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Expansão Árabe

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Expansão Árabe – O que foi

Mohammad (Maomé para os europeus) nasceu ao sudoeste da Arábia Saudita em 570 tornou-se condutor de caravanas através do deserto, trabalhando para Khadija uma viúva rica, Mohammad chegou até a Palestina, lá teve contatos com o judaísmo e o cristianismo, religiões que influenciaram em muito o islamismo que mais tarde Mohammad iria criar.

Mohammad acabou casando-se com Khadija e passou a estudar e meditar, foi quando segundo a tradição ele recebeu a mensagem do anjo Gabriel que lhe deu a mensagem, “Só há um único deus, que é Allah, e Mohammad é seu profeta.”.

A partir de então Mohammad passou a pregar estes ensinamentos, na sua época a Arábia possuía tribos de beduínos comandadas por califas, possuíam vários deuses (politeístas) e estes deuses eram venerados na Caaba, um monólito de pedras em forma de cubo, que se localizava na cidade de Meca. Mohammad pregou contra o politeísmo, pois só há um deus (monoteísmo).

Caaba
Expansão Árabe

Naquele início do século VII, Mohammad já havia conseguido milhares de seguidores chamados de muçulmanos (submissos a Allah) e fiéis a nova religião, o islamismo.

Mas os comerciantes de Medina e alguns líderes tribais ficaram incomodados com a pregação do profeta e resolveram matá-lo, foi então que ele teve que fugir da cidade de Meca para a cidade de Medina, era o ano de 622 d.C. e tal fato ficou chamado de Hégira.

A Hégira deu início ao calendário muçulmano, para eles era o ano 1 e Meca passava ser a cidade sagrada do Islã. Os ensinamentos do profeta foram escritos por seus discípulos em um livro o Alcorão (ou Corão), que se tornou o livro sagrado do islamismo. Mohammad também prega que o islamismo devia tomar o mundo, através do Dijihad (Guerra Santa), não pelo meio da força a pessoa devia se tornar muçulmana, mas por vontade própria.

Mohammad veio a falecer em 632, mas já havia unificado as tribos árabes, destruído os ídolos falsos e reconstruído a Caaba, seus seguidores passaram a dar início ao Dijihad e conquistaram rapidamente o Oriente Médio chegando até a Índia. Depois tomaram o norte da África e atravessando o Mediterrâneo tomara a península Ibérica (Portugal e Espanha) sendo barrados pelos francos.

império Árabe entrou em decadência em razão das disputas pelo poder entre califas e pela própria divisão do islamismo entre os xiitas, que seguiam os descendentes da família do profeta e que seguem o Alcorão exatamente como estava escrito. (atualmente o Irã é governado pelo Alcorão, sendo o aiatolá o seu governante político e religioso).

O outro grupo islâmico são os sunitas, onde os líderes religiosos e políticos devem ser escolhidos pelos muçulmanos. Os sunitas possuem um outro livro que é a Suna, lá foram registrados pensamentos e exemplos do profeta. Este livro é o que serve para governar politicamente o povo.

Culturalmente os árabes deixaram um importante legado cultural, científico e técnico na Europa, muitos escritos gregos foram preservados pelos árabes, Avicena foi um sábio que transcreveu textos de filosofia grega, no qual chegou até nós. As línguas ibéricas também sofreram a influência do idioma árabe. Fora legados de matemática, arquitetura e engenharia. Na poesia se destacou Omar Kayam e seu livro, O Rubayat.

Expansão Árabe – História

Conquistas Árabes

Após a morte do Profeta Muhammad em 632, as várias famílias, clãs e tribos que constituíam a população da península Arábica pareciam preparadas para retornar aos seus modos de vida anteriores, que incluíam rivalidades perpétuas e casos ocasionais de guerra aberta. No entanto, um pequeno, mas influente grupo de seguidores do profeta, o sahabah, procurou preservar os ensinamentos que ele havia deixado para eles e manter os árabes unidos. Isso, acreditava o sahabah, poderia ser melhor alcançado se suas energias fossem direcionadas para alvos externos não árabes. Além disso, eles estavam em uma missão de Deus.

