Breaking News
Home / História Geral / Regime Político

Regime Político

PUBLICIDADE

Regime Político – Definição

Um regime político é um conjunto de estruturas políticas que compõem um estado.

Um regime político também pode ser conhecido como uma forma de governo, um sistema estadual ou um sistema político.

O termo regime político também pode, por vezes, referir-se a um governante específico ou conjunto de governantes dentro de um sistema político.

Um sistema político é a forma como um país é governado, como o governo está organizado e como o governo faz suas políticas.

Regime Político – O que é

Regime Político é um conjunto de regras que são elaboradas na política para a sociedade de desenvolvimento para regular as operações das instituições ou do governo.

Estes sistemas políticos vão desde democracias diretas até regimes totalitários, como as ditaduras militares.

Os sistemas comuns no mundo moderno incluem repúblicas democráticas, monarquias e democracias representativas.

Existem também tipos de governos principalmente teóricos, como uma meritocracia rigorosa.

Os sistemas políticos são os processos políticos formais e informais pelos quais são tomadas as decisões relativas ao uso, produção e distribuição de recursos em qualquer sociedade.

As instituições políticas formais podem determinar o processo de eleição de líderes; as funções e responsabilidades do executivo e legislativo; a organização da representação política (por meio de partidos políticos); e a responsabilidade e supervisão do estado. Os sistemas, normas e regras políticas informais e consuetudinárias podem operar dentro ou ao lado dessas instituições políticas formais.

O desenvolvimento de sistemas políticos democráticos que proporcionem oportunidades para todos, incluindo os pobres, de influenciar a tomada de decisões, é uma preocupação crítica para os doadores.

Regime Político – Sistema político

Sistema político é o conjunto de instituições jurídicas formais que constituem um “governo” ou um “estado”.

Essa é a definição adotada por muitos estudos sobre os arranjos jurídicos ou constitucionais de ordens políticas avançadas.

Definido de forma mais ampla, no entanto, o termo abrange tanto formas reais quanto prescritas de comportamento político, não apenas a organização legal do estado, mas também a realidade de como o estado funciona. Ainda mais amplamente definido, o sistema político é visto como um conjunto de “processos de interação” ou como um subsistema do sistema social interagindo com outros subsistemas não políticos, como o sistema econômico.

Isso aponta para a importância dos processos sociopolíticos informais e enfatiza o estudo do desenvolvimento político.

Regimes políticos e seus tipos

A análise legal ou constitucional tradicional, usando a primeira definição, produziu um vasto corpo de literatura sobre estruturas governamentais, muitos dos termos especializados que fazem parte do vocabulário tradicional da ciência política e vários esquemas de classificação instrutivos. Da mesma forma, a análise empírica dos processos políticos e o esforço para identificar as realidades subjacentes às formas governamentais produziram um rico acervo de dados e um importante corpo de teoria comparativa.

A terceira definição inspirou muitos trabalhos acadêmicos que empregam novos tipos de dados, novos termos e alguns novos conceitos e categorias de análise.

A discussão a seguir baseia-se em todas as três abordagens para o estudo dos sistemas políticos.

Regime Político – Democracia

Um dos sistemas políticos mais falados é uma democracia representativa. Este é um sistema em que os representantes são eleitos diretamente pelos cidadãos, e esses representantes então tomam decisões políticas para o povo, com a suposição de que suas decisões refletirão a vontade geral da república. Isso pode ser comparado a uma democracia direta, na qual os cidadãos votam diretamente sobre todas as questões de importância.

Regime Político – República

república é um dos sistemas de governo mais comuns do mundo, embora tenha muitas formas diferentes. Por exemplo, uma república pode ser associada a uma religião, como no caso de uma república islâmica; um sistema econômico, como em uma república socialista; ou um procedimento político, como uma república parlamentar.

Várias repúblicas tentam mostrar o fato de que elas são compostas por partes menores e semi-autônomas.

As repúblicas são frequentemente denotadas no nome oficial do estado, e muitas vezes incluem um modificador para transmitir algum tipo de ideal filosófico que o regime político contenha.

Governos dinásticos

Os sistemas dinásticos de governo consistem em todos os líderes do país provenientes de uma família. Tipos comuns deste governo incluem monarquias, emirados e impérios dinásticos, como o da China Imperial.

Nos tempos modernos, os líderes de muitas monarquias e emirados servem principalmente como cabeças. Este tipo de governo é chamado de monarquia constitucional ou monarquia nominal, e inclui países como o Reino Unido. O oposto disto é uma monarquia absoluta, na qual o governante tem poder total para governar o estado e não está sujeito ao controle de uma constituição ou parlamento.

Exemplos de monarquias absolutas modernas incluem a Arábia Saudita e Qatar.

Regimes autoritários e totalitários

Em regimes políticos autoritários e totalitários, uma pessoa, entidade ou partido tem controle total sobre os assuntos do Estado, sem o contribuição ou consentimento da população.

Em regimes totalitários especificamente, este líder tenta controlar todos os aspectos de uma sociedade, incluindo coisas como as crenças pessoais e a moral da população. Às vezes, eles são acompanhados por um culto de personalidade em torno do líder ou líderes, como no caso de Adolf Hitler, o líder da Alemanha nazista.

As formas comuns de regimes autoritários ou totalitários incluem juntas militares, nas quais um pequeno comitê de líderes militares governa o país ou um Estado de partido único, no qual apenas um partido político está no poder e outros são abertos ou tacitamente não podem desafiar sua autoridade.

Outra forma é uma ditadura, em que uma pessoa governa o país sem ser responsável perante qualquer um e depois passa seus poderes para outra pessoa após a morte.

Fonte: Por Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.