Breaking News
Home / Geografia / Guerrilha

Guerrilha

PUBLICIDADE

‘Guerra Pequena’ é a tradução mais recorrente para Guerrilha, uma palavra que tem suas origens no idioma espanhol, e que, portanto, possuí uma conotação histórica um tanto quanto antiga, mas que se alastra até os dias atuais, inclusive no Brasil.

Os historiadores supõem que esse conceito começou a ser empregado no século XIX para descrever a resistência de parte da população espanhola contra as invasões do líder político e militar Napoleão Bonaparte (1769-1821) entre os anos de 1800 e 1810.

Sabe-se que a princípio a Espanha foi a favor das invasões napoleônicas, mas devido aos rumos que estavam tomando, viram-se obrigados a romper os laços existentes, sendo necessário resistir-se aos seus exércitos em diversas batalhas travadas por todo o território espanhol, estas batalhas de pequeno porte ficaram conhecidas como guerrilhas. Tal termo, assim como as invasões de Napoleão atingiram outros territórios da Europa e foram usadas ainda para descrever algumas batalhas travadas no continente americano, como as das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e a Revolução Cubano do século XX.

Guerrilha

Trata-se ainda de um conceito complicado para se definir e classificar com todas as palavras possíveis, mas algumas características são levadas em consideração para se entender mais integralmente as guerrilhas travadas durante a história da humanidade. Entre elas, identificam-se as seguintes variáveis:

– Não uma regularidade a ser seguida entre os combatentes ou os participantes de uma guerrilha.

– Estes guerrilheiros conhecem bem o meio no qual as guerrilhas são travadas, o que permite maior cuidado para defesa ou manutenção dos seus objetivos.

– São bem ágeis em termos de mobilidade, uma vez que não carregam consigo uma infinidade de instrumentos que dificulta as locomoções.

– Não são soldados profissionais formados ou treinados para combater o inimigo, são em civis seguem em consonância com os seus objetivos defendendo os seus ideais.

– Possuem um compromisso político e ideológico na defesa dos territórios ou das políticas que os guiam, que em geral, destoam-se dos seus inimigos.

Apesar de serem conflitos pequenos, foram responsáveis por mudar a história e o rumo de país e estiveram presentes em grandes eventos, como na Guerra do Vietnã.

Dois guerrilheiros que são bem conhecidos mundialmente são Che Guevara e Fidel Castro que derrubaram o governo cubano apoiado pelos norte-americanos durante a Revolução Cubana, implantando no país o regime comunista.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Planejamento Urbano

PUBLICIDADE Planejamento Urbano é o estudo ou profissão que lida com o crescimento e funcionamento …

Aborígenes Australianos

Aborígenes Australianos

PUBLICIDADE Definição Aborígenes é considerada uma pessoa, animal ou planta que tenha estado em um país …

Gêiser

Gêiser

PUBLICIDADE Definição Gêiser uma fonte termal em que a água ferve intermitentemente, enviando uma alta coluna …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.