Os sahabah eram os guardiões da revelação dada a Muhammad e sua tarefa era espalhar a palavra e converter os infiéis à nova fé. O novo líder da comunidade deve conseqüentemente, muitos sentiram, combinar as qualidades que caracterizaram Maomé – ser um líder religioso, mas também um político e comandante militar. Em 632, foi o sogro do profeta, Abu Bakr, quem melhor exemplificou essas qualidades, e ele foi eleito o primeiro califa do que mais tarde veio a ser conhecido como Rashidun, ou califado “corretamente guiado”. Durante seu curto governo, 632-634, Abu Bakr consolidou o controle muçulmano sobre a península Arábica, mas também atacou as partes do sul do Iraque, ocupadas pelos persas, e as partes do sul da Síria, controladas pelo Império Bizantino.

O termo jihad, “guerra santa”, é freqüentemente usado para descrever essa expansão militar, embora o controle político, e não a conversão religiosa, fosse seu objetivo principal.

A expansão pode ser melhor explicada não por uma lógica religiosa, mas por uma lógica militar. Uma vez que as tropas do califado eram pagas com os despojos da guerra – pelo que podiam colocar as mãos nas terras que conquistaram – o exército só poderia ser mantido enquanto tivesse sucesso. Conseqüentemente, os ataques são um termo melhor para muitos desses confrontos do que as batalhas, mesmo que os ataques acabem se transformando em ocupações permanentes. Assim, quando o avanço das forças muçulmanas em toda a Europa acabou sendo interrompido na Batalha de Tours em 732, isso foi considerado um grande triunfo pelos observadores europeus, mas apenas como um revés temporário pelos próprios árabes. Eles simplesmente recuaram para lutar outro dia. Além disso, como suas ocupações em muitos casos eram bastante superficiais, muitas vezes era fácil para a população local reafirmar sua independência. Como resultado, em vários casos, os árabes tiveram que reconquistar o mesmo território repetidamente.

O segredo por trás desse sucesso militar surpreendente era uma força de combate levemente armada e altamente móvel. Embora Maomé e seus seguidores imediatos fossem mercadores e moradores da cidade, a maioria da população da península Arábica era composta de beduínos. A mobilidade era a chave para a sobrevivência no ambiente hostil do deserto e, graças aos cavalos e camelos, os beduínos podiam cobrir grandes distâncias com grande velocidade. Uma vez formados em um exército, seus cavalos poderiam ser usados para ataques rápidos e seus camelos para transportar suprimentos.

Os impérios vizinhos – os gregos em Bizâncio a oeste e os persas a leste – eram ambos estacionários em comparação. Assim que os árabes dominaram os fundamentos da guerra de cerco, essas sociedades sedentárias foram facilmente derrotadas.

Além disso, os árabes foram capazes de se beneficiar do fato de que bizantinos e persas já haviam sido por séculos os piores inimigos uns dos outros. Após décadas de relativa paz, as guerras entre as duas superpotências irromperam novamente no início do século VII, com efeitos devastadores para ambas as partes. Assim, quando as forças árabes começaram suas incursões do sul, tanto os bizantinos quanto os persas já estavam consideravelmente enfraquecidos. No entanto, era muito mais difícil para os árabes se expandir onde quer que encontrassem pessoas que se parecessem com eles.

Esse foi o caso no norte da África, onde os berberes, após alguns combates caros, não foram derrotados, mas comprados e incorporados à nova elite árabe.

Durante o segundo califa, Umar, que sucedeu a Abu Bakr em 634 e governou por dez anos, essas campanhas militares foram dramaticamente estendidas. O califado agora se tornou uma potência imperial.

