Breaking News
Home / História Geral / Fascismo

Fascismo

PUBLICIDADE

O século XX foi marcado por uma série de conflitos armados de grandes proporções, mas em especial pela 2ª Guerra Mundial. O trauma gerado pela violência desse conflito se estende até os dias atuais e desperta a atenção de políticos e estudiosos quanto aos motivos que levaram ao surgimento de pensamentos pregados por regimes totalitários conhecidos como fascismo.

Fascismo
Imagem representando o símbolo do fascismo.

A definição do que é o fascismo não é única. Pode-se determinar que o fascismo é uma vertente política de extrema direita surgida na Itália no século XX, cujo auge foi nas décadas de 1920 e 1940,  e que foi criado pelo líder político Benito Mussolini.

Seu nome advém fasces, um conjunto de varas atadas ao redor de um machado usado na República Romana por magistrados para punir fisicamente escravos e cidadãos “indisciplinados”. Benito associou o símbolo do fascio  ao seu partido, sugerindo a ideia de que apenas a união da nação traria força ao povo italiano.

Neste período a Itália passava pela pior crise econômica de sua história devido a sua malfadada participação na 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e da Crise de 1929, eventos que arrasaram também as bases políticas e sociais italianas e, do desespero, o fascismo surgiu como uma opção para solucionar tais problemas.

Quanto as suas características, podemos afirmar que se destacam no fascismo:

Culto ao líder: a figura central do comando do país se baseava apenas em uma pessoa, um grande líder idolatrado pelas massas.

Totalitarismo:  o país possuía apenas um partido político, ou seja, era naturalmente antidemocrático, concentrando assim todas as decisões nas mãos do governo.

Nacionalismo: no fascismo, apenas a “cultural nacional oficial” era válida; as que estavam fora desse campo deveriam ser eliminadas. Os símbolos nacionais e a população seriam engrandecidos aqui através da propaganda política.

Militarismo: os regimes fascistas pregavam investimentos vultuosos na produção de equipamentos bélicos e na militarização de grande parte da sociedade, visando a expansão territorial.  Havia o culto à força física, em especial dos homens  jovens que, aos poucos, iam sendo treinados e preparados fisicamente para combates futuros.

Propaganda e censura: o controle do pensamento e dos meios de comunicação era fortemente manipulado pelos fascistas para inibir quaisquer críticas ao regime. Nesse período foram desenvolvidas diversas propagandas no cinema, no rádio, na TV, etc. para “vender o fascismo” como uma ideia única e coletiva, que visava apenas o bem de todos.

Ódio contra as minorias: dado ao fato de buscar unidade nacional, o fascismo buscar eliminar o diferente, perseguindo, prendendo e eliminando minorias em seus territórios, tais  como ciganos, minorias étnicas (o caso mais emblemático é a perseguição dos judeus na Alemanha Nazista) homossexuais,  intelectuais críticos ao regime, deficientes físicos, etc.

Antisocialismo ou antimarxismo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

Os dois maiores exemplos de fascismo foram os governos de Benito Mussolini e Adolf Hitler, na Itália e Alemanha, respectivamente. Outros países europeus nos anos que mediaram a primeira para a segunda guerra também viveram experiências parecidas, como Portugal no governo de Antônio de Oliveira Salazar e na Espanha no governo de Francisco Franco.

Após 1945, com a vitória dos Aliados, os regimes fascistas entram em colapso, em especial devido aos crimes contra a dignidade humana cometidos por tais vertentes. No entanto, atualmente, existe uma nova leva de políticos e grupos sociais que se baseiam no ideário fascista, em especial devido aos problemas com imigrantes vividos por países europeus.

Vinicius Carlos da Silva

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Políticas Sociais

Políticas Sociais

PUBLICIDADE Definição Política social é um termo que é aplicado a várias áreas da política, geralmente …

Políticas Públicas

Políticas Públicas

PUBLICIDADE Definição A política pública é o guia de princípios para a ação tomada pelos poderes executivos …

Gerontocracia

Gerontocracia

PUBLICIDADE Definição Um estado, sociedade ou grupo governado por pessoas idosas. O que é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.