Breaking News
Home / Geografia / Guerrilha

Guerrilha

PUBLICIDADE

‘Guerra Pequena’ é a tradução mais recorrente para Guerrilha, uma palavra que tem suas origens no idioma espanhol, e que, portanto, possuí uma conotação histórica um tanto quanto antiga, mas que se alastra até os dias atuais, inclusive no Brasil.

Os historiadores supõem que esse conceito começou a ser empregado no século XIX para descrever a resistência de parte da população espanhola contra as invasões do líder político e militar Napoleão Bonaparte (1769-1821) entre os anos de 1800 e 1810.

Sabe-se que a princípio a Espanha foi a favor das invasões napoleônicas, mas devido aos rumos que estavam tomando, viram-se obrigados a romper os laços existentes, sendo necessário resistir-se aos seus exércitos em diversas batalhas travadas por todo o território espanhol, estas batalhas de pequeno porte ficaram conhecidas como guerrilhas. Tal termo, assim como as invasões de Napoleão atingiram outros territórios da Europa e foram usadas ainda para descrever algumas batalhas travadas no continente americano, como as das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e a Revolução Cubano do século XX.

Guerrilha

Trata-se ainda de um conceito complicado para se definir e classificar com todas as palavras possíveis, mas algumas características são levadas em consideração para se entender mais integralmente as guerrilhas travadas durante a história da humanidade. Entre elas, identificam-se as seguintes variáveis:

– Não uma regularidade a ser seguida entre os combatentes ou os participantes de uma guerrilha.

– Estes guerrilheiros conhecem bem o meio no qual as guerrilhas são travadas, o que permite maior cuidado para defesa ou manutenção dos seus objetivos.

– São bem ágeis em termos de mobilidade, uma vez que não carregam consigo uma infinidade de instrumentos que dificulta as locomoções.

– Não são soldados profissionais formados ou treinados para combater o inimigo, são em civis seguem em consonância com os seus objetivos defendendo os seus ideais.

– Possuem um compromisso político e ideológico na defesa dos territórios ou das políticas que os guiam, que em geral, destoam-se dos seus inimigos.

Apesar de serem conflitos pequenos, foram responsáveis por mudar a história e o rumo de país e estiveram presentes em grandes eventos, como na Guerra do Vietnã.

Dois guerrilheiros que são bem conhecidos mundialmente são Che Guevara e Fidel Castro que derrubaram o governo cubano apoiado pelos norte-americanos durante a Revolução Cubana, implantando no país o regime comunista.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.