Breaking News
Home / História Geral / Colonialismo

Colonialismo

PUBLICIDADE

O que é Colonialismo?

O Colonialismo é a prática de um grupo de pessoas ou governo de tomar uma terra para agricultura ou para explorar suas riquezas naturais ou aniquilar o povo que nesta terra vive ou escraviza-los, na Roma Antiga eles definiam colônias as áreas agrícolas fora do meio urbano. Para os povos que são invadidos por outro, resta a aniquilação como ocorreu nas Américas ou a luta pela sua independência na chamada descolonização.

Os povos que habitavam a Grécia entre os séculos VIII a.C. a VI a.C. colonizaram o sul da Itália e a Sicília na chamada Magna Grécia, estas colônias não perdiam a relação com suas cidades-estado na Grécia. Os fenícios também fundaram muitas colônias ao redor do mar Mediterrâneo já no primeiro milênio antes de Cristo, sendo Cartago no norte da África a mais rica e próspera.

Durante os séculos XV ao XVIII a Expansão Marítima Europeia levou ao colonialismo mercantilista sobre a América e feitorias na África, Ásia e Oceania, destacando como metrópoles colonizadoras Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra.

Colonialismo

No século XIX e XX a disputa por matérias-primas e mercados consumidores entre as potências industriais da Europa, mais os Estados Unidos e o Japão fez surgir o Neocolonialismo, este inserido como resultado da Segunda Revolução Industrial, a África e a Ásia foram partilhadas por estas potências industriais. O resultado desta concorrência imperialista levou em 1914 a Primeira Guerra Mundial que levaria em 1939 a Segunda Guerra Mundial.

Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.