os turcos conseguiram encontrar uma brecha no lado noroeste da muralha e forçaram a entrada na cidade, causando desordem entre os soldados gregos que lutavam ao lado de Constantino. Acredita-se que o último imperador bizantino pereceu nesse ataque, depois de ter lutado até onde podia para defender a cidade”, fala Steven A. Epstein, professor de história antiga da Universidade do Kansas, nos EUA.

O estrago, porém, era irreversível. Em pouco tempo, os bizantinos foram esmagados pela força otomana. Constantinopla havia finalmente caído. O que veio a seguir foi o terror. Por cerca de dois dias, uma das cidades mais importantes do mundo medieval foi pilhada, e seus cidadãos, mortos ou estuprados, enquanto os sobreviventes tentavam escapar por mar. O saque foi tamanho que Maomé ordenou o encerramento do butim por temer que nada sobrasse de sua nova conquista. Num gesto de triunfo, o sultão foi ao coração cristão de Constantinopla, a Catedral de Santa Sofia, e a consagrou como mesquita. A cidade era, agora, a capital de um novo império.

Novos tempos

Quando a notícia da queda chegou ao Ocidente, muitos duvidaram de sua veracidade. A fama de suas impenetráveis muralhas era conhecida, e a idéia de que não pudesse resistir aos turcos chocou a Europa. Os maiores problemas, entretanto, eram de ordem prática. As rotas de comércio entre a Europa e a Ásia estavam agora fechadas e sob o domínio dos muçulmanos de Maomé II.

E era pelo Bósforo, e por Constantinopla, que passavam todos os mercadores que vinham da China e da Índia, trazendo as preciosas especiarias e os artigos de luxo tão essenciais ao continente. A opção encontrada pelos europeus foi pensar em rotas alternativas.

Quem se beneficiou com essa idéia foram dois países que tinham uma posição estratégica junto ao oceano Atlântico e à África: Portugal e Espanha.

Começava então uma era de explorações e a corrida por caminhos diferentes que levassem às Índias. Foi nesse contexto que Vasco da Gama fez sua travessia, em 1498, e Cristóvão Colombo chegou, em 1492, ao continente americano, financiados pelos espanhóis. Nascia o sonho de civilização e ocupação do chamado Novo Mundo, enquanto o Império Bizantino e sua cultura clássica morriam.

“Os historiadores consideram a queda de Constantinopla não só como o fim da Idade Média mas também o início do Renascimento, que já era um fato na Itália.

Esse período veio a ser conhecido como a Era dos Descobrimentos”, conta Epstein. Como lembrança do triste fim do cerco, a terça-feira, o dia da queda, passou a ser considerada um dia de má sorte entre os sobreviventes, em especial os gregos.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

Constantinopla

Constantinopla: uma luta desparelha

Se bem que decadente, quando os turcos a cercaram, debilitada pelas lutas internas, pelas brigas intermináveis entre as facções religiosas, a dos hesicastas e dos barlaamistas que separavam os cristãos ortodoxos: pela perda dos territórios da Nicomédia, da Anatólia, da Síria, da Palestina e do Egito, para o povo do Islã, Constantinopla era ainda uma presa formidável. Por ocasião do cerco de 1453, dos seus outrora 500 mil habitantes, só restavam 50 mil ou um pouco mais, mas isso não impedia o sultão de considerá-la a Maçã de Prata.

De nada serviu a valentia do seu último imperador, o basileu Constantino XI, Dragases, o derradeiro príncipe da dinastia dos Paleólogos a governar a cidade, ou o socorro, escasso, que o papa romano e os italianos lhe enviaram. Para a batalha final, os cristãos mal contavam com 7 mil homens, enquanto o invasor turco dispunha de bem mais de 100 mil soldados e uma poderosa frota de galeras. Era uma luta totalmente desparelha. Por isso, quando em certa manhã de maio de 1453, ainda na tenda vermelha de Maomé II, o sultão pediu um presente ao seu general Jalil Paxá, exigiu que trouxessem-lhe a Maçã de Prata (apelido dado a Constantinopla).

