Breaking News
Home / História Geral / Nordicismo

Nordicismo

PUBLICIDADE

O que é

A teoria do nordicismo ou nórdico foi uma tese racial em voga no final do século XIX e início do século XX.

Ela se aproveitou do modelo comum de antropologia clássica de seu tempo, de acordo com a qual as nações Europeia foram divididos em três sub-ramos da raça caucasiana: Nórdico, Alpino e Mediterrâneo.

Ensinava que a raça nórdica era generalizada no norte da Europa, especialmente entre os falantes das línguas germânicas, e foi caracterizado por indivíduos de grande estatura, rosto e cabeça alongada, cabelo loiro ou castanho e olhos claros (azul, verde ou cinza).

Enquanto isso, a raça nórdico predominam na Europa central e seria caracterizada por baixa estatura e cabeça relativamente redonda.

A raça alpino seria comum no sul da Europa e, especificamente, em partes do norte da África e seria caracterizada pelo cabelo escuro e pele escura (como alguns teóricos da época é devido à mistura racial com os povos do Norte de África) .

Origem da Teoria Nórdico

O termo “Nórdico” foi proposto pela primeira vez como um grupo racial pelo antropólogo francês Joseph Deniker.

No entanto, foi o trabalho do sociólogo / economista William Z. Ripley que popularizou a ideia das três raças europeias utilizando a terminologia cunhada por Deniker (anteriormente Ripley tinha usado “Teutão” como a designação) em suas raças de trabalho de referência a Europa, que distingue as raças européias com base em várias medidas antropométricas e tendo em conta principalmente a altura e índice cefálico.

O racialista teórico anglo-alemã Houston Stewart Chamberlain, que seria um modelo para Adolf Hitler, concebida como o Nórdico os povos celtas e germânicos originários e alguns povos eslavos. Eles eram, ou seja, os bálticos, belga, holandês, Inglês, francês, alemão, irlandês, polaco, escandinavo, escoceses e galeses.

Nordicismo e a supremacia racial

Entre muitos supremacistas brancos europeus e americanos, a raça nórdica chegou a ser considerado como a mais avançada das populações humanas, daí a ideologia nazista equiparada à “raça superior” aria.

Declínio da teoria

Após a Segunda Guerra Mundial, a divisão dos povos em “superior” e “inferior” perdeu qualquer apoio político e científico.

A subdivisão tripartida de “raça branca” em Nórdico, Alpino e no Mediterrâneo ainda permaneceram entre alguns cientistas até os anos 1960, principalmente com Carleton S. Coon livro As Origens da Raça (1962), mas que se tornam obsoletas antes do consenso atual entre os biólogos, que detêm a inaplicabilidade do conceito de subespécie dentro do Homo Sapiens, embora o conflito atual como racismo pode reatualizar a velha teoria de raças humanas.

O nordicismo nunca seria adotado pela supremacia branca, como a birracialismo Lothrop Stoddard, o arianismo nazista e nacionalismo branco moderno.

A raça

Nordicismo
Nordicismo

A raça não é apenas a cor da pele, olhos e cabelo, mas há muitos mais corporal e diferenças mentais são mais importantes. não ter sido a cor do cabelo e dos olhos as ferramentas com que a Europa construiu civilizações há mais de dois mil anos atrás, mas a força da mente e do intelecto, que não são vistos a olho nu.

No mundo existem várias raças, e dentro de cada raça existem subtipos.

Podemos facilmente distinguir os chineses dos japoneses, e ambos os sul-asiáticos. Os negros bosquímanos não são os mesmos que os nigerianos.

E a raça branca também existem subtipos: Mediterrâneo, eslava, Nórdico. De modo que a raça branca é a que apresenta mais variedade na cor do cabelo, olhos e pele.

Nordicismo é simplesmente defender a raça nórdica.

O nordicismo é um dos valores atuais de racismo. Somente pessoas brancas do tipo nórdico, ou seja, aqueles com pele muito clara, cabelos claros (loiro, cabelo vermelho, castanho claro) e olhos claros (azul, verde, …) . É uma espécie de supremacia nórdica.

Para nordicistas existem dois tipos de alvos: eles e os demais.

O nordicismo é uma ideologia perniciosa e prejudicial, pois é um critério estético baseado no racismo, em vez de ser um critério correto, antropológica e real.

Fonte: es.wikipedia.org/www.colegiosaofrancisco.com.br

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.