Breaking News
Home / História Geral / O Mundo Pós-Guerra

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE

Mundo Pós-Guerra – O que foi

O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos o capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco Socialista liderado pela União Soviética formando os chamados blocos da Cortina de Ferro, as duas superpotências militares iniciaram o que se chamou de Guerra Fria (1946-1991). O mundo viu crescer uma corrida armamentista e de armas nucleares.

Também iniciou a corrida espacial no qual o ponto máximo foi em 1969 a chegada de o primeiro ser humano a lua. Os EUA iniciou       uma campanha contra o Socialismo com planos de ajuda econômica aos países europeus que foi o Plano Marshall e depois a Doutrina Truman de ajuda militar as nações que queriam combater o socialismo.

Dentro dos Estados Unidos na década de 50 surgiu o Macartismo, que foi uma caça as bruxas, onde suspeitos ou simpatizantes do socialismo foram perseguidos e até mortos sem provas pelo governo norte-americano.

Logo após o término da guerra, criou-se nos Estados Unidos a ONU (Organização das Nações Unidas) que teria um papel importante em julgar e punir as nações que injustamente atacassem outra nação, ou perseguição a minorias. Deveria cuidar de problemas como a fome, a saúde e a educação. Além de cuidar dos problemas de desigualdades.

Porém a ONU não teve muito mais êxito do que a Antiga Liga das Nações, pois da data de sua criação até hoje, inúmeras guerras já mataram mais do que as duas guerras mundiais juntas.

E o acumulo de riqueza nas mãos de poucas nações só concentraram desde então.

Em 1949 a China se torna a segunda nação socialista do planeta o líder marxista Mao Tsé-Tung (1893-1976) assume o controle do país e depois faz a Revolução Cultural banindo a influência ocidental do país.

Após a morte de Mao a China foi abrindo sua economia para o capitalismo lentamente e hoje é uma potência econômica.

Em 1950 ocorreu a guerra da Coréia primeiro conflito armado do pós-guerra e sob a influência da Guerra Fria, que resultou na divisão do país em Coréia do Norte socialista e a Coréia do Sul capitalista.

Atualmente a Coréia do Norte é junto com Cuba países que ainda mantém ditaduras socialistas nos moldes stalinistas.

Em 1959 Cuba fez a revolução socialista, liderada por Fidel Castro (1926-…) e o médico argentino Ernesto Che Guevara (1928-1967) derrubando a ditadura do General Fulgêncio Batista.

Ao descobrir que em 1961 os Estados Unidos planejava matar Fidel, Cuba se aliou a União Soviética e em 1961, em 1962 os EUA fez um bloqueio comercial a Cuba que dura até hoje e prejudica muito o país.

E no mesmo ano de 1962 os russos instalavam mísseis nucleares em Cuba, fato que quase levou o mundo ao conflito nuclear. Depois os mísseis foram retirados.

Em 1967 Che Guevara era morto pelo exército da Bolívia naquele país.

Segunda Guerra Mundial: depois da guerra

Churchill, Roosevelt e Stalin

No final da Segunda Guerra Mundial, grandes áreas da Europa e da Ásia foram reduzidas a ruínas. As fronteiras foram redesenhadas e o regresso a casa, as expulsões e os enterros começaram.

Mas os esforços maciços de reconstrução estavam apenas começando. Quando a guerra começou no final dos anos 1930, a população mundial era de aproximadamente 2 bilhões. Em menos de uma década, a guerra entre as potências do Eixo e os Aliados resultou em 80 milhões de mortes – matando cerca de 4% de todo o mundo. As forças aliadas agora se tornavam ocupantes, assumindo o controle da Alemanha, do Japão e de grande parte do território que antes governavam. Esforços foram feitos para desmantelar permanentemente a capacidade de fazer guerra dessas nações, à medida que fábricas foram destruídas e ex-líderes foram removidos ou processados. Os julgamentos de crimes de guerra ocorreram na Europa e na Ásia, resultando em muitas execuções e sentenças de prisão.