O sufoco dos turcos

Constantinopla
Sultão Maomé II (1432-1481)

O cerco e ataque final a Constantinopla, nos primeiros meses do ano de 1453, foi acima de tudo um trabalho de muita paciência.

Os árabes tentaram séculos antes tomar a cidade em duas oportunidades: a primeira delas em 677-8, e a outra durante os anos de 717-8, os anos do Grande Sítio Árabe. Também ousaram o mesmo os hunos (em 443 e 558), os ávaros (em 602 e 626), os persas (em 626), os eslavos (em 865), e os búlgaros (em 913 e 923). Mas a cidade, reforçadissima pelo seu complexo sistema de fossos e muralhas que a protegiam (a de Constantino e a de Teodósio), somada ao poder da esquadra bizantina, resistiu sem perigo aos assédios.

Verdade que antes ela fora barbaramente pilhada em 1204, pelos próprios cristãos vindos da Europa. Mas aquilo – o pavoroso saque de Constantinopla – resultara da traição dos cavaleiros da Quarta Cruzada em conluio com Enrico Dandolo, o doge de Veneza, que, ao invés de dirigirem-se para o Egito para debilitarem o poder dos sucessores de Saladino, resolveram assaltar a grande cidade que os acolhera. Episódio sórdido e escandaloso que opôs os católicos aos ortodoxos, afetando para sempre o espírito das Cruzadas e fazendo com que a parte da cristandade oriental se separasse ainda mais da ocidental.

A hábil estratégia dos turcos otomanos concentrou-se em ir envolvendo a grande metrópole aos poucos, agindo como se fora uma cobra-gigante engolindo um gado qualquer, centímetro por centímetro, deixando a cabeça por último. Logo após a ofensiva desencadeada por vários sultões contra as possessões bizantinas na costa sul do mar Negro, no transcorrer do século XIV, eles expandiram-se para dentro do território europeu (a ocupação da Sérvia após a batalha de Kosovo, em 1389). Então, um poderoso cinturão turco isolou Constantinopla do resto da cristandade. Após o fracasso da chamada Cruzada de Varna, realizada pelos húngaros em 1444, quando os exércitos cristãos que marchavam para ajudar Constantinopla foram derrotados pelo sultão na batalha de Varna, a cidade somente podia receber auxílio pelo mar. O que também não durou muito.

Além do bloqueio feito pela esquadra turca, Maomé II determinou a construção de uma impressionante muralha: a Rumeli Hisar, erguida à braço por 3.500 operários em apenas dois meses (abril-maio de 1453), para impedir qualquer tipo de ajuda vinda de fora, o que fez por reduzir-se ainda mais as esperanças dos cristãos. Para mostrar que não estava ali senão para aceitar a capitulação total e definitiva da cidade, o sultão ordenou a decapitação de uma delegação de legatários enviada ao acampamento dele pelo imperador Constantino XI, para tentar negociar algum tipo de acordo. Maomé II decidira que Constantinopla seria dele e que a bandeira verde do Profeta iria tremular na catedral de Hagia Sofia. Mandara ainda construir uma enorme calçada de madeira de 15 quilômetros que lhe permitiu contornar a entrada do Chifre de Ouro que estava bloqueada pelos bizantinos, transportando por ela uns 70 barcos de médio calado, prontos para o assalto derradeiro.

A queda de Constantinopla

Constantinopla
As muralhas de Constantinopla

Encerrada a fanfarra, os canhões dispararam. Maomé II prometera a todos, três dias de saque, mas alertou para que não depredassem os prédios, edifícios e templos. “A cidade é minha!”, reiterou ele. Enquanto a infantaria turca buscava penetrar pelas brechas abertas nas muralhas, os janízaros subiam pelas longas escadas em direção às seteiras. Nem mesmo o terrível Fogo Grego, um líquido inflamável que queimava até sobre a água, jogado pelos cristãos lá do alto, conseguiu detê-los. Um esquadrão deles conseguiu saltar a muralha, e, suplantando a tenaz resistência dos bizantinos, correu para abrir um dos portões. Rompido o dique, fez-se a enchente. Milhares de soldados turcos esparramaram-se aos gritos pelas ruas e vielas de Constantinopla gritando vivas a Alá.

