Breaking News
Home / História Geral / Igreja de Santa Sofia

Igreja de Santa Sofia

PUBLICIDADE

 

Igreja de Santa Sofia
Igreja de Santa Sofia

Igreja de Santa Sofia
Igreja de Santa Sofia

A Igreja de Santa Sofia se localiza bem em frente da Mesquita Azul, no bairro de Sultan Ahmet.

A Igreja foi construída na então Constantinopla, por volta de 360 pelo imperador Constantino e foi destruida duas vezes por incendios.

A Igreja foi então reconstruida por volta de 530 DC pelo imperador Justiniano. O layout e decoração são típicos de uma Igreja da era bizantina.

Depois da tomada de Constantinopla pelos Turcos em 1453, Santa Sofia foi transformada em uma Mesquita e foram adicionadas a ela quatro minaretes (torres altas). Santa Sofia passou por muitas reformas e também sofreu danos por causa de vários terremotos.

Hoje ela não é nem uma igreja nem uma mesquita e sim um museu. Na visita se tem uma sensação bem clara da mescla de religiões em suas decorações e afrescos.

Alguns radicais islâmicos querem que o Museu de Santa Sofia volte a ser uma mesquita mas não existe um consenso para tal.

Igreja de Santa Sofia está localizado em Istambul, Turquia.

Fonte: www.business-with-turkey.com

Igreja de Santa Sofia

Santa Sophia era uma antiga basílica patriarcal ortodoxa , mais tarde convertido em uma mesquita e agora um museu, na cidade de Istambul, Turquia.

A partir da data de sua dedicação no ano de 360 e até 1453 serviu como a catedral patriarcal de Constantinopla , exceto no intervalo entre 1204 e 1261 , quando foi convertido em uma catedral católica durante o Patriarcado Latino de Constantinopla do Império Latino, instituído pela cruzados.

Após a invasão otomana, o edifício foi convertido em uma mesquita, mantendo esse recurso a partir de 29 de maio de 1453 até 1931, quando foi secularizada.

Em 01 de fevereiro de 1935 foi aberto como museu.

Sophia é na verdade a transcrição fonética para o latim da palavra grega “sabedoria”, o nome completo em grego é a Igreja Santa Sabedoria de Deus “.

O templo foi dedicado à Sabedoria Divina, uma imagem tirada do Livro da Sabedoria e do Antigo Testamento refere-se à incorporação da sabedoria de Deus e segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Sua festa é celebrada em 25 de dezembro, o aniversário da encarnação do Verbo ou Logos em Cristo.

Igreja de Santa Sofia
Igreja de Santa Sofia

Famosa por sua enorme cúpula, é considerada o epítome da arquitetura bizantina e diz a ela que “mudou a história da arquitetura.”

Foi a catedral com a maior área do mundo por quase mil anos, até a conclusão da Catedral de Sevilha em 1520 . O atual edifício foi construído entre 532 e 537 para uso como uma igreja, por ordem do imperador bizantino Justiniano I, sendo a terceira igreja de Santa Sofia construída no mesmo local. O projeto é o trabalho do arquiteto e físico Jonio Isidoro de Mileto e o matemático e arquiteto Lydian Anthemius de Tralles.

A igreja contém uma grande coleção de relíquias sagradas e contou com um iconostasis de prata de 15 metros. Foi a sede do Patriarca de Constantinopla e o ponto focal religiosa da Igreja Ortodoxa Oriental há cerca de mil anos. Nesta igreja o Cardeal Humberto excomungou a Michael I Cerulário em 1054 ; ato é considerado como o início do Grande Cisma.

Em 1453 Constantinopla foi conquistada pelos turcos otomanos sob o comando do sultão Mehmed II, que posteriormente decidiu que o templo foi transformado em uma mesquita.

Os sinos, altar, e vasos sacrificiais foram removidos, e muitos dos mosaicos foram rebocados.

Durante o domínio otomano foi adicionado arquitetônicos detalhes islâmicos como o mihrab, o minbar, e quatro minaretes.

O edifício permaneceu como uma mesquita, até 1931, quando foi fechado ao público por parte do governo da Turquia para ser reaberto como museu em 1935.

