Breaking News
Home / História Geral / Capital Humano

Capital Humano

PUBLICIDADE

Capital Humano – Definição

Capital Humano é uma medida das habilidades, educação, capacidade e atributos do trabalho que influenciam sua capacidade produtiva e potencial de ganho para uma empresa.

Capital Humano é o conjunto de habilidades que um funcionário adquire no trabalho, através de treinamento e experiência, e que aumentam o valor desse empregado no mercado.

capital humano é a soma total do conhecimento e habilidades de uma pessoa que a empresa pode usar para promover seus objetivos.

A educação é um investimento em capital humano que compensa em termos de maior produtividade.

Em seu sentido mais básico, “capital humano” refere-se ao grupo de pessoas que trabalham ou estão qualificadas para trabalhar para uma organização – a “força de trabalho”.

Em um sentido mais amplo, os vários elementos necessários para criar uma oferta adequada de trabalho disponível formam a base da teoria do capital humano e são essenciais para a saúde econômica e social das nações do mundo.

Capital Humano – O que é

capital humano é o valor econômico que um empregado fornece a um empregador. A avaliação desse valor está relacionada ao corpo de habilidade, conhecimento e experiência que o empregado possui.

Fatores como a educação formal e a participação em treinamento contínuo relacionado ao local de trabalho também ajudam a aumentar o valor que o empregado tem.

Como um dos fatores básicos da produção, o capital humano é essencial para a operação de praticamente qualquer tipo de negócio. Empregar indivíduos que possuem os conhecimentos necessários, o julgamento e a capacidade de funcionar dentro das funções atribuídas permitem que a empresa opere com a máxima eficiência. Isso, por sua vez, aumenta o potencial de ganhar lucro e permanecer bem sucedido.

A incapacidade de identificar indivíduos com a combinação necessária de habilidades, experiência e educação pode minar os esforços da própria empresa mais bem organizada.

Capital Humano
Capital Humano

As empresas geralmente fazem investimentos em seus funcionários. Assim como uma empresa pode investir em novas tecnologias para aprimorar seus processos internos de comunicação, o negócio pode identificar os funcionários que demonstram aptidão para as habilidades necessárias e providenciar para que esses trabalhadores recebam instrução profissional.

Isso permite que a empresa tenha acesso a um conjunto de habilidades mais abrangente sem a necessidade de contratar pessoas adicionais. Ao mesmo tempo, a empresa contribui para elevar o valor econômico de cada um desses indivíduos.

Um exemplo de como um indivíduo adquire mais capital é o atleta profissional. Muitas vezes, o atleta começa o processo de preparação para uma carreira em esportes aprendendo os conceitos básicos do esporte, recebendo instrução em estratégias específicas relacionadas à participação em um evento esportivo real e, finalmente, ganha experiência ao jogar esse esporte. Supondo que a combinação de conhecimento, talento e experiência seja suficiente, o atleta é oferecido a oportunidade de jogar profissionalmente, onde ele ou ela ganha experiência adicional. Durante todo esse processo, o valor econômico desse atleta aumenta, resultando em um valor maior para quem emprega o atleta.

O capital humano é uma forma de valor que deve ser entendida apenas em termos econômicos. O valor deste tipo não inclui a consideração do valor do indivíduo para a família, a comunidade ou outros aspectos de sua rede social. O foco é estritamente nas habilidades, conhecimento e experiência que a pessoa possui, e quanto desses ativos valem para um determinado empregador.

Por este motivo, os indivíduos não devem basear seu valor total em termos desse valor sozinho.

Fatores que determinam o capital humano

Habilidades e qualificações
Níveis de educação
Experiência de trabalho
Habilidades sociais – comunicação
Inteligência
Inteligencia emocional
Julgamento
Personalidade – trabalho árduo, harmonioso em um escritório
Hábitos e traços de personalidade
Criatividade – Capacidade de inovar novas práticas/produtos de trabalho.

Capital Humano – Economia

Capital Humano

Em economia, “capital” se refere a todos os ativos de que uma empresa precisa para produzir os bens e serviços que vende. Nesse sentido, o capital inclui equipamentos, terras, edifícios, dinheiro e, é claro, pessoas – capital humano.

Em um sentido mais profundo, entretanto, o capital humano é mais do que simplesmente o trabalho físico das pessoas que trabalham para uma organização.

É todo o conjunto de qualidades intangíveis que essas pessoas trazem para a organização que podem ajudá-la a ter sucesso. Alguns deles incluem educação, habilidade, experiência, criatividade, personalidade, boa saúde e caráter moral.

No longo prazo, quando empregadores e empregados fazem um investimento compartilhado no desenvolvimento do capital humano, não apenas as organizações, seus empregados e a clientela se beneficiam, mas também a sociedade em geral. Por exemplo, poucas sociedades com pouca educação prosperam na nova economia global.

Para os empregadores, investir em capital humano envolve compromissos como treinamento de trabalhadores, programas de aprendizagem, bônus e benefícios educacionais, assistência familiar e financiamento de bolsas de estudo para universidades. Para os funcionários, obter uma educação é o investimento mais óbvio em capital humano.

Nem empregadores nem funcionários têm qualquer garantia de que seus investimentos em capital humano serão recompensados. Por exemplo, mesmo pessoas com diploma universitário lutam para conseguir empregos durante uma depressão econômica, e os empregadores podem treinar funcionários, apenas para vê-los contratados por outra empresa.

Em última análise, o nível de investimento em capital humano está diretamente relacionado à saúde econômica e social.

Fonte: Por Portal São Francisco

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.