Quase toda a cidade, em meio aos horrores da pilhagem, dos estupros e dos assassinatos, foi tomada naquele dia mesmo de 28 para 29 de maio de 1453. A resistência cessara. Constantino XI morreu em meio as batalhas das ruas. Trouxeram a cabeça dele para o sultão, mas não houve certeza de que o achado macabro era mesmo do último autocrata do antigo Império Romano do Oriente. Um poder que durara exatamente 1.123 anos e 18 dias. Hagia Sofia, depois de despojada dos mosaicos e dos ícones virou mesquita muçulmana, sendo-lhe acrescentado quatros minaretes para os chamados às preces dos muazins, enquanto que o Bósforo tornou-se um lago turco.

Maomé II, a trote com seu belo garanhão branco, entrando na cidade tomada, desfilou por ela como o seu grande conquistador.

E foi assim que o sultão passou para a História: Maomé II, o Conquistador.

De fato, ele fizera o maior feito das armas turcas em todos os tempos. Entre os séculos XIX e XX, o Império Turco Otomano praticamente desapareceu do mapa, perdido em guerras contra outras potências ou por movimentos étnicos de emancipação nacional. Constantinopla, porém, rebatizada como Istambul, continua até hoje, passados 550 anos da conquista, a pertencer aos turcos.

Termos

Autocrata = de origem grega (auto + krátor), autoridade de um homem só, identifica o poder absoluto do imperador bizantino que reina sem nenhuma interferência de qualquer outro poder.
Basileu =
rei em grego. Adotado também como titulo imperial em Bizâncio.
Bizâncio =
antiga cidade grega rebatizada por Constantino como Constantinopla, no ano de 330
Bizantino =
Império Bizantino ou Império Romano do Oriente, denominação adotada após a separação oficial entre o Império do Ocidente (Romano) e o do Oriente ( Bizantino), determinada pelo imperador Teodósio, em 395. Durou de 330 até 1453.
Bizantinismo =
discussão inócua, sem sentido, sem objetivo, estéril, referente ao gosto dos bizantinos de manterem infindáveis debates sobre “o sexo dos anjos”.Cesaropapismo = concentração dos poderes temporais (César) e espirituais (Papa), situação típica do imperador bizantino que mantinha o patriarca subordinado a ele, fazendo da religião um assunto de estado e não do indivíduo. Símbolo do cesaropapismo era a águia bicéfala, escudo e bandeira do imperador.
Cisma do Oriente =
separação das Igrejas Cristãs, ocorrida no ano de 1054, entre a fé católica (universal), predominante na Europa Ocidental, e a fé ortodoxa (a de linha certa, correta), com base em Constantinopla, expandindo-se para os Balcãs e para a Russia. Desde então, a Igreja Cristã viu-se divida entre a autoridade do Papa e a do Patriarca.
Monofisista =
do grego mono + physis, uma só natureza, seita cristã ortodoxa do século VI, que considerava que Jesus Cristo tinha uma só natureza e não duas (a divina e a humana).
Patriarca =
chefe da Igreja Ortodoxa, o papa da Igreja Oriental, sem ter porém a mesma independência do bispo de Roma.
Relíquias sagradas =
culto e adoração a objetos que teriam pertencido a Jesus Cristo e a seus próximos, compreendendo igualmente as coisas dos santos e das santas, inclusive seus corpos ou parte deles.
Sultão =
governante máximo dos turcos otomanos. Chefe de Estado e líder militar

Constantinopla: a queda da maçã de prata

A tomada de Constantinopla, capital da Cristandade Oriental, sede do Império Bizantino, ocorrida nos dias 28 e 29 de maio de 1453, por obra do sultão turco-otomano Maomé II, foi um dos acontecimentos mais dramáticos e espetaculares da história moderna.

Além de afugentar o cristianismo da Ásia Menor, forçou os navegadores europeus a que buscassem um outro caminho para chegar às Índias, levando-os a enfrentarem o oceano Atlântico.

O feito do sultão, que transformou os Turcos Otomanos em potência na Europa, serviu igualmente para separar, em definitivo, a cristandade numa vertente ocidental (católica) e numa oriental (ortodoxa), situação que permanece até os dias de hoje.

