Breaking News
Home / História Geral / O Mundo Pós-Guerra

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE

O que foi o Mundo Pós-Guerra?

O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos o capitalista liderado pelos Estados Unidos e o bloco Socialista liderado pela União Soviética formando os chamados blocos da Cortina de Ferro, as duas superpotências militares iniciaram o que se chamou de Guerra Fria (1946-1991). O mundo viu crescer uma corrida armamentista e de armas nucleares. Também iniciou a corrida espacial no qual o ponto máximo foi em 1969 a chegada de o primeiro ser humano a lua. Os EUA iniciou       uma campanha contra o Socialismo com planos de ajuda econômica aos países europeus que foi o Plano Marshall e depois a Doutrina Truman de ajuda militar as nações que queriam combater o socialismo. Dentro dos Estados Unidos na década de 50 surgiu o Macartismo, que foi uma caça as bruxas, onde suspeitos ou simpatizantes do socialismo foram perseguidos e até mortos sem provas pelo governo norte-americano.

Logo após o término da guerra, criou-se nos Estados Unidos a ONU (Organização das Nações Unidas) que teria um papel importante em julgar e punir as nações que injustamente atacassem outra nação, ou perseguição a minorias. Deveria cuidar de problemas como a fome, a saúde e a educação. Além de cuidar dos problemas de desigualdades. Porém a ONU não teve muito mais êxito do que a Antiga Liga das Nações, pois da data de sua criação até hoje, inúmeras guerras já mataram mais do que as duas guerras mundiais juntas. E o acumulo de riqueza nas mãos de poucas nações só concentraram desde então.

Em 1949 a China se torna a segunda nação socialista do planeta o líder marxista Mao Tsé-Tung (1893-1976) assume o controle do país e depois faz a Revolução Cultural banindo a influência ocidental do país. Após a morte de Mao a China foi abrindo sua economia para o capitalismo lentamente e hoje é uma potência econômica.

Em 1950 ocorreu a guerra da Coréia primeiro conflito armado do pós-guerra e sob a influência da Guerra Fria, que resultou na divisão do país em Coréia do Norte socialista e a Coréia do Sul capitalista. Atualmente a Coréia do Norte é junto com Cuba países que ainda mantém ditaduras socialistas nos moldes stalinistas.

Em 1959 Cuba fez a revolução socialista, liderada por Fidel Castro (1926-…) e o médico argentino Ernesto Che Guevara (1928-1967) derrubando a ditadura do General Fulgêncio Batista. Ao descobrir que em 1961 os Estados Unidos planejava matar Fidel, Cuba se aliou a União Soviética e em 1961, em 1962 os EUA fez um bloqueio comercial a Cuba que dura até hoje e prejudica muito o país. E no mesmo ano de 1962 os russos instalavam mísseis nucleares em Cuba, fato que quase levou o mundo ao conflito nuclear. Depois os mísseis foram retirados. Em 1967 Che Guevara era morto pelo exército da Bolívia naquele país.

Por Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Socialismo Científico

PUBLICIDADE O que é o Socialismo Científico? Karl Marx (1818-1883), filósofo e economista alemão que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.