Principal mesquita de Istambul por quase 500 anos, Hagia Sophia serviu como modelo para muitas outras mesquitas otomanas, como a Mesquita Sultão Ahmed, também conhecida como a Mesquita Azul, em Istambul, a Mesquita Sehzade, a Mesquita Süleymaniye, a Mesquita Rustem Pasha e Kilic Ali Pasha Mesquita.

Fonte: es.wikipedia.org

Igreja de Santa Sofia

Igreja de Santa Sofia
Basílica de Santa Sofia

A Basílica de Santa Sofia, onde Sophia é entendido como a Sabedoria Divina , é uma basílica e um dos monumentos mais importantes de Istambul. Foi um ortodoxo grego patriarcal, uma catedral católica, em seguida, uma mesquita e agora um museu. Conhecido por sua cúpula gigante, o ápice da ” arquitetura bizantina , foi concluída em 537 .

Primeira igreja

A primeira igreja foi conhecida como Megale ekklesia , “Grande Igreja”, ou no latim ” Magna Ecclesia “, por causa de seu tamanho maior em comparação com outras igrejas contemporâneas na cidade.

A igreja foi dedicada aos Logos , a segunda pessoa da Santíssima Trindade, cujo dia de festa caiu em 25 de dezembro, o aniversário do nascimento da Encarnação do Logos em Cristo. Inaugurado em fevereiro (durante o reinado de Constâncio II ) pelo bispo ariano Eudóxio de Antioquia, foi construído perto da área onde o palácio imperial estava sendo construído. A vizinha Santa Irene foi concluída e já havia servido como catedral até a Basílica de Santa Sofia não foi concluída. Ambas as igrejas em seguida, jogou o papel das principais igrejas do ” Império Bizantino .

Em 440, Sócrates de Constantinopla , argumentou que a igreja foi construída por Constâncio II. A tradição diz que o edifício foi então construída por Constantino, o Grande. Zonaras concilia as duas opiniões que Constâncio tinha reparado que documentam ‘edifício consagrado por Eusébio de Nicomédia , depois que ele entrou em colapso. Uma vez que Eusébio foi bispo de Constantinopla entre 339 e 341, e Constantino morreu em 337, parece possível que a primeira igreja foi erguida por este último. O edifício foi concebido como uma tradicional basílica latina, galerias com colunas e tem um telhado de madeira. A entrada foi precedida por um nártex dupla (uma espécie de dupla átrio ).

O Patriarca de Constantinopla João Crisóstomo entrou em conflito com a imperatriz Eudoxia Elias, esposa do imperador Arcádio, e este foi enviado para o exílio em 20 de junho 404 . Durante os confrontos que aconteceram em seguida, esta primeira igreja foi em grande parte destruída por um incêndio. Nada resta dela hoje.

Arquitetura

Catedral de Sophia é um dos maiores exemplos sobreviventes da arquitetura bizantina. Seu interior é decorado com mosaicos e painéis de mármore, é de grande valor artístico.

Justiniano supervisionou a criação do que foi a maior catedral já construída até aquele momento, e assim permaneceu por quase 1000 anos, e, portanto, a conclusão da catedral de Sevilha, em Espanha .

A basílica construída por Justiniano é tanto a realização o culminar de arquitetura da antiguidade tardia e a primeira obra-prima da arquitetura bizantina. Sua influência, tanto arquitetônico litúrgico propagação da Igreja Ortodoxa Oriental, na Igreja Católica Romana e do mundo muçulmano.

As colunas maiores são de granito, atingem uma altura de cerca de 19 ou 20 metros, com um diâmetro de 1,5 metros, o maior pesando mais de 70 toneladas. Sob as ordens de Justiniano, oito colunas coríntias foram retirados de Baalbek , no Líbano e enviado a Constantinopla para a construção da igreja.

Igreja de Santa Sofia
Vista interior de Hagia Sophia, observe os elementos islâmicos nas laterais da cúpula.

O vasto interior tem uma estrutura muito complexa. A nave é coberta por uma central de cúpula 55,6 metros do nível central alto do chão, perfurado por 40 janelas de arco e apoiado por quatro pendentes. As diversas reparações realizadas no decurso do tempo, fizeram a cúpula ligeiramente elíptica, com um diâmetro que varia entre 31,24 e 30,86 m.