Eles ocuparam as partes orientais do Império Bizantino, incluindo Síria, Anatólia e Egito na década de 630; e depois todo o Império Persa na década de 640, incluindo os atuais Afeganistão, Azerbaijão, Armênia e Geórgia. A maior conquista de Umar, no entanto, foi dar uma estrutura administrativa ao novo estado. Claramente, as instituições antes apropriadas para as cidades de Meca e Medina não eram apropriadas para a vasta estrutura política em que o califado agora se tornara. A resposta de Umar foi o diwan, uma burocracia estatal com um tesouro e departamentos separados responsáveis pela cobrança de impostos, segurança pública e o exercício da lei sharia.

Moedas foram cunhadas pelo Estado e instituições de bem-estar foram estabelecidas para cuidar dos pobres e necessitados; grãos eram estocados para serem distribuídos às pessoas em épocas de fome.

O califado se envolveu em vários projetos de grande escala, construindo novas cidades, canais e sistemas de irrigação.

Estradas e pontes também foram construídas e casas de hóspedes foram construídas para o benefício dos mercadores ou dos peregrinos que iam a Meca para o hajj. Umar, o segundo califa bem guiado, sempre foi altamente respeitado pelos muçulmanos por suas conquistas e por sua modéstia pessoal e senso de justiça.

Embora a ocupação de terras fora da península Arábica tenha ocorrido com extrema rapidez, a conversão das populações ocupadas à nova fé levou séculos para ser realizada e, em muitos casos, nunca aconteceu.

Como resultado de suas vitórias militares, o Islã se tornou uma religião minoritária em todos os lugares em que os árabes foram, e as conversões forçadas, por esse motivo, dificilmente seriam bem-sucedidas.

Além disso, as conversões eram financeiramente desvantajosas para as autoridades. Visto que os não-muçulmanos eram obrigados a pagar um imposto, a jizya, que era maior do que o imposto para os muçulmanos, uma mudança de religião significava uma perda de receita fiscal para o califado.

Em vez disso, as várias comunidades não muçulmanas, conhecidas como dhimmi, foram autorizadas a praticar sua religião da mesma forma que antes. Segundo os novos governantes árabes, as religiões monoteístas como o cristianismo, o judaísmo e o zoroastrismo foram precursoras do islamismo que os ensinamentos do profeta tornaram redundantes. O sucesso militar de seus seguidores, aos seus próprios olhos, provou a viabilidade da nova fé. Outras religiões eram consideradas remanescentes coloridos de uma ordem mais antiga, mas não como ameaças ao próprio Islã. Satisfazendo-os, os governantes árabes permitiram que governassem suas respectivas comunidades de acordo com seus próprios costumes. Os cristãos, por exemplo, podem continuar a beber álcool e comer carne de porco.

Embora os dhimmi não tivessem certos direitos políticos decorrentes da adesão à comunidade de crentes muçulmanos, eles eram considerados iguais aos muçulmanos perante a lei e não se esperava que se tornassem soldados nos exércitos do califado.

Em 644, Umar foi assassinado por um escravo durante um hajj em Meca, aparentemente como uma vingança pelas guerras que os árabes travaram no império persa. Desta vez, o problema da sucessão tornou-se agudo. A questão de quem deveria assumir o cargo de califa dizia respeito a como o poder deveria ser distribuído entre a pequena elite de seguidores árabes do profeta.

A escolha mais óbvia foi Ali, genro de Muhammad, que se casou com Fátima, o único filho do profeta que sobreviveu a ele. No entanto, foi Uthman ibn Affan quem se tornou o terceiro califa.

Uthman também foi um dos primeiros convertidos ao Islã e um dos companheiros mais próximos do profeta, mas – e provavelmente mais importante no que diz respeito à questão da sucessão – ele era um membro dos omíadas, uma das famílias mais antigas e estabelecidas de Meca.