Preparando o assalto

Constantinopla
Hagia Sofia transformada em mesquita turca

“Então estremeceu o sol, afundando-se na terra: a Cidade por fim caiu. Passou a nossa hora de lutar. Deixem-nos tratar de pensar na nossa própria sobrevivência… Cristo, nosso Senhor, como é inescrutável a tua sabedoria.”

Galopando num formidável corcel branco, o sultão Maomé II passou em revista final as suas tropas. Era a manhã de 28 de maio de 1453, e todos os contigentes estavam alinhados bem em frente à Porta de São Romano, uma das seis grandes entradas da cidade de Constantinopla. Em meio a uma onda de bandeiras verdes do Islã, encontravam-se os 12 mil homens dos regimentos janízaros, o terrível braço de ferro do exército turco otomano.

A capital do agonizante Império Bizantino (ou Império Romano do Oriente) estava cercada por terra e por mar desde 12 de abril. Mais adiante, na linha de mais próxima das muralhas, amontoava-se a infantaria ligeira dos bashi-bazouks, uma ralé armada de lança e escudo, composta por 70 mil homens que sonhavam com a rapina e o saque da rica cidade. Atrás deles, achavam-se uns 50 mil soldados da reserva do sultão, os cavaleiros da casta dos sipahis e os infantes azapis. E lá do Alto, acreditavam, Alá orava por todos eles.

Enquanto as fanfarras turcas, as trombetas e tambores marciais ressoavam do lado de fora da cidade, lá dentro, atrás das muralhas, a população temia pelo pior.

Reunidos na catedral de Santa Sofia, o maravilhoso templo de Hagia Sofia, a Santa Sabedoria, erguido por Justiniano em 535-7, os crentes entoavam o Kyrie Eleison, “Senhor, apiedei-se de nós!” Enquanto que por toda a parte acendiam-se velas, rezas e ladainhas subiam aos céus suplicando clemência. Mas Deus mostrou-se surdo para os cristãos.

O pavor dos cristãos

O pavor agia como uma epidemia, corroendo os nervos dos patrícios, dos nobres, da corte e do povo em geral. Situação que piorou ainda mais quando o sultão mandara expor 76 soldados cristãos empalados por seus carrascos na frente das muralhas para que os habitantes de Constantinopla soubessem o destino que os aguardava.

Dias mais depressivos eles tiveram antes, no momento em que o grande canhão turco, um monstro de bronze e de oito metros de cumprimento, que os sitiantes trouxeram de longe, arrastado por 60 bois, começara a despejar balas de 550 quilos contra as portas e as muralhas da cidade. Parecia um raio atirado dos céus pelo próprio Alá para vir arrasar com as expectativas de salvação dos cristãos. Pela frente os turcos invasores tinham uma linha de 22 quilômetros de muralhas e 96 torres bem fortificadas ainda por vencer, mas para os cristãos era pior, pois somente viam a sombra da foice da morte.

Constantinopla: esplendorosa metrópole

Chamavam assim a cidade de Constantino: a Maçã de Prata. Desde 11 de maio de 330, ela fora a sede máxima do Império Romano do Oriente, depois simplesmente designado de Império Bizantino. O imperador, que se convertera ao cristianismo, sentindo a decadência do lado ocidental dos seus domínios, decidira escolher um outro sítio mais seguro para servir de sua capital.

Trocou Roma por Bizâncio, abandonou o latim pelo grego e o título de imperador pelo de basileu. Mudou-se com a corte, a administração e as legiões, para aquela antiga cidade fundada pelos gregos no século VII a.C., então um pequeno porto situado no Bósforo – a passagem que ligava o Mar Negro (Pontus) ao Mediterrâneo (Mare Nostrum).

Nos onze século seguintes à sua refundação, ela, rebatizada de Constantinopla, foi uma das mais esplendorosas metrópoles da transição da Época Clássica para a Medieval. Esquina do mundo de então, vanguarda da cristandade na fronteira da Ásia Menor, para ela afluiu gente de todos os cantos. Nas suas ruas apinhadas e cheias de vida, cruzavam gregos, romanos, sérvios, búlgaros, árabes, venezianos, genoveses, godos, varegos, russos, tártaros, caucasianos, etc…, formando um burburinho permanente de vozes, de línguas e de dialetos os mais estranhos e bizarros.

