Breaking News
Home / História Geral / Fenícios e Persas

Fenícios e Persas

PUBLICIDADE

Breve história dos Fenícios e Persas

A Fenícia se encontrava onde hoje é o território do Líbano e da Síria, não foi um império centralizado, era formada por cidades-estado, que mantinham o idioma e a religião em comum, Biblos, Tiro e Sidon foram as cidades-estado mais ricas e importantes. Devido a falta de terras férteis foram obrigados a desenvolver a manufatura e o comércio, exportando tecidos, tintas, cerâmicas e jóias.

Tornaram-se os melhores marinheiros da antiguidade e navegaram por toda região do Mediterrâneo e fundaram no norte da África a colônia de Cartago. Desenvolveram um alfabeto fonético, diferente da escrita cuneiforme dos sumérios, que era hieroglífica, depois este alfabeto fenício foi copiado e melhorado pelos gregos. Os fenícios entraram em contato com todos os povos do crescente fértil e da costa do Mediterrâneo.

A Pérsia se localizava onde hoje é o Irã, mas a partir do século VI a.C. expandiu seu império que ia da Índia até o Egito, chegando a entrar em guerras contra os gregos (Guerras Médicas).

Fenícios e Persas

O povo medo-persa, teve seus mais importantes reis no século VI a.C. Ciro e depois Dário I, eles dividiram o império em Satrápias, onde cada uma destas regiões era governada por um nobre de confiança do rei, o sátrapa. Este era como se dizia o olho do rei.

Os persas deram liberdade cultural e religiosa aos povos dominados, só estavam preocupados com os impostos, para o povo hebreu os persas foram vistos como libertadores, já que os tiraram do cativeiro na Babilônia.

Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.