Breaking News
Home / História Geral / Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE

Definição

corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do espaço entre os Estados Unidos ea União Soviética.

Corrida Espacial incluiu a exploração do espaço utilizando a tecnologia de foguetes com satélites artificiais para enviar animais e os seres humanos para o espaço e para pousar pessoas na Lua.

Corrida Espacial começou quando os russos desenvolveram tecnologia de foguete e lançaram o Sputnik, o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra, em 4 de outubro de 1957.

corrida espacial terminou em 1975 com o projeto espacial Apollo-Soyuz.

O que foi a Corrida Espacial?

Corrida Espacial foi uma competição duradoura entre os Estados Unidos e a União Soviética entre os anos de 1957 a 1975.

Começou com a entrega do primeiro satélite artificial, Sputnik, em órbita em outubro de 1957.

Quando exatamente isso terminou é difícil para definir, mas a primeira missão conjunta EUA-URSS em julho de 1975 é freqüentemente citada.

Uma data inicial foi o lançamento do primeiro míssil balístico intercontinental, R-7 Semyorka, apenas seis semanas antes do lançamento do Sputnik.

Muitos historiadores consideram a corrida espacial como uma extensão da Guerra Fria.

A Guerra Fria foi uma competição entre os Estados Unidos e a União Soviética em todas as áreas imagináveis.

A URSS e os EUA estavam competindo para superar uns aos outros no campo da exploração espacial, em um esforço para provar que seu sistema de organização política (comunismo versus capitalismo) era superior.

Embora a União Soviética teve um início muito forte, lançando o primeiro satélite e o primeiro humano no espaço, os EUA finalmente triunfaram no longo prazo, desembarcando o primeiro homem na Lua.

Em meados da década de 70, a União Soviética estava entrando em uma crise econômica que sinalizaria seu eventual colapso, o que obrigou-a a reduzir o financiamento do seu programa espacial.

A competição estava intimamente ligada à superioridade militar, bem como à superioridade tecnológica geral. A arma de escolha da Guerra Fria virou quente seria mísseis balísticos intercontinentais, unidades de lançamento suborbital. Os países opostos teriam interesse em desativar os satélites espiões do outro lado, mas acima de tudo, os dois países queriam mostrar ao mundo sua superioridade geral.

O Sputnik foi lançado em órbita em outubro de 1957
O Sputnik foi lançado em órbita em outubro de 1957

O presidente Kennedy desempenhou um papel crucial na conquista de colocar um homem na lua
O presidente Kennedy desempenhou um papel crucial na conquista de colocar um homem na lua

Quando o Sputnik foi lançado em 4 de outubro de 1957, ele colocou os americanos em estado de pânico. Rapidamente tornou-se fácil obter financiamento para projetos relacionados ao espaço do governo dos EUA, e a National Aeronautics and Space Administration (NASA) foi fundada.

Yuri Gagarin (cosmonauta soviético) foi a primeira pessoa a chegar ao espaço, em 1961
Yuri Gagarin (cosmonauta soviético) foi a primeira pessoa a chegar ao espaço, em 1961

Em 1961, o presidente dos EUA, John Kennedy, disse que os Estados Unidos deveriam colocar um homem na Lua até o final da década. Isto foi conseguido em 1969, em grande parte, colocando um fim à corrida espacial.

Resumo

corrida espacial era uma competição entre os EUA ea URSS para explorar o espaço por meio de satélites artificiais e nave espacial tripulada.

Ela pode ser visto como uma parte da corrida armamentista maior, como a evolução da investigação espacial poderia ser facilmente transferidos para investigação militar.

Os dois países começaram a trabalhar no desenvolvimento de satélites de reconhecimento bem antes do auge da corrida espacial. A nave espacial Vostok usada pela URSS para colocar Yuri Gagarin ao espaço, por exemplo, foi desenvolvido a partir dos satélites espiões Zenit utilizados pelo exército soviético.

Fonte: www.nationalcoldwarexhibition.org/www.wisegeek.org/www.collinsdictionary.com/www.american-historama.org

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Teocracia

Teocracia

PUBLICIDADE Definição A Teocracia é uma forma de governo em que Deus ou uma divindade é reconhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.