De longe, tratava-se do maior centro financeiro, mercantil e cultural de toda aquela parte do globo, a referência viva de um império que no seu apogeu chegou a ter 34,5 milhões de habitantes. Viram-na como uma Segunda Roma, a Nova Roma, um chamariz para os peregrinos cristãos que vinham atrás das famosas relíquias que as coleções locais abrigavam. Por todos os lados encontrava-se uma impressionante oferta de objetos sagrados que enchiam de espanto os olhos do crente e incendiava a imaginação dos supersticiosos.

Relíquias e peregrinações

Constantinopla
O imperador Juliano e sua corte

Espalhadas por catedrais, igrejas, palácios ou museus da cidade, encontrava-se lascas da Madeira da Cruz, o Sangue Sagrado, a Coroa de Espinhos, a Túnica Inconsútil, a Santa Lança, os Cravos que pregaram Cristo e uma série macabra de santos cadáveres (de Santo André, São Lucas, Santa Ana, Maria Madalena e Lázaro, o ressuscitado, e tantos outros mais), além das sandálias de Cristo e até os cabelos de João Batista; tal adoração supersticiosa culminava com alguns pães que teriam sobrado dos doze cestos, obra do milagre da multiplicação feita por Jesus (Mateus 14-15), e que estavam expostos numa coluna.

Desconhecia-se entre os cristãos daquela época, povo mais preocupado com as coisas da religião do que os bizantinos, assunto que os levava a travar, tanto os monges, os teólogos, o basileu e a gente comum, intermináveis discussões, geralmente estéreis ou inconclusivas, sobre temas bíblicos ou correlatos. Exemplo disso, foi a exasperante polêmica que ocorreu nos tempos da imperatriz Teodora, falecida em 548, entre os monofisistas, com quem ela simpatizava, e os ortodoxos ligados mais ao imperador Justiniano.

As relíquias que foram trazidas da Terra Santa, primeiramente por Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, eram mantidas sob controle do clero ortodoxo, que fazia às vezes de Segundo Estado dentro do Império Bizantino. Posse que fazia inveja ao clero de Roma, de quem a Igreja Cristã Ortodoxa estava totalmente separada desde o Cisma do Oriente, ocorrido em 1054.

A Nova York daqueles tempos

De certo modo, Constantinopla foi no seu tempo uma espécie de mistura de Nova York com Jerusalém. Isto é, uma metrópole que conciliava perfeitamente os negócios e um intenso comércio com os assuntos da fé e da religião. Onde o luxo ostensivo da corte imperial e do patriciado local convivia com a pobreza e mesmo com a miséria, o ouro e os trapos circulando por perto um do outro.

Ao longo de uns seis século, as moedas bizantinas, o solidus ( antigo aureus romano) e o numma, foram as primeiras a ser realmente universais, sendo conhecidas, aceitas e cambiadas na maior parte dos mercados asiáticos ou europeus, enquanto o grande código jurídico do imperador Justiniano (Corpus Juris Civilis, 529-533), organizado pelo jurista Triboniano, criou os fundamentos futuros do Direito europeu e mesmo dos da Ásia Menor.

Como símbolo daquela proeminência toda, da magnificência imperial e teocrática que dela imanava (como sede oficial do autocrata do oriente e sé do patriarca ecumênico da Igreja Cristã Ortodoxa, obediente ao imperador), é que construiu-se a Hagia Sofia, a Igreja da Santa Sabedoria, aprontado em 537, templo imenso de 56 metros de altura, todo decorado internamente por belos mosaicos e incontáveis ícones bizantinos, encimada por uma estupenda cúpula redonda, erigida pelos arquitetos Antêmio de Trales e Isidoro de Mileno.

