Breaking News
Home / História Geral / Estado Moderno

Estado Moderno

PUBLICIDADE

Estado Moderno – O que é

Portugal em 1385 se tornou o primeiro Estado Moderno da História, onde todo poder se concentrava nas mãos do rei, todos pagavam impostos para ele, havia uma fronteira definida no país, uma única moeda e um exército que respondia ao rei, não havia mais trocas de favores entre o rei e a nobreza, pois todos se tornavam funcionários do rei. Portugal conseguiu isto com a Revolução de Avis, em que a burguesia derrotou a nobreza feudal e colocou D. João I mestre de armas de Avis no trono.

A Espanha só conseguiu se tornar um Estado Moderno em 1492, após o casamento de Isabel de Castela e o rei Fernando de Aragão que uniu os reinos de Castela e Aragão (1469) e em 1492 conseguiram expulsar na Guerra de Reconquista os muçulmanos que estavam no sul da Espanha (cidade de Granada). Neste mesmo ano Cristóvão Colombo, navegando para a Espanha descobriu a América.

Revolução de Avis
Guerra dos Cem Anos

Na França a origem do poder do rei e a eventual formação do país como Estado Moderno se deram após a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), onde o rei teve que concentrar poder cobrando impostos do povo para poder derrotar a Inglaterra que queria tomar a França.

Depois no século seguinte foram as guerras de religião entre católicos e protestantes que dificultaram o fortalecimento do rei. Mas foi o Cardeal Richelieu (1585-1642) consolidou o poder absolutista da França nas mãos do rei Luís XIII.

Na Inglaterra após a Guerra das Duas Rosas, com a vitória dos York (1485), é nas mãos de Henrique VIII e de sua filha Elizabeth I, que a Inglaterra pode-se dizer que era um Estado Moderno.

O Estado Moderno e suas Alternativas

Estado Moderno

estado moderno é um fenômeno político historicamente contingente, mas se tornou a base predominante sobre a qual a autoridade e o poder políticos são construídos em todo o mundo hoje.

Onde não existe um estado moderno, tende a haver guerra civil ou ocupação por outros estados.

Onde os Estados modernos são ineficazes, a política é instável e às vezes violenta, e os governos lutam para administrar a economia.

Mas o estado moderno também é um local de violência e um instrumento de poder que tem sido usado às vezes para infligir grande sofrimento àqueles sujeitos a sua capacidade coercitiva em casa e alcance imperial no exterior. A questão de como o exercício do poder pelo Estado moderno sobre seus súditos pode ser legitimado é perpétua na política moderna, e as respostas a ela têm sido profundamente contestadas politicamente.

Os primeiros estados modernos foram monarquias. A partir do final do século XVIII, houve na Europa e nos Estados Unidos um movimento em direção ao que hoje chamamos de democracia representativa.

As democracias representativas têm sido historicamente mais precárias do que os Estados modernos e permanecem alternativas a essa forma de governo.

A ideia de que o Estado moderno nas condições do comércio moderno leva necessariamente à democracia representativa foi refutada pela experiência histórica, especialmente fora da Europa e da América do Norte.

Como ideia, a democracia representativa parece oferecer igualdade, liberdade e autonomia. Mas a democracia representativa também frequentemente decepciona na prática, visto que raramente realiza esses valores e os bens que promete freqüentemente entram em conflito uns com os outros.

Porém,o estado moderno é extremamente importante em nossa vida cotidiana. Leva quase metade de nossa receita em impostos. Ele registra nossos nascimentos, casamentos e mortes.

Educa nossos filhos e paga nossas pensões. Tem o poder único de obrigar, em alguns casos, exercendo a sanção final de preservar a vida ou ordenar a morte. Ainda assim, a maioria de nós teria dificuldade em dizer exatamente o que é o estado.

Fonte: Frederico Czar (Professor de História)

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.