Uma vez eleito, Uthman despachou expedições militares para recapturar regiões da Ásia Central que se rebelaram contra o domínio árabe. Ele também fez guerra ao Império Bizantino, ocupando a maior parte da atual Turquia e quase sitiando a própria Constantinopla. Em vez disso, o que é mais surpreendente para uma força militar composta em grande parte por beduínos, Uthman construiu uma marinha impressionante que ocupou as ilhas mediterrâneas de Creta, Rodes e Chipre e fez ataques à Sicília. No final da década de 640, quando a tentativa bizantina de recapturar o Egito falhou, todo o norte da África ficou sob o controle do califado.

Apesar desses avanços militares, era difícil manter a paz entre as várias facções da elite do califado. Na verdade, os ricos despojos que os exércitos árabes encontraram em países como a Síria e o Iraque constituíram uma nova fonte de conflito. Durante o reinado de Umar, os soldados receberam um estipêndio, foram alojados em guarnições bem longe das áreas urbanas tradicionais e proibidos de tomar terras agrícolas. Durante Uthman, essas políticas foram revertidas.

Isso gerou ressentimento quando uma nova elite árabe proprietária de terras veio a se desenvolver e substituir os líderes tradicionais.

Uthman também foi acusado de favorecer membros de sua própria família quando se tratava de nomear governadores para as novas províncias.

Outra fonte de conflito foi a tentativa de Uthman de padronizar o texto do Alcorão e, assim, forçar todos os crentes a aceitar sua interpretação de sua mensagem.

O ressentimento contra essas políticas foi canalizado para apoiar Ali, o genro de Muhammad, e em pouco tempo um levante contra Uthman estava em andamento. Em 656, três exércitos separados marcharam sobre Medina, sitiaram a casa de Uthman e o mataram. Agora era finalmente a hora de Ali se tornar o novo líder. Ele permaneceu no poder por cinco anos, 656-661, mas seu governo foi minado por conflitos contínuos. Os seguidores de Uthman queriam vingança e insistiram que Ali deveria punir as pessoas que o assassinaram. Isso, no entanto, foi difícil para Ali fazer, pois foi graças a eles que ele chegou ao poder. Além disso, os parentes e associados de Uthman nas províncias queriam proteger seus ativos e suas novas propriedades. O resultado desses conflitos foi a Primeira Fitna, a primeira guerra civil entre muçulmanos, que eclodiu em 657. As forças de Ali encontraram as forças dos omíadas em Siffin, na Síria de hoje, mas em vez de um confronto militar, Ali decidiu resolver o assunto por meio de negociações. Isso levou alguns de seus partidários a abandonar sua causa e, em 661, ele foi assassinado por um deles. Muawiyah, o líder dos omíadas, agora se estabeleceu como o novo califa. No entanto, esta sucessão foi disputada por Husayn, filho de Ali, e mais uma vez a guerra estourou. No ano de 680, Husayn foi emboscado e morto junto com toda sua família.

Essa é a origem histórica da divisão entre sunitas e xiitas, as duas maiores denominações de muçulmanos no mundo hoje. De acordo com as crenças xiitas, Ali foi designado o sucessor imediato do profeta, e seu filho e neto de Muhammad, Husayn, era, portanto, o herdeiro legítimo.

Os muçulmanos xiitas continuam a acreditar que o califado foi tirado deles pela família omíada e que a autoridade no mundo muçulmano é exercida de forma ilegítima até hoje. Eles até se culpam pela morte de Husayn, já que muito poucos de seus seguidores vieram em seu apoioAshura, um festival de luto e arrependimento é celebrado pelos muçulmanos xiitas. As procissões realizadas em Karbala, Iraque, . No dia de sua morte, onde Husayn morreuEsses festivais costumam ser alvo de violência por parte de grupos não xiitas. Embora apenas cerca de 10%, são as mais espetaculares, com milhões de fiéis presentes. de todos os muçulmanos sejam xiitas, eles constituem hoje cerca de 30% da população do Oriente Médio.

Fonte: Frederico Czar (Professor de História)

 

 

 

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