Ergueram-na bem na ponta da península, na Acrópole da cidade, local panorâmico, esplendido, que dá vistas para o mar de Mármara ao sul, e para o Chifre de Ouro ao norte, os dois lençóis de água que enlaçam Constantinopla e em cujas margens se abrigam excelentes portos como o de Eleutério, Kontoskalion e Sofía.

Bibliografia

Brown, Peter – O fim do Mundo Clássico, Lisboa, Editorial Verbo, 1972
Coles, Paul – Os turcos na Europa, Lisboa, Editorial Verbo, Presença, s/d.
Maier, Franz Georg – Bizancio, in Historia Universal Siglo XXI, v.13, Madri, Siglo XXI, 1974
Runciman, Steven – A Civilização Bizantina, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1961
Runciman, Steven – Historia de las cruzadas, Madri, Alianza Editorial , 3 v.

Fonte: educaterra.terra.com.br

Constantinopla

Fundação de Constantinopla, dedicada à Mãe de Deus

Quando Constantino se inteirou de que, no Oriente, foram tomadas medidas tirânicas contra os Cristãos, cuja religião fora aceita com a promulgação do Edito de Milão do ano 313, organizou poderoso exército, guiado, segundo a tradição, pela Cruz vitoriosa – que lhe apareceu, em sonho, na noite anterior à batalha da Ponte Mílvio, em Roma, contra Massêncio, contendo a inscrição, em latim “In hoc signo vinces (“Sob este símbolo vencerás”). Constantino, com a desculpa de realizar campanha contra os bárbaros, na Panônia, penetrou no território de seu antigo aliado, Licinius – que tinha rejeitado e não aplicado o edito de Milão – no ano de 322, atacou o rival e o derrotou, inicialmente, em Adrianópolis, e depois, definitivamente, na batalha de Crisópolis, no dia 18 de setembro de 324.

Constatino, triunfante, em nome de Cristo e da Verdade, a partir de então, se empenhou em oferecer ao Rei dos reis, o Império Romano reunificado e, tal qual um novo Apóstolo, proclamou até os confins do Oriente e do Ocidente, da Mesopotânia até a Grã-Bretanha, a fé no Deus único e em Seu Filho encarnado, para a nossa Salvação.

No edito proclamado em todo o Império, Constantino declarou que somente Deus deveria ser considerado como a causa de suas vitórias e que ele fora escolhido pela Providência para se colocar a serviço do bem e da verdade e convidou todos os súditos a seguirem seu exemplo, mas sem qualquer coerção ou constrangimento.

Devido à vastidão do Império e à certeza de que os perigos podiam chegar, sobretudo do Oriente, Constantino decidiu dar uma nova capital a este recém-criado Império Cristão, que deveria durar mil anos e, inspirado por um sinal divino, o piedoso imperador escolheu a pequena cidade de Bizâncio, que ocupava uma posição de dobradiça entre o Oriente e Ocidente.

Foi ele, pessoalmente, quem traçou os limites da nova cidade, ordenando ao mestre-de-obras, Eufrates, que nada economizasse, que não abrisse mão de nada para dotá-la de monumentos e vias públicas, ultrapassando em glória e magnificência todas as outras cidades do mundo.

Quando da fundação da cidade, em 8 de novembro de 324, Bizâncio recebeu o nome de Constantinopla e de Nova Roma e foi, imediatamente, consagrado à Mãe de Deus. Os trabalhos foram realizados rapidamente e, no dia 11 de agosto de 330, por ocasião do vigésimo aniversário do reino do Imperador, celebrou-se com fausto a inauguração da nova capital.

Fonte: www.mariedenazareth.com

Constantinopla

Constantinopla
Constantinopla

Do ano 324 dC. até 1453, Constantinopla ou Bizâncio, dominou o mundo civilizado e exerceu forte influência em todas as áreas do conhecimento humano. Assim como Roma ficou conhecida como a cidade eterna, o mesmo adjetivo poderia ser aplicado no caso de Bizâncio. Durante esse longo período, a cidade criada por Constantino, o grande, foi alvo de inúmeras tentativas de invasões. A metrópole resistiu e se fortaleceu na medida em que vencia as batalhas enriquecia com tributos impostos aos frustrados invasores. Não somente riqueza se transferiu para detrás de suas muralhas, provavelmente toda a sabedoria disponível na Europa e médio Oriente se hospedaram na capital do Império Romano do Oriente, protegida pelos sábios governantes. As origens do interesse por essa região desmilitarizada são um tanto obscuras.