Milhões de alemães e japoneses foram expulsos à força de territórios que chamavam de lar. As ocupações aliadas e as decisões das Nações Unidas levaram a muitos problemas duradouros no futuro, incluindo as tensões que criaram a Alemanha Oriental e Ocidental e os planos divergentes na Península Coreana que levaram à criação da Coréia do Norte e do Sul e – a Guerra da Coréia em 1950.

O Plano de Partição das Nações Unidas para a Palestina pavimentou o caminho para Israel declarar sua independência em 1948 e marcou o início do conflito árabe-israelense contínuo.

As crescentes tensões entre as potências ocidentais e o Bloco Oriental soviético evoluíram para a Guerra Fria, e o desenvolvimento e a proliferação de armas nucleares levantaram o espectro muito real de uma inimaginável Terceira Guerra Mundial se um terreno comum não pudesse ser encontrado.

A Segunda Guerra Mundial foi a maior história do século 20 e suas consequências continuam a afetar o mundo profundamente, mais de 65 anos depois. (Esta entrada é a Parte 20 de uma retrospectiva semanal de 20 partes da Segunda Guerra Mundial)

Visão geral da era pós-guerra

Em 1945, os Estados Unidos eram um país muito diferente do que posteriormente se tornou. Quase um terço dos americanos vivia na pobreza. Um terço das casas do país não tinha água encanada, dois quintos não tinham vasos sanitários e três quintos não tinham aquecimento central. Mais da metade das residências agrícolas do país não tinham eletricidade. A maioria dos afro-americanos ainda morava no Sul, onde a segregação racial nas escolas e acomodações públicas ainda eram a lei. O número de imigrantes era pequeno como resultado das cotas de imigração promulgadas durante a década de 1920.

Os shoppings ainda não haviam sido introduzidos.

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos iniciaram um boom econômico que trouxe prosperidade incomparável para a maioria de seus cidadãos e aumentou as expectativas dos americanos, alimentando a crença de que a maioria dos problemas econômicos e sociais poderiam ser resolvidos. Entre os temas cruciais deste período estavam a luta pela igualdade entre mulheres e minorias, e a reação que essas lutas evocaram; o crescimento dos subúrbios e a mudança no poder dos antigos estados industriais e cidades do Nordeste e alto Centro-Oeste para o Sul e Oeste; e a crença de que os EUA tinham o poder econômico e militar para manter a paz mundial e moldar o comportamento de outras nações.

A guerra Fria

Estados Unidos e União Soviética

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos entraram em confronto com a União Soviética por questões como o domínio soviético sobre a Europa Oriental, o controle de armas atômicas e o bloqueio soviético a Berlim. O estabelecimento de um governo comunista na China em 1949 e a invasão norte-coreana da Coreia do Sul em 1950 ajudaram a transformar a Guerra Fria em um conflito global. Os Estados Unidos enfrentariam o comunismo no Irã, Guatemala, Líbano e em outros lugares. Em uma atmosfera carregada de paranóia e ansiedade, havia um medo profundo em casa sobre “inimigos internos” sabotando a política externa dos EUA e passando segredos atômicos para os soviéticos.

América pós-guerra

Segunda Guerra Mundial mudou a América

Durante o início da década de 1970, filmes como American Graffiti e programas de televisão como “Happy Days” retrataram os anos 1950 como uma era despreocupada – uma década de Cadillacs com nadadeiras, universitários se enfiando em cabines telefônicas e tranquilidade inocente e charme estático. Na verdade, o período pós-Segunda Guerra Mundial foi uma era de intensa ansiedade e mudanças dinâmicas e criativas.

Durante a década de 1950, os afro-americanos aceleraram o ritmo da luta pela igualdade desafiando a segregação nos tribunais. Uma nova cultura jovem emergiu com sua própria forma de música – rock ‘n’ roll.

Sociólogos independentes, críticos sociais, poetas e escritores – tanto conservadores quanto liberais – escreveram críticas influentes da sociedade americana.

Fonte: Frederico Czar (Professor de História)/www.theatlantic.com/www.digitalhistory.uh.edu

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.