Breaking News
Home / História Geral / Fenícios e Persas

Fenícios e Persas

PUBLICIDADE

Breve história dos Fenícios e Persas

A Fenícia se encontrava onde hoje é o território do Líbano e da Síria, não foi um império centralizado, era formada por cidades-estado, que mantinham o idioma e a religião em comum, Biblos, Tiro e Sidon foram as cidades-estado mais ricas e importantes. Devido a falta de terras férteis foram obrigados a desenvolver a manufatura e o comércio, exportando tecidos, tintas, cerâmicas e jóias.

Tornaram-se os melhores marinheiros da antiguidade e navegaram por toda região do Mediterrâneo e fundaram no norte da África a colônia de Cartago. Desenvolveram um alfabeto fonético, diferente da escrita cuneiforme dos sumérios, que era hieroglífica, depois este alfabeto fenício foi copiado e melhorado pelos gregos. Os fenícios entraram em contato com todos os povos do crescente fértil e da costa do Mediterrâneo.

A Pérsia se localizava onde hoje é o Irã, mas a partir do século VI a.C. expandiu seu império que ia da Índia até o Egito, chegando a entrar em guerras contra os gregos (Guerras Médicas).

Fenícios e Persas

O povo medo-persa, teve seus mais importantes reis no século VI a.C. Ciro e depois Dário I, eles dividiram o império em Satrápias, onde cada uma destas regiões era governada por um nobre de confiança do rei, o sátrapa. Este era como se dizia o olho do rei.

Os persas deram liberdade cultural e religiosa aos povos dominados, só estavam preocupados com os impostos, para o povo hebreu os persas foram vistos como libertadores, já que os tiraram do cativeiro na Babilônia.

Frederico Czar
Professor de História

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

O Mundo Pós-Guerra

PUBLICIDADE O que foi o Mundo Pós-Guerra? O mundo se dividiu em dois blocos antagônicos …

Crise de 1929

Crise de 1929

PUBLICIDADE A Crise de 1929 – O Crack da Bolsa de Nova York Em 1919 …

Descolonização da África e da Ásia

PUBLICIDADE O que foi a Descolonização da África e da Ásia? Com o enfraquecimento das nações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.