Breaking News
Home / História Geral / Capitalismo

Capitalismo

O que é o Capitalismo?

PUBLICIDADE

Todos sabemos que atualmente vivemos no capitalismo, sem, no entanto, nos atentarmos mais especificamente para o sistema em si. O capitalismo é um sistema socioeconômico que visa o lucro como finalidade principal, baseando-se, para tanto em um modo de produção capitalista onde vigoram a propriedade privada dos meios de produção e a lei da oferta e da procura.

Apesar dos termos assustarem inicialmente, os conceitos são simples. Por propriedade privada dos meios de produção se entende que os bens materiais (em especial as empresas ou fábricas, os lugares que geram riqueza) pertencem a particulares (grandes empresários ou conglomerados econômicos) e não ao bem público ou a coletividade, por exemplo. Sendo assim, tudo o que é produzido é controlado pelos seus donos (os capitalistas) e, consequentemente, todo o lucro também lhes pertence.

O segundo ponto, a lei da oferta e procura, determina que a sociedade tem demandas próprias e que serão sanadas por alguém: por aqueles que estiverem dispostos a entrar no jogo capitalista. Como essa disputa pela venda de bens necessários aos indivíduos é aberta a qualquer pessoa, naturalmente surgirão concorrentes que disputarão compradores, buscando oferecer ou os melhores produtos ou o melhor preço – ou ambos -, levando sempre em consideração o tempo e o dinheiro empregados por ele para a fabricação de tais bens.

O capitalismo é divido em três grandes fases, desde o seu início até os dias atuais:

– Capitalismo Comercial ou mercantil: (séculos XV e XVIII) também conhecido como Mercantilismo dominado pelas grandes potências da época Moderna (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) que, através das Grandes Navegações, exploravam novas terras e comercializavam escravos, acumulavam ouro e prata, etc.

– Capitalismo Industrial: (séculos XVIII e XIX) durante a Revolução Industrial, com o advento das fábricas e incrementos tecnológicos gerados pelo uso do carvão e do vapor como fontes de energia e, posteriormente, o petróleo e a energia elétrica.

– Capitalismo Financeiro: (a partir do século XX até os dias atuais) logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), devido a destruição causada pela guerra, muitas empresas (em especial as norte-americanas) passaram a exportar meios de produção e bens para todo o planeta, movimento que gerou o atual processo de globalização, tal qual conhecemos.

Capitalismo

Como suas características principais, pode-se afirmar que o capitalismo produz mercadorias para a venda, através da relação social de compra e venda de mão-de-obra entre o empregador e o assalariado; o que é uma relação nitidamente assimétrica. Esse sistema acaba por gerar algumas anomalias sociais, como por exemplo a desigualdade social, uma vez que o capitalismo apenas advoga como sua responsabilidade gerar riqueza e não distribuí-la entre os membros da sociedade. Desta maneira, grandes quantidades de dinheiro acabam concentradas numa minoria rica da população enquanto aos pobres (trabalhadores ou operários) apenas resta vender a sua força de trabalho para aqueles que tem dinheiro, única maneira de lhes garantir a sua subsistência.

Vinicius Carlos da Silva

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.