Breaking News
Home / História Geral / Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE

Watergate

Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso levou a audiências de impeachment, a demissão do presidente Nixon no cargo e uma série de novas leis de ética política. Também teve um enorme impacto na prática do jornalismo investigativo. Woodward e Bernstein escreveram dois livros mais vendidos (um dos quais é citado extensivamente neste caso) sobre o caso e um filme popular, estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman, foi feito. As inscrições em escolas de jornalismo subiram rapidamente.

O nome ainda reverbera como um dos maiores escândalos domésticos na história política americana, levando à renúncia do presidente, Richard Nixon, e ao julgamento e convicção de muitos dos homens mais próximos dele. Isso também se reflete na história mais ousada e emocionante da história do jornalismo americano.

Antes do verão de 1972, a palavra “Watergate” significava nada mais do que um escritório e um complexo de apartamentos de luxo em Washington.

O que foi o Caso Watergate?

escândalo Watergate é amplamente considerado o maior na história política em qualquer lugar do mundo.

escândalo Watergate foi um escândalo político que manteve para sempre a presidência dos Estados Unidos e a reputação de Richard Nixon.

Isso resultou na acusação e eventual convicção de vários dos conselheiros mais próximos do presidente e induziu a demissão de Nixon no cargo em 09 de agosto de 1974.

O escândalo começou realmente ao longo de dois anos anteriores à renúncia de Nixon. Em junho de 1972, cinco homens foram presos por tentar entrar na sede do Comitê Nacional Democrata, localizado no complexo de escritórios Watergate, em Washington.

Virgilio Gonzalez, Bernard Baker, James W. McCord Jr., Eugenio Martinez e Frank Sturgis foram acusados de tentativa de roubo e a tentativa de intercepção de telefone e outras comunicações.

Após extensas investigações do Bureau Federal de Investigações (FBI), do Comitê Judiciário da Câmara, do Comitê Watergate do Senado e da imprensa nacional, tornou-se evidente que a invasão provavelmente era apenas a ponta do iceberg de questionável ou ilegal atividades realizadas pelos funcionários da administração Nixon.

escândalo do Watergate revelou inúmeros abusos de poder por Nixon e seus funcionários, bem como a existência de um “esquadrão de truques sujos” que foi responsável pela sabotagem política, a criação de um fundo de emboscada da campanha associado ao Comitê de Nixon para reeleger o presidente, e a tentativa de encobrimento do próprio escândalo Watergate.

Caso Watergate
O escândalo Watergate levou à renúncia do presidente Nixon

Durante a investigação do Congresso sobre o papel da Casa Branca no escândalo, veio à tona que havia um dispositivo de audiência no lugar que gravava tudo no Salão Oval em fita. Essas fitas tornaram-se fundamentais para a investigação do conhecimento de Nixon e potencial envolvimento no escândalo Watergate e, como tal, foram encaminhadas em primeiro lugar por Archibald Cox, o conselho especial do Ministério Público designado para o inquérito Watergate e depois pelo Senado.

Nixon se recusou a liberar as fitas por motivos de privilégio executivo e ordenou que Cox soltasse sua intimação. Quando Cox se recusou, Nixon orquestrou o que veio a ser conhecido como o “Massacre de sábado à noite”.

Depois ficou claro que Cox planejava seguir com a intimação, Nixon exigiu que o procurador-geral Elliot Richardson o demitisse. Richardson recusou, assim como seu deputado, William Ruckelshaus. Nixon mandou ambos na tentativa de encontrar alguém no Departamento de Justiça disposto a dispensar Cox. Após a eventual remoção de Cox nas mãos do novo chefe do departamento Robert Bork, Leon Jaworski foi nomeado para ocupar seu lugar. A Jaworski conseguiu fazer com que a Nixon liberasse pelo menos versões parciais das gravações de fita controversas, uma das quais mostrou evidências de que uma parcela de 18 minutos havia sido apagada. Dado o fato de que a fita nunca estivesse fora da custódia da Casa Branca, muitos consideraram a prova de um encobrimento.

Nixon renunciou ao cargo em 09 de agosto de 1974, imediatamente após a liberação de uma fita contendo conversas registradas dias após a interrupção entre Nixon e seus funcionários sobre um plano para bloquear a investigação pendente. A fita era e ainda é referida como a “arma fumegante” de Nixon. O presidente do passado, Gerald Ford, emitiu um perdão polêmico por Nixon um mês depois, em 08 de setembro de 1974, que o impediu de ser processado por qualquer crime que ele tenha cometido enquanto presidente.

escândalo do Watergate gerou uma desconfiança geral do Partido Republicano, resultando em democratas ganhando cinco lugares no Senado e 49 na Casa nas próximas eleições. Também se tornou um fator principal na reescrita da Lei de Liberdade de Informação em 1976. Seu impacto na cultura nacional e popular tem sido tão profundo, de fato, que muitos escândalos modernos já foram amaldiçoados com o sufixo “-gate” “porta ou portão”.

escândalo do Watergate balançou a nação, que já estava sofrendo com o desastre do Vietnã, problemas econômicos, assassinatos e toda a agitação social dos 15 anos anteriores. O escândalo político dos anos 70 que levou à renúncia do presidente Richard Nixon.

Fonte: www.thejournal.ie/www.columbia.edu/www.wisegeek.org/www.dummies.com/www.cnn.com/www.u-s-history.com

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Teocracia

Teocracia

PUBLICIDADE Definição A Teocracia é uma forma de governo em que Deus ou uma divindade é reconhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.