Misturam-se dados históricos com referências mitolólicas o que determina que os fatos fiquem envolvidos numa névoa cheia de discussões e teses intermináveis.

Pessoalmente a tese que mais me encanta é a de que um jovem troiano, Enéias teria fundado o primeiro núcleo urbano nessa região com o nome de Âncar. Segundo o poema épico de Homero, Enéias teria fugido da morte juntamente com milhares de cidadãos e soldados. Com ele estava seu filho ainda uma criança de colo, que segundo a lenda seria fruto de uma relação incestuosa entre ele e sua meia irmã.

Enéias resistiu aos gregos apostando nas invenções de um engenheiro troiano de nome desconhecido. Essas maquinações seguraram os exércitos gregos até o momento em que Enéias refletiu sobre o motivo pelo qual os gregos tanto assediavam a nova cidade.

Certamente eles queriam a sua pessoa. Decidiu então partir pelo mar de Negro com parte da armada grega em seu encalço. Essa ação do lider troiano sepultou os assédios à cidade e esta passou a ter sua vida normal e próspera.

Homero escreveu um segundo capítulo para a Ilíada ao qual chamou de Odisséia, onde narra as viagens de Odisseu, também conhecido como Ulisses. Por outro lado em Roma, ninguém menos que Virgílio escreveria um terceiro capítulo que foi denominado de Eneida onde são contadas as viagens de Enéias. Segundo Virgílio, Enéias teria saído e chegado à costa oriental da Itália ainda com os gregos em sua perseguição.

Como Enéias escapou não vem ao caso, mas a Eneida fala que teria se estabelecido entre as colinas ao centro da Itália e seu neto Rômulo demarcaria com seu arado os limites da capital do mundo, Roma. Enquanto isso Âncar perdeu sua identidade e se transformou numa planície quase sem habitantes. Somente colonizadores gregos permaneceram com suas oficinas, plantações e rebanhos.

Essa condição permaneceu até a fundação de Bizâncio que em grego significa nova Roma. Constantinopla transformada pelo imperador Constantino na capital romana do Oriente, chegou a ser comparada em nível de grandeza e poder à própria Tróia e Babilônia. Para alguns filósofos, tão magnífica como a lendária Atlântida.

A cidade viveu o seu apogeu durante as cruzadas. Todos os exércitos e milícias vindas das terras cristãs, obrigatoriamente faziam parada dentro dos limites de influência da poderosa Constantinopla. Entretanto essa convivência era apenas nominal e na melhor das hipóteses, anfitriões e hóspodes se suportavam mutuamente devido divergências religiosas.

Essas diferenças filosóficas determinaram o acelerado declínio do poder bizantino. A partir do momento em que o Sacro Império Romano assumiu o controle da Igreja, podendo inclusive escolher os Papas, paulatinamente Constantinopla deixava de ser o centro do sistema cristão, perdendo além de força política, também força militar e estratégica. Em 1453 o mundo cristão perde a passagem para o Oriente.

A queda de Constantinopla exprime um equilíbrio entre Ocidente e Oriente, com uma leve vantagem para o Império Otomano que se apodera da grande cidade e uma apreciável posição estratégica entre dois mundos. Até mesmo neste momento de queda, Bizâncio foi grande. Com a invasão turca, todos os cientistas e filósofos gregos migraram para o Ocidente.

Juntamente com artistas, engenheiros, médicos e outros pesquisadores. Essa migração qualificada em massa desencadeou o maior fenômeno do conhecimento humano desde a cultura clássica. Este acontecimento ficou conhecido pelo nome de Renascença, exatamente por representar o renascimento da cultura clássica que se perdera com a queda de Roma para os bárbaros.

Constantinopla, a rainha do Oriente abriu os olhos da Europa para a luz do conhecimento, sepultando a idade média que marcou o Ocidente como a idade das trevas.

Fonte: faunosmitos.blogspot.com

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