Breaking News
Home / História Geral / Teocracia

Teocracia

PUBLICIDADE

Definição

Teocracia é uma forma de governo em que Deus ou uma divindade é reconhecido como o supremo governante civil, as leis de deus ou deuses sendo interpretadas pelas autoridades eclesiásticas.

O governo teocrático era típico das civilizações iniciais. O Iluminismo marcou o fim da teocracia na maioria dos países ocidentais.

A Teocracia

Uma teocracia é uma forma de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas governa em nome de uma deidade ou deus (ou deidades múltiplas e / ou deuses).

Na maioria das teocracias, os funcionários do governo são considerados guias divinamente, e a maioria das leis são derivadas de textos sagrados e ensinamentos religiosos.

Embora seja de origem antiga, esta forma de governo ainda prevalece em algumas partes do mundo.

O que é uma Teocracia?

O termo “teocracia” vem da palavra grega theokratia, que é uma palavra composta que combina theos, que significa “deus” e kratein, o que significa “governar”.

Uma teocracia, portanto, é uma forma de governo em que a regra é dirigida pela crença em um deus ou por certas crenças religiosas.

Pode ser que o chefe de um governo teocrático seja o chefe de uma religião específica, como no caso da Cidade do Vaticano.

Os governantes teocráticos são guiados especificamente por suas crenças religiosas e podem se ver como emissários de seu deus, que devem governar seu povo.

Teocracia X Ecclesiocracia

No sentido mais estrito, uma teocracia tem um governante que afirma ser guiado por seu deus, como por meio da revelação direta. Quando este é o caso, as leis e as declarações feitas pelo governante são consideradas pelos seguidores do governante como sendo divinamente reveladas ou inspiradas.

Um tipo de governo semelhante é uma ecclesiocracia, que é quando o governo é controlado por uma igreja ou religião, mas os líderes não afirmam estar em comunicação direta com a revelação de Deus. Em vez disso, os líderes do governo eclesiocrata podem governar com base em crenças religiosas, princípios e interpretações.

Apesar das diferenças entre esses tipos de governos, as eclesiocracias tipicamente são consideradas teocracias em um sentido geral.

História das teocracias

Teocracia
Teocracia

Durante a Idade Média, muitas monarquias eram pelo menos parcialmente teocráticas. As decisões dos governantes em países católicos, por exemplo, muitas vezes foram questionadas e descartadas se os papas da época não concordassem com eles. Os líderes religiosos freqüentemente aconselharam os governantes em questões de governo e religião.

Isso começou a mudar à medida que o protestantismo e outras religiões não-católicas ganharam influência em certos países.

Muitos países ainda podem ter religiões oficiais ou têm líderes que são orientados por figuras religiosas, mas essas condições, por si só, não atendem à definição de teocracia. Além disso, os governos nos países onde a população é esmagadoramente constituída por membros de uma determinada religião podem se assemelhar a teocracias, mesmo que eles realmente usem outras formas de governo.

Teocracias modernas

A partir de 2011, a maioria dos governos do mundo que eram considerados teocracias eram estados islâmicos. Entre estes foram os governos do Irã, Afeganistão, Paquistão e Arábia Saudita.

A Cidade do Vaticano é uma teocracia católica com o papa como chefe do governo.

Características de uma teocracia

A maioria dos governos teocráticos também são estruturados como uma monarquia ou ditadura. Além disso, as teocracias são semelhantes na medida em que as pessoas com poder político primeiro servem o deus de sua religião e depois os cidadãos do país. Esses indivíduos são geralmente parte do clero e da religião e não são escolhidos pelo voto popular. Líderes futuros ganham suas posições através da herança familiar, ou são escolhidos pelos líderes anteriores. Esses indivíduos mantêm seus cargos governamentais sem limites de mandato.

Em uma teocracia, tanto as leis como os regulamentos e as normas culturais do país se baseiam em textos religiosos. Questões como casamento, direitos reprodutivos e punições penais também são definidas com base em textos religiosos.

Sob uma teocracia, os moradores de um país tipicamente não têm liberdade religiosa e não podem votar nas decisões governamentais.

Fonte: www.dictionary.com/www.wisegeek.org/followmyvote.com/www.encyclopedia.com/www.worldatlas.com

Veja também

Populista

Populista

PUBLICIDADE Definição Populista, em geral, é uma ideologia ou movimento político que mobiliza a população …

Corrida Espacial

Corrida Espacial

PUBLICIDADE Definição A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do …

Caso Watergate

Caso Watergate

PUBLICIDADE Watergate Watergate pode ser a história mais famosa na história americana de jornalismo investigativo. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.