As quatro plumas estrutura côncava triangular circular necessários para a transição para a armação retangular da nave. O peso da cúpula é descarregada através das plumas, em quatro pilares massivos nos cantos. Estes foram reforçadas com contrafortes , construído durante o período bizantino e durante o Império Otomano, sob a orientação do arquiteto Sinan.

As superfícies interiores são cobertas com painéis de mármore de várias cores, verde e branco com roxo pórfiro e mosaico no fundo, e ouro.

O exterior, revestido de estuque, foi em amarelo e vermelho durante uma restauração no século XIX , sob a direção dos arquitetos Fossati .

A cúpula da Hagia Sophia tem despertado particular interesse entre os historiadores da arte, arquitetos e engenheiros, por suas características inovadoras e grandes.

A cúpula é suportado por quatro pendentes, uma solução nunca foi utilizada antes. A sua utilização permite uma transição de forma elegante o quadrado da base dos pilares da cúpula hemisférica. O uso das penas não é apenas uma escolha estética, mas também permite a restringir as forças laterais da cúpula e permite descarregar a massa para baixo.

Igreja de Santa Sofia
A cúpula da basílica de Santa Sofia

O edifício é famoso para o efeito místico da luz que se reflete em todo o interior da nave, o que dá a cúpula do aparecimento de pairar acima dele. Este efeito tornou-se possível pela inserção de 40 janelas na abóbada propriamente dita, acima da moldura. Além disso, a estabilidade da cúpula foi aumentada de Isidore os mais jovens graças à introdução de nervuras que inervam a estrutura longitudinal que passa entre as janelas. Estas permitem que o peso da cúpula para descarregar para baixo ao longo da armação e para os fumos e, finalmente, ao longo das paredes e para os alicerces.

O caráter único do projeto de Hagia Sophia torna um dos monumentos mais avançados e ambiciosos feitas na antiguidade tardia.

Portais

A porta imperial era a entrada principal entre o interior e o exterior do nártex . Ele foi reservado exclusivamente al’imperatore.O mosaico bizantino acima do portal mostra Cristo e Imperador Leão VI de Bizâncio.

Uma rampa, localizado na parte norte do nártex exterior leva à galeria superior.

Galeria superior

Vários mosaicos são preservados nesta galeria, em uma área tradicionalmente reservada para a imperatriz e sua corte. Os mosaicos mais bem preservados estão localizadas na parte sul desta galeria.

Imperatriz

A Galeria da Imperatriz está localizada no centro da galeria superior da Hagia Sophia. De lá, a imperatriz e sua corte poderia seguir a cerimônia que teve lugar a seguir. A pedra verde marca o lugar onde ficava o trono.

Porta de mármore

A porta de mármore, localizada dentro da Basílica de Santa Sofia está localizado na galeria superior, para o sul. Foi usada pelos participantes em sínodos, que entrou e saiu da câmara de reunião por esta porta.

Decorações

Originalmente, sob o reinado de Justiniano, as decorações de interiores consistia em desenhos abstratos das lajes de mármore colocados nas paredes e mosaicos nos cofres com curvas. Destes, um ainda pode ver os dois arcanjos Gabriel e Miguel. Havia também algumas decorações figurativas, como tem sido relatada a partir do louvor de silentiary Paulo. Os tímpanos da galeria são feitos usando a técnica de ” Opus sectile padrões de show e figuras de flores e pássaros. Em fases posteriores mosaicos figurativos foram adicionados, que foram destruídas durante a disputa, no entanto, iconoclasta (726-843). Os mosaicos ainda existem vêm do período pós-iconoclasta. O número de tesouros, relíquias e ícones cresceu gradualmente na riqueza, criando uma incrível coleção até a dispersão depois do saque durante a Quarta Cruzada.

Além dos mosaicos, um grande número de decorações figurativas foram adicionados durante a segunda metade do século IX: uma imagem de Cristo na cúpula central, alguns santos ortodoxos, os profetas e os Padres da Igreja. Há também representações de figuras históricas associadas com a igreja, como o Patriarca Inácio e algumas cenas do Evangelho. Basílio II foi representado em mosaico em cada um dos quatro pendentes um Hexapterygon (anjo com seis asas).

Dois deles desapareceram e foram reproduzidos em afresco durante a restauração do Gaspare Fossati, que fez cobrir o rosto com um halo de ouro. Em 2009, um deles foi restaurado ao seu estado original.

Fonte: it.wikipedia.org

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.