Breaking News
Home / História Geral / Corrupção

Corrupção

PUBLICIDADE

Corrupção – O que é

Existem muitos atos criminosos e antiéticos que podem constituem corrupção.

corrupção pode ser distinguida entre “verdadeira intenção corrupta” e “corrupção necessária”.

A verdadeira intenção corrupta implica suborno ou uma ação para obter um benefício ilícito, enquanto a corrupção necessária ocorre para fazer as coisas (ou seja, para obter um serviço legalmente autorizado).

Algumas formas principais de corrupção são suborno, desfalque, fraude e extorsão.

Existe um axioma antigo que se aplica às pessoas com ambições políticas: o poder corrompe; o poder absoluto corrompe-se absolutamente. Neste caso, o termo “corrupção” significa o abuso de um cargo público para benefício pessoal ou outros benefícios ilegais ou imorais.

corrupção política é um crime reconhecido, juntamente com o suborno, extorsão e peculato. Algumas formas podem passar despercebidos legalmente, tais como a contratação de parentes para cargos-chave, mas eles não podem escapar ao escrutínio dos eleitores no dia da eleição.

Sempre que uma pessoa aceita uma nomeação política ou ganha uma eleição, ele ou ela deve prestar juramento para defender a confiança pública.

Embora isso possa parecer nobre no papel, a execução deste juramento pode ser problemática.

Muito poucos candidatos políticos alcançam o cargo com sucesso sem fazer algumas promessas de campanha ao longo do caminho, e muitas dessas promessas são inofensivas, como patrocinando um projeto de lei ou fazendo lobby para mais financiamento para as escolas. Outras promessas, no entanto, podem aproximar-se de cruzar uma linha ética, como a contratação de parentes ou a adjudicação de contratos governamentais para colaboradores influentes.

corrupção política tem sido um fato da vida há milhares de anos, começando com as primeiras tentativas de uma forma democrática de governo na Grécia antiga e em Roma.

Quase todos os representantes políticos desses países eram da classe mais rica, o que inevitavelmente levou a uma divisão entre os que têm influentes e os praticamente impotentes que não têm.

As sementes de abuso foram plantadas assim que os senadores e outros líderes políticos perceberam que o poder e a riqueza poderia ser iguais.

Corrupção

A corrupção política geralmente começa com favoritismo para com pessoas com riqueza e influência.

No sentido moderno do termo, esse tipo de atividade é um câncer na integridade de um órgão governamental. Muito poucos funcionários públicos começam suas carreiras com a intenção de se tornar corruptos, mas alguns sucumbem a uma forma sinistra de pressão ao longo do tempo. Ser colocado em uma posição de poder político significativo pode ser esmagador, e a tentação de dobrar ou quebrar regras para um “bem maior” está sempre presente.

Há, no entanto, alguns políticos experientes, para quem a corrupção política é um estado natural de ser.

corrupção política pode sempre permanecer uma preocupação para os governos democráticos, mas há uma série de controles e equilíbrios independentes que podem erradicá-la antes que afete a integridade do corpo político como um todo.

Corrupção – Definição

Corrupção
Corrupção

Corrupção é falta de integridade ou honestidade (especialmente susceptibilidade ao suborno); uso de uma posição de confiança para o ganho desonesto.

corrupção é o uso indevido do poder público (por político eleito ou funcionário designado) para ganhos privados.

corrupção é o abuso de recursos públicos ou poder público para ganhos pessoais.

A fim de garantir que não apenas a corrupção pública, mas também a corrupção privada entre indivíduos e empresas possam ser abrangidos pela mesma definição simples: corrupção é o mau uso do poder confiado (por herança, educação, casamento, eleição, nomeação ou qualquer outra coisa) para ganho privado.

Essa definição mais ampla abrange não apenas o político e o servidor público, mas também o diretor executivo (CEO) de uma empresa, o tabelião, o líder de equipe em um local de trabalho, o administrador ou oficial de admissão em uma escola privada ou hospital, o técnico de um time de futebol, etc. etc.

Corrupção – CaracterísticasCorrupçãoCorrupção

A discussão da corrupção é extremamente difícil, pois é um fenômeno oculto em nossas sociedades. Ambas as partes em troca de poder para privilégios querem manter sua transação secreta.

Isso torna tão difícil estabelecer quão ampla e profunda corrupção penetrou nossa economia e vida social. Além disso, o que para alguns não é mais do que “uma virada amigável” é o “mau comportamento” de outros.

O que em um lugar pode ser amigável é inaceitável em outros lugares. O comportamento normal em uma determinada hora do dia pode ser inaceitável em outra hora.

A corrupção pode assumir várias formas e pode incluir comportamentos como:

Servidores públicos exigindo ou recebendo dinheiro ou favores em troca de serviços,
Políticos fazendo uso indevido de dinheiro público ou concedendo empregos públicos ou contratos a seus patrocinadores, amigos e familiares,
Corporações subornando funcionários para obter negócios lucrativos

A corrupção pode acontecer em qualquer lugar: nas empresas, no governo, nos tribunais, na mídia e na sociedade civil, bem como em todos os setores, desde saúde e educação até infraestrutura e esportes.

A corrupção pode envolver qualquer pessoa: políticos, funcionários do governo, funcionários públicos, empresários ou membros do público.

corrupção acontece nas sombras, muitas vezes com a ajuda de facilitadores profissionais, como banqueiros, advogados, contadores e agentes imobiliários, sistemas financeiros opacos e empresas de fachada anônimas que permitem que esquemas de corrupção floresçam e os corruptos lavem e ocultem sua riqueza ilícita.

corrupção se adapta a diferentes contextos e circunstâncias em mudança. Pode evoluir em resposta a mudanças nas regras, legislação e até mesmo tecnologia.

Grande Corrupção

grande corrupção chega perto sempre que grandes eventos envolvendo grandes somas de dinheiro, múltiplos “jogadores” ou grandes quantidades de produtos (pense em alimentos e produtos farmacêuticos), muitas vezes em situações de desastre, estão em jogo. De preferência, a corrupção floresce em situações que envolvem alta tecnologia (ninguém entende a real qualidade e valor dos produtos) ou em situações caóticas.

Pense na guerra civil: quem é o responsável e quem é o rebelde?

Desastres naturais como terremotos, inundações, secas. A comunidade global reage rapidamente, mas o governo local pode estar desorganizado e desorientado.

Quem mantém a lei e a ordem?

Ou talvez a compra de uma aeronave tecnologicamente avançada, enquanto poucos podem entender as tecnologias implícitas no desenvolvimento e produção de tal avião. Principalmente, as somas de dinheiro envolvidas são enormes, uma quantia relativamente pequena de pagamento corrupto é difícil de chamar a atenção. Ou o número de ações é muito grande, por exemplo em estações de apostas para resultados de Jogos Olímpicos ou torneios internacionais de futebol que podem ser facilmente manipulados. A

O combate à corrupção ocorre em muitos “situações”:

Reformas políticas, incluindo o financiamento de partidos políticos e eleições;
Reformas econômicas, regulando os mercados e o setor financeiro;
Controles financeiros: orçamento, contabilidade, relatórios;
Supervisão pública: mídia, parlamento, administradores e conselhos locais, registro;
Livre acesso a informações e dados;
Manter a lei e a ordem;
Melhoria e fortalecimento do sistema judicial;
Reformas institucionais: sistemas tributários, alfandegários, administração pública em geral;
Denunciantes e organizações da sociedade civil (ONGs).

Sabemos que a corrupção não desaparecerá da sociedade. Nossos esforços visam restringir a corrupção e proteger, tanto quanto possível, os pobres e fracos em nossas sociedades. No final, todos os custos da corrupção são pagos pelo consumidor e pelo contribuinte. Eles precisam de proteção.

Corrupção – Efeitos

Os efeitos da corrupção são de longo alcance: ela pode minar a estabilidade política, social e econômica e, em última análise, ameaçar a segurança e a proteção da sociedade como um todo.

corrupção cria um terreno fértil para atividades do crime organizado, até mesmo o terrorismo, pois os criminosos são auxiliados em suas atividades ilegais pela cumplicidade de funcionários públicos corruptos.

A globalização econômica tornou a corrupção um crime sem fronteiras. O competitivo mundo dos negócios internacionais pode deixar as empresas expostas a subornos e práticas financeiras fraudulentas.

As transações corruptas podem cruzar várias jurisdições, tornando a investigação policial que se seguiu demorada e complexa.

Fonte: Por Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Arqueologia de Gênero

Arqueologia de Gênero

PUBLICIDADE Definição A arqueologia de gênero é um método investigativo da subdisciplina de estudar sociedades